SOTERIOLOGIA, A DOUTRINA DA SALVAÇÃO
TEXTO BÁSICO: Rm 5.12-21
12 - Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram. 13 - Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado não havendo lei. 14 - No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir. 15 - Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. 16 - E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou; porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. 17 - Porque, se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. 18 - Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. 19 - Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos. 20 - Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; 21 - para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor.
INTRODUÇÃO: A “Soteriologia” é a área da teologia sistemática que estuda a salvação do homem na Pessoa do Senhor Jesus Cristo. A palavra vem de dois termos gregos: “soteria” que significa salvação e “logia” que significa estudo ou tratado. Portanto, é certo afirmar que a soteriologia é o estudo ou tratado a respeito da salvação. O termo salvação a ser tratado dentro deste conceito teológico incluiu: O perdão do pecado passado, a libertação do poder do pecado presente e a preservação contra as inovações do pecado no futuro. Como aspécto ela pode ser vista de três maneiras: Na regeneração do espírito, na santificação da alma e na glorificação do corpo.
I. CONDIÇÃO DO HOMEM.
Não poderemos compreender a Doutrina da Salvação sem conhecermos a condição do homem que dela necessita. Vejamos pois então a condição do homem sem salvação.
1. ESCRAVO DO PECADO. Jo 8.34 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. O termo escravo significa estar cativo debaixo de poder absoluto, por compra, herança ou guerra. O termo pecado significa “Transgressão a Lei Divina”. As Escrituras mostram que o pecado pode ser dividido em duas classes a saber: pecado por omissão e pecado por comissão são dois tipos de pecados, que se distinguem pela ação realizada:
- Pecado por comissão: É um ato que não atende uma condição imposta, isto é, que se comete ao fazer o mal, como mentir, roubar, etc.
- Pecado por omissão: que se comete ao não fazer o bem que se deve, mesmo tendo a capacidade de fazê-lo.
A Bíblia descreve o pecado por omissão em diversas passagens. Na carta a Tiago, por exemplo, está escrito: “Aquele que souber fazer o bem e não o faz, peca” (4, 17). Assim podemos entender que os Pecado de comissão são aquelas ações negativas que são realizadas proativamente, já o pecado de omissão é um pecado que ocorre por não fazer algo que é correto. É preciso estar ciente de que se o bem não age, o mal age".
2. MORTO ESPIRITUAL. Rm 5.12 Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram. A morte espiritual é um tanto análoga a morte física que é a separação entre o corpo e o espírito. Quando o espírito abandona o corpo, ele morre. Da mesma forma, quando o espírito se separa de Deus, que é o caso da morte espiritual, ele consequentemente morre.
3. SEPARADO DE DEUS. A consequência da queda de Adão foi a exclusão da presença de Deus. Is 59.2 Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.
II. DOIS PASSOS DA SALVAÇÃO.
Cristo chegara ao mundo, vindo do seio do Pai. Podia descrever as glórias do céu para comover os homens, mas sua mensagem era a mesma: Arrependimento e conversão. Mt 4.17 Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.
1. ARREPENDIMENTO – O verdadeiro arrependimento envolve a pessoa num todo, não apenas numa mudança de pensamento, mas em toda sua personalidade. Jo 3.3 Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. Arrependimento portanto envolve:
- INTELECTO – Uma mudança na maneira de pensarmos em Deus, em nossos pecados e nas coisas espirituais e eternas. (faculdade de compreender; inteligência, entendimento, mente)
- SENSIBILIDADE – O prazer a a alegria deixam de fixar-se nas coisas terrenas para fixar-se nas espirituais. Sl 51 (Sensibilidade consiste na capacidade perceptiva sensorial referente às emoções, sentimentos ou mesmo às sensações físicas).
- VOLIÇÃO – Através do arrependimento o homem passa a querer fazer a vontade de Deus e ser dirigido por Ele. Esta mudança na vontade do homem é, de fato, o elemento mais importante no arrependimento. (Poder de livre escolha; capacidade para tomar suas próprias decisões, não sendo controlado por Deus ou pelo destino; arbítrio).
2. CONVERSÃO – Conversão é uma palavra usada para exprimir o ato de o pecador abandonar o pecado para seguir a Jesus. A conversão, segundo a Bíblia, é um processo espiritual pelo qual uma pessoa se arrepende de seus pecados e se volta para Deus. É um ato de transformação interior que resulta em uma mudança de vida e de perspectiva. A Bíblia nos ensina que a conversão é um dom de Deus, que nos capacita a abandonar o caminho do pecado e seguir o caminho da retidão.
