terça-feira, 5 de janeiro de 2021

OS BATISTAS NO BRASIL

TEXTO BASICO: 1Tessalonicenses 2:1-‬12

1. Porque vós, irmãos, sabeis, pessoalmente, que a nossa estada entre vós não se tornou infrutífera; 2. mas, apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como é do vosso conhecimento, tivemos ousada confiança em nosso Deus, para vos anunciar o evangelho de Deus, em meio a muita luta3. Pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nem se baseia em dolo; 4. pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração. 5. A verdade é que nunca usamos de linguagem de bajulação, como sabeis, nem de intuitos gananciosos. Deus disto é testemunha. 6. Também jamais andamos buscando glória de homens, nem de vós, nem de outros. 7. Embora pudéssemos, como enviados de Cristo, exigir de vós a nossa manutenção, todavia, nos tornamos carinhosos entre vós, qual ama que acaricia os próprios filhos; 8. assim, querendo-vos muito, estávamos prontos a oferecer-vos não somente o evangelho de Deus, mas, igualmente, a própria vida; por isso que vos tornastes muito amados de nós. 9. Porque, vos recordais, irmãos, do nosso labor e fadiga; e de como, noite e dia labutando para não vivermos à custa de nenhum de vós, vos proclamamos o evangelho de Deus. 10. Vós e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros, que credes. 11. E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, 12. exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.

Introdução: Conseguimos caminhar dentro de um contexto histórico bastante consistente e até aqui percebemos todo o desenrolar de acontecimentos que serviram para construir este grande empreendimento de Deus que hoje conhecemos hoje como Igrejas Batistas. Vimos que não foi fácil para os servos de Deus que se empenharam nesta obra se manterem fiéis a proposta que que abraçaram, mas vimos também que apesar de todas as investidas do adversário, aquilo que estava proposto por Deus foi finalmente estabelecido. Hoje nossa proposta é olhar mais de perto como esta grande obra de Deus chegou até nós, e como se desenvolveu em terras brasileiras. Para tanto, vamos continuar olhando para obras de escritores que se empenharam em não permitir que toda esta história caísse no esquecimento do povo cristão. Por tanto, seja bem vindo, e tenham um bom estudo!

I. OS MARCOS INICIAIS BATISTA DO BRASIL.

V.1 Porque vós, irmãos, sabeis, pessoalmente, que a nossa estada entre vós não se tornou infrutífera;

Podemos destacar como o primeiro trabalho Batista em solo brasileiro a vinda de Thomas Jefferson Bowen um missionário norte-americano que trabalhou durante vários anos entre os selvagens na África. Por razões de saúde, Jefferson pediu transferência para o Brasil, chegando ao Rio de Janeiro em 1859. Conhecedor da língua ioruba dedicou-se à evangelização dos escravos, mas sua preocupação em falar com escravos despertou suspeitas da polícia, que chegou a prendê-lo. Não havendo melhora de sua saúde aqui no Brasil, em 1861, voltou para sua terra, sendo, aparentemente, infrutíferos seus esforços.

1. AS IGREJAS EM LÍNGUA INGLESA.

V. 2 mas, apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como é do vosso conhecimento, tivemos ousada confiança em nosso Deus, para vos anunciar o evangelho de Deus, em meio a muita luta.

Outro marco na história batista no Brasil foi a chegada de colonos norte-americanos que devido a guerra precisavam reconstituir suas vidas, escolhendo o Brasil. D. Pedro II os acolheu e eles se estabeleceram em várias regiões da então Província de São Paulo. Um grupo menor fixou-se no Norte do país, em Santarém, outros ficaram em Santa Bárbara, nas proximidades de Campinas. Esses colonos pertenciam a várias denominações evangélicas: presbiterianos, metodistas, batistas,e uma vez assentados na nova terra, cuidaram de estabelecer também suas igrejas. O grupo batista fundou, em 10 de setembro de 1871, a Igreja Batista de Santa Bárbara, a primeira igreja batista organizada em solo brasileiro, entretanto seus cultos, em língua inglesa, destinavam-se apenas aos colonos, sem objetivos missionários. Para atender a conveniências locais, os colonos fundaram, no lugar denominado Estação, uma segunda igreja batista em janeiro de 1879. Essas igrejas com o tempo desapareceram. Cumpriram sua missão e encerraram seus trabalhos. Por isso são consideradas apenas como um marco, um estágio preliminar na história batista do Brasil.

II. OS MISSIONÁRIOS BATISTAS.

V. 4 pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração.

Aqui no Brasil, a história parece começar com um jovem pastor do Estado de Texas, William Buck Bagby, e sua noiva Ann Luther. Depois de ouvir um dos sermões de Hawthorne, Bagby ficou tão impressionado, que entendeu que  Deus o estava chamando para pregar no Brasil. Conversou com a noiva, e os dois se apresentaram à Junta de Missões Estrangeiras da Convenção, indicando que queriam seguir para o Brasil. E foi num vagaroso navio veleiro que os dois, logo após o casamento, fizeram sua viagem de núpcias em direção desta terra desconhecida.

