sábado, 31 de outubro de 2020

A BATALHA DO ARMAGEDOM E A VINDA DE JESUS EM GLÓRIA

 

ESCOLA BÍBLICA DINÂMICA - ESCATOLOGIA BÍBLICA

Jovens e Adultos - 17/11/2020

Lição 18

TEXTO BÁSICO: Ap 19.11-21

11. Vi os céus abertos e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça. 12Seus olhos são como chamas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas e um nome que só ele conhece, e ninguém mais. 13. Está vestido com um manto tingido de sangue, e o seu nome é Palavra de Deus. 14. Os exércitos dos céus o seguiam, vestidos de linho fino, branco e puro, e montados em cavalos brancos. 15. De sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as nações. "Ele as governará com cetro de ferro." Ele pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus todo-poderoso. 16. Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REISE SENHOR DOS SENHORES. 17. Vi um anjo que estava em pé no sol e que clamava em alta voz a todas as aves que voavam pelo meio do céu: "Venham, reúnam-se para o grande banquete de Deus, 18. para comerem carne de reis, generais e poderosos, carne de cavalos e seus cavaleiros, carne de todos - livres e escravos, pequenos e grandes". 19. Então vi a besta, os reis da terra e os seus exércitos reunidos para guerrearem contra aquele que está montado no cavalo e contra o seu exército. 20. Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais milagrosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. 21. Os demais foram mortos com a espada que saía da boca daquele que está montado no cavalo. E todas as aves se fartaram com a carne deles.

INTRODUÇÃO: Ap 16. 11-13 O sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates, e secaram-se as suas águas para que fosse preparado o caminho para os reis que vêm do Oriente. Então vi saírem da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs.São espíritos de demônios que realizam sinais milagrosos; eles vão aos reis de todo o mundo, a fim de reuni-los para a batalha do grande dia do Deus todo-poderoso. A descrição agora no Livro de Apocalipse fala de espíritos demoníacos cuja missão será a de incitar as nações, por ordem do Anticristo e do Falso Profeta, a concentrarem seus exércitos contra o remanescente de Israel. A essa altura, com certeza, todos já estarão deverão estar conscientes de que o Senhor Jesus Cristo descerá para implantar o Seu Reino Milenar a qualquer momento. Os judeus lutarão desesperadamente e acontecerá um grande o morticínio em Israel Zc 13.8. Na terra toda, dois terços serão ceifados e morrerão; todavia a terça parte permanecerá",diz o Senhor. Jerusalém será tomada e invadida mais uma vez, com requintes de perversidades, vandalismo e abuso contra a população, especialmente mulheres Zc 14.2 Reunirei todos os povos para lutarem contra Jerusalém; a cidade será conquistada, as casas saqueadas e as mulheres violentadas. Metade da população será levada para o exílio, mas o restante do povo não será tirado da cidade.

· contra Jerusalém, se ajuntarão todas as nações da terra. Lc 12.3

· naquele dia procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém. Lc12.9

· então sairá o Senhor e pelejara contra essas nações, como pelejou no dia da batalha. Lc14.3

I. A BATALHA DO ARMAGEDOMAp 16.16 Então os três espíritos os reuniram no lugar que, em hebraico, é chamado Armagedom. O termo “Armagedon” significa “Monte de Megido”. O local exato deste vale não é claro por não existir uma montanha chamada Megidom assim, o lugar mais provável será uma área campestre  cheia de montes ao redor da planície de Megido, umas sessenta milhas ao norte de Jerusalém. Essa região tem sido o local onde mais de duzentas batalhas historicamente já aconteceram. A planície de Megido e conhecida como Planície de Esdraelon, e parece ser o lugar principal para que aconteça a batalha de Armagedom, atingindo toda a região de Israel até a cidade Edomita de Bosra Is 63:1 Quem é aquele que vem de Edom, que vem de Bozra, com as roupas tingidas de vermelho? Quem é aquele que, num manto de esplendor, avança a passos largos na grandeza da sua força? "Sou eu, que falo com retidão, poderoso para salvar." O vale do Armagedom tornou-se famoso por duas grande vitórias na história de Israel, a vitória de Baraque contra os cananitas Jz 4.15, e a vitória de Gideão contra os Midianitas Jz 7. Armagedom também foi o lugar de duas grandes tragédias: a morte de Saul e seus filhos 1Sm 31.8, e a morte do rei Josias 2Rs 23.29-30; 2Cr 35.22.

