Ez 2:1 NAA Esta voz me disse: — Filho do homem, fique em pé, e falarei com você.
INTRODUÇÃO. “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste.. ”Com este texto de 2Tm 3.14 Somos convidados pelo Apóstolo Paulo e pela liderança local a desenvolver uma caminhada direcionada a proposta que se verifica harmoniosamente no conceito do tema apresentado para o ano de 2025 pelo Ministério Vale das Bençãos. "Posicionamento”. Num sentido bem abstrato da palavra, vamos entender o valor conceitual deste tema por uma tomada de atitude posicional que nos coloca em condições de assumir com responsabilidade uma postura consciente validando todo o sentido de nossa entrega ao senhorio do Senhor Jesus Cristo recebendo-o como nosso Salvador Pessoal. É um convite que se consolida na atenção à voz de Divina, e falarei com você… e, neste caso, a Bíblia Sagrada, se enquadra imprescindivelmente como a única ferramenta disponível e eficaz no sentido de desenvolver o ideal doutrinário, verdadeiro de uma vida saudável com a Pessoa Divina. Para este convite, feito a nós, Homens de Sucesso com Deus, atitudes e posturas corretamente tomadas serão os protocolos exigidos no sentido de nos tornar homens capazes, moldados por uma conduta exemplar na igreja em detrimento a uma sociedade corrupta, composta por manipuladores da fé e com entendimentos obscuros e contrários às verdades divinas. Assim, podemos entender tratar-se de um chamamento duplo, visamos atingir patamares de posicionamentos temporais, diferentes em seus condicionamentos porém sequenciais e únicos em seus objetivos finais.
Então vejamos: Tudo começa com a entrega incondicional e voluntária de nossas vidas a Pessoa Bendita do Senhor Jesus Cristo… fato este que nos consolida como Homens de Sucesso com Deus… passo esse já efetivado pela maioria dos homens presente hoje neste congresso… e porque não dizer, a razão primordial deste congresso de homens estar acontecendo aqui em nossa igreja… Em seguida, uma vez salvos e inseridos no contexto desta vida consciente de devoção a Deus, o convite do tema, nos chama agora para um posicionamento no sentido de construção de uma jornada de fé e crescimento espiritual estabelecido por Deus para pessoas, como no nosso caso, que decidiram não se prostrar ante a oferta de uma vida infrutífera e insignificante espiritualmente no que diz respeito a igreja e a sociedade em geral! Hb 12:1-3 NAA Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus. Portanto, pensem naquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.
…corramos com perseverança a carreira que nos está proposta… Eis o conceito do tema a ser desenvolvido por nós nesta noite de domingo… mas não se preocupem, hoje nossa caminhada não será muito longa… vamos apenas tentar desenvolver uma breve definição, mesmo que muito básica, e, feito isso procurar quantos de nos se mostrara disposto a se posicionar… então vamos caminhar juntos…
I. POSICIONAMENTO, O QUE É?
Quanto a você, porém… HOMEM DE DEUS… permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. 2Tm 3.14.
Fé em Jesus Cristo, assim começa a nossa história de caminhada com Deus… e aqui começa também um projeto desenvolvido por Deus no sentido de alcançar homens como nós, e nos posicionar na condição de homens salvos na Pessoa do Senhor Jesus Cristo, possuidores de promessas de uma vida abundante agora, e coisas ainda maiores e muito superiores reservadas na eternidade com Deus! E não podemos negar o fato de que a igreja vem, pelo menos, tentado fazer a sua parte, não se calando e sendo voz de Deus no sentido de nos manter alertas e conscientes de nossas responsabilidades. Prova disso, é este Congresso e sua chamada do tema anual…
Permitam-me também lembrar, de outros momentos como o domingo, 19 de janeiro… às 21h20min, no encerramento de um culto muito parecido com o de hoje, o pastor Jorge em suas palavras finais fez a seguinte declaração (mais ou menos nestas palavras): Não há mais necessidade de pregarmos nenhuma mensagem relacionada ao tema anual deste ano de 2025… O que levou o pastor Jorge a fazer tal declaração, ainda no início do ano? Com toda certeza, não foi uma tentativa de desfazer aquilo que havia sido desenvolvido pelo pregador, que neste culto foi o Pr Edson Marcelino, que conseguiu com a mensagem pregada desenvolver fatores importantes relacionados ao que a igreja precisava ouvir em relação ao tema anual. Talvez a mensagem passada nesta declaração pastoral, tenha sido a de que fomos devidamente orientados… e é o que a igreja vem fazendo com estudos, mensagens… agora, homens, depende unicamente de nós, ouvintes, colocarmos em prática aquilo que nos vem sendo direcionado biblicamente nas mensagens apresentadas.
Hoje, passado alguns meses desta declaração pastoral, chegamos neste Congresso de Homens com o seguinte desafio: POSICIONAMENTO… O que é, talvez já conseguimos desenvolver uma concepção teológica… Mas a pergunta que se segue é… PARA QUEM?
II. POSICIONAMENTO, PARA QUEM É?
1Ts 4:1 NAA Finalmente, irmãos, pedimos a vocês e os exortamos no Senhor Jesus que, assim como aprenderam de nós a maneira como devem viver e agradar a Deus, e efetivamente o estão fazendo, vocês continuem progredindo cada vez mais…
A Bíblia Sagrada, seguirá sendo o ponto de formação espiritual de nosso condicionamento aos princípios e ensinamentos fundamentais da fé cristã. Nossas atitudes como Homens de Deus diante de valores e verdades sagradas irão definir nossa condição de servos fiéis do Senhor Jesus Cristo, e isso fará a diferença necessária para o desenvolver de um padrão doutrinário na igreja e na sociedade em que vivemos… “E como começa o texto?” Quanto a você… e o que acrescentamos… HOMENS DE DEUS…
Talvez tenha sido esta a mensagem que o PR Jorge tentou nos passar no final daquele culto de janeiro. Qual o conceito a ser desenvolvido? continuem progredindo cada vez mais…
O Cristianismo ao longo do tempo experimentou mudanças e nossas igrejas vêm sendo moldadas no sentido de acompanhar tais mudanças. Algumas dessas mudanças se fizeram necessárias, e trouxeram consigo a oportunidade de um olhar mais crítico para atitudes e costumes que não somavam de forma positiva nenhuma base doutrinária construtiva para os dias atuais. Contudo houveram também mudanças que não trouxeram nenhuma base no sentido de nos manter alinhados com a Palavra de Deus, e pior, contribuíram muito para um distanciamento ainda maior de Deus e das verdades doutrinárias contidas nas Escrituras Sagradas. Em razão disso, este conceito posicional definido pelo tema proposto para o ano de 2025 se estende individualmente a cada crentes, salvo na Pessoa do Senhor Jesus Cristo…
E hoje, especialmente nós, homens, somos desafiados, porque não dizer fomos enquadrados com a responsabilidade de assumirmos a postura posicional devida a homens de Deus… e isto, não é um desafio que se relaciona somente a obreiros ou pessoas condicionalmente em cargos de liderança… Hoje o desafio e pata cada um de nós individualmente… Escolhemos viver a fé, e esta atitude nos condicionou e nos posicionou como “Homens de Sucesso com Deus” Homens decididos a viver mediante a fé na Palavra, conscientes de que será a manutenção desta convicção de escolha que nos manterá propícios a uma vida cristã exemplar e convicta na certeza de escolha acertada. …exortamos no Senhor Jesus que, assim como aprenderam de nós a maneira como devem viver e agradar a Deus…
…continuem progredindo cada vez mais… Isto somente acontecerá com aqueles cuja proposta esteja consolidada na atenção a tudo o que Deus tem falado através da Sua Palavra… 3Jo 1:3 NAA Pois fiquei muito alegre quando os irmãos vieram e deram testemunho de que você é fiel à verdade e vive de acordo com a verdade.
Isto sim é POSICIONAMENTO. Para Homens… (e mulheres) que por amar a Palavra de Deus e se dedicam ao pleno conhecimento da verdade a ponto de fazer da Bíblia um livro compreensível a nível de embasamento estrutural no que diz respeito à conduta cristã na igreja e fora dela. Isto é “POSICIONAMENTO”, e isto indica de quem se espera este POSICIONAMENTO. 2Pe 3:16 NAA ao falar a respeito destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas cartas. Nelas há certas coisas difíceis de entender, que aqueles que não têm instrução e são instáveis deturparão, como também deturparão as demais Escrituras, para a própria destruição deles. Homens, prestem atenção, ou nos preparamos para os desafios que se apresentarão ao longo da nossa caminhada ou nos permitiremos ser enfraquecidos e desanimarmos diante de incertezas ou dúvidas que só servem para nos deixar confundidos. 2Pe 3:17 NAA Portanto, vocês, meus amados, visto que já sabem disso, tenham cuidado para que não sejam arrastados pelo erro desses insubordinados e caiam da posição segura em que se encontram. Assim, diante da proposta exposta até aqui quero assinar a minhas primeiras conclusões: O CONCEITO DO TEMA ME CHAMA A UMA TOMADA DE ATITUDE POSICIONAL QUANTO A MINHA VIDA COM DEUS E NA IGREJA. E, A pessoa para quem o conceito do tema foi e continua sendo direcionado, SOU EU, QUE RECEBI O SENHOR JESUS COMO SALVADOR PESSOAL E FUI, PELA ENTREGA FEITA, ADMITIDO COMO HOMEM DE SUCESSO COM DEUS!