Desembarcaram no Rio e seguiram para Santa Bárbara, onde conheceram o ex-padre católico, Antônio Teixeira de Albuquerque, metodista, mas que por se convencer que a posição batista era mais fiel ao NT foi batizado por um pastor, que era também colono, Robert Thomas, tornando-se o primeiro brasileiro a ser batizado. Albuquerque se tornou auxiliar dos Bagby no seu aprendizado da língua e também nas informações sobre o Brasil. Menos de um ano depois que os Bagby chegaram, apareceu em Santa Bárbara um segundo casal de missionários: Zachary e Kate Taylor. Eram agora cinco que se reuniam para estudar e sonhar com o início da obra batista entre os brasileiros. Bagby e Taylor fizeram uma longa viagem pelo Brasil decidiram pela cidade de Salvador, a capital da Bahia. Para lá seguiram as três famílias: os Bagby, os Taylor e os Albuquerques, sendo que a mulher do ex padre por esse tempo ainda não se havia convertido.

1. A PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL.

V. 7 Embora pudéssemos, como enviados de Cristo, exigir de vós a nossa manutenção, todavia, nos tornamos carinhosos entre vós, qual ama que acaricia os próprios filhos;

 Assim, com cinco membros fundadores, nasceu em 15 de outubro de 1882, a Primeira Igreja Batista da Bahia e primeira igreja batista brasileira. Dentro de pouco tempo e com muito trabalho pessoas se converteram e a Igreja começou a crescer. Houve muita perseguição, pois naqueles tempos do Império, a Igreja Católica era unida ao Estado, e muitas vezes as autoridades, atendendo a exigências de padres e frades impediam as atividades dos pregadores do evangelho. Outras vezes, justiça seja feita, intervinham para impedir que o povo amotinado pelos padres linchasse os pregadores. Bagby em uma ocasião enquanto pregava uma pedra pontiaguda lançada contra ele feriu-o na testa e ele caiu desmaiado. O atentado não foi, entretanto, além disso, mas durante toda a sua vida Bagby conservou a cicatriz forte daquela terrível pedrada.

2. A PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO.  

Em 1884 a Missão na Bahia já havia se desenvolvido bastante e por Zachary Taylor já conhecer suficientemente a língua portugusa  Bagby co sua esposa resolve transferir-se para o Rio de Janeiro. Levam consigo uma convertida da Bahia, Miss Mary 0'Rorke. No Rio de Janeiro encontraram uma Batista escocesa, Elizabeth Williams, membro do Tabernáculo Batista de Londres, a famosa Igreja de Spurgeon. Passaram a Reunir-se na casa da Senhora Williams e acertaram os planos para a organização da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, que ocorreu em 24 de agosto de 1884.

3. A PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE MACEIÓ.

Meses depois, chega a vez de Antônio Teixeira de Albuquerque deixavar a Bahia, dirigindo-se para Maceió, a cidade onde fora vigário e donde praticamente fugira, quando deixou a batina. Agora, crente em Jesus Cristo, retornava à sua província natal para comunicar-lhes as Boas-Novas. Auxiliado por Wandregesilo Melo Lins, um amigo que , sendo ele ainda padre, lhe falara do Evangelho. Com Albuquerque e Melo Lins pregando, foi organizada, em 17 de maio de 1885, a Primeira Igreja Batista de Maceió, terceira do Brasil.

4. A PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE RECIFE.

Melo Lins viera do Recife para ajudar Albuquerque em Maceió. Cumprida a sua missão, ele retornando a Recife em companhia de um outro missionário, C. D. Daniel,  fundou a Primeira Igreja Batista do Recife em 4 de abril de  1886.  Assim, em quatro anos já havia quatro igrejas batistas no Brasil. Todas  nesses oitenta anos têm tido importância muito grande no progresso da obra  batista no Brasil.  Outros missionários vieram juntar suas forças aos primeiros que aqui  chegaram. Alguns, como C. D. Daniel, o fundador da Igreja do Recife e que,  por sinal, era de uma das famílias de Santa Bárbara, demoraram pouco tempo.  Outros, entretanto, tiveram uma longa, esforçada e gloriosa trajetória no  Brasil. Entre esses pioneiros que aqui chegaram ainda no Século XIX, merecem  especial referência Salomão L. Ginsburg, W. E. Entizminger e Eurico Alfredo  Nelson.

 

Bibliografía. BREVE HISTÓRIA DOS BATISTAS J. REIS PEREIRA Edição da Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção  Batista Brasileira Casa Publicadora Batista – Rio de Janeiro 2ª edição 1979

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...