sábado, 31 de outubro de 2020

O JULGAMENTO DAS NAÇÕES E O MILÊNIO

 

ESCOLA BÍBLICA DINÂMICA - ESCATOLOGIA BÍBLICA

Jovens e Adultos -01 /12/2020

Lição 19

TEXTO BÁSICO: Mt 24.31-46

31. "Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, ele se assentará em seu trono na glória celestial. 32. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes. 33. E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda. 34. "Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que foi preparado para vocês desde a criação do mundo. 35. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; 36. necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram'. 37. "Então os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? 38. Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? 39. Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?' 40. "O Rei responderá: 'Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram'. 41. "Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos. 42. Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber; 43. fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram'. 44. "Eles também responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos?' 45. "Ele responderá: 'Digo a verdade: O que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo'. 46. "E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna".

 INTRODUÇÃO: Chamamos de Milênio, o período de mil anos em que Satanás ficará preso, a partir do final da grande tribulação. Essa prisão não será vista aos nossos olhos, apesar de acontecer aqui na terra. Entretanto será sentido a diferença entre o mundo em que hoje vivemos e um mundo onde não existe mais a perseguição do inimigo. A era do Milênio é o cumprimento da profecia contida em Daniel 9:24. Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade a fim de acabar com a transgressão, dar fim ao pecado, expiar as culpas, trazer justiça eterna, cumprir a visão e a profecia, e ungir o santíssimo. Nesta profecia, como bem vimos em lições anteriores, o anjo diz que a Daniel que no fim de um determinado tempo cessaria as transgressões do povo, os pecados teriam fim, a iniquidade seria expiada, e a justiça eterna finalmente seria estabelecida. O Milênio fala de um mundo sem guerra, fome, pestes e em as crescentes ondas de homicídios. De um mundo onde as nações não se levantam mais uma contra a outra. Depois de ceifados os inimigos do Senhor, a sociedade mundial reiniciará sua caminhada, assentando suas bases no respeito à Palavra de Deus, e na solidariedade entre os povos. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, será o grande mandamento. Será o tempo em que Jesus escolherá a grande massa do povo para viver o tempo dos mil anos de paz.

I. O JULGAMENTO DAS NAÇÕES VIVENTES. 20.4 Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.

Em Apocalipse não temos o registro com detalhes do julgamento das nações vivente que deverá acontecer imediatamente após a Vinda de Jesus em Glória. O texto falam em tronos, e fala de “seres” que foram visto assentados sobre eles, segundo a descrição do texto este seres são identificados comoaqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar”. Logo, seguido a este relato, temos o registro da ressurreição dos que foram mortos, conforme diz o texto,por causa do testemunho de Jesus. Fica claro neste texto que haverá um julgamento, mas também fica claro que não serão os que foram mortos pelo testemunho que deram do Senhor Jesus que serão julgados, pois estes já estão na condição de salvos. Este julgamento seguido a Vinda de Jesus em Glória, só pode fazer referência ao julgamento registrado em detalhes pelo evangelista Mateus em seu livro: Mt 24.31-46. Neste texto usado como base desta lição e que tem sido causa de muitas interpretações equivocadas encontramos a base do julgamento das nações que será a maneira como as nações trataram os “irmãos de Jesus Cristo” , que neste caso podemos entender como os judeus. Neste julgamento não são pessoas que de forma individual serão julgadas, mas será um povo, ou melhor dizendo, um nação específica. O objetivo deste julgamento será o de permitir ou impedir a entrada no reino milenar. Muitas nações serão poupadas e entrarão no Milênio, outras nações não terão permissão para entrar. Muitas nações foram destruídas na batalha do Armagedom e, consequentemente, tais nações estão excluídas de passar pelo julgamento e logicamente excluídos das bênçãos do Reino Milenar de Jesus Cristo.

1. A FORMA DE JULGAMENTO DAS NAÇÕES VIVENTES. Jl 3.1,2 Sim, naqueles dias e naquele tempo, quando eu restaurar a sorte de Judá e de Jerusalém, reunirei todos os povos e os farei descer ao vale de Josafá. Ali os julgarei por causa da minha herança, Israel, o meu povo, pois o espalharam entre as nações e repartiram entre si a minha terra.

Devemos entender que durante a convocação das nações pelo Anticristo para a Batalha do Armagedom, muitas nações se posicionarão neutras. E isto não é para se admirar, pois temos o exemplo de ocasiões em que a Organização das Nações Unidas decidiu invadir um determinado país rebelde, e algumas nações filiadas se posicionaram neutras. Assim, é muito provável que muitas nações não se unirão ao anticristo na Batalha contra Israel em Armagedom para destruir Israel. Só desfrutarão do Reino Milenar de Jesus Cristo as nações que não prejudicaram Israel. Desde a diáspora em 132 d.C. até 1948 d.C., o povo de Israel vivia sem Pátria, espalhado por várias nações do mundo, inclusive no Brasil, que tem uma colônia de judeus. A forma com que estas nações trataram os “irmãos de Jesus Cristo na carne” pesará muito na hora do julgamento. Isto fica bem claro nestas expressões: Pois tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber; era forasteiro e me hospedaste”. Este julgamento, como vimos, definirá quais nações entrarão no Reino Milenar de Jesus Cristo, estas coisas pesarão muito porque Israel será a Cabeça das Nações neste período.

