O ESPIRITO SANTO, DIVINDADE
E PERSONALIDADE
TEXTO BÁSICO: João 14.16-30
16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, 17 - o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós. 18 - Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. 19 - Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. 20 - Naquele dia, conhecereis que estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós. 21 - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. 22 - Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós e não ao mundo? 23 - Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. 24 - Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. 25 - Tenho-vos dito isso, estando convosco. 26 - Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. 27 - Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. 28 - Ouvistes o que eu vos disse: vou e venho para vós. Se me amásseis, certamente, exultaríeis por ter dito: vou para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. 29 - Eu vo-lo disse, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. 30 - Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo e nada tem em mim. 31 - Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.
TEXTO DEVOCIONAL: João 14.16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,
Introdução: O Espírito Santo é um ser vivo dotado de personalidade própria, não sendo meramente uma influência ou emanação de Deus. O Espírito Santo é uma pessoa, claramente divina, que faz parte da Trindade da Deidade. (Jo16.7-15; Mt 28.19). No Antigo Testamento, Ele é visto como uma pessoa divina, dotada de atributos divinos (Gn 1.1,2) e que compartilhou da obra da criação, o que nos pode dar a entender a sua onipotência (Gn 1.2; Jó 26.13 e Sl 104.30) e onipresença (Sl 139.7). Ele testifica aos homens no tocante ao pecado e à justiça (Gn 6.3), Age como agente iluminador do entendimento humano (Jó 32.8), dota os homens de poder (Êx 28.3; 31.3), aparece como Espírito de sabedoria (Jz 3.10; 6.34; 11.29; 13.25), Inspira as declarações divinas e as profecias (Nm 11.25; 2Sm 23.2). Ele é um agente que ajuda aos servos de Deus (Sl 51.2; Joel 2.23; Mq 3.8 e Zc 4.6). É santo e bom (Sl 51.11; 143.10). Age como Juiz (Is 4.4) e Possui os atributos de sabedoria, entendimento conselho, poder, bondade, conhecimento, além de inspirar o temor de Deus (Is 11.2). O Espírito Santo Influencia e vem habitar nos homens em ocasiões especiais, não o fazendo permanentemente (Sl 51.11; não havendo nenhuma indicação no AT de que o Espírito descesse sobre qualquer pessoa, exceto os profetas ou outros indivíduos de importância, para alguma finalidade específica). A influência do Espírito Santo é vista atualmente em três níveis, no AT, a saber:
- 1º no nível intelectual (Êx 28.3; 35.3,31; Dt 34.9);
- 2º no nível moral (Sl 51.11; Is 63.10);
- 3º no nível espiritual ou religioso (Os 9.7; Ez 2.2 e 3.24).
I. AÇÕES DO ESPÍRITO SANTO NA BÍBLIA.
O Espírito Santo foi prometido para uma nova dispensação futura, em que se manifestaria de outras formas, a tal ponto que, nos tempos bíblicos, Ele seria derramado sobre “toda a carne” (Jl 2.28). Em face do fato de que o NT se alicerça sobre o AT, é natural que a nova dispensação compartilhe, em termos gerais, das idéias antigas, ainda que com algumas adições e esclarecimento.
1. EM RELAÇÃO A CRISTO.
O Espírito Santo é visto na concepção da Virgem Maria (Mt 1.18-20; Lc 1.35), é visto como aquele que ungiu e fortaleceu a Cristo, quando de seu batismo, para que Ele pudesse dar início a sua missão especial como Messias (Mt 3.16). Também é visto como o agente capacitador de Cristo em seu labor, maneira de andar e serviço (Lc 4.1,14), como a força ressuscitadora (Rm 8.11) e, desde então até o presente, na qualidade de “alter ego” de Cristo neste mundo, o Ele é visto a realizar a obra de Cristo, como sua testemunha poderosa (Jo 15.26; 16.8-11,13,14).
2. EM RELAÇÃO A TODOS OS HOMENS.
O Espírito Santo é visto como uma força influenciadora universal, que testifica sobre o pecado, a retidão e o julgamento. Ele controla o mal que há no mundo e convence os homens do pecado, atuando sobre todos os homens através de sua influência, personalidade e presença (Jo 16.7-11). Podemos supor que o mundo seria intoleravelmente mau, não fora à influência do Espírito Santo, que constrange a iniquidade inerente nos homens.
3. EM RELAÇÃO À IGREJA.
O Espírito Santo é visto como o único que pode regenerar a uma alma, mediante seu toque operador e transformador (Jo 3.3-5). Todos os crentes, portanto, devem possuir o Espírito Santo (Rm 8.9), ainda que a sua influência varie grandemente de um crente individual para outro, dependendo isso exclusivamente de como cada qual permite que Ele o controle (At 2; Ef 1.13,14 e 5.18). É igualmente o Espírito Santo que forma a unidade da Igreja, em um corpo (Mt 16.18; Hb 12.23; 1Co 12.12,13) A presença habitadora do Espírito Santo, entre os crentes, deve ser contínua e perpétua (Jo 14.16). Essa presença habitadora produz frutos no crente, similares a natureza moral positiva de Deus (Gl 5.22,23). O alvo precípuo da implantação dos frutos do Espírito no crente, bem como de todas as suas operações na alma, é o de transformar os crentes segundo a imagem de Cristo, nos termos mais literais possíveis, de tal modo que estes venham a compartilhar da natureza moral e metafísica essencial de Cristo (Rm 8.29; Ef 1.23; e 2Co 3.8). E, sendo o Espírito Santo aquele que nos impulsiona na direção desse alvo, Ele é o intercessor em favor dos crentes, orando naquilo que o crente nem ao menos é capaz de proferir, visando o benefício dos mesmos (Rm 8.2-17). O Espírito Santo é igualmente a garantia da herança que os crentes têm em Cristo. No funcionamento das Igrejas locais, o Ele é o distribuidor de todas as manifestações carismáticas espirituais (1Co 12-14).
II. QUEM É O ESPÍRITO SANTO.
1. O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA
Na Bíblia vemos que o Espírito Santo tem intelecto, emoções e vontade, além de também encontrarmos na Bíblia, Ele fazendo coisas que somente uma “pessoa” poderia fazer. Entre elas podemos notar: O Espírito Santo:
- Fala – At 13.2: “...disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo...
- Intercede – Rm 8.26: “...mas o Espírito mesmo intercede...com gemidos inexprimíveis.”
- Testifica – Jo 15.26: “...o Espírito da verdade...esse dará testemunho de mim”
- Guia - “Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.”
- Ordena – At 16.6,7: “...o Espírito de Jesus não lho permitiu”.
- Conduz – Jo 16.3: “...Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade...”
- Nomeia – At 20.28: “...qual o Espírito Santo vos constituiu bispos...”
- Pode-se mentir a Ele – At 5.3,4 - “...para que mentisses ao Espírito Santo...”
- Pode-se insultá-lo – Hb 10.29: “...e ultrajar ao Espírito da graça?”
- Pode-se blasfemar contra Ele – Mt 12.31,32: “...mas a blasfêmia contra o Espírito...”
- Pode-se entristecê-lo: Ef 4.30: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus...”
2. O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA DIVINA
Na Bíblia fica claro não só a personalidade do Espírito Santo como também sua Deidade. Podemos notar isto através de Seu:
a) Nome divino – At 5.3,4. Na descrição do incidente que envolve o erro e a punição de Ananias: “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo... Não mentiste aos homens, mas a Deus.”
- Espírito de Deus (Rm 8.14); Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus...
- Espírito de Cristo (Rm 8.9); Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo...
- Espírito do Pai (Mt 10.20); ...mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.
- Espírito do Senhor (2Co 3.17); ...onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.
- Espírito Santo (Atos 2ss); ...E todos ficaram cheios do Espírito Santo,
- Espírito de Santificação (Rm 1.4); ...Filho de Deus segundo o espírito de santidade,
- Espírito da Glória (1Pe 4.14); ...porque sobre vós repousa o Espírito da glória...
- Paracleto, Ajudador (Jo 14:16). E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador...
b) Atributos Divinos
- Eternidade – Hb 9.14: ...pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus...
- Onipresença – Sl 139.7-10: Para onde me irei do teu Espírito...
- Onipotência – Lc 1.35: ...Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá...
- Onisciência – 1Co 2.10: ...o Espírito esquadrinha todas as coisas...
c) Trabalhos Divinos
- Deu Vida a Criação – Gn.1.2 “Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.”
- Transforma os homens – Jo 3.3-8: ...se alguém não nascer da água e do Espírito....
- Ressuscitou a Cristo – 1Co 15.26: E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós...
V. SIMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO.
A pomba (Mt 3.16). O selo (Ef 1.13; 4.30). O pagamento inicial ou garantia (Ef 1.14). Estes são alguns símbolos do Espírito Santo, ou seja, a forma como Ele se manifesta para o seu povo. Sendo o Ele um “espírito” como Deus, Ele precisa se comunicar de uma forma que seus servos lhe compreenda e não tem nada melhor do que esses símbolos para falar aos nossos corações. Por exemplo: O azeite fala de suprimento de necessidade (Lv 2.1-7); A água fala de vida, pois, ninguém consegue sobreviver sem água (Sl 42.1)
VI. TRINDADE
Deus revela-se na Bíblia progressivamente, mas desde o inicio, ou desde o Gênesis, encontraremos indicações bastante satisfatórias de que Deus existe em três pessoas – O Pai, O Filho e o Espírito Santo – e que estas três pessoas constituem um só Deus. A Palavra “Trindade” não aparece em nenhum lugar das Escrituras, pois ela é uma expressão de cunho teológico, que só foi adotada a partir do século dois, para descrever a Divindade na sua plenitude. Tanto no A.T. Como no N.T., títulos divinos são dados ou atribuídos as três pessoas da trindade: Ex. 20.2; Jo 20.28; At 5.3,4
1. TENTATIVA DE DEFINIÇÃO.
a. Deus Pai é a plenitude da divindade invisível
b. Deus Filho é a plenitude da divindade manifesta
c. Deus Espírito Santo é a plenitude da divindade operando na criatura.
- Pai: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.”
- Filho: “Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!”
- Espírito. Santo: “Não mentiste aos homens, mas a Deus.”
A palavra traduzida Por “Deus” em Gn 1.1, é plural. Segundo os estudiosos da língua hebraica, existe nesta língua três graus de números: O singular, um – O dual, dois e o plural, mais de dois. A palavra hebraica para Deus é “Elohin”, indicando pluralidade de pessoas na deidade.
- Gn 1.26: “E disse Deus: Façamos...”
- Gn 3.22: “...se tem tornado como um de nós”
- Gn 11.6,7: “Eia, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem”
- Is 6.8: “A quem enviarei, e quem irá por nós?”
BIBLIOGRAFIA: (não anotada)
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