domingo, 15 de janeiro de 2017

Alguem que seja como sua outra metade

Gn 2:18 Depois o Senhor disse: — Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade.

Introdução: O que fazemos se recebemos alguma coisa pela metade? Por exemplo: trabalhamos um mês inteiro, na hora do pagamento, recebemos nosso salário pela metade. Qual nossa reação? Procuramos nossos direitos ou nos contentamos com a metade que recebemos? Afinal, quem ganha menos gasta menos.

E se, por exemplo, comprássemos uma linda mesa com 4 cadeiras para a cozinha que foi reformada, mas, na hora da entrega só vieram duas cadeiras? Achamos que foi uma "providência divina?" afinal com apenas duas cadeiras apenas duas pessoas se assentarão  a mesa, e não poderemos "convidar" mais    ninguém. Resultado, menos despesa!

Ou seria melhor recusarmos receber a mercadoria? Claro que nossa reação sempre será a de buscar aquilo que nos é por direito.

Imagine uma TV ou qualquer outro aparelho eletrônico em que seus fabricantes resolvessem, para economizar na sua fabricação, utilizar apenas a metade de todos os circuitos ou componentes nescessários para o seu perfeito funcionamento.

Ao comprá-lo descobrimos que, por esta razão tal aparelho não funciona. Ficamos com o aparelho mesmo assim? Ou buscamos outro, que tenha tudo direitinho para um perfeito funcionamento?

Pois bem, custumamos dizer que o "homem" é a maior de todas as criações de Deus, porém, no fim de tudo, descobrimos que na realidade a maior das criações de Deus, não foi o homem, o homem foi apenas criádo primeiro 1Tm 2.13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. Mas a maior criação de Deus foi a mulher.

Eu sinceramente, não acredito que algum homem presente nesta reunião discorde deste pensamento. Portanto também não acredito que aconteçerá manifestações contrária a esta afirmação. Ou será que estou equivocado?

Acabamos descobrindo, isso por conta de um sentimento de "total dependência" que nós os homens (e que as mulheres não nos ouça) não sobrevivemos sem as nossas mulheres.

I. O PROCESSO DA CRIAÇÃO.
Logo que foi soprado no homem o fôlego de vida, imediatamente Deus percebeu que faltava algo. Alguma coisa estava fora do lugar, parecia que o homem era uma obra incompleta...  "Depois o Senhor disse: Não é bom..."

Das duas uma, alguma coisa estava fora de lugar, ou faltava alguma coisa em algum lugar! Algo parecia estar desajustado. Olhando para Adão, parecia estar completo. Todos os seus orgãos estavam em seus lugares, tudo funcionava direitinho, mais, olhando com atenção, estava mesmo faltando alguma coisa... Até que: Gn 2.18. Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só...

Na mosca, era exatamente isso que estava dando errado. Adão não era a "coroa" da criação, Adão era apenas "metade"  de uma obra perfeita, porém faltava a outra metade. Gn 2:20 NTLH ...para Adão não se achava uma ajudadora que fosse como a sua outra metade.

Faltava a peça mais importante sem a qual o homem não funcionaria direito. ..."far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea".

A Bíblia chama esta "outra" metade que estava faltando de "ajudadora". O que acontece apartir daí, já sabemos, e está registrado em Gn 2.21-24. Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar; e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem. Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem

1. O PROCESSO DA CRIAÇÃO.
Pois bem, a conclusão do texto é que todo o processo da criação somente ficou completo com a criação da mulher. Os detalhes de todo o processo merecem ser brevemente analisados.

a) Primeiro Deus faz cair sobre homem um pesado sono. "Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu"

Em FISIOLOGIA, sono é o estado normal de repouso. Dizemos que alguém está dormindo quando sua atividade perceptiva e sua  capacidade de movimento são suspensa por um breve período de tempo.

Porque será que Deus fez o homem dormir? Para alguns o sono funcionou como uma espécie de "anestesia" para que o homem não sentisse nenhum incômodo com o processo "cirurgico" pelo qual passaria na retirada de um de seus orgãos

Para falar a verdade, não creio nisso! Acho mais fácil acreditar que Deus tinha motivos maiores para fazer o homem dormir. Na minha opnião, Adão falava demais, e Deus quis mesmo foi evitar ter de ficar ouvindo Adão dando "palpites" na sua obra, o tempo todo.

Já pensaram como é desagradável estar trabalhando em algo importante e alguém o tempo todo palpitando?. (Não, assim não. Acho melhor mudar isso aqui...). Acho que nem mesmo Deus suportaria isto, assim, Deus achou melhor fazer o homem dormir...

(Há até quem diga ser capaz de que Deus tenha feito primeiro o homem exatamente para evitar o contrário, pois a mulher palpitando seria ainda muito pior)

b) Depois, retirou uma das costelas do homem."tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar"

O fato de Deus retirar do homem uma de suas costela e usa-la como matéria prima para a criação da mulher é um fato no mínimo curioso. (Já pensaram sobre isto?)

Eu as vezes me pergunto, porque a costela? Porque não um outro orgão um pouco mais emblemático? O coração, por exemplo, talvez Deus pudesse pegar só metadinha dele...

O coração seria interessante por ser um órgão que apesar de efetuar um trabalho grande dentro de nós, ele é bem pequeninho, tem apenas o tamanho de um punho fechado e não pesa mais que 500g. Talvez Adão nem perceberia se Deus o repartisse com Eva...

Ele bate muito, reparti-lo com Eva diminuiria sua frequência. Ele bate, normalmente, umas 70 vêzes por minuto, isto significa 4.200 vêzes por hora. Ao dia seriam 100.800 batidas, e, num ano, daria a soma de 36.792.000 batidas. Aos 70 anos o coração já bateu não menos que 2.575.440.000 vêzes. Agora, divida isso tudo por dois, seria o resultado final...

O volume de sangue  que um coração normal bombea em um ano, é inacreditável: 2.457.000 litros. Sangue suficiente para encher 245 caminhões pipas de 10.000 litros de capacidade, dava para dividir com Eva, molinho, molinho. Afinal,é sangue que não acaba mais... Gn 2:7 Então, do pó da terra, o Senhor formou o ser humano. O Senhor soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo.

Gênesis, no entanto, mostra um processo completamente diferente na criação de Eva. Nada de terra, nada de pó,  nada de sopro nas narinas. Com Eva, Deus fez um trabalho mais "artistico"  um pouco mais "profissional". Eva  foi criada apartir da retirada de um órgão da estrutura óssea de Adão.  "tomou-lhe, então, uma das costelas..."

A palavra do hebraico traduzida por "costela" é  "tzala" cujo significado é: "lado". Eva foi retirada de um dos lados de Adão, de sua "tzala. Só não sabemos que tzala ou lado é este.

A idéia de costela só aparece por causa de uma outra palavra hebraica: "tzeleah" que significa "curvar"  e que vai lembrar a curva que tem a costela.

Uma vez terminada Sua obra, Deus orgulhoso finalmente, "entrega" a mulher aos cuidados do homem, que não encontrando palavras diante da beleza indescritível da mulher, todo bobo, exclama! Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada

Somente aqui, a partir deste ponto, entendemos porque Deus não "repartiu" o coração de Adão. Adão precisaria de seu coração inteirinho por conta de um sentimento infinitamente grande chamado "amor". Meio coração não suportaria armazenar tamamanho amor. Ct 8.7 Nenhuma quantidade de água pode apagar o amor, e nenhum rio pode afogá-lo. Se alguém quisesse comprar o amor e por ele oferecesse as suas riquezas, receberia somente o desprezo.

II. OS DOIS, HOMEM E MULHER.
Voltando para Gênesis, lemos que: "Deus... formou a mulher e a trouxe ao homem"

Adão sozinho era apenas uma metade de todo o processo da criação divina. Por isso ele disse: "Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha

 A ideia de Gênesis não era a de apresentar um processo cirúrgico demorado na criação de Adão e Eva. O objetivo de Gênesis foi apresentar um quadro completo de um processo completo onde o homem pôde ser considerado uma obra completa ao encontrar "ALGUÉM QUE FOSSE COMO SUA OUTRA METADE" "ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada"

Este encontro descrito no livro de Gênesis entre Adão e Eva, mais tarde ficou conhecido pelo nome de "casamento". O casamento implica em pelo menos duas decisões: "abandono" e "união"

a) PELO CASAMENTO DEIXAMOS: "Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe" 
No casamento abandonamos um estado de dependência para viver um princípio de responsabilidades e desafios. Tudo muda. No casamento deixamos de ser o "protegido" para nos tornarmos os protetores. (Isto diz respeito tanto ao homem quanto a mulher que mais cedo ou mais tarde terá de assumir seu papel de mãe)

b) NO CASAMENTO NOS UNIMOS: e unir-se-á à sua mulher
É na união" que homens e mulheres se completam. Gn 2:20 ...Mas para Adão não se achava uma ajudadora que fosse como a sua outra metade.

A mulher não foi criada "igual" ao homem em todos os sentidos. (ainda bem), ela veio como "sua outra metade" mais isto não fez dela nescessariamente uma cópia fiel em matéria de personalidade, pelo contrário, o que tem sido observado por estudiosos do assunto é que existe uma enorme variedade de diferenças entre eles.

A forma de pensar, agir e de perceber as coisas são completamente diferentes entre homens e mulheres

O impactante no casamento, é exatamente isto, o casamento consegue unir estas diferenças de maneira que duas pessoas completamentes diferentes conseguem viver juntas e muito felizes em toda penitude da palavra.

Os estudiosos conseguiram listar pelo menos 10 diferenças básicas entre homem e mulher, diferenças que só pode ser compensado por um sentimento chamado "união"

1. Dizem que nós homens só conseguimos fazer uma coisa de cada vez, enquanto que as mulheres conseguem fazer várias ao mesmo tempo. Imaginem esta cena: Alguém está ao telefone, enquanto fala ao telefone, aproveita para passar no cabelo aquela prancha de alisamento quente. Ao mesmo tempo presta atenção em um filho que está fazendo bagunça, e o repreende enquanto que intercaladamente, entre umas palavras e outras, ajuda o segundo filho nas lições escolares. E ainda, como se isto tudo fosse pouco, consegue se emocionar, e chora assistindo um capítulo daquelas novela mexicanas que só passa no Sbt. De quem estou falando? (Dizem que assim é a mulher)

Outra cena: Alguém está assentado na sala assistindo um jogo de futebol... e para por aí!
De quem estou falando? (Assim descrevem os homens, pura maldade!)

2. Dizem que as mulheres falam coisas que podem ter significado muito diferente daquilo que parece estar dizendo. 
Se a mulher disser, por exemplo "está tudo bem", ou se disser: "você é quem sabe". Cuidado! A mensagem que ela está passando pode ser outra tipo: "você sabe que não está tudo bem" e ainda pior: "Não vou dar minha opnião, você já deveria saber o que fazer, e quando quebrar a cara, vai me dar razão como sempre!" Tudo completamente diferente daquilo que ela falou e nós entendemos.

3. Segundo os psicólogos as mulheres são melhores que os homens na interpretação da linguagem não-verbal. 
As mulheres entendem muito bem os movimentos das mãos, do corpo, as expressões do rosto. Por isso, é muito difícil esconder alguma coisa delas, parece que elas tem um sexto sentido, percebem qualquer coisa. Quanto a nós homens: Não sabemos nada, inocentes...

4. A forma de tratamento entre amigos. 
Se um grupo de mulheres saem para almoçar juntas, elas dificilmente se chamarão entre si por seus nomes: Adriana se chamará Dri, Luciana, Lú e Débora, De. Simples assim. Já os homens, eles tem apelidos um pouco mais emocionantes tipo: Barriga, gordinho, Perninha, cabeção, caveira, e por aí vai...

5. Pagamento das despesas. 
Na hora de pagar as despesas, homens e mulheres também são completamente diferentes. Numa rodada em que o total da conta foi de 133 reais, por exemplo, os homens, cada um puxará 50 reais da carteira, jogarão sobre a mesa, e não estão nem aí para o troco.

No caso das mulheres, certamente elas abrirão suas bolsas, tirarão uma outra bolsa de dentro da bolsa, pegarão suas carteiras dentro desta outra bolsa, procurarão, naqueles bolsinhos com fleshclair, cada moedinha, até somarem o valor certinho, nem um centavo a mais nem um centavo a menos...

6. Opniões diferentes em relação a temas em comum. Para as mulheres, os filmes  bons são aqueles recheados com cenas de amor e romance, onde todos acabam felizes para sempre. Para homens, filme que é filme tem que ter muita pancadaria, tiros e mortes violentas...

7. Objetos necessários no armário do banheiro: Para os homens, poucos objetos no banheiro são suficientes: Sabonete, barbeador, toalha, escova de dentes, está ótimo. As mulheres não sobrevivem sem pelo menos uma centena de produtos, mesmo que não usem metade deles. E nem pense em indagá-las em relação a utilidade de qualquer um desses produtos! Elas ficam furiosas, extremamente irritadas. Por isso, nunca pergunte!

8. A última palavra é sempre da mulher. Qualquer coisa que dissermos ao fim de uma discussão, será sempre o inicio de outra ainda maior. Por isso, tente falar o menos possível. Se puder não diga nada!

9. Preocupações com o tempo.
Dizem que as mulheres se preocupam com o futuro até encontrarem um marido. Já o homem nunca se preocupa com o futuro, até conhecerem uma mulher.

10. "Cinco minutinhos". O significado de "cinco minutinhos" também pode ser muito diferente entre homens e mulheres. Quando elas disserem: Espere, vou demorar cinco minutinhos entenda: "espere ainda não me decidi com que roupa eu vou". Quanto ao homem, cinco minutos, são sempre cinco minutos, nem quatro e nem seis. Se ele disser, "chegarei em 5 minutos" pode acreditar, geralmente ele está falando a verdade.

O segredo do casamento  é saber viver a diversidade. Deus não se enganou quando entregou ao homem, a mulher. Gn 2:18 Depois o Senhor disse: — Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade. Deus sabia exatamente o que estava fazendo. É por isso que o casamento, mesmo em vista a todas as investidas do inimigo no sentido de desestabilizá-lo, continua sendo a melhor de todas as idéias de Deus.

Sabem de uma coisa, Deus mandou muito bem quando criou o casamento...

Existem certas pessoas
Carentes de entendimento
Que acham que não foi Deus
Quem criou o casamento
A princípio lhes parece
Que não foi conveniente
Unir dos seres avessos
De fato tão diferentes
Mas nós que somos cristãos
E temos boa memória
Sabemos muito bem
Como surgiu a história
Adão andava ocupado
Trabalhando com capricho
Se esforçando o dia inteiro
Pensando em nome de bicho
Era tigre, porco, tatú
Macaco, alce e leão
Adão andava inspirado
E foi mesmo abençoado
Com tanta imaginação
Mas é possível que o sujeito
Também tenha reparado
Que todo animal macho
Tinha uma fêmea do seu lado
E Deus por demais atento
Sondando-lhe o coração
Decidiu que era preciso
Dar um fim a solidão
E disse-lhe: Adão filho querido
Não quero te ver tão só
Far-lhe-ei uma companheira
Uma joia de primeira
Da costela e não do pó
E pondo Deus em ação
Aquilo que pretendia
Nocauteou nosso Adão
Dando inicio a cirurgia
E Deus cortou-lhe o osso
Pondo carne em seu lugar
E assim fez a princeza
Esperando ele acordar
Quando o varão despertou
Daquele sono pesado
O corte da cirurgia
Já tinha cicatrizado
E Deus trouxe a varoa
E entregou a Adão
E ouviu um brado de glória
E a seguinte exclamação
Ela é carne da minha carne
Ela é osso do meu osso
E Adão foi pra galera
E fez aquele alvoroço
E apartir daquele dia
O homem bem mais ocupado
Deixou pra trás muito bicho
Sem nome catalogado
E até hoje rola um papo
Bem machista e corriqueiro
De que o homem é mais importante
Porque foi feito primeiro
Algumas mulheres se irritam
E afirmam de arma em punho
Que a vinda da obra prima
Vem sempre após o rascunho
Mas há homens que falam
E mesmo quem acredite
Que Deus fez Adão primeiro
Pra Eva não dar palpite
Mas isso é irrelevante
Pro sucesso da vida a dois
Pra ser feliz não importa
Quem veio antes ou depois
Porque Deus vez tudo perfeito
E discorde quem quiser
Pois o melhor da mulher é o homem
E o melhor do homem a mulher.
(Pr Claudio Duarte)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO DE ISRAEL

O ESTADO DE ISRAEL . TEXTO BÁSICO: GÊNESIS 13.6-12 6 - E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos, porque a sua fazenda era ...