domingo, 16 de junho de 2019

III RAZÕES PELAS QUAIS EU NÃO DEVO TRAZER A CRIANÇA PARA A ESCOLA BÍBLICA.

Texto Básico: Pv 22.6 - Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.


Introdução: O ensino religioso é uma disciplina da educação básica brasileira, cujo objetivo principal é o de propor reflexões sobre fundamentos, costumes e valores das várias religiões existentes na sociedade. Uma das características desta disciplina é a busca da compreensão das diferentes formas de religião, explorando temas de seu interesse de maneira interdisciplinar, através de atividades que estimulem sobretudo, o diálogo e o respeito entre religiões. Desta forma, o ensino religioso pode ser ministrado de duas maneiras:
  1. CONFESSIONAL. Quando se ministra informações exclusivamente de uma determinada religião ou crença.
  2. PLURIRELIGIOSA/ INTERCONFISSIONAL. Quando se ministra informações sobre os principais grupos religiosos.

A Constituição Federal de 1988, no art 33 afirma que o Brasil é um Estado laico e que, portanto, não pode promover ou defender doutrinas de qualquer religião. Por esta razão, a disciplina do ensino religioso é facultativa, ninguém é obrigado a cursá-la e não tem influência no desempenho escolar do aluno. Entretanto, no dia 27 de Setembro de 2017, uma determinação do Supremo Tribunal Federal decidiu estabelecer que o ensino religioso nas escolas públicas, pode ter o caráter confessional, ou seja, as aulas podem ser ministradas de acordo com os ensinamentos de uma religião, porém, continua a ter o caráter facultativo. Assim, surge a pergunta: A dura tarefa de educar as crianças, é responsabilidade de quem? A resposta parece óbvia, no entanto... Fica o entendimento de que é uma tarefa cuja responsabilidade prioritária é:
  • Dos Pais - Pv 1.8 - Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe.
  • E em casa - Dt 6.6,7 E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.



Aos pais cabe a sublime missão de educar seus filhos, e num sentido bem amplo da palavra, podemos dizer que educar significa transmitir os hábitos que capacitam o indivíduo a viver numa sociedade, hábitos esses que começam na primeira infância, e implicam no ajustamento a determinados padrões culturais. Educar é preparar a criança para a vida. Dt 11.18,19 - Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras entre os vossos olhos, e ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; No entanto, não estamos sozinhos no desempenho desta tarefa. Para nós auxiliar existem as Instituições de ensino dentre as quais citamos a Escola e Igreja. Tais instituições devem ser encaradas como instituições Auxiliares da educação, e não como as responsáveis prioritárias no desenvolvimento da mesma. At 5.42 - E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ENSINAR...

Engajados nesta importante tarefa de auxiliar na educação cristã, a igreja assume um papel extremamente importante para o alcance de uma educação religiosa confessional com excelência Cl 2.8 - Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os RUDIMENTOS do mundo, e não segundo Cristo; 

Assim, se entendemos que a o termo "Educar" aponta de fato para a Promoção do desenvolvimento da capacidade intelectual, moral e física nossa é de nossos filhos, e a Igreja que frequentamos mantém em funcionamento um departamento denominado  "Escola Bíblica" que é voltado para a execução do ensino religioso confessional, e que possui pessoas capacitadas e preparadas para tal execução, a responsabilidade pesa inteiramente sobre nós. Então, porque será que é tão pequeno o número de crentes que demonstram interesse no aprendizado cristão? E o pior, porque será que a grande maioria dos crentes não se preocupam sequer em trazer, ou pelo menos, enviar seus filhos para receberem um ensino religioso coerente na Escola Bíblica?

Foi pensando nisto que encontrei, não uma, mas pelo menos três razões pelos quais eu não devo me preocupar em trazer o meu filho para a Escola Bíblica.

 I. EU NÃO QUERO QUE MEU FILHO CRESÇA CONHECENDO OS FUNDAMENTOS DA MINHA FÉ E  DA MINHA CRENÇA. 
Dt 4.9 - Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos. 


Eu recebi o Senhor Jesus como meu Salvador Pessoal. Ele mudou a minha vida, mudou o meu caráter, me fez ver a vida com olhos espirituais.... E eu não vou me preocupar em  "Promover a capacidade intelectual da minha criança? " Não vou me preocupar em fazê-la conhecer os princípios bíblicos da minha fé? Hb 6.1 - POR isso, deixando os RUDIMENTOS da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição... Rudimentos fala das Primeiras noções, fala dos conhecimentos básicos ou superficiais, e eu não posso me conformar em ficar só nisto. É na Escola Bíblica que vou receber o alimento saudável que vai fortificar a minha fé e o meu conhecimento de Deus. 2Tm 1.12 eu sei em quem eu tenho crido, e estou bem certo...  Talvez, não tenhamos, como Paulo, qualquer dúvida em relação a nossa fé e a nossa crença, mas será que isso me exclui da responsabilidade de buscar conhecimento apurado das Escrituras? pior, o que será que se passa na cabecinha dos nossos filhos? O que eles pensam em relação a nossa fé e a nossa crença? Será que pelo fato de não trazer o meu filho para o ensino da Palavra eu não o esteja privando-o de receber o entendimento em relação a Pessoa do Senhor Jesus em quem ele  deve depositar a sua fé? Jo 6.69  E nós temos CRIDO e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente. Será o conhecimento de Deus e da Pessoa do Senhor Jesus que capacitará os nossos filhos a permanecer Nele. Dt 29.18 - Para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo, cujo coração hoje se desvie do SENHOR nosso Deus...



