terça-feira, 4 de outubro de 2016

GALARDÃO


Mateus 5:12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.

INTRODUÇÃO: GALARDÃO.
"Porque é grande o vosso GALARDÃO nos céus... "
Não posso negar que já faz algum tempo que mantenho dúvidas em relação ao significado do termo galardão. Na verdade minhas dúvidas se erguem mais em sentido de uma falta de interesse em buscar na definição da Palavra, qualquer relacionamento imediato com os textos bíblicos que tratam do assunto.

Na maioria das vezes, Basta uma rápida pesquisa de um  term, Neste caso, da Palavra da Palavra galardão, para descobrir no dicionário da língua portuguesa alguma indicação que possa, pelo menos me conduzir a um entendimento. A palavra "galardão"  aparece no dicionário da com a indicação de que é uma palavra que tem origem  controversa, mesmo assim o dicionário apresenta algumas definições.
➡ Recompensa de Serviços Importantes.
➡ Prêmio.
➡ Glória, honra.

Interessante é que no dicionário bíblico encontramos as mesmas significações apenas com a diferença de apresentar a palavra no seu sentido original grego, língua original do N. T. "misthós", e acrescenta o termo "salário" a significação.Podemos então dizer que a palavra galardão refere-se a um Prêmio ou distinção de reconhecimento  pela realização de algum trabalho ou apresentação especial e específica.

O galardão propriamente dito pode ser representado por uma coroa, uma condecoração,  uma homenagem ou um Prêmio que pode até ser em dinheiro, já que pode ser definido por salário. Em fim, galardão representa uma forma de pagamento ou distinção a alguem que fez algo por merecer. UM exemplo bem próximo que podemos citar, foram os jogos olimpícos e os jogos paralimpicos, onde atletas participantes e vencedores foram "galardoados" em suas modalidades. Os Prêmio foram  medalhas de bronze, prata e ouro para os respectivos vencedores.

Porém, se queremos caminhar por significações mais bíblicas. Veremos que não são poucos os textos que apresentam o termo.

I. OS FOCOS.
Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus...
Vamos nos direcionar ao Senhor Jesus. Ele fala que o recebimento do "galardão" acontecerá em algum lugar no céu. E é aqui que temos que nos concentrar.  Para entendermos corretamente vamos fazer uma separação entre os texto que falam da terra e os textos que apontam para o céu.  Vamos tentar perceber as possíveis diferenças e os pontos que poderemos considerar idênticos.

1° FOCO. O FATO.
1Co 3.8 Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu GALARDÃO segundo o seu trabalho.
Pelos escritos Paulinos percebemos que o galardão é exatamente como vimos até aqui. Uma Recompensa por obras praticadas aqui na terra. Percebam... o termo vai se direcionar conforme sua definição, e vai descrevendo uma espécie  de pagamento, sem se preocupar em dar qualquer explicação ou  significação do mesmo.

Embora o foco do trabalho seja a terra, o foco da entrega sai da terra e se transfere para um lugar celestial que Paulo identifica com sendo um local   específicamente preparado para este fim. O próprio Paulo identifica este local como Tribunal de Cristo. 2Co 5.10 Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.

Vamos destacar as colocações do Apóstolo:
Todos nós. Indica a presença física  daqueles que serão galardoados.
Sejamos manifestos.  Indica que os presentes serão expostos ou apresentados para a premiação.
Diante do Tribunal de Cristo. Indica local onde a premiação acontecerá.
Para que cada um receba. Indica a razão do Tribunal.
O que fez por meio do corpo. Fala da razão da premiação.
Segundo o que praticou. Indica o motivo da premiação.
O mal ou bem. Indica a forma como foi realizada a obra.

Paulo fala sobre o tribunal descrevendo-o com exatidão como o local onde as recompensas deverão ser entregues.  Segundo o que ele diz, compareceremos neste tribunal em um tempo na eternidade para que recebemos segundo o que fizemos. Tais afirmações confirmam a veracidade destas informações.

2° FOCO. O LOCAL DO FATO.
...Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.
O local onde acontecerá o Tribunal de Cristo sem dúvida será o céu num tempo imediatamente após a vinda do Senhor Jesus. Toda história da Igreja aqui na terra gira em torno da chegada de um grande acontecimento...

O ARREBATAMENTO DA IGREJA.
1 Ts 4:16-17 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
O arrebatamento da Igreja será o evento que  finalizará o tempo estabelecido para a Igreja aqui na terra. Toda a história da Igreja que começou a ser escrita a partir de Atos dos Apóstolos tem o seu momento derradeiro no Livro do Apocalipse.

A história Começou a ser escrita no Pentecostes, com a descida do Espírito Santo. At 2:1, 2 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar... Foi mais ou menos por aí que começou um movimento que no início ficou denominado apenas pelo designativo: "Os do Caminho".  Foi o início de um projeto de Deus, onde os seguidores do Senhor Jesus começaram a se estabelecer em locais apropriados, como casas, Cenáculo ou locais de Oração.
➡ Cenáculo. At 20:7-8 No primeiro dia da semana... falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite. Ora, havia muitas luzes no cenáculo onde estávamos reunidos.
➡ "Lugar de Oração" At16:13 No sábado saímos portas afora para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração e, sentados, falávamos às mulheres ali reunidas.
➡ Nas casas.  Cl 4:15 Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia, e a Ninfas e a igreja que está em sua casa.

A história prossegue nos textos posteriores a este. Mas são nas cartas pastorais que podemos encontrar as igrejas já estabelecidas sendo orientadas doutrinariamente.  (O tempo não nos permite aprofundar os nestes detalhes). Encerrando as Epístolas, vamos encontrar o termo "igreja" no Livro de Apocalipse. Começando em 1.4. João, às sete igrejas que estão na Ásia... Nós capítulos 2 e 3, o termo igreja vai aparecendo na descrição de cada uma destas sete igrejas, uma após a outra. Ao anjo da igreja em... escreve...

Existe um detalhe importante em 1.10  que deve nos chamar a atenção. É a forma em que se deu a apresentação da visão a João . Ap 1:10 Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, Avançando ao verso 11 finalmente aparece a ordem para escrever em um livro, detalhes que lhe seriam apresentados em relação a cada uma das sete igrejas. Ap 1:11 O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia. Do verso 1 até o final do verso 3 vão sendo ditadas Pelo Senhor Jesus cartas que são direccionadas a Igreja enquanto no seu trajeto aqui na terra. A partir do verso 4, a cena muda completamente e o termo "igreja" vai simplesmente desaparecer do texto sagrado. Ap 4:1 Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu, e a primeira voz que ouvira, voz como de trombeta, falando comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer

João já não mais se direcionar a Igreja porque a Igreja já não mais está na terra. Ela foi para céu, e no céu ela já não mais precisará desta designação. O destaque fica por conta da parte do texto que diz: Depois destas coisas... João que anteriormente, nas cartas, viu o tempo que a Igreja passou aqui na terra. A partir do verso 4, não ela não mais vai será vista com este nome, pois o que acontece daqui pra frente acontece sem qualquer indicação de tempo ou povo. 

Em 1Co 15:51-52 Paulo fala reforça o ensino sobre este tão esperado acontecimento que a Bíblia chama de arrebatamento da Igreja. Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.

Mas é a Igreja, para onde ela foi é onde ela está?
Voltemos então ao galardão...

3° FOCO. A REALIDADE DO FATO.
Ap 19:11,14 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça... Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
EM fim, oTribunal de Cristo ACONTECERÁ, isto é  fato.  Acontecerá em um período de tempo  após o arrebatamento da Igreja e antes da Vinda de Jesus em Glória. O texto bíblico diz que seremos levados da terra a encontrar o Senhor nos ares, e finalmente ficaremos para sempre com o Senhor. "estaremos para sempre com o Senhor" Se seguido ao Arrebatamento, seremos conduzidos imediatamente ao céu, e ali ficaremos para a eternidade. Isso quer dizer que o Tribunal de Cristo, deverá acontecer antes que retornemos com o Senhor Jesus na Sua volta para julgar a terra.