 Uma vez completado o juízo, os sobreviventes eleitos do Período da Tribulação, ainda em seus corpos mortais, entrarão no Reino para povoá-lo. Este ponto deve ser visto com muita atenção, pois não devemos nos esquecer que uma quantidade inumerável de santos ressurretos possuindo corpos glorificados, entrarão no reino também. Aparentemente, os santos do Antigo Testamento se unirão aos santos da Tribulação para formar o principal contingente da população, uma sociedade em que Israel estará no centro da Terra e Jerusalém será a morada do rei. Os eleitos da Época da Igreja, segundo comentário de alguns estudiosos, servirão em vários cargos de supervisão, a importância relativa de cada um provavelmente será determinada pelo Senhor no julgamento diante do Trono de Cristo. No entanto, nosso foco principal precisa estar sobre aqueles que entrarão no reino como humanos. Todos os que entrarem no reino serão salvos, mas ainda estarão em corpos de carne e, portanto, possuindo uma natureza especificamente humana. Esse ponto não deve ser negligenciado. O remanescente judaico entre eles certamente estará em êxtase. Eles terão finalmente percebido o sonho dos judeus por milhares de anos, poder viver sob o domínio do Messias em um estado maravilhoso de paz e descanso. Isaías 11 nos diz que "Efraim e Judá" se unirão e não mais brigarão um com o outro. Assim, o quadro que temos diante de nós é de uma profunda e absoluta felicidade! Is 65.18  "Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém uma alegria, e para o seu povo gozo."

I. O MILÊNIO PROPRIAMENTE DITO. “Vede, eu crio novos céus e nova terra. Não haverá lembranças das coisas passadas, nem mais se recordarão. Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio, pois crio para Jerusalém alegria, e para o seu povo gozo.....nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor. Não haverá nela crianças que viva poucos dias, nem velhos que não cumpram os seus dias; aquele que morrer com cem anos, será tido por jovem; o pecador que não conseguir alcançar cem anos, será considerado amaldiçoado. Edificarão casas, e nelas habitarão;  plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros nela habitem, nem plantarão para que outros comam. Pois os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos  gozarão  das obras de suas mãos até a velhice. Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a calamidade; pois serão um povo bendito do Senhor, eles e seus descendentes com eles. Antes que clamem, responderei, estando eles ainda falando, os ouvirei. O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi, mas pó será a comida da serpente. Não se farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor  Is. 65:17-25.

O Milênio, apesar de continuar existindo o mesmo céu e a mesma terra, será um tempo de reconstrução. A terra estará muito destruída em razão dos toque/derramar das trombetas/taças. A Bíblia fala em novos céus e nova terra considerando que tudo é novo em razão de ter acontecido uma verdadeira limpeza física e espiritual no universo. Os inimigos de Deus já se definiram e já foram mortos Ap. 19.21 Os demais foram mortos com a espada que saía da boca daquele que está montado no cavalo. E todas as aves se fartaram com a carne deles. Satanás foi acorrentado e preso, enquanto o anticristo e o falso profeta que faziam parte do sistema da “besta” foram jogados no lago de fogo. Todos os juízos de Deus, referidos em Ez 14.21, já não estão mais sobre o ar da terra. "Pois assim diz o Soberano, o Senhor: Quanto pior será quando eu enviar contra Jerusalém os meus quatro terríveis juízos: a espada, a fome, os animais selvagens e a peste, para com eles exterminar os seus homens e os seus animais! Estes juízos levaram a terra à uma completa assolação, na abertura dos selos e nos toque ou derramar das trombetas/taças. No Milênio, até mesmo nos animais terão uma natureza pacífica. A duração da vida humana será aumentada, e viverão agora sob o Reino do próprio Senhor Jesus.

No Milênio as pessoas viverão num ambiente perfeito e terão todas as necessidades imagináveis satisfeitas, pois estarão vivendo sob um governo perfeito. O próprio Senhor Deus governará "com vara de ferro" Ap 12:5 Ela deu à luz um filho, um homem, que governará todas as nações com cetro de ferro. Seu filho foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono. Podemos imaginar que esse será um tempo de "justiça" auto-imposta por aqueles ainda em corpos mortais! Entretanto, temos o fato de que medida que os tempos forem passando, milhões e milhões de crianças nascerão dos habitantes originais, cada um deles terá uma natureza humana tanto quanto a de seus pais. E, como seus pais antes deles, precisarão crer para não perecer. O ambiente deles incluirá, como o elemento central, um sistema perfeito de adoração em que o próprio Deus estará vivendo entre eles e demonstrando todas suas perfeições dia após dia. Não haverá desculpas para a falta de adoração e ela será esperada de todas as criaturas. Contudo, é certo que mesmo em um tempo de tantas perfeições ainda assim haverão aqueles que se revelarão infiéis, e serão punidos. "Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado." Is 65:20. Como percebemos, mesmo estando vivendo neste governo perfeito sob a supervisão do Senhor Jesus Cristo, ainda assim, haverá muitos insatisfeitos...

 

Continua...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...