domingo, 21 de maio de 2017

SANTIDADE.

Assim, quem vive unido com Cristo não continua pecando. Porém quem continua pecando nunca o viu e nunca o conheceu  (1Jo 3:6)

O termo Santidade” fala de um atributo comunicável da Pessoa de Deus. É a característica que aponta para a moral, a pureza e a perfeição de quem é separado acima de tudo que é mau e imperfeito, exatamente como a Pessoa de Deus. Como atributo comunicável, isto é, que Deus divide com o homem, ela é uma qualidade que deve ser vista no povo de Deus que separados do mundo, procuram não seguir seus maus costumes. Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus. (Ef 2:2).

N Bíblia entre várias referências ao termo “Santidade”, vamos destacar três que indicam diretamente a Pessoa divina, e que destacam a Sua santidade.
· Ele é Santo e Majestoso. Não há outro deus como tu, ó SENHOR! Quem é santo e majestoso como tu? Quem pode fazer os milagres e as maravilhas que fazes? (Êx 15:11)
· Não tolera a inconsistência.  Josué disse ao povo: Vocês não podem servir o SENHOR, pois ele é Deus Santo e não tolera aqueles que adoram outros deuses. Ele não perdoará os pecados e as maldades de vocês.  Js 24:19
· E é digno de ser adorado. Tu, porém, és santo e, sentado no teu trono, recebes os louvores do povo de Israel. Sl 22:3

A Santidade deve ser vista como um atributo alcançável somente através da Pessoa do Senhor Jesus Cristo. Uma pessoa somente será capaz de se tornar santo e puro em relação a este mundo de pecado, recebendo a Pessoa do Senhor Jesus Cristo como Senhor e Salvador . Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos. (Rm 8:29) 

Assim, Santo é aquele que conheceu o Senhor Jesus Cristo, entregou a sua vida a Ele, e reuniu toda a sua força com objetivo único de se tornar parecido com Ele. Isto implica não somente em ter uma vida de fé e de receber paz e força para viver no seu dia-a-dia, mas também indica trabalho incansável no sentido de buscar ter a mente de Cristo e ser conforme a Sua imagem.
Ela fala a respeito do Filho de Deus, o nosso Senhor Jesus Cristo, o qual, como ser humano, foi descendente do rei Davi. E, quanto à sua santidade divina, a sua ressurreição provou, com grande poder, que ele é o Filho de Deus. (Rm 1:3,4)

Ser salvo em Jesus Cristo nos condiciona a possuirmos a mente de Cristo e nos faz capaz de odiar o que Ele odeia e amar o que Ele ama. 
Existem sete coisas que o SENHOR Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos. (Pv 6:16-19)

Amar o que Deus ama implica exatamente nisto: Detestar as coisas que Ele detesta:
Ações Desonestas:  O SENHOR Deus detesta quem usa balanças desonestas, mas gosta de quem usa pesos justos. Pv 11:1
Coração malvado. O SENHOR Deus detesta quem tem coração perverso, mas se alegra com as pessoas corretas. Pv 11:20
Boca mentirosa. O SENHOR Deus detesta os mentirosos, porém ama os que dizem a verdade. Pv 12:22

Dentro de mim eu sei que gosto da lei de Deus.” (Rm 7:22)
Uma pessoa santa vai sempre se esforçar ao máximo para evitar cada pecado conhecido, e guardará cada mandamento revelado. Vai procura ter a sua mente inclinada decisivamente para Deus e o desejo do seu coração será simplesmente o de fazer a vontade do Pai. Antes de conhecermos a Cristo, nossa condição era a de separados de Deus e sem esperança alguma, mas em Jesus Cristo, nos tornamos santos e fomos salvos de uma vida inteira de pecados. Naquele tempo vocês estavam separados de Cristo; eram estrangeiros e não pertenciam ao povo escolhido de Deus. Não tinham parte nas suas alianças, que eram baseadas nas promessas de Deus para o seu povo. E neste mundo viviam sem esperança e sem Deus.” (Ef 2:12)

CONCLUSÃO:
Desse modo Deus dará força ao coração de vocês, e vocês serão completamente dedicados a ele e estarão sem culpa na presença do nosso Deus e Pai, quando o nosso Senhor Jesus vier com todos os que são dele. Amém!” (1 Ts 3:13)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...