segunda-feira, 10 de junho de 2019

TRÊS ATITUDES PARA UMA VIDA FELIZ

Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Salmos 1:1 ARC95


Introdução. A felicidade, o que é? Como definir este que  sem sombra de dúvidas é o bem mais desejado de todas as pessoas? Segundo uma definição da Web, a felicidade pode ser entendida como um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento é a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo.

A felicidade tem ainda o significado de bem estar espiritual ou paz interior. O problema é que as vezes temos o costume de relacionar este bem ou sentimento a coisas que possuímos ou fazemos, tipo: Um carro, uma casa, uma viajem, um emprego melhor. E assim na maioria das vezes nos frustramos quando não alcançamos determinadas coisas que almejamos. E como resultado desta frustração  tendencialmente nos consideramos pessoas tristes.

Contudo, não podemos negar a verdade de que estas coisas podem sim nos conceder momentos felizes, no entanto não serão estas coisas que definitivamente determinarão a nossa verdadeira felicidade. Podemos ser pessoas extremamente felizes e nem por isso termos alcançando todas as coisas projetadas em um determinado espaço de tempo. Mas, é no Livro de Salmos, logo no início do desenvolvimento da narrativa do capítulo um, que conseguimos encontrar uma ideia do sentido real deste sentimento que chamamos de felicidade.

Neste Salmo o escritor consegue enriquecer nosso entendimento com uma descrição de algumas atitudes ou maneiras de vida que invariavelmente podem nos tornar pessoas extremamente infelizes. Vejamos então o que diz o texto: Bem-aventurado o varão, isto é, o homem, que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Isto visto, percebemos, não uma atitude, mas pelo menos três atitudes que devem ser tomadas, e se observadas, segundo descrição do salmista, poderão fazer de nós pessoas extremamente felizes e bem resolvidas. Então vale a pena observarmos com cuidado cada uma destas atitudes:
1. NÃO ANDAR SEGUNDO O CONSELHO DOS ÍMPIOS.
Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios...
Neste primeiro ponto precisaremos determinar o real sentido das frases "não andar" e "conselho dos ímpios". Neste caso a primeira expressão vai determinar nossa atitude em relação a segunda, por isso, precisaremos entender o que diz primeiramente a segunda, para então depois agirmos como determina a primeira. Para tanto, vamos começar, examinando algumas traduções do Texto sagrado.
NBV-P. Como é feliz o homem que não vai atrás da opinião de pessoas más...
NTLH. Felizes são aqueles que não se deixa levar pelos conselhos dos maus...
Bíblia Ave Maria. Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios...


Observadas estas traduções fica fácil entender o que o Salmista está dizendo. E neste caso, quando ele fala "conselho dos ímpios"  ele não está falando de outra coisa senão da "opinião das pessoas más". E aí vem a pergunta: Qual o critério usaremos para definirmos uma pessoa como "má ou malvada". O critério é simples, e foi ensinado por ninguém menos que o Senhor Jesus: Pelas atitudes e pelas escolhas feitas na vida de tais pessoas. MT 12.33 Ou dizeis que a árvore é boa e seu fruto bom, ou dizeis que é má e seu fruto, mau; porque é pelo fruto que se conhece a árvore.
Assim se uma pessoa por seus procedimentos ou atitudes se demonstram uma pessoa de caráter ruim, esta pessoa deve ser evitada e seus conselhos ou opiniões precisam ser severamente analisados e invariavelmente desprezados. Paulo chega mesmo dizer que devemos nos afastar de pessoas assim. Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido e peca, estando já em si mesmo condenado. Tito 3:10‭-‬11 ARC. Será este afastamento que determinará o "não andar". Não significa que não devemos mais falar com pessoas assim, mas implica que não devemos andar em conformidade com suas atitudes, conselhos ou opiniões. Tito 3:8 Certa é esta doutrina, e quero que a ensines com constância e firmeza, para que os que abraçaram a fé em Deus se esforcem por se aperfeiçoar na prática do bem. Isto é bom e útil aos homens.
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Se não temos como evitar a companhia de tais pessoas, por razão de trabalho, escola, igreja ou coisa do gênero, o melhor a fazer é evitar que as atitudes e o modo de proceder delas nos contaminem, a ponto de nos fazer iguais a elas. Não andar com tais pessoas pode significar até mesmo, não frequentar os lugares que elas costumam frequentar e principalmente, no caso, evitar ser participantes ou mesmo ouvintes de seus conselhos e opiniões. O melhor a fazer é evitar "andar" segundo os seus conselhos ou opiniões, não ser companheiros delas em situações ou lugares que não nos dizem respeito. É por fim, não fazer delas, pessoas a quem devemos dar crédito. Agindo assim, conseguimos dar o primeiro passo.