III. OS TRÊS ELEMENTOS BÁSICOS PARA A SALVAÇÃO. Rm 3.24
Os elementos básicos estabelecidos para a salvação, conforme os escritos de Paulo aos Romanos são:
- GRAÇA. Tt 2.11 Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, Graça significa primeiramente, favor ou a disposição bondosa da parte de Deus. A Graça de Deus revela-se no fato de que Ele mesmo pela expiação de Cristo, pagou toda pena do pecado, por conseguinte, Ele pode justamente perdoar o pecado sem levar em conta os merecimentos ou não merecimentos. Por se revelar independente das obras dos homens, a graça é conhecida como “fonte da Salvação”
- SANGUE. 1Jo 1.7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Em virtude do sacrifício de Cristo na cruz do Calvário, o crente é separado para Deus, seus pecados perdoados e sua alma purificada. O sangue é conhecido como a “Base da Salvação”
- FÉ. Ef 2.8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Pela fé reconhece o homem a necessidade de salvação, e pela mesma fé, ele é levado a crer em Cristo Jesus. A fé conduz o homem ao Salvador colocando a verdade na mente e Cristo no coração. A fé e, portanto, a ponte que dá passagem ao mundo espiritual, sendo ela “O meio para a Salvação.”
IV. OS QUATRO ASPECTOS DA SALVAÇÃO.
1. JUSTIFICAÇÃO.
Justificar é um termo judicial que significa absolver, declarar justo. Esta doutrina assim se define: Justificação é um ato da livre vontade de Deus pelo qual Ele declara perdoado todos os pecados e aceita como justo aos seus olhos somente por imputar a justiça de Cristo a quem o recebe pela fé. Rm 3.24,30. a justificação nos é atribuída por:
- IMPUTAÇÃO – Imputar é atribuir a alguém a responsabilidade pelos atos de outrem. Jesus assumiu nossos pecados e Deus permitiu que Ele pagasse nosso débito. Rm 4.6,7Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.
- SUBSTITUIÇÃO – Como nosso substituto, Cristo ganhou esta justiça para nós, morrendo em nosso lugar. Gl 3.13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
- JUSTIÇA DE CRISTO – Esta justiça foi adquirida pela morte expiatória de Cristo, um ato perfeito que satisfez a lei de Deus. 1Co 1.30 Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
2. REGENERAÇÃO.
Regenerar é o ato de restaurar o que estava destruído ao seu estado original. Trata-se de uma mudança radical operado pelo Espírito Santo na alma do homem atingindo todas as sua faculdades como intelecto, vontade e sensibilidade. 2Co 5.17. A Bíblia descreve a regeneração como:
- NASCIMENTO. Jo 3.3 Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. Uma pessoa para pertencer a aliança feita a Israel e gozar de todos os seus direitos, precisava somente nascer de pais judaicos. Para pertencer ao reino do Messias, contudo, uma pessoa precisa nascer de novo. Ez 36.26
- VIVIFICAÇÃO. Jo 10.10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância. A essência da regeneração é uma nova vida concedida por Deus, mediante Jesus e pela operação do Espírito Santo. Viver é estar com vida, vivificar é dar vida, portanto, vivificar é o ato ou ação de viver, usufruir a vida espiritual que Deus concedeu.
- PURIFICAÇÃO. Tt 3.5 não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, A alma foi lavada completamente das imundícies de outrora
3. SANTIFICAÇÃO.
Santificar indica o ato de tornar sagrado, separar, consagrar, fazer santo. Portanto santificação seria a atitude de estar separado de tudo quanto seja terreno e humano 1Pe 3.11 aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a, e estar dedicado a Deus no sentido de ser sua propriedade Rm 12.1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. santificação pois é um processo, o crente precisa progredir em santificação 2Co 7.1Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. Os meios da santificação são:
- O SANGUE DE CRISTO. 1Jo 1.7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
- O ESPÍRITO SANTO. Fp 1.6 Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo.
- A PALAVRA DE DEUS. Jo 17.17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
4. GLORIFICAÇÃO. Fp 3.21 que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. Glorificação fala do futuro recebimento de absoluta e definitiva perfeição por todos os crentes. É a adoção completada do crente, a sua salvação final. Acontecerá somente no Arrebatamento da Igreja, ocasião em que nossos corpos serão transformados em corpo glorioso (Fp 3.21; 1Ts 4.13-18; 1Co 15.49).
Bibiografia: (não anotada)
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