II. POSICIONAMENTO, QUANDO DEVE SER?
2Tm 1:12 NAA e, por isso, estou sofrendo estas coisas. Mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar aquilo que me foi confiado até aquele Dia.
A pergunta seguinte parece ser um pouco menos teológica e um pouco mais circunstancial… E na verdade, tem mesmo a ver com isso, contudo na sua integralidade o termo tem a ver com as duas coisas. Primeiro porque no conceito caminhamos pela indicação do saber exato da razão da nossa fé. Isto é, em “quem” ou em “que” toda a legitimidade da nossa crença foi depositada. …porque sei em quem tenho crido e estou certo… E isto tem muito a ver com o tempo… pois trata objetivamente da perseverança e da capacidade de suportar as pressões terrenas e contrárias a nossa fé… Talvez seja esta a circunstância essencialmente legítima para o desenvolvimento deste passo na caminhada cristã. Fora desta verdade inevitavelmente nos tornamos “presas” fáceis nas mãos dos manipuladores da fé cristã. E nossa jornada poderá ser muito curta e sem motivação. MT 13:15 NAA Porque o coração deste povo está endurecido; ouviram com os ouvidos tapados e fecharam os olhos; para não acontecer que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados.” Quanto homens e quantas mulheres passaram por aqui infelizmente hoje não estão mas legitimando a sua fé na Pessoa Senhor Jesus… Abandonaram a verdade e não conseguem forças para conquistar o que perderam… Nesse sentido o “QUANDO” invariavelmente aponta para o momento ou o tempo em que supostamente a nossa fé estará sendo colocada em dúvida… Não pense que isto nunca acontecerá, porque vai acontecer! E quando isto acontecer, deverá ser tempo de me “posicionar” de maneira firme… O “quando” determina o tempo e o “posicionamento” determina a atitude tomada no tempo oportuno. Atitudes estas que nos fortalecerão contra as possíveis condições desencorajadoras da fé que visam trazer o esfriamento espiritual. E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei. Ez 22:30. Deveremos ser estes HOMENS para este tempo chamado hoje? ou devemos esperar que Deus levante outros homens, quem sabe, mas preparados e convictos de suas chamadas? Mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido. Deus está contando com os homens de hoje e o “Quando” é exatamente agora!
IV. POSICIONAMENTO PORQUE?
Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. Is 6:8
A pergunta seguinte “ O PORQUE” a última para hoje, talvez tenha a resposta final que facilmente nos posicionará no sentido de termos a referência que precisamos no sentido de nos apresentarmos a Deus, talvez de forma parecida com se apresentou o profeta Isaías: Então, disse eu: eis-me aqui… Será o nosso posicionamento mediante a defesa da fé cristã colocando a Bíblia como a bússola direcionadora que faz todo o trabalho no sentido de nos capacitar para a trajetória de caminho espiritual que deveremos ver percorrido ao longo da nossa história com Deus! O nosso maior erro poderá ser exatamente o de mantermos uma postura negligente e contrária no que diz respeito à busca de um conhecimento bíblico ordenado essencial a nossa capacitação e crescimento espiritual. 1Pe 2.4,5 À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele —, vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.
Assim, não aceitamos, ou pelo menos, não devemos nos condicionar a qualquer possibilidade de negociação da nossa crença e das verdades bíblicas uma vez experimentadas. São verdades divinas e pronto! Não podem ser mudadas ou adaptadas. São verdades bíblicas que independem de tempo, local, condições ou qualquer outra possibilidade de mudanças. Fomos salvos mediante estas verdades e será exatamente nessas verdades que propositalmente precisaremos estar muito bem posicionados. Rm 15:4 (NVI) Entretanto, tudo o que foi escrito no passado tinha o propósito de nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do encorajamento das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança Perseverança, encorajamento, esperança são os ingredientes que nos manterão preparados pois será nesta conceitualização bíblica doutrinária correta que circunstancialmente agiremos em momentos desafiadores da nossa fé. “Sempre” nos posicionando com base naquilo que aprendemos, e como diz Paulo, na certeza de com quem aprendemos…Esta é a razão, do “porque” devemos nos posicionar… Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu.
CONCLUSÃO: Se soubermos nos posicionar biblicamente diante das muitas oposições que se apresentarem ao longo da nossa caminhada dificilmente seremos enganados. Posicionamento tem a ver com a busca incansável de uma conceitualização bíblica correta e invariável. Assim, posicionamento tem sempre o sentido de prosseguir firme na verdade aprendida, me mantendo firme na fé
Nenhum comentário:
Postar um comentário