ESCOLA BÌBLICA DOMINICAL
VALE DAS BÊNÇÃOS EM BACAXÁ/ SAQUAREMA
SOTERIOLOGIA,
A DOUTRINA DA SALVAÇÃO.
OS
ATOS IMEDIATOS DA SALVAÇÃO.
"ADOÇÃO"
Texto
Bíblico. Romanos 8:14-30.
14 - Porque todos os que são guiados pelo Espírito
de Deus, esses são filhos de Deus. 15 - Porque
não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas
recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
16 - O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito
que somos filhos de Deus. 17 - E, se nós somos
filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de
Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos
glorificados. 18 - Porque para mim tenho por
certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória
que em nós há de ser revelada. 19 - Porque a
ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.
20 - Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por
sua vontade, mas por causa do que a sujeitou. 21 - Na esperança de que também a mesma criatura será libertada
da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
22 - Porque sabemos que toda a criação geme e está
juntamente com dores de parto até agora. 23 - E
não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos
em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
24 - Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança
que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? 25 - Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.
26 - E da mesma maneira também o Espírito ajuda as
nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o
mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27 - E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do
Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. 28 - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o
bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
29 - Porque os que dantes conheceu também os
predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o
primogênito entre muitos irmãos. 30 - E aos que
predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou;
e aos que justificou a estes também glorificou.
Introdução: Existem
muitas bênçãos relacionadas à salvação que acabam passando despercebidas por muitos
crentes em Jesus Cristo. A Adoção é uma delas. Poucos perceberam a grandeza
desta bênção e chega existir crentes que nem mesmo sequer ouviram falar de tal
situação. Temos visto até aqui que a salvação é o processo mediante o qual nós
pecadores, arrependidos dos nossos pecados, entregamos nossa vida ao Senhor
Jesus Cristo, e Ele, mediante o Sacrifício na Cruz do Calvário, perdoa todas as
nossas transgressões. Aprendemos que este processo segue acompanhado de atos
que imediatamente a entrega muda a nossa condição de simples pecadores. A estes
a Soteriologia denomina de “Atos Imediatos a Salvação” E são
Eles: Justificação, Regeneração e Adoção. Já estudamos dois deles, a saber: a
justificação e a regeneração. Hoje vamos nos deleitar ante os ensinos bíblicos
teológicos deste assunto tão palpitante e tão pouco conhecido por nós. A
Adoção. Uma pena que grande parte da igreja conheça tão pouco esta doutrina e
não valorize esta oportunidade de conhecer de perto o que a Bíblia nos ensina a
respeito de tal benção.
I. DEFINIÇÃO DO TERMO ADOÇÃO.
Se observarmos o termo adoção numa
visão humana, somos levados a um processo legal onde uma criança é trazida e
aceita ao ambiente de uma família até então desconhecida, e na qual não possua
nenhum vínculo familiar. Este processo concede em seu final nos direitos de
filiação a criança participante do processo. Esta criança passa a ser um novo
membro da família com plenos direitos sobre o patrimônio da família.
Pelo lado de vista divino este
processo acompanha em alguns pontos o processo humano. Porém a de se notar que
no processo divino a adoção tem um alcance infinitamente maior. Nós pecadores,
por natureza somos filhos da ira. Ef 2:3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos
da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por
natureza filhos da ira, como os outros também. Ao recebermos o
Senhor Jesus, somos de forma imediata feitos filhos de Deus, passando a gozar
dos direitos e privilégios inerentes a esta posição. Rm 8:16-19 O mesmo Espírito
testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos
filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de
Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos
glorificados. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo
presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de
Deus.
Outra
boa definição bíblica diz respeito à distinção que devemos fazer entre as
filiações do homem com Deus e de Cristo com Deus. Devemos saber que embora
desfrutemos de um relacionamento com Deus, não somos deus em nenhum sentido da
Palavra. Sempre seremos filhos. No caso do Senhor Jesus, Ele é filho, mas é
Deus e isso o faz diferente e superior a todos nós.
Nos tempos bíblicos este processo
era muito comum, principalmente na Roma Antiga. Naqueles dias uma família podia
resgatar uma criança da escravidão e integrá-la noutra família. Desde que
tivesse posses para isso. Em uma cerimônia o pai adotivo comparecia diante de
um juiz e de uma testemunha, mantendo o preço da criança numa das mãos e a
própria criança na outra. Neste processo havia um diálogo onde o pai adotivo
perguntava a criança se a mesma desejava ser seu filho. A
criança respondendo afirmativamente o homem diria as testemunhas: "Declaro
esta criança meu filho (filha) de acordo com a Lei Romana. Ela foi comprada com
este dinheiro".
