sexta-feira, 30 de outubro de 2020

A GRANDE TRIBULAÇÃO PARTE VI “Trombetas e Taças”

 

ESCOLA BÍBLICA DINÂMICA - ESCATOLOGIA BÍBLICA

Jovens e Adultos - 10/11/2020

Lição 17

TEXTO  BÁSICO: Ap 7.1-16

1. Depois disso vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos, para impedir que qualquer vento soprasse na terra, no mar ou em qualquer árvore. 2. Então vi outro anjo subindo do Oriente, tendo o selo do Deus vivo. Ele bradou em alta voz aos quatro anjos a quem havia sido dado poder para danificar a terra e o mar: 3. "Não danifiquem nem a terra, nem o mar, nem as árvores até que selemos as testas dos servos do nosso Deus". 4. Então ouvi o número dos que foram selados: cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos de Israel. 5. Da tribo de Judá foram selados doze mil; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil; 6. da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil; 7. da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil; 8. da tribo de Zebulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil. 9. Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. E clamavam em alta voz: "A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro". 10. Todos os anjos estavam em pé ao redor do trono, dos anciãos e dos quatro seres viventes. Eles se prostraram com o rosto em terra diante do trono e adoraram a Deus, 11. dizendo: "Amém! Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Amém!" 12. Então um dos anciãos me perguntou: "Quem são estes que estão vestidos de branco e de onde vieram?" 13. Respondi: Senhor, tu o sabes. E ele disse: "Estes são os que vieram da grande tribulação, que lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro. 14. Por isso, eles estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. 15. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Não os afligirá o sol nem qualquer calor abrasador, 16. pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima".

INTRODUÇÃO: O anticristo termina sua perseguição contra a igreja que ficou e no céu é visto por João, uma multidão vestida de branco, que é identificada como “os que vieram da grande tribulação”, foram mortos, martirizados, é dito a João que eles lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro”. Agora o anticristo deverá voltar toda a sua atenção contra os judeu, e profana o templo em Jerusalém. Seus seguidores prestarão culto á imagem da besta que será colocada no templo. Neste período, pela primeira vez o livro de Apocalipse faz menção do povo Judeu, e menciona 144 mil israelitas que foram selados por Deus e que se ocuparão a partir de agora de anunciar aos judeus e ao resto da humanidade o evangelho do reino. Também neste período, Deus envia a Jerusalém duas testemunha. Ap 11.3 E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco. A Bíblia não revela a identidade destas duas testemunhas, o que podemos dizer é que provavelmente serão pessoas que receberão poder e autoridade especiais de Deus para pregar a mensagem de juízo e salvação durante a segunda metade da tribulação. Deus os enviará para pregar e profetizar a respeito do futuro, terão grande poder sobrenatural e exercerão o seu  ministério no poder do Espírito. Serão uma grande ameaça ao Anticristo e a todo o mundo ímpio, e durante um período de 1260 dias neutralizarão os sinais e maravilhas da Besta.  Durante este período, isto é, na segunda metade da grande tribulação ocorrerão grandes tragédias aqui na terra, Sete taças ou trombetas serão tocadas/derramadas sobre a terra. Em Apocalipse 8, João está no céu e pode ver sete anjos com sete trombetas. No final do capítulo 12, João é trazido a terra e na terra ele vê a mesma cena, porém vê estes sete anjos como que derramando taças sobre a terra. A cada toque de trombeta ou derramar da taça algo acontece na terra causando grandes destruições entre aqueles que aceitaram a marca da besta.

I SETE TROMBETAS/SETE TAÇAS. Ap 8.1,2 Quando ele abriu o sétimo selo, houve silêncio nos céus cerca de meia hora. Vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus; a eles foram dadas sete trombetas. Ap 16. 1 Então ouvi uma forte voz que vinha do santuário e dizia aos sete anjos: "Vão derramar sobre a terra as sete taças da ira de Deus.

1. PRIMEIRA TROMBETA/TAÇA. 8.7 O primeiro anjo tocou a sua trombeta, e granizo e fogo misturado com sangue foram lançados sobre a terra. Foi queimado um terço da terra, um terço das árvores e toda a relva verde. /16.2 O primeiro anjo foi e derramou a sua taça pela terra, e abriram-se feridas malignas e dolorosas naqueles que tinham a marca da besta e adoravam a sua imagem. A primeira praga é dirigida diretamente sobre a terra, cobrindo o mundo inteiro, mas especialmente os lugares onde a influência da besta for maior. Como resultado do intenso calor, toda erva verde se secará e queimará, causando feridas malignas dolorosas nos moradores da terra, e principalmente sobre aqueles que tem a marca da besta.

2. SEGUNDA TROMBETA/TAÇA. 8.8,9 O segundo anjo tocou a sua trombeta, e algo como um grande monte em chamas foi lançado ao mar. Um terço do mar transformou-se em sangue.morreu um terço das criaturas do mar e foi destruído um terço das embarcações. 17.3 O segundo anjo derramou a sua taça no mar, e este se transformou em sangue como de um morto, e morreu toda criatura que vivia no mar. Desta vez a direção é o mar, uma terça parte de todo animal marinho morre em consequência desta praga. Um terço dos navios também são destruídos e todos os que buscaram refúgio nas águas por causa do intenso calor que assolava a terra, pereceram juntos.

