“ATRIBUTOS DD DEUS”
TEXTO BÁSICO: Sl 139.1-14
1 - SENHOR, tu me sondaste e me conheces. 2 - Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3 - Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. 4 - Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó SENHOR, tudo conheces. 5 - Tu me cercaste em volta e puseste sobre mim a tua mão. 6 - Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta, que não a posso atingir. 7 - Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? 8 - Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também; 9 - se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10 - até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. 11 - Se disser: decerto que as trevas me encobrirão; então, a noite será luz à roda de mim. 12 - Nem ainda as trevas me escondem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa. 13 - Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe. 14 - Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
TEXTO DEVOCIONAL : Sl 102.25,26,27
25 - Desde a antiguidade fundaste a terra; e os céus são obra das tuas mãos. 26 - Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles, como uma veste, envelhecerão; como roupa os mudarás, e ficarão mudados. 27 - Mas tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim.
Introdução: Falar dos atributos de Deus significa falar das qualidades ou características que fazem parte de sua essência divina. Portanto, conhecer esses atributos nos permitirá compreender melhor a Pessoa de Deus e seu papel em nossas vidas. Quando entendemos esses atributos, descobrimos o quanto e como Ele é glorioso e digno de ser adorado. A Bíblia nos mostra um Deus acima de todas as coisas, perfeito e santo, mas que nos ama profundamente. Os atributos de Deus podem ser divididos em dois tipos. Atributos “comunicáveis”, que podem ser entendidos como características da Pessoa divina que são compartilhadas com a humanidade, e atributos “incomunicáveis” que diferentes das primeiras não há exemplos dessas qualidades em nenhuma pessoa no mundo que nos rodeia. Podemos dizer que os atributos comunicáveis são “morais” e os incomunicáveis são “pessoais” de Deus.
I. ATRIBUTOS PESSOAIS OU INCOMUNICÁVEIS.
São aqueles que enfatizam a distinção absoluta entre Deus e a criatura, isto é, não podem ser comunicados à criatura,
1. DEUS É AUTO EXISTÊNTE - Jo 5.26 “Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmo” Por auto-existência entende-se que Deus existe por si mesmo. Na verdade, Deus nunca teve inicio, Ele é absolutamente independente de tudo fora de si mesmo para continuidade e perpetuidade do Seu Ser. Deus existe. Seu nome é para sempre “EU SOU” (Ex 3.14). O fato de ser Ele absolutamente ilimitado e independente, sem principio de dias e eterno, desde toda a eternidade dotada de toda a perfeição possível como o Espírito Absoluto, não pode de maneira alguma constituir uma limitação de Deus. Exist ir por si mesmo faz parte de Sua Natureza.
2. DEUS É ETERNO - Jo 8.28 “Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.” A forma que a Bíblia usada para descrever a eternidade de Deus, simplesmente diz que a sua duração corresponde a idades sem fim (Sl 90.2,12; Ef 3.21). Eternidade no sentido da palavra, se aplica ao que transcende a todas as limitações temporais. Deus enche o tempo.
3. DEUS É IMUTÁVEL - “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” Tg 1.17. Imutabilidade é a perfeição por meio da qual Deus não está sujeito a qualquer mudança, no Seu Ser e também em suas perfeições, propósitos e promessas.
4. DEUS É ONISCIENTE – Sl 139.2 - Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. A palavra Omnisciência deriva de duas palavras latinas, omnis que significa tudo, e scientia, que significa conhecimento. Assim, a onisciência de Deus tem a ver com sua capacidade de tudo saber. De fato, as Escrituras ensinam do começo ao fim que Deus é onisciente; Sua compreensão é infinita, e sua inteligência é perfeita. (Sl 139. 1-4; Mt 10.29; Jo 3.12; Ef 1.9-12; At 15.18)
5. DEUS É ONIPOTENTE – Sl 93. 4 - Mas o SENHOR nas alturas é mais poderoso do que o ruído das grandes águas e do que as grandes ondas do mar. A palavra omnipotência deriva de dois termos latinos, omnis e potência que, juntos, significam todo poder. Esse atributo aplicado a Deus, mostra que Seu poder é ilimitado; Ele tem poder de fazer qualquer coisa que queira. A onipotência de Deus é aquele atributo pelo qual Ele pode levar a efeito qualquer coisa que deseje. (Gn 18.14; Jó 42.2; Sl 115.13)
6. DEUS É ONIPRESENTE – Sl 139. 8 - Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também; A omnipresença de Deus, está intimamente ligado a sua onipotência e onisciência. Só Deus possui estes três “omnis”. Por sua onipresença, é que Deus pode estar em todos os lugares e possui pleno conhecimento de tudo quanto ocorre em todos os lugares. Sl 139.7-12;
II. ATRIBUTOS DE DEUS MORAIS OU COMUNICÁVEIS
São aqueles em que são encontradas semelhanças ou analogias na criatura, especialmente no ser humano (estes atributos podem ser comunicados à criatura).