Daquele
momento em diante a criança se tornava membro da nova família, tomava o nome do
pai da família e tornava-se herdeiro do patrimônio daquela família.
II.
O ATO DA ADOÇÃO.
v23
- E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias
do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a
redenção do nosso corpo.
A doutrina da adoção é puramente
paulina tendo em vista que os outros autores do NT associam as bênçãos que
Paulo relaciona à adoção com as doutrinas da regeneração e da justificação. A
palavra grega traduzida como adoção “huiothesia”, somente ocorre
cinco vezes nas Escrituras, e todas elas nos escritos de Paulo:
- Rm 8.15,23. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai... E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
- Rm 9.4. Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas.
- Gl 4.5. Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
- Ef 1.5. E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,.
Observem as aplicações que são
feitas ao termo adoção em cada uma das vezes em que ele é apresentado por Paulo.
Em Rm 9.4 o termo faz referência com a nação de Israel. Em Rm 8.23. A relação
tem a ver com uma aplicação mais escatológica, pois a adoção aponta para a completa
realização da vinda futura com Cristo. Já em três textos seguintes, Paulo declara
ser a adoção um fato presente na vida do Cristão atual. Como a palavra grega “huiothesia”
ele indica, o termo adoção é literalmente se coloca na posição de filho.
Scofield falando em relação a esta
doutrina diz o seguinte: Adoção, “colocar na posição de filho” não é tanto uma
palavra de relacionamento como de posição. A relação de filho do crente para
com Deus resulta do novo nascimento (Jo 1:12,13), ao passo que adoção é o ato
de Deus pelo qual aquele que já é filho, através de redenção da lei, é colocado
na posição de filho adulto (Gl 4.1–5).
É a ação do Espírito Santo que passa
a habitar em nós os crentes no momento da salvação que nos leva à percepção desta
verdade em nossa experiência presente. Gl 4.6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos
corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Mais a
frente, Paulo vai falar mais uma vez, porém relaciona o termo com o processo da
"Redenção
do Corpo". Neste
caso devemos entender a adoção como um ato de Deus onde experimentaremos a
transformação do nosso corpo mediante a manifestação de Cristo em Sua vinda. Rm
8:23 E não só
ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós
mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. João
embora não use o termo adoção em sua epístola, ele reforça o argumento de Paulo
ao falar do processo de redenção de Deus e da manifestação de Cristo em relação
a nós. IJo 3:2 Amados,
agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas
sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim
como é o veremos.
É interessante o fato de que Paulo
considerava os crentes do AT como “filhos” embora “de menor idade”; mas quanto
aos crentes do NT ele considerava tanto como “filhos” quanto “filhos adultos”. Esta
filiação concede a nós as principais vantagens da filiação que segundo Paulo
podem assim ser pontuados:
- Libertação da Lei. Gl 4:4-5 Mas, vindo à plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
- Filiação. Gl 4.6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
Resumindo: na regeneração,
recebemos nova vida; na justificação, uma nova reputação; na adoção, uma nova
posição.
II.
O TEMPO E OS RESULTADOS DA ADOÇÃO.
Existe outro aspecto importante
que devemos entender em relação à adoção. A Bíblia apresenta um tríplice relacionamento
no que diz respeito ao tempo em que ela acontece.
- Nos conselhos de Deus. A adoção foi um ato do passado eterno (Ef 1.5). Antes mesmo de começar a raça hebraica, sim antes da criação, Deus nos predestinou para assumirmos esta posição em Cristo Jesus. Ef 1:5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
- Na experiência pessoal. É na experiência da salvação que a adoção se torna verdadeira para o crente. Ela acontece no exato momento em que ele recebemos a Jesus Cristo como Senhor da nossa vida. Gl 3.26 Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Contudo a percepção plena da filiação acontecerá na vinda de Cristo, isto é num futuro onde seremos transformados. É nesta hora que a adoção será plenamente consumida. Rm 8.23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
3. O resultado da adoção. Talvez
o primeiro resultado dentre muitos concedidos aos adotados seja a libertação da
lei (Rm 8.15; Gl 4.4,5). O crente, segundo a Lei está debaixo de “guardiões e
aios”. Ordenanças que o faz capacitado a se aproximar de Deus. Uma vez adotado
por Deus ele se livra de todos estes aspectos da Lei e recebe de imediato o penhor
da herança, que é o Espírito Santo (Gl 4.6,7; Ef 1.11,14). O Pai recebe o filho
adulto e o capacita a começar com o Espírito Santo uma novidade de vida,
preparando-o para o processo final da redenção. É o pagamento inicial da
herança total que ele receberá quando Cristo vier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário