Introdução. Vivemos dias em que a descrença na Bíblia e em Deus é crescente, porém para nós, salvos em Jesus Cristo, a Bíblia é a Palavra de Deus em todos os sentidos. A Bíblia alumia nossos corações, fortalece a nossa fé e reverdece em nós a esperança da glória do Grande Deus. Sobre a Bíblia, o incomparável Coelho Neto, poeta e apreciador profundo das Escrituras, escreveu: Homem de fé, o livro da minha alma aqui o tenho: é a Bíblia. Não o encerro na biblioteca, entre os de estudo, conservo-o sempre na minha cabeceira à mão. É dele que tiro água para a minha sede de verdades; é dele que tiro o pão para a minha fome de consolo; é dele que tiro a luz nas trevas das minhas dúvidas; é dele que tiro o bálsamo para as dores das minhas agonias. É vaso em que semeando a caridade, vejo sempre verde a esperança, abrindo-se na flor celestial, que é a fé. Eis o livro que é a valisa com que ando em peregrinação pelo mundo. Tenho nele tudo. O Deus que trago no coração, é Cristo. Tenho-o diante de mim, como trago no meu coração, no meu gabinete de trabalho, cercado de flores, turíbulos perenes, que embalsamam com seu aroma e, mais do que imagem, tenho-o em culto no oratório do meu coração. Os pontos cardeais da minha religião são os quatro evangelhos. Lendo-os, conforto-me e quanto mais os medito, mais me sinto aproximar de Deus.
LIÇÃO 1 - A ORIGEM DIVINA DA BÍBLIA E SUA ESTRUTURA
TEXTO BÁSICO: Sl 119.65-72
65 - Fizeste bem ao teu servo, SENHOR, segundo a tua palavra. 66 - Ensina-me bom juízo e ciência, pois cri nos teus mandamentos. 67 - Antes de ser afligido, andava errado; mas agora guardo a tua palavra. 68 - Tu és bom e abençoador; ensina-me os teus estatutos. 69 - Os soberbos forjaram mentiras contra mim; mas eu de todo o coração guardarei os teus preceitos. 70 - Engrossa-se-lhes o coração como gordura, mas eu me alegro na tua lei. 71 -Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. 72 - Melhor é para mim a lei da tua boca do que inúmeras riquezas em ouro ou prata.
TEXTO DEVOCIONAL: Sl 119.9,10
Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.De todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.
INTRODUÇÃO: A Bíblia é a revelação de Deus a humanidade. Seu autor é Deus, seu real intérprete é o Espírito Santo, e seu assunto central é o Senhor Jesus Cristo. Sendo a Bíblia a revelação de Deus, ela expressa a vontade de Deus, portanto, ignorá-la, é ignorar o próprio Deus. Certo autor anônimo corretamente declarou: “A Bíblia é Deus falando ao homem; é Deus falando através do homem; é Deus falando a favor do homem; mas é sempre Deus falando.” O vocábulo “Bíblia” não se encontra dentro do texto das Sagradas Escrituras, ele é derivado do nome grego que se dava a folha de papiro preparada para escritura – BIBLOS. Um rolo de papiro de tamanho pequeno era chamado de BIBLION, e vários destes era uma BÍBLIA. Portanto a palavra “Bíblia” literalmente significa “coleção de livros pequenos”. Devido as Escrituras formarem uma unidade perfeita, a palavra “BÍBLIA”, sendo plural, passou a ser singular significando “O LIVRO”. A definição canônica de Bíblia é: “A Revelação de Deus a Humanidade”. Os vocábulos “bíblia” e “bíblion” constam no N.T. Grego, mas não se refere a própria Bíblia:
l BÍBLIA – Jo 21.25; 2Tm 4.13; Ap 20.12.
l BÍBLION – Lc 4.17; Jo 20.30
I. A BÍBLIA COMO LIVRO.
Além da necessidade de se aceitar a Bíblia como divina revelação de Deus para a humanidade, impõem-se o dever de compreendê-la como um livro escrito com palavras a nível da assimilação humana. Podemos começar observando os materiais usados para a escrita original. Primeiramente foi usada a pedra, como a roseta e centenas de outras, tanto no Egito como na Caldeia, em seguida aparece a cerâmica largamente usada na Mesopotâmia, e mais tarde o PAPIRO, uma planta aquática que crescia junto aos rios, lagos e banhados do Oriente, lugares húmidos. Sua haste conchada era prensada, lixada, polida com verniz especial, ficando pronto para receber a tinta da escrita. Usado no mundo todo, mas principalmente no Egito, tinha a vantagem de suportar emendadas chegando as folhas, alcançar 4 a 5 metros de comprimento ou mais. Ex 2.3; Jó 8.11; Is 18.2. De papiro deriva o termo “papel”. Seu uso na escrita vem de 3.000 a.C. No Egito. Por fim apareceu o PERGAMINHO que era a pele de cabrito, curtida, raspada polida e preparada para a escrita. É material mais caro superior ao papiro, porém de uso mais recente do que aquele. Tinha a vantagem de poder ser raspado e receber nova escrita. Teve seu uso generalizado, a partir do século I, na Ásia Menor. É também citado na Bíblia. 2Tm 4.13
1. FORMATO PRIMITIVO.
Outro fator importante era os formatos e os tipos de escritas primitivas que foram usados Inicialmente Os formatos antigos foram principalmente dois: ROLOS, que eram de fato um rolo, feito de papiro ou pergaminho preso por dois cabos de madeira para facilidade do manuseio. Cada livro da Bíblia era um rolo separado. CÓDICES - Era uma obra em formato de livro de grandes proporções. Nosso vocábulo “livros” vem do latim “liber”, que significa primeiramente “cascas de árvore”, depois “livros”. As escritas primitivas eram feitas pelos escribas de modo laborioso, oneroso e lento. Existiam dois tipos de manuscritos:
l MANUSCRITO UNCIAL – Era o que continha somente letras maiúsculas.
l MANUSCRITO CURSIVO – O que continha somente minúsculas.
O AT foi todo escrito em hebraico, com exceção de Dn 2.4; 7.28; Ed 4.8; 6.18; 7.22-26 e Jr 10.11, escritos em aramaico. O NT foi escrito em grego popular chamado “KOINÉ” que quer dizer “comum”. Os manuscritos do NT aparecem em iniciais maiúsculos, e cursivos que vem a ser minúsculos.
2. ESCRITORES DA BÍBLIA.
A existência da Bíblia, abrangendo seus escritores, sua formação, composição, preservação e transmissão, só pode ser explicada como milagre de Deus, ou melhor, como Deus sendo o seu autor. Foram cerca de 40 os escritores da Bíblia. Deste modo, a Palavra Escrita de Deus foi dada por canais humanos. Estes homens pertenceram as mais variadas profissões e atividades. Escreveram e viveram distantes uns dos outros em épocas e condições diferentes. Levou aproximadamente 1600 anos (16 séculos) para escreverem a Bíblia toda. Apesar de todas estas dificuldades, a Bíblia não contém erros nem contradições. Existe sim, dificuldade de compreensão, interpretação, tradução e aplicação, mas tudo isto do lado humano, devido a nossa incapacidade em todos os sentidos. Os homens escolhidos por Deus para compor a Bíblia, eram praticamente de todas as atividades da vida humana então conhecida, razão pela qual encontramos os mais variados estilos nos seus escritos.
Exemplos: Moisés foi príncipe e legislador, Josué, foi um valoroso soldado, Davi e Salomão foram reis e profetas, Isaías, foi estadista e profeta, Daniel, foi ministro de estado, na Babilônia, Jeremias e Zacarias, foram sacerdotes e profetas, Amós, foi agricultor e vaqueiro, Pedro, Tiago e João, foram pescadores, Mateus, foi funcionário público romano, Lucas, foi médico e historiador, Paulo, foi teólogo e erudito, além de confeccionar tendas. Apesar das variadas formações e ocupações dos escritores da Bíblia, examinando os seus escritos, observamos como eles se harmonizam e se inteiram do começo ao fim. Eles não tomam rumos diferentes. As condições em que eles escreveram os livros, também foram as mais variadas.
Por exemplo: Moisés escreveu os seus livros nas solitárias paragens do deserto durante suas peregrinações do Egito para Canaã. Jeremias escreveu nas trevas e imundícies dum cárcere. Davi, nas campinas e elevações do campo, no calor das batalhas. Salomão, no conforto do palácio, em um reino sem guerras. Paulo, ora em prisões, ora em viagens. João, exilado na Ilha de Patmos, escreveu o Apocalipse. Não obstante tantas e diferentes condições em que cada escritor encontrava-se quando tiveram que escrever seus livros, juntos eles são de uma uniformidade incrível, fluindo suavemente de Gênesis ao Apocalipse, e não apresentando nenhuma contradição.
II. DIVISÃO EM PARTES PRINCIPAIS
A estrutura da Bíblia compreende a sua composição, isto é, a sua divisão em partes principais e seus livros quanto a classificação por assunto, divisões em capítulos e versículos, e certas particularidades. A Bíblia se divide em duas partes principais: Antigo Testamento (AT) e Novo Testamento (NT). O AT é três vezes mais volumoso que o NT.
1. COMPOSIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO QUANTO AOS LIVROS.
A Bíblia contém 66 livros, sendo 39 no AT e 27 no NT. O maior livro é o de Salmos e o menor o de 3João. Os 66 livros estão classificados ou agrupados por assunto, sem ordem cronológica. O Antigo Testamento se divide em quatro partes:
PENTATEUCO/ LEI. 5 Livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Tratam da criação e da lei
- HISTÓRIA. 12 Livros: Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Contém a história do povo escolhido.
- POESIA – 5 Livros: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão. São chamados poéticos devido ao gênero do seu conteúdo.
- PROFECIA – 17 Livros subdivididos em dois grupos:
- POFETAS MAIORES – 5 Livros: Isaías, Jeremias, Lam. de Jeremias, Ezequiel e Daniel
- PROFETAS MENORES – 12 Livros: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Os nomes maiores ou menores referem-se ao volume e matéria dos livros bem como a extensão dos ministérios.
O Novo Testamento também pode ser dividido em quatro partes:
- BIOGRAFIA – 4 Livros: Mateus, Marcos, Lucas e João. São os quatro Evangelhos. Descrevem a vida terrena do Senhor Jesus e o seu ministério entre os homens. Os três primeiros são chamados “Sinópticos” devido ao paralelismo que apresentam.
- HISTÓRIA – 1 Livro: Atos dos Apóstolos. Registra a história da Igreja Primitiva, viver e agir.
- DOUTRINA/ EPÍSTOLAS – 21 Livros, podendo ser subdivididos em dois grupos:
- EPÍSTOLAS PAULINAS - 13 Livros. Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito, Filemon.
- EPÍSTOLAS GERAIS - 8 Livros. Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I,II e III João, Judas.
- PROFECIA – 1 Livro. Apocalipse, que significa “Revelação” - Trata da volta pessoal de Jesus
CONTINUA...
Nenhum comentário:
Postar um comentário