segunda-feira, 30 de agosto de 2010

AS TRÊS ATITUDES DE JÓ ANTE A SITUAÇÃO ADVERSA

Jó 1.20,21 - Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.  

Introdução: Fortalecendo a fé através da adoração

  • Fortalecer: Tornar forte, robustecer, fortificar/ munir de meios de defesa/ encorajar
  • Adversidade: Contrariedade, infortúnio

Ec 7:14 - No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da ADVERSIDADE considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele. 
Aflição: 
Estado de profunda tristeza ou mágoa:

  • Jó 10:15 - Se for ímpio, ai de mim! E se for justo, não levantarei a minha cabeça; farto estou da minha ignomínia; e vê qual é a minha AFLIÇÃO, 

Agonia, desgosto:

  • Jó 30:27 - As minhas entranhas fervem e não estão quietas; os dias da AFLIÇÃO me surpreendem. 

Grande preocupação ou inquietação:

  • Jó 30:16 - E agora derrama-se em mim a minha alma; os dias da AFLIÇÃO se apoderaram de mim. 

Ansiedade, angustia:

  • Jó 3. 25 Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu. 


I. LEVANTAR-SE (Decisão) 
"Então Jó se levantou..."
"Não vou ficar prostrado diante da adversidade"
Esta atitude: "ME TORNA FORTE"

  • 1.22 "Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma. "
  • Sl 27:5 - Porque no dia da ADVERSIDADE me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha. 

1. Me levanto na certeza de que Deus sempre está e estará no controle de toda e qualquer situação

  • Sl 32:7 - Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de LIVRAMENTO. 
  • Sl 50:15 - E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei e tu me glorificarás. 

2. Me levanto com convicção de que na aflição Deus esta me ensinando alguma coisa

  • Sl 119:71 - Foi-me bom ter sido AFLIGIDO, para que aprendesse os teus estatutos. 
  • Sl 119:67 - Antes de ser AFLIGIDO andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra.
  • Sl 34:19 - Muitas são as AFLIÇÕES do justo, mas o SENHOR o livra de todas. 
  • Jó 2.10 "....receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios. "

3. Me levanto porque sei que a presente situação angustiosa é passageira é logo eu terei de Deus o "melhor" 

  • Jó 42.12 "E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro..."
  • Rm 8:18 - Porque para mim tenho por certo que as AFLIÇÕES deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. 
  • IPe 4:13 - Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das AFLIÇÕES de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. 

II. RASGAR O MANTO/RAPAR A CABEÇA - (Humilhação )
"...e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça..."
Esta Atitude: "ME MUNI DE MEIOS DE DEFESA"

  • Ef 6:13 - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no DIA MAU e, havendo feito tudo, ficar firmes. 

 "Vou me entregar aquele que tem condições de me socorrer"

  • Jó 30:28 - Denegrido ando, porém não do sol; levantando-me na congregação, clamo por SOCORRO. 

1. Posso esperar no "tempo" do meu Deus.

  • Sl 60:11 - Dá-nos auxílio na angústia, porque vão é o SOCORRO do homem.  / IPe 5:6 - HUMILHAI-VOS, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; 

2. Posso acreditar no Auxílio do meu Deus.

  • Sl 121:2 - O meu SOCORRO vem do SENHOR que fez o céu e a terra. 

3. Posso prostrar-me diante do meu Deus.

  • Sl 132:7 - Entraremos nos seus tabernáculos; prostrar-nos-emos ante o escabelo de seus pés. 
  • Is 31:1 - AI dos que descem ao Egito a buscar SOCORRO, e se estribam em cavalos; e têm confiança em carros, porque são muitos; e nos cavaleiros, porque são poderosíssimos; e não atentam para o Santo de Israel, e não buscam ao SENHOR. 


III. LANÇAR-SE EM TERRA - (Adoração)
"...e se lançou em terra, e adorou"
Esta atitude:  "ME ENCORAJA"
"Vou viver a vitória antes mesmo que ela aconteça"

  • Jó 36:15 - Ao aflito livra da sua AFLIÇÃO, e na opressão se revela aos seus ouvidos. 


Mensagem pregada no dia 28/08/2010 Missão Batista Vale das Benção em Olavo Bilac
(Festa pelo 7° Aniversário da Missão em Olavo Bilac/ Pr Dir. Claudio de Campos Freitas)
Tema: Fortalecendo a fé através da adoração Jó 1.20,21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...