2. NÃO SE DETER NO CAMINHO DOS PECADORES.
...nem se detém no caminho dos pecadores...
Se na primeira preposição conseguimos identificar as pessoas que a Bíblia chama de ímpios, então devemos acrescentar a esta definição aqueles que agora no texto são identificados por pecadores, que neste caso, são as pessoas que vivem na prática do pecado. 1Jo 3.9 Qualquer que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.
E se determinamos que as atitudes ou as opiniões de tais pessoas devem ser evitadas, agora percebemos que a segunda preposição se reforça no ensinamento de Paulo de que tais pessoas devem ser evitadas e por isso, não devemos nos "deter" no caminho deles, uma vez que eles, como bem diz a NTLH, em seus caminhos, não querem ou não andam com Deus. Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus...

"Deter-se no caminho dos pecadores" pode não parecer o mesmo que andar no caminho deles. O sentido aqui parece indicar uma atitude de ficar parado, ou manter-se ao lado de tal pessoa. Não parece indicar o de ficar "andando" com ela. Mas na verdade o contexto está dando um sentido de aumento na não participação ou aceitação do adverso. Neste sentido, quando "estamos andando com" significa que estamos dando atenção ao que ele está nos dizendo. Porém quando "nos detemos" ou paramos, é sinal que já estamos sendo convencidos. Assim, mesmo que tal caminho possa nos parecer um caminho agradável ou seguro, o conselho é não nos mantermos nele. Pv 14.12 Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.
Assim, o conselho do Salmista deve ser entendido como um convite a escolher melhor as pessoas com quem andamos e nos relacionamos. Pv 9.6 Deixai os insensatos, e vivei, e andai pelo caminho do entendimento. O caminho do entendimento pode e deve ser entendido como um caminho que inevitavelmente nos conduzirá a lugares bons com pessoas boas. Pv 2.20,21, 22 Para que andes pelo caminho dos bons e guardes as veredas dos justos. Porque os retos habitarão a terra, e os sinceros permanecerão nela. Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os a Lei os os serão exterminados.

3. NÃO SE ASSENTAR A RODA DOS ESCARNECEDORES.
...nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Esta terceira preposição deve ser entendida como o fechamento da ideia geral do texto. O texto se completa no sentido daquilo que ele quer mostrar, que no caso é a "separação" necessária entre os justos e os injustos. Ele começou com o "não andar", em seguida nos convidou a "não nos deter".  Mas agora o texto nos convida a "não nos assentarmos" e o entendimento aqui neste ponto não só estarmos dando completa atenção, mas o de que já fomos plenamente convencidos e agora nós tornamos participantes com eles. Pv 4.19 O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem conhecem aquilo em que tropeçam.

Se assentar a roda dos escarnecedores significa em todos os sentidos nos tornarmos participantes em suas maldades e pecados. Significa sermos iguais a eles e fazer as mesmas coisas que eles fazem. 1Co 7.23 Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens. O que precisamos saber aqui é o fato de que foi pago um preço muito grande para nossa salvação. É algo como a pérola de Grande valor de MT 13.46 e, encontrando uma pérola de Grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha e comprou-a.
A felicidade deve estar na certeza de que pelo sacrifício de Cristo Jesus na cruz do Calvário fomos perdoados de nossos pecados e recebidos como filhos de Deus. Desta forma o nosso prazer, como diz o Salmo na sua continuação, é a Lei do Senhor. Lei que determinou a nossa condição de filhos e que nos mantém na condição de salvos. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor , e na sua lei medita de dia e de noite. Sl 1.2. Assim, ser feliz  não é viver apenas momentos de alegria. Felicidade é ter coragem de enfrentar os momentos de tristeza e sabedoria para transformar os problemas em aprendizado. pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele. 1Co 6:20 NTLH. Ser feliz e viver de acordo com aquilo que Deus projetou para nós.
Aí a tradução da Bíblia "A Mensagem" parece ilustrar muito bem o que estamos tentando dizer: Como Deus deve gostar de você: você não aparece no Bar do Pecado, você não anda à espreita no Beco Sem Saída, você não frequenta a Escola dos Desbocados!

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