1. JERUSALÉM É CERCADA. Ap 16.12 O sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates, e secaram-se as suas águas para que fosse preparado o caminho para os reis que vêm do Oriente. Em Megido Jerusalém será cercada de todos os lados pelas nações sob a liderança do anticristo e os judeus perderão toda a esperança de sua salvação. O anticristo terá a seu lado as forças de várias nações em guerra contra Deus e Israel Ap 16.13-16. Lançará seu ataque contra os judeus, e avançará sobre Jerusalém visando sua exterminação. O anticristo sabe que o plano futuros de Deus esta relacionados especificamente com Israel. Jr 31.36 "Somente se esses decretos desaparecerem de diante de mim", declara o Senhor,"deixarão os descendentes de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre".

Os judeus lutarão heroicamente. Zc 14.14 Também Judá lutará em Jerusalém. A riqueza de todas as nações vizinhas será recolhida, grandes quantidades de ouro, prata e roupas.

A batalha durará um dia. Zc 14.6,7 Naquele dia, não haverá calor nem frio. Será um dia único, um dia que o Senhor conhece, no qual não haverá separação entre dia e noite, porque, mesmo depois de anoitecer, haverá claridade.

Quando Jerusalém estiver cercada pelo exército das nações confederadas a besta, e os judeus estiverem sem mais esperança de salvação, a ponto de serem tragados, estão clamarão angustiados a Deus. Is 64. 10,11 As tuas cidades sagradas transformaram-se em deserto. Até Sião virou um deserto, e Jerusalém, uma desolação! O nosso templo santo e glorioso, onde os nossos antepassados te louvavam, foi destruído pelo fogo, e tudo o que nos era precioso está em ruínas.

1. A VINDA DE JESUS EM GLÓRIA. “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem, vindo sobre as nuvensMt 24.30.Será nessa situação crítica para Israel que o Senhor Jesus descerá em socorro ao seu povo, sobre os Monte das Oliveiras, em Jerusalém. Zc 14.4 Naquele dia, os seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras, a leste de Jerusalém, e o monte se dividirá ao meio, de leste a oeste, por um grande vale; metade do monte será removido para o norte, e a outra metade para o sul. Os judeus clamarão, e será, neste momento da história que o Senhor Jesus descerá visivelmente com os Seus santos. Is 52.8 Escutem! Suas sentinelas erguem a voz; juntas gritam de alegria. Quando o Senhor voltar a Sião, elas o verão com os seus próprios olhos. Será um evento seguido de morticínios mundiais e sobrenaturais. Ap 19.22,23 Vi um anjo que estava em pé no sol e que clamava em alta voz a todas as aves que voavam pelo meio do céu: "Venham, reúnam-se para o grande banquete de Deus, para comerem carne de reis, generais e poderosos, carne de cavalos e seus cavaleiros, carne de todos - livres e escravos, pequenos e grandes". Daniel, por quatro vezes diz que o reino do mundo foram esmiuçados pelo impacto da pedra que desceu da montanha. Dn 2. 34.35,44,45. Eles seguramente está falando de Cristo na sua segunda vinda Mt 21.44 Aquele que cair sobre esta pedra será despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó"

A repentina aparição do Senhor Jesus será uma ação destruidora e sobrenatural causando completo destroço nos exércitos do anticristo, tanto os que estiverem em ação contra a cidade quanto ao grosso das tropas e seu material de guerra concentrado no Armagedom. Ap 16.21 Caíram sobre os homens, vindas do céu, enormes pedras de granizo, de cerca de trinta e cinco quilos cada; eles blasfemaram contra Deus por causa do granizo, pois a praga fora terrível.  Ao virem Jesus, os do remanescente de Israel, exclamarão arrependidos e aliviados:Bendito o que vem em nome do SenhorMt 23.38,39. Os judeus clamarão pelo verdadeiro Messias. Zc 12.10,11 E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem transpassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único e se lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho. Naquele dia, muitos chorarão em Jerusalém, como os que choraram em Hadade-Rimom no vale de Megido. Uma vez vencidos, tanto o anticristo quanto o Falso Profeta serão lançados no Lago de Fogo, que é o inferno final. Ap 19.20,21 Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais milagrosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. Os demais foram mortos com a espada que saía da boca daquele que está montado no cavalo. E todas as aves se fartaram com a carne deles. O “dragão” que é Satanás, por sua vez, será acorrentado por mil anