Cl 3:16 A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração.
Introdução. Hinário oficial das Assembleias de
Deus no Brasil, a Harpa Cristã ganhou espaço nas mais diversas denominações
evangélicas do Brasil. Bem pode ser que tal fato se deu em razão dos diversos crentes
assembleianos que por um motivo ou outro resolveram mudar de denominação. Porém,
a verdade não pode ser negada, será extremamente difícil encontrar um crente sequer
que nunca tenha se encantado pelas letras abençoadas dos hinos reunidos neste abençoado
hinário cristão. Embora vez por outra, nos deparamos com aqueles que não
concordem, os hinos da Harpa Cristã são fontes de inspiração divina. Claro, não
com a mesma inspiração da Bíblia, mais uma inspiração particular movida por uma
vida de devoção com a Pessoa do Espírito Santo. Seja asembleiano, batista ou
membro de qualquer outra denominação, os hinos da Harpa Cristã continuarão
fazendo parte do nosso culto a Deus, seja na Igreja, seja em nossa casa. "Nós cantamos o louvor de Deus com saltério
vivo. Porque mais agradável e caro a Deus do que qualquer instrumento é a
harmonia da totalidade do povo cristão. Nessa cítara é a totalidade do corpo,
por cujo movimento e ação a alma canta hinos adequados a Deus, e nosso salteio
de dez cordas é a veneração do Espírito Santo pelos cinco sentidos do corpo e
as cinco virtudes do espírito". Eusébio da Cesaréia.
I. PRIMEIROS HINÁRIOS.
1Co
14.26 Que fareis,
pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem
revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
No
início da sua história, as igrejas Assembleia de Deus não possuíam um hinário próprio
de louvores organizados para o seu culto devocional. Para sanar esta
necessidade os assembleianos utilizavam um hinário organizado
pelo Dr Robert Kalley e sua esposa Sarah Poulton Kalley, fundadores da Igreja Evangélica Fluminense. Salmos
e Hinos. Este hinário teve sua primeira edição em Londres,
no ano de 1855.
Contava com 10 salmos e 17 hinos, 27 títulos, ao
todo. Em razão da necessidade de um hinário na língua portuguesa, em 1861 aparece à primeira
edição brasileira, composta por 50 títulos, sendo 18 salmos e
32 hinos.
Foi usado pela primeira vez em 17 de novembro de 1861, seis anos depois da
sua chegada ao Brasil.
Esta foi à primeira coletânea de hinos evangélicos cuja
organização se deu aqui no Brasil. Tornou-se o primeiro hinário
usado por diversas denominações evangélicas.
Desde
seu primeiro lançamento em Londres, o hinário "Salmos e Hinos" conta
com aproximadamente 161 anos de existência. Em 2016, a "Harpa Cristã"
completa 94 anos com mais de 500 hinos. A primeira edição
foi lançada em 1922, na AD em Recife (PE), com hinos apropriados para o culto
público, a Santa Ceia, o batismo, casamento, apresentação de crianças funeral,
entre outros. Ef 5:19 Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais;
cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
II. A HARPA CRISTÃ.
1Co
1.10 Rogo-vos,
porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma
mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um
mesmo pensamento e em um mesmo parecer.
Na
igreja como em qualquer outra organização, é normal que haja casos de divergências
em razão de desentendimento. Não é o ideal, mas infelizmente é coisa do ser
humano. Assim, as Igrejas mais conservadoras entenderam que existiam peculiaridades
que distinguia a nova igreja das igrejas evangélicas das tradicionais, e
por esta razão entenderam haver a necessidade de criar um hinário mais
apropriado, até que em 1921, surge um novo hinário com o nome de "Cantor Pentecostal". Este novo hinário
foi editado pela tipografia Guajarina e teve como orientador Almeida Sobrinho um
pastor batista que se tornara pentecostal, e era o redator responsável, auxiliado
por João Trigueiro da Silva. Este novo hinário continha 44 hinos e 10 corinhos.
O Cantor Pentecostal foi distribuído pela Assembleias de Deus de Belém/PA,
que, naquela época, achava-se localizada na Travessa 9 de Janeiro, 75. Passado
um ano da publicação do Cantor Pentecostal é lançado no Recife-PE
a primeira edição da Harpa Cristã. Aos cuidados do Pastor
Adriano Nobre, surge o hinário oficial da Igreja Assembleia de Deus com uma tiragem de
1.000 exemplares, distribuídos para todo o Brasil
pelo missionário Samuel Nyström. A segunda
edição da Harpa Cristã, já como 300 hinos, foi impressa nas Oficinas Irmãos
Pangeti, no Rio de Janeiro, em 1923.
Em junho de 1931 foi lançado o hinário "Psaltério Pentecostal",
para suprir uma demanda da Harpa Cristã. Teve como editor responsável o
Missionário Gunnar Vingren. Este hinário foi
impresso pelo Estabelecimento Gráfico Fernandes & Rohe, Rio de
Janeiro, 1931. Nove anos depois da edição do "Cantor Pentecostal".
Em 1932,
dez anos após sua primeira edição, a Harpa Cristã já contava com 400 hinos. Na elaboração dos hinos, muito contribuiu o missionário Samuel
Nyström. Como não tivesse perfeito conhecimento da língua portuguesa, ele traduziu, literalmente,
diversas letras da hinódia escandinava. Para que os poemas fossem
adaptados às suas respectivas músicas,
foi necessário que o Pastor Paulo Leivas Macalão empreendesse
semelhante tarefa. Por isso, tornou-se o Pastor Macalão,
fundador do Ministério de
Madureira, no principal compositor e adaptador do hinário oficial
da Igreja Assembleia de Deus...
A primeira Harpa Cristã com letra e música
começou a ser elaborada em 1937. Com o passar dos anos, foram acrescentados
outros hinos até que o hinário oficial chegou a 524. Até o ano de 1981, todos
os hinos já haviam sido revisados. Em 1979, o Conselho Administrativo da Casa
Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), cumprindo resolução da Assembleia
Geral da CGADB, nomeou uma comissão para proceder a revisão geral da música e
letra dos hinos da Harpa Cristã. A proposta foi apresentada pelo pastor Adilson
Soares da Fonseca. As análises tiveram o apoio técnico e especializado de João
Pereira, na correção e adaptação da música; e Gustavo Kessler, na revisão das
letras.
Bibliografia:
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