Neste julgamento os salvos aparecem como algo como auxiliares. Quem estará sendo julgado serão as nações vivas neste período.

5° FOCO. O FOCO DA CONCLUSÃO.
Depois de falar tanto, e Diante do que vimos até  aqui, podemos chegar às seguintes conclusões:
⏩ O Tribunal de Cristo acontecerá em um período de tempo entre o Arrebatamento da Igreja e a Vinda de Jesus em Glória.
⏩O Tribunal de Cristo será localizado em algum lugar no céu visto ser para lá que será conduzida a Igreja Arrebatada.
⏩somente uma classe de pessoa estará presente neste Tribunal, Os salvos. Somente os salvos serão recompensados.
⏩Somente os salvos comparecerão, e somente os salvos receberão galardão no céu, que será uma reconhecimento a Igreja por obras realizadas aqui na terra.

6° FOCO. O FOCO DA RECOMPENSA.
Galardão nos fala de recompensas que serão entregues a nós os crentes. Já sabemos a quem, onde é porque estas coroas deverão ser entregues. Agora queremos saber o que são os galardãs.
A Bíblia fala sobre diversas coroas.
➡ A primeira coroa que encontramos no NT é uma coroa que não podemos considerar como galardão. Pelo contrário é uma coroa de suplício. Mt 27:29 e tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça...
➡ Mas a frente encontramos Paulo fazendo distinção entre dois tipos de coroas.  Uma terrena que se desfaz ou se corrompe. E outra, espiritual, preparada pelo próprio Deus, que não se corrompe. 1Co 9:25 E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.
➡ A Timóteo, Paulo descreve que no final de seu ministério terreno, ele tem, reservado "no céu" o que ele mesmo chama de "coroa da justiça".  No final do verso Paulo conclui que a nós também está coroa encontra-se reservada. 2Tm 4:8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
➡ Tiágo descreve outra coroa, A coroa da vida. Tg 1:12 Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. No escrito de Tiágo, a coroa da vida é  uma Prêmiação para as pessoas que suportam algum tipo de provação.
➡ Pedro usa um termo bem pouco usado e muito pouco conhecido por nós. 1Pe 5:4 E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória.
A NTLH traduz a palavra IMARCESCÍVEL, por "imperecível". Segundo o Dicionário da língua portuguesa,  o termo aponta para alguma coisa que não perde o Viço ou o frescor. Indica uma coisa "impossível de se corromper" inalterável. Pedro, neste texto confirma as palavras de Paulo. Ele está dizendo exatamente o que Paulo disse. O galardão que receberemos no céu é alguma coisa representada por uma coroa "incorruptível" Ninguém pode tirá-la de nós, é algo que nunca perderá o seu valor é não existe matéria química alguma que poderá fazê-lo perder suas particularidades. Ela, com bem diz os escritores bíblicos, não se corrompe.

O galardão está reservado no céu para todos nós que aguardamos ansiosamente  retorno do nosso Senhor Jesus Cristo.  Ap 3:11 Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Pode ser que tenhamos que nos deparar com algumas situações que tentarão nos fazer desistirmos da nossa fé. São investidas cujo objetivo será nos fazer perder o direito de comparecer no Tribunal de Cristo, e recebermos das mãos do nosso Senhor a Recompensa que Ele mesmo fez questão de guardar no céu para nós.

Fica o Conselho de Apocalipse 2:10
Não temas... Fala da ausência do medo.
O que hás de padecer... Fala que haverá tempos difíceis...
Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão Para que sejais provados... Fala da personalidade e intenção do nosso inimigo.
E tereis uma tribulação de dez dias. Fala que todo período, por pior que possa parecer tem um tempo determinado para chegar ao final.
Sê fiel até a morte... É o tempo final. Ap 21:4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
➡ E dar-te-ei a coroa da vida... Fala do Galardão, a premia ção pela Vitória.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...