sábado, 15 de junho de 2019

BIBLIOLOGIA - O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS

SALA DE ESTUDOS


BIBLIOLOGIA - O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS
Parte I
Introdução: O Evangelho de Mateus, leva o nome de seu autor embora ele mesmo não se identifique. A Igreja tem lhe atribuído a autoria desde o primeiro século. A provável data de sua redação indica algum tempo entre os anos 50 a 70 d.C, visto que nesta época os judeus cristãos, ainda tidos como uma seita judaica, haviam sido expulsos da Palestina, e Mateus ao que parece, ter escrito para os cristãos que lá permaneceram. Ireneu, em “Contra as heresias”, e Eusébio da Cesaréia, em “História eclesiástica,’ dizem que “Mateus introduziu um evangelho escrito entre os judeus ao estilo deles…”. Seu evangelho foi originalmente escrito em hebraico, mas provavelmente traduzido para o grego cerca de 64 anos depois de Cristo, possivelmente quando os apóstolos estavam sendo perseguidos e fugiram da região da Palestina para o deserto.
1.QUEM FOI MATEUS.
Seu nome, em aramaico, é Mattatyah, “dom de Yahweh”, e aparece nas quatro listas dos doze discípulos de Jesus (Mt 10.3; Mc 3.18; Lc 6.15; At 1.13). Mateus chama-se a si mesmo de “publicano” (Mt 10.3), pois era um cobrador de impostos a serviço de Roma. Esses profissionais eram odiados pela população de modo geral, sendo vistos como traidores pois eram exploradores, desviavam o dinheiro público em beneficio próprio cometendo injustiças a seus próprios conterrâneos. Eram em geral muito ricos (Lc 19.2). Marcos e Lucas o chamam de Levi (Mt 9.9, Mc 2.14 e Lc 5.27), seu nome judeu que significa “unido ou ligado”. Mateus era natural de Caná da Galiléia, lugar onde Jesus realizou o primeiro milagre. Era filho de um homem chamado Alfeu e foi comissionado para ser apóstolo quando estava sentado na coletoria de impostos em Cafarnaum.
2.JESUS NO EVANGELHO DE MATEUS.
Mateus em seu livro apresenta o Senhor Jesus como o Messias prometido mais do que qualquer outro evangelho, chegando a citar o AT por mais de 60 vezes. Ele começa seu evangelho com a genealogia de Jesus, traçando sua linhagem até Abraão. 1.1 Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Constantes destaques dado por Mateus a respeito de Jesus o apresenta como o Messias que viria da linhagem de Davi (Ez 34.23-24), e que não se apresentaria como um guerreiro, mas como o Salvador (1.21), dando origem a um novo povo, maior que Israel 21.43 "Portanto, eu digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino” . Mateus ainda destaca a linhagem real do Senhor Jesus logo no inicio de sua narração. Jesus é maior do que Moisés (5.21-22, 5.27-28, 5.31-32, 5.33-34, 5.38-39), e Mateus o apresenta cumprindo toda lei. 5.17 Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Em resumo, Mateus apresenta o Senhor Jesus como o Salvador prometido que traz uma revelação nova e superior.
Mateus é tópico e não cronológico. Ele não faz um relato dos acontecimentos em ordem, mas apresenta tópicos que comprovam sua tese. A mensagem central do evangelho de Mateus: “É chegado o reino dos céus” (3.2 e 4.17). Como judeu, Mateus evita usar o nome de Deus e em vez de “reino de Deus” usa “reino dos céus”. Jesus disse que o reino chegou com sua Pessoa: 12.28. Jesus veio estabelecer o reino.
3. ESBOÇO DO LIVRO MATEUS
O Evangelho de Mateus com seu estilo lógico de escrita, facilita em muito a localização das discussões sobre vários temas.

  • Nascimento e infância do Messias – 1.1 a 2.23
  • Preparo do Messias para seu ministério – 3.1 a 4.11
  • Grande ministério na Galiléia – 4.12 a 13.58
  • O ministério das retiradas do Messias – 14.1 a 18.35
  • O Messias vai a Jerusalém para sofrer e morrer – 19.1 a 20.34
  • Últimos dias do Messias – 21.1 a 28.20
Devemos observar que a maior parte do ministério de Jesus aconteceu na Galiléia, a região mais desprezada de Israel. Por isso ele foi chamado de “galileu” (26.69). Isto não era um elogio, propriamente.
4. OS CINCO GRANDES DISCURSOS.

1. O Sermão da Montanha. Mt 5.1-7.29
2. Missão e Martírio. Mt 9.35-11.1
3. Parábolas do Reino. Mt 13.1-52
4. Ensino sobre a igreja. Mt 18.-1=35
5. A narrativa da ressurreição. Mt 28.1-20
Bibliografia:
Teologia do Espírito Santo/Evangelhos e Atos, estudo panorâmico dos evangelhos e do livro de atos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...