Ser crente, como bem sabemos, não está no simples ato de irmos a igreja ou carregarmos uma Bíblia. Ser crente é bem mais do que essas coisas. Ser crente é receber a Pessoa do Senhor Jesus como Salvador pessoal, receber o perdão dos nossos pecados fazer de Jesus Senhor da nossa vida. Gl 2.16 homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, Está coisas precisam ser "encucadas" em nossos filhos, e a Escola Bíblica tem como missão fundamental trazer este ensinamento a nós e a eles... Eles precisam conhecer o Senhor Jesus e fazer do Senhor Jesus o Senhor da vida deles... Fazendo assim eles o servirão com espírito voluntário e não por imposição. Dt 13.4 Após o SENHOR vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele SERVIREIS, e a ele vos achegareis. 



Mas se não queremos que eles aprendam isto... Então, não trazemos eles para a EBD.


É importante saber a quem servir, como também é fundamental saber como servir. Porém é de suma importância sabermos porque devemos servir ao Senhor. 2TS 1.7-10  E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder...Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem. O termo servir como transitivo direto aponta para o ato de trabalhar em favor de alguém ou de uma instituição. Assim, quando dizemos que precisamos servir ao Senhor Jesus, temos que entender o porque devemos servi-lo. Jó 19.25 - Porque eu sei que o meu REDENTOR vive, e que por fim se levantará sobre a terra.  



Posso te dizer que a Escola Bíblica é uma ferramenta que Deus institui como objetivo nos preparar para o seu serviço.

Nela aprendemos....
  • Que Cristo, na nossa fraqueza, se entregou por nós... Rm 5.6 PORQUE Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. 
  • Que em Cristo, morreu em nosso lugar, e isso nos deu direito a ressuscitarmos juntamente com Ele. Rm 6.5 PORQUE, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; 





II. EU NÃO QUERO QUE MEU FILHO APRENDA JÁ DESDE PEQUENO A TEMER A DEUS E RESPEITAR AS AUTORIDADES

Pv 22.15 - A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela. 


A NTLH traz uma forma interessante de tradução a este texto: é natural que as crianças façam tolices, mas a correção as ensinará a se comportarem.

A Bíblia A Mensagem, traz uma tradução ainda mais interessante: Os jovens são propensos a tolices, são inconsequentes, mas a disciplina é um ótimo remédio!


O ensino religioso um interessante instrumento para promoção da capacidade moral nas criança e também nos jovens. E quando falamos em moral, estamos falando do conjunto de regras de conduta ou hábitos válidos, de forma universal, ou para um grupo ou pessoa determinada. O texto Bíblico é muito claro: Pv 29.15 ...a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe.  E contínua dizendo...Pv 29.17 - CORRIJA o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma.


Assim, a boa educação é fundamental para o desenvolvimento da moral e da ética. A educação religiosa nos prepara para o bom desenvolvimento da fé e da prática cristã. Se nossos filhos forem também ensinados no caminho de Deus, o resultado será ainda melhor. Pv 20.11 Até a CRIANÇA se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta.  A Escola Bíblica, neste sentido é como uma placa que nos direciona ao destino desejado nos apontando o caminho correto. Sl 119.115 Meditarei nos teus preceitos, e terei RESPEITO aos teus caminhos. Está "placa" chamada Escola Bíblica procura nos direcionar por uma via de integridade e respeito a Palavra de Deus.  Sl 119.117 ...de contínuo terei RESPEITO aos teus estatutos. Sempre nos fazendo receber a Bíblia Sagrada como a poderosa Palavra de Deus 2Tm 3.16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ENSINAR, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 


III. EU NÃO QUERO QUE MEU FILHO APRENDA A LER A BÍBLIA E A CONHECER SUA HISTÓRIA.

 Is 34.16 - Buscai no LIVRO DO SENHOR, e lede...
Quem de nós pais, nunca tirou um tempinho sequer do nosso movimentado e trabalhoso dia para contarmos uma das belas histórinhas da Bíblia aos nossos filhos? E quem de nós é capaz de discordar que a Bíblia é um excelente instrumento para Promover a capacidade física e mental da nossa criança? Não é em vão o conselho da própria Bíblia Js 1.8 Não se aparte da tua boca o LIVRO desta lei; antes medita nele dia e noite... Este termo "meditar" está falando em nós Submetermos a Biblia a um exame interior, está falando em ponderar,  estudar, considerar, refletir. E acima de tudo isto... Guardar Js 23.6 - Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito no LIVRO DA LEI...  Estudar é mais do que a simples leitura. Lc 11.28 - bem-aventurados os que ouvem...e a guardam. Estudar a Bíblia é manuseá-la, é pesquisá-la, e buscar informações. É como cavar um poço em busca de água, e não parar enquanto não conseguir atingir o objetivo. Estudar é busca do entendimento. Ne 8.3,8 E leram no LIVRO, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse. 



Más se eu não quero que meu filho aprenda a Bíblia, porque vou trezê-la para a Escola Bíblica?


CONCLUSÃO:
Esperamos em Deus que após ouvir tudo o que foi dito nesta mensagem, a sua decisão seja acertada.  Se até hoje você não priorizava a Escola Bíblica, talvez seja  hoje o dia de dizer: Eu e meus filhos vamos juntos para A Escola Bíblica... Hb 5.12 - Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ENSINAR quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...