3. TERCEIRA TROMBETA/TAÇA. 8.10,11 O terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela, queimando como tocha, sobre um terço dos rios e das fontes de águas; o nome da estrela é Absinto. Tornou-se amargo um terço das águas, e muitos morreram pela ação das águas que se tornaram amargas. /16.4 O terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes, e eles se transformaram em sangue. O resultado agora é sobre os rios causando amargor na terça parte da água potável da terra, o que gera mortes de milhares de pessoas. Os rios e as fontes de águas puras ficarão contaminadas e se tornarão em sangue. A água pura se tornará extremamente escassa. O anjo diz que será um castigo justo.

4. QUARTA TROMBETA/TAÇA. 8.12 O quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferido um terço do sol, um terço da lua e um terço das estrelas, de forma que um terço deles escureceu. Um terço do dia ficou sem luz, e também um terço da noite. /16.8,9 O quarto anjo derramou a sua taça no sol, e foi dado poder ao sol para queimar os homens com fogo. Estes foram queimados pelo forte calor e amaldiçoaram o nome de Deus, que tem domínio sobre estas pragas; contudo, recusaram arrepender-se e glorificá-lo. Provavelmente esta será a mais aterrorizante das pragas, ela é direcionada ao sol. A ideia aqui é que o sol se escurecerá um terço do dia, e então, subitamente, ele brilhará tão intenso que queimará e ressecará. O céu inteiro é afetado ferindo o sol, a lua e as estrelas comprometendo toda a terra que ficará mais sombria e estes não iluminarão na mesma intensidade o dia e nem a noite, a ao mesmo tempo causando um calor muito intenso.

II. AS TRÊS ÚLTIMAS PRAGAS. 8.13 - E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar. A declaração deste anjo divide as sete pragas em duas partes:

· Primeiras quatro pragas:  dirigidas sobre a natureza.

· Três últimas pragas: dirigidas contra os habitantes da terra, principalmente contra o reino da besta. Pragas impostas por seres vivos e denominadas de “ais” por sua severidade. A quinta e a sexta praga destruirão os homens, a sétima destruirá suas obras.

1. QUINTA TROMBETA/TAÇA. 9.1 - E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo; 16.10 - E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e eles mordiam as suas línguas de dor. Esse quinto flagelo será enviado diretamente contra o trono da besta, ou seja, o seu reino e o centro de seu poderio. Atingirá  terra inteira, e, provavelmente, nenhuma nação ficará inteiramente livre dos horrendos gafanhotos, mas a força total será sentida na parte da terra que é governada diretamente pelo anticristo. Cinco meses de tormento contínuo sobre a humanidade, legiões de demônios serão soltos, mas estes não poderão tocar naqueles que tem o selo de Deus, isto é, nos 144 mil judeus.

· As estrelas caídas. O sentido exato indica ser esta estrela um ser inteligente, pois certos trabalhos lhe são atribuídos. Uma chave lhe é dada, ele abre uma porta e permite a saída de ocupantes de um abismo.

· Os gafanhotos. Não serão terrenos. Serão sobrenaturais e infernais, uma espécie de “querubins” do inferno. Estas terríveis criaturas são capazes de distinguir aqueles que tem o selo de Deus em suas fontes, e também tem um rei. A duração deste flagelo será de cinco meses.

2. SEXTA TROMBETA/TAÇA. 9.13,14 - E tocou o sexto anjo a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro, que estava diante de Deus, A qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estäo presos junto ao grande rio Eufrates; 16.12 - E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente.  Quatro seres procederão da sexta praga, não se sabe exatamente o que, ou quem são estes duzentos milhões de espíritos malignos. O fato do texto indicar “...preparados para hora...” pode indicar que estes seres venham agir pelo período de um ano, um dia, um mês e uma hora. Serão soltos com seus milhares de exércitos demoníacos (20 mil vezes 10 milhares) matarão a terça parte dos homens com fogo, enxofre e fumaça. 

3. A POSSE DE CRISTO. 10.1,2 - E vi outro anjo forte, ...E tinha na sua mão um livrinho aberto. E pós o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra.  O livro aberto é o mesmo que estava na mão direita de Deus. Todos os sete selos já foram abertos. Seis trombetas já se fizeram ouvir . A última que está preste a soar, nos levará ao fim do período da tribulação e inaugurará o Milênio. Este “anjo forte” e o Senhor Jesus que ao colocar seu pé direito sobre o mar e o esquerdo sobre a terra está tomando posse daquilo que por direito sempre pertenceu a ele mas que estava sob domínio de Satanás.

4. AS DUAS TESTEMUNHAS:  11.3 - E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco. Até o momento a Palestina não fora mencionada. O reino do anticristo não alcançará ela a não ser três anos e meio antes do retorno de Cristo. Este capítulo, embora não mencione, é dedicado aos judeus. 42 meses, será o período que o anticristo tentará forçar os judeus a o adorarem. As Duas Testemunhas profetizarão durante o período em que Satanás estará perseguindo os judeus tenazmente.

Continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...