sábado, 14 de agosto de 2010

ESTUDO BÍBLICO - ESCATOLOGIA

ESCATOLOGIA BÍBLICA 
PARTE I
1Ts 4.17,18 -  Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 
Introdução: Escatologia Bíblica é o estudo dos eventos que estão para acontecer, segundo as Escrituras. É chamada “bíblica”, no nosso caso, porque ela pode ser extra-bíblica. O termo vem de duas palavras gregas: “Eschatos”  - últimos, e “logia” - tratado, estudo de um conjunto de idéias. Em resumo, Escatologia é o tratado das últimas coisas. Fala de fatos que estão para acontecer e vão acontecer. Fala a respeito dos planos divinos que estão revelados ao longo das páginas das Sagradas Escrituras. 


Lição 1 – ENTENDENDO A ESCATOLOGIA


Introdução: Muitas dúvidas podem surgir pelo fato de não sabermos distinguir os eventos bíblicos que ocorrerão no fim da presente era bíblica, resultando disso muita confusão e interpretações das mais absurdas dos textos bíblicos. Algumas causas desse caos são:



  • Falta de afinidade com o Espírito Santo 1Co 2.10-14. A Bíblia foi produzida pelo Espírito Santo, e não podemos pensar na possibilidade de Entendê-la sem a ajuda do mesmo.

  • Falta de aplicação do texto bíblico (exegese) 2Tm 2.15. A aplicação correta do texto bíblico é o “manejar bem a Palavra da Verdade”, e para manejá-la bem é preciso considerar os variados aspectos hermenêuticos da sua aplicação.

  • Conhecimento bíblico desordenado. É o conhecimento bíblico que se adquire pela leitura de livros, ouvindo qui, conversando ali, mas sem organização, sem método, sem ordem, solto, sem seqüência.

  • Conhecimento especulativo – Especular é quere saber apenas por saber, sem qualquer intenção de glorificar a Deus. É a diferença entre amar a sua vinda e especular sobre a sua vinda.
I. PRINCIPAIS DOUTRINAS 
DA ESCATOLOGIA BÍBLICA.
Existem pelo menos oito grandes doutrinas, a seguir descriminadas:



1. A DOUTRINA DOS JUÍZOS:

  • Dos Pecados da HumanidadeJo 12.31 – O homem é julgado como pecador. O resultado desse juízo foi a morte de Cristo, como substituto, e a justificação para o pecador que crê. Em Cristo todos os nossos pecados foram julgados (2Co 5.21)

  • Do Crente pelo Crente – 1Co 11.31,32 – Nesse juízo o homem é julgado como filho de Deus. O resultado desse auto-julgamento do crente é a sua isenção de castigo da parte do Senhor.

  • Das Obras do Crente2Co 5.10 – Nesse juízo o homem é julgado como servo de Deus. Os pecados dos crentes foram julgados na cruz. Nesse juízo são julgadas as obras feitas para Deus. Resultado: recompensa ou perda de recompensa.

  • De Israel Durante a Grande Tribulação – Dn 12.1 – Israel rejeitou Deus Pai (1Sm 8.7), rejeitou o Deus Filho (Lc 23.18) e rejeitou o Deus Espírito Santo (At 7.51). israel será julgado mediante a Grande Tribulação. Resultado: O remanescente de Israel se voltará para Deus, aceitando Jesus como o seu Messias, por ocasião da sua vinda (Rm 9.27)

  • Das Nações Viventes – Mt 25.31-46 – O resultado deste juízo é que algumas nações serão poupadas e outras aniquiladas.

  • Do Diabo e seus anjos – 1Co 6.3; 2Pe 2.4; Ap 20.20 – O resultado desse juízo é o estado eterno para eles.

  • Dos ímpios falecidos – Ap 20.11-15 – É também chamado de “Juízo Final” e “Juízo do Grande Trono Branco”. O resultado é a ida dos ímpios para o Lago que Arde em Fogo e enxofre, para sempre, eternamente.
2. A DOUTRINA DA VINDA DE JESUS – Pela sua natureza, esta é a principal doutrina. Ela abrange o Arrebatamento da Igreja, o Juízo da Igreja, as bodas do Cordeiro, a Grande Tribulação, a Vinda de Jesus em Glória, o julgamento das nações e o Milênio
3. A DOUTRINA DA REVOLTA DE SATANÁS. Isso ocorrerá após o milênio. É uma doutrina, pois contém muitos ensinos abonados por referências através das Escrituras.
4. A DOUTRINA DO ETERNO E PERFEITO ESTADO. Apocalipse 21,22 descreve as glórias desse perfeito estado eterno.
5. A DOUTRINA DAS DISPENSAÇÕES E ALIANÇAS DA BÍBLIA. No ciclo da história humana, a Bíblia trata de sete dispensações e oito alianças entre Deus e os homens.

II. AS SETE DISPENSAÇÕES DIVINAS.

Enquanto os princípios de Deus têm a ver com o Seu caráter, com a Sua natureza, as dispensações de Deus dizem respeito às Suas formas de tratar com os que a Ele estão sujeitos, especialmente com o homem. Em português, nos dicionários, a palavra "dispensar" apenas quer dizer "distribuir". A palavra "dispensação", portanto, significa o "ato de dispensar ou de distribuir", ou "aquilo que é dispensado ou distribuído". No NT em grego, a palavra "oikonomia" é usada 7 vezes e significa "administração ou governo da casa": A definição teológica é: "Uma dispensação é uma maneira [um sistema] particular de Deus administrar Seu reinar sobre o mundo, à medida que Ele progressivamente executa Seu propósito para a história do mundo." (Ankenberg). Dispensação é comumente (mas indevidamente) confundida com o período de tempo que lhe corresponde.




DISPENSAÇÃO
RESPONSABILIDADE
FRACASSO
JUÍZO
Inocência/ Liberdade
Não comer
Gn 1.27,28
Comeram
Gn 3.6
Maldição/ Morte
 Gn 3.16-18
Consciência
 Gn 3.21,22
obedecer, sacrifícios derramando sangue   Gn 3.21,22
Corrupção
Gn 6.12
Dilúvio universal
Gn 6.7,13
Governo Humano
 Gn 9.6,7
Povoar e espalhar-se por toda a terra
 Gn 9.6,7
Desobedeceram
Gn 11.4
Confusão de línguas Gn 11.9
Promessa ou Patriarcal. Gn 12.1-3
Permanecer em Canaã Gn 12.1-3
Moraram no Egito
Gn 12.10; 46.6
Escravidão
Ex 1.8-14
Lei ou de Israel.
 Ex 19.8
Guardar a lei
Ex 19.8
Violaram a lei, rejeitaram Cristo
Mt 27.23
Dispersão mundial
Dt 28:63-66; Lc 21.24
Graça ou da Igreja ou do Interregno
Receber Cristo pela fé, andar no Espírito
Jo 1.12; Ef 2.8,9
Rejeição de Cristo
Jo 5.40; 2Tm 3.1-7
A Grande Tribulação
Mt 24.21; Ap 6.17
 Reino ou do Milênio
Obedecer e adorar a Cristo
Is 11.3-5; Zc 14.16,17
Rebelião final
Ap 20.7-9;
O Grande Trono Branco, inferno
Ap 20.11-15



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...