sábado, 7 de agosto de 2010

PRIVILÉGIOS DE SE TER O SENHOR COMO PASTOR

Texto: Sl 23.1 - O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. 

Introdução: Pastor:
  • Guardador de gado: Gn 13.7 - E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló...
  • Governante: Jr 3.15 - E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência. 
  • Jesus: Jo 10.11 - Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 
  • Ministro da Igreja: Hb 13.17 - Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. 

I. ELE SUPRE CADA UMA DAS MINHAS NECESSIDADES, MESMO QUANDO ME FALTAM RECURSOS PARA AS SUPRIR. V. 1
"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. "
Fp 4.19 - O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. 
Necessidades: Privações dos bens necessários/ pobreza.
  • Ele me conhece - Mt 6.8 "...vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. "
  • Ele tem "cuidado" - Sl 40.17 - Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim
  • Ele me "ouve!Sl 55:17 - De tarde e de manhã e ao meio dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz. 
  • ele me "livra" - Sl 72.12 - Porque ele livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude.
  • Ele me "levanta da opressão" - Sl 107.41 Porém livra ao necessitado da opressão, em um lugar alto, e multiplica as famílias como rebanhos.
IGREJA, AGENTE DE DEUS:
Rm 12.13 - Comunicai com os santos nas suas necessidades, 
  • "Suprir as necessidades dos santos" - 2Co 9:12 - Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus. 
  • "Repartir" Ef 4.19 - "para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. " At 4.35 - E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. 
  • "Amar" - 1Jo 3.17,18 - Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
RESULTADO: Todas as coisas em comum - At 4.32 - E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns


II. ELE ME FAZ VIVER EM PAZ E TRANQÜILIDADE MESMO QUANDO EM MINHA VOLTA AS PESSOAS ESTEJAM VIVENDO EM GUERRA. V.2
"Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. "
Jo 14.27 - Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. 
PAZ: Ausência de lutas, violências ou pertubações sociais, ou de conflitos entre pessoas.
  • At 9:31 - Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo. 
  • Pv 17.1 - É MELHOR um bocado seco, e com ele a tranqüilidade, do que a casa cheia de iguarias e com desavença. 
  • Sl 4.8 - Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.
1. SEU REINO CONSISTE DE PAZ.
Rm 14.17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. 
2. ELE É O "SENHOR DA PAZ.
2Ts 3.16 - Ora, o mesmo SENHOR da paz vos dê sempre paz de toda a maneira. O Senhor seja com todos vós. 
3. ELE ME FAZ ANDAR EM PAZ
  • QUANDO EU ORO - 1Tm 2.1,2 - ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; 
  • QUANDO EVITO O MAL - Sl 34.14 - Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.
  • QUANDO PROCURO VIVER EM PAZ - Rm 12.18 - Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. 

III. ELE ME LIVRA DO MEDO, MESMO QUANDO EU TENHO MOTIVOS DE SOBRA PARA TEMER. V.4
 "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum... "
Sl  3.6 - Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam. 
Sl 56.3Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti. 

"...AINDA QUE EU ANDASSE..."
  1. EM PERIGO DE ADVERSÁRIOS - Sl 27. 1,2,3 -  O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram. Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria. 
  2. PERSEGUIDO POR DOENÇAS OU MALES - Sl 91.5,6Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. 
"...NÃO TEMERIA MAL ALGUM..."
Sl 56.3 - Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti.
  • ELE ME DÁ FORÇA - Is 12.2 - Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação.
  • ELE ME SUSTENTA -  41.10 - Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. 
  • ELE ME AJUDA - Is 41.13 - Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo. 
Hb 13. 6 - E assim com confiança ousemos dizer: O SENHOR é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem. 

IV. ELE ME MANTÉM SEMPRE PERTO DELE, MESMO QUE TODOS A MINHA VOLTA NEM MESMO PERCEBAM A MINHA PRESENÇA. V. 6
"Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida;"
Sl 73.28 - Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS...

CORAÇÃO QUEBRANTADO - Sl 34.18 - Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. 
  • Dependente de Deus - Sl  62.7 - Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus. 
  • Confiante em Deus - Sl 84.11 - Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão. 
  • Honrado por Deus - Tg 4.10 - Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. 
  • Sempre perto de Deus - Sl 119.151 - Tu estás perto, ó SENHOR, e todos os teus mandamentos são a verdade. 

CONCLUSÃO: V. 6 - Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...