ANTROPOLOGIA, A DOUTRINA DO HOMEM.
TEXTO BÁSICO: Gn 2.4-7
4 - Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus. 5 - Toda planta do campo ainda não estava na terra, e toda erva do campo ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. 6 - Um vapor, porém, subia da terra e regava toda a face da terra. 7 - E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
TEXTO DEVOCIONAL: Sl 144.3
SENHOR, que é o homem, para que o conheças, e o filho do homem, para que o estimes?
Introdução: Chama-se ANTROPOLOGIA a ciência que estuda o homem, suas obras e seu comportamento, desde seu aparecimento sobre a face da terra. Essa ciência, todavia, pode ser examinada por dois ângulos totalmente adversos um do outro, pois de um lado distingue-se como ciência que estuda o homem do ponto de vista físico-somático e do ponto de vista histórico – sua origem e seus princípios últimos. Enquanto que, do outro ponto de vista, temos a ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA que é a ciência que estuda o homem com Deus, sua origem, vida e destino, bem como suas relações com o criador.
I. TEORIAS SOBRE A ORIGEM DO HOMEM.
A principal fonte de informação a respeito da criação do homem é a Bíblia (At 17.25). Logo no primeiro capítulo (Gn 1.26) encontramos informações históricas, depois, ao longo encontraremos os elementos doutrinários. (Jó 33.4; Mc 10.6). As Escrituras mostram clara e enfaticamente, que o homem é o resultado direto de atos imediatos, especiais e formativos de Deus. Ao falar da criação, a Bíblia começa com estas palavras: “Criou Deus pois o homem” Gn 1.27, não se preocupando em provar o fato, mas apenas em apresentá-los. Existem algumas teorias extra bíblicas em relação a criação do homem dentre as quais destacamos
- GERAÇÃO ESPONTÂNEA – Esta teoria não é uma doutrina moderna, pois entre os antigos já havia essa ideia. A teoria seria que a terra continha o poder de produzir toda classe de vida se lhe desse circunstâncias favoráveis.
- DESENVOLVIMENTO GRADUAL – Esta é, em outras palavras, a teoria da evolução de espécie, como se apresenta até o dia de hoje. Essa teoria nega a existência de Deus e sua participação para a criação do homem. Esta teoria afirma que no passado remoto não existia mais do que a matéria em forma de gases ou pó de estrelas, como alguns têm expressado que a matéria tinha em si certas forças ou leis de movimento.
A DOUTRINA BÍBLICA – Deus é o criador, é o único que pode dizer como foi criado o homem. Nossa fé se baseia no fato de que a Escrituras é a Palavra de Deus, e ela ensina que o homem vem de uma criação direta tanto quanto ao corpo quanto ao ser espiritual.
II. TEORIAS SOBRE A NATUREZA DO HOMEM.
A Bíblia traz verdadeiras evidências de que o homem se parece com Deus, não em seus aspécto físico, mas por seus caracteres que dizem respeito a: imortalidade, moral, raciocínio e domínio de si mesmo. O homem se assemelha a Deus pelo fato de ter natureza racional e religiosa ao mesmo tempo.
SEMELHANÇA – Caráter moral separável da substância.
IMAGEM – Substância espiritual da alma.
A semelhança, por ser “separável da substância”, foi perdida na queda do homem, porém a imagem, não pode ser perdida, pois diz respeito a substância espiritual da alma. Esta imagem de Deus no homem tem quatro aspetos:
- Somente o homem recebeu o sopro de Deus, e, portanto tem espírito imortal, por meio do qual pode ter comunhão com Deus. Gn 2.7
- É um ser moral, não obrigado a obedecer a seus instintos como fazem os animais, porém possui livre arbítrio e consciência do bem e do mal
- É um ser racional, com capacidade para pensar o abstrato, formar ideias as quais são transformadas em fluentes ideais.
- Tem domínio sobre a natureza e sobre os seres vivos.
1. TEORIA TRICOTOMISTA – A palavra “tricotómo” quer dizer literalmente “cortar em três”, é a teoria que ensina que o homem consiste de três partes: CORPO, ALMA E ESPÍRITO
- A natureza do “Somma” (corpo físico). 1Co 9.27
- O sentido psíquico (sentido da alma) At 20.10
- Seu “Pneuma” (espírito) Dn 7.15; 1Co 9.27; Zc 12.1
DEFINIÇÕES: Espírito: Órgão de comunhão com Deus. Alma: Sede da personalidade. Corpo: Tabernáculo de ambos. Argumentos: 1Ts 5.23; Hb 4.12
2. TEORIA DICOTOMISTA – A palavra “dicótomo” significa “cortar em dois”, isto é, o homem seria composto de duas partes: uma material e outra imaterial que seria a alma. A alma nesta teoria toma como sinônimo o espírito. Isto também é atestado quando da criação, Deus soprou no seu nariz o sopro de vida e foi feito alma vivente. Não diz nada a um terceiro elemento distinto da alma. Vejamos algumas expressões: Jó 27.3; Mt 10.28; Jo 12.27; Jo 13.21.
CONCLUSÃO DOS ARGUMENTOS: Quando estudamos o homem do ponto de vista da sua constituição, a Antropologia Teológica, passa a descrevê-lo como um ser tríplice, isto é composto de três partes: ESPÍRITO, ALMA E CORPO. Porém quando o analisamos do ponto de vista de sua natureza, então ele é visto como portador de duas naturezas: a humana, ligada ao corpo e a divina, ligada a alma e o espírito.
III. TEORIAS SOBRE A ORIGEM DA ALMA
Em relação a criação da alma temos pelo menos duas teorias que devem ser analisadas.
1. TEORIA PREEXISTENCIALISTA – Esta teoria afirma que as almas já existiam antes de serem incorporadas. Isso significa que Deus as criou por antecedência e que serão usadas ao longo da necessidade. É rejeitada porque contradiz frontalmente as Escrituras, posto que se a alma existisse anteriormente, logo, de alguma maneira, deveria haver alguma memória clara daquela existência.
2. TEORIA TRADUCIONISTA – O termo “traducionista” dá a ideia de conduzir através. Esta teoria ensina que Deus foi o criador do primeiro par, e pelas leis da natureza estabelecidas por meio da reprodução, é o criador direto de todos os descendentes de Adão e Eva. (Rm 3.7). não significa que todas as almas e corpos de todos os homens estavam em Adão, mas pela lei da multiplicação ou da propagação todos somos descendentes de Adão, tanto na alma quanto no corpo.
IV. O ESTADO NATURAL DO HOMEM.
O homem criado a imagem e semelhança de Deus. Este assunto demanda absoluta revelação, considerando-se que a ciência não alcança o estado original do homem. Portanto o Senhor Deus é o único capaz de nos dizer como fez o homem e quando saiu de suas mãos uma nova criação. Assim sendo quando lemos que Deus fez o homem a sua imagem e conforme a sua semelhança, devemos entender:
- IMAGEM E SEMELHANÇA NATURAL – Deus é um ser pessoal, o homem feito a sua imagem é também um ser pessoal, isto é, não criado por espécies, mas de um modo pessoal e particular.
- IMAGEM E SEMELHANÇA MORAL – Na santidade temos a semelhança moral de Deus. Em Deus a santidade é o atributo fundamental. O homem tem perdido a santidade, mas lhe permanece a capacidade de renová-la.
- IMAGEM E SEMELHANÇA NA SOBERANIA – Segundo as Escrituras, o homem foi criado como cabeça da criação animal. Na queda, perdeu a perfeição deste domínio que se tornou uma imposição.
BIBLIOGRAFIA:
O Homem, corpo, alma e espírito (Severino Pedro da Silva) CPAD
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