terça-feira, 3 de novembro de 2020

LIÇÃO 21 - A última Revolta de Satanás

 

ESCOLA BÍBLICA DINÂMICA - ESCATOLOGIA BÍBLICA

Jovens e Adultos -08 /12/2020

Lição 20

 TEXTO BÁSICO: Ap 20 1-15

1. Vi descer dos céus um anjo que trazia na mão a chave do Abismo e uma grande corrente2. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos; 3. lançou-o no Abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações, até que terminassem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo. 4. Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos. 5. (O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos.) Esta é a primeira ressurreição. 6. Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele durante mil anos. 7. Quando terminarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão 8. e sairá para enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a batalha. Seu número é como a areia do mar. 9. As nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a cidade amada; mas um fogo desceu do céu e as devorou.10. O Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam  sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre. 11. Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.12. Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros. 13. O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito. 14. Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. 15. Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo.

INTRODUÇÃO: Uma vez vencido na Batalha do Armagedom, Satanás será acorrentado, Ele ainda não será lançado no lago de fogo e enxofre, onde a Besta e o Falso Profeta já terão sido lançados. Satanás no entanto, será preso, acorrentado de forma que não mais poderá enganar as nações, pelo menos por um período de mil anos. Com isto, terá início uma nova dispensação, mil anos de paz, justiça e de um Reino Perfeito. Podemos perceber assim, que mil anos será o tempo em que Satanás estará preso, não o tempo total de reinado de Cristo, afinal, o Senhor Jesus quando vier em Glória, virá para reinar eternamente. Mas podemos dizer que será o fim de um mundo antigo e o começo de um mundo novo. Com todos os flagelos que lançados sobre a terra durante a grande tribulação, isto é, fogo, terremotos, tsunamis e grandes saraivas, é de se esperar que, quase que por completo a posição geográfica do planeta estará destruído. O profeta Ezequiel chega a dizer que haverá tantos corpos de soldados mortos em razão do confronto com Jesus na Batalha do Armagedon que será necessário sete meses para sepultá-los. Ez 39: 12-15 E a casa de Israel os enterrará durante sete meses, para purificar a terra. Sim, todo o povo da terra os enterrará, e será para eles memorável dia em que eu for glorificado, diz o Senhor DEUS. E separarão homens que incessantemente percorrerão a terra, para que eles, juntamente com os que passam, sepultem os que tiverem ficado sobre a face da terra, para a purificarem; durante sete meses farão esta busca. E os que percorrerem a terra, a qual atravessarão, vendo algum osso de homem, porão ao lado um sinal; até que os enterradores o tenham enterrado no vale da multidão de Gogue. Uma vez concluídos os sepultamentos, inicia então a reconstrução do planeta, ele estará tão destruído que alguns países simplesmente terão desaparecido por completo.

I. SATANÁS ACORRENTADO. Ap 20:1-3 - E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.

Como vimos na introdução, o Dragão que é Satanás, após ser derrotado juntamente com seu exército, não será lançado imediatamente no Lago de Fogo, assim como foi a besta e o falso profeta. Satanás será preso, acorrentado, e haverá uma “espécie de selo” o impedindo qualquer movimento ou ação maléfica. O abismo, ou poço do abismo, possivelmente é o local onde está localizada a prisão dos espíritos maus citado por Judas em seu livro. Jd 6 E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;

 1. SATANÁS É SOLTO POR UM ESPAÇO DE TEMPO. Ap 20:7,8 E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para ajuntá-las em batalha.

Ao final dos mil anos, Satanás será solto novamente, porem “por um pouco de tempo”, e dará inicio a uma ultima rebelião conhecida como “A última revolta de Satanás”. Será a sua última investida em alcançar o poder e a lealdade humana, mas será também uma última oportunidade de provar aqueles que realmente são infiéis ao Senhor Deus. Satanás mostrará novamente a sua natureza pecaminosa e incorrigível, nesta nova tentativa de assumir o trono de Deus. Porém, será apenas mais uma tentativa frustrante para ele e para os seus seguidores. Ap 20.9 As nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a cidade amada; mas um fogo desceu do céu e as devorou. Podemos perceber pelo texto de Apocalipse, que mesmo vivendo num período de paz estabelecido pelo governo do Senhor Jesus, “nações” se juntarão a Satanás nesta última investida. Nações nos dão a ideia de uma quantidade numerosa de pessoas, o que nos mostra que Satanás sairá com poder de convencimento e será aceito pelos muitos insatisfeitos e incorrigíveis, que mesmo vivendo em um estado perfeito com moradia, emprego, comida, justiça, paz, harmonia, saúde, sem desigualdade, se unirão a ele. Satanás não mudará seus intentos malignos, e o homem mostrará que mesmo após um governo perfeito estará sujeito à reprovação. Tg 1.14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. É óbvio, no entanto, que esse levante de Satanás não pegará Jesus de surpresa, será apenas mas uma tentativa desgastante de Satanás de alcançar o inalcançável e corromper o incorruptível.

 2. GOGUE E MAGOGUE. Ap 20:8-9 E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.

Satanás, fazendo uso de suas artimanhas e mentiras, conseguirá enganar e reunir pessoas dos quatro cantos da terra, “GOGUE E MAGOGUE”. Com um grande exército marchará contra a cidade Santa Jerusalém. O tamanho desse exército é comparado como areia do mar, um exercito muito numeroso que investirá em marcha contra Jerusalém, a cidade do Grande Rei e capital do mundo com o objetivo de toma-la do Senhor Jesus Cristo. Tudo isto apenas mostrará que mesmo após mil anos de prisão Satanás é totalmente incorrigível, e que o homem, da mesma forma, se esquece muito fácil dos benefícios de Deus e se corrompe com muita facilidade. Agora com este grande exercito “falido” ele cercará a cidade santa, só que desta vez será um castigo rápido e eterno. “...de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou”.

Nesta passagem é mencionado Gogue e Magogue. Para identificarmos podemos fazer uma comparação em textos paralelos entre Ezequiel e Apocalipse. Ezequiel nos fala de um exército, formado por blocos de nações que marchará contra Israel na Batalha do Amargedom, Já em Apocalipse, temos um exército formado por “todas as nações”, indicando o envolvimento de toda a terra em marcha contra Jerusalém.

Gogue e Magogue – Ezequiel 38-39

Gogue e Magogue – Apocalipse 20

38:2-6 – Gogue é um Bloco de Nações

8 - Gogue são todas as nações

38:6,15 – Gogue vem do Norte

8 – Gogue envolve toda a terra

38:16 – Gogue age por ato divino

7,8 – Gogue é movido por Satanás

38:21,22 – Gogue é destruído por espada

9 – Gogue é destruído com fogo

39:11-13 – Gogue é sepultado em Israel

9- Gogue é totalmente consumido com fogo

38-39 – Gogue vem antes do Milênio

20 - Gogue vem depois do Milênio

 

 

Desta vez a derrota de Satanás e seus seguidores será uma destruição rápida e generalizada. A Bíblia diz que o fogo os consumirá, Satanás será lançado no lago de fogo para fazer companhia ao anticristo e o falso profeta, desta vez por toda eternidade. Lembre-se que os dóis primeiros personagens a estrearem o lago de fogo foram o anticristo e o falso profeta. Somente depois Satanás será lançado dentro do lago de fogo. Ap 20:10 E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. A soltura de Satanás do abismo e logo em seguida ao seu engano para com as nações e povos que se unirem a ele, servem também de ponte para o juízo final ou grande trono branco que se dará o julgamento dos mortos não escritos no livro da vida, dos anjos caídos e do próprio Satanás. E assim então se dará a entrada para a eternidade.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...