1. DEUS É VERAZ – Sl 31.5 - Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me remiste, SENHOR, Deus da verdade. A veracidade é um dos múltiplos aspéctos de Deus. Deus é ao mesmo tempo, veraz e perfeito. A mentira é incompatível com a natureza divina. Jo 3.33; Rm 3.4; 1Ts 1.9; 1Jo 5.20
2. DEUS É SÁBIO – Sl 33.11 - O conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu coração, de geração em geração. Pode-se considerar a sabedoria de Deus como um aspecto particular do Seu perfeito conhecimento. A sabedoria de Deus está relacionada com Sua inteligência, tal qual se revela na adaptação dos meios aos fins. Isto quer dizer que Deus sempre se empenha pelos melhores fins possíveis e escolhe os melhores meios para a realização do Seu propósito. Sl 19.1-4; 33.10,11; Rm 11.33; 1Co 2.7,8; Ef 3.10
3. DEUS É SOBERANO – Is 33.22 - Porque o SENHOR é o nosso Juiz; o SENHOR é o nosso Legislador; o SENHOR é o nosso Rei; ele nos salvará. Deus governa como Rei no mais absoluto sentido da palavra, e todas as coisas dependem dEle e a Ele servem. A soberania de Deus encontra expressão não só na vontade divina, mas também na sua onipotência, ou poder de executar a Sua vontade. Dt 10.14,17; 1Cr 29. 11,12; 2Cr 20.6
4. DEUS É AUTO-DETERMINADO – Sl 135.6 - Tudo o que o SENHOR quis, ele o fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos. Fala da sua “Vontade”, e expressa primariamente o atributo de autodeterminação, mediante a qual Ele age de conformidade com o Seu eterno poder e Deidade, sustentando todas as coisas, e para o bem eterno das Suas criaturas. Sl 135.6
5. DEUS É JUSTO – Sl 145.17 - Justo é o SENHOR em todos os seus caminhos e santo em todas as suas obras. A lei é parte inerente à natureza de Deus, a qual se constituiu no modelo mais elevado de lei, pelo quais todas as outras leis têm que ser julgadas. Para melhor compreensão do assunto, podemos fazer distinção da justiça absoluta com a justiça relativa. A primeira tem a ver com a retidão da divina natureza, em virtude da qual Deus é infinitamente justo em si mesmo. A segunda te a ver com a perfeição de Deus por meio da qual Ele se mantém contra toda a violação da Sua santidade e faz ver, em todo o sentido, que Ele é Santo. A esta retidão é que mais particularmente se aplica o termo “justiça”
6. DEUS É BOM – Sl 145.9 - O SENHOR é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras. A ideia fundamental do termo é que Deus, em todo o sentido, é bondade, e, consequentemente, corresponde perfeitamente ao ideal expresso na palavra “Deus”. Deus é bom no sentido transcendente da palavra, significa absoluta e perfeita felicidade em Si mesmo. Sl 145.9,15,16; Lc 6.35
- AMOR – Rm 5.8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Quando a bondade de Deus se manifesta em favor de suas criaturas racionais, assume mais elevado caráter de amor, amor este que se distingue conforme os objetos aos quais se destina, podendo ser definido como a perfeição de Deus pela qual Ele é impelido eternamente a comunicar-se com as criaturas. Jo 3.16
- GRAÇA – Tt 2.11 - Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, A imerecida bondade de Deus para com aqueles que se encontram em estado de miséria espiritual, carecendo de ajuda, graça é uma tradução do termo hebraico “ch'n”, e do grego “charis” . No geral pode-se dizer que é a gratuita generosidade para com alguém que não tem o direito de reclamá-la.
- MISERICÓRDIA – Sl 57.10 - Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens.Dentre os mais destacados aspectos da bondade de Deus está, sem dúvida, a sua compaixão ou misericórdia. Se graça divina sentencia o homem como culpado, fazendo-o carente do perdão divino, a misericórdia de Deus distingue o homem como alguém cansado sob o fardo de pecado, necessitando de urgente ajuda espiritual. Dt 5.10; 86.15;
7. DEUS É SANTO – Is 6.3 - E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. Santidade de Deus significa sua absoluta pureza moral. Indica que Ele não pode pecar nem tolerar o pecado. Como atributo divino, a santidade mantém distinção entre Deus e a criatura. Não denota apenas um atributo de Deus, mas a própria natureza divina. Is 57.15; Ex 15.11; 1Sm 2.2; Os 11.9 Ela é a soma de todos Seus atributos morais e expressa a majestade de sua natureza. Por cerca de trinta vezes o profeta Isaías se refere a Jeová chamando-o de “O Santo”, apontado o significado daquelas visões que mais i impressionaram. Deus deseja ser conhecido essencialmente por sua Santidade, pois esse é o atributo pelo qual Ele é glorificado por excelência.
BIOBIOGRAFIA: (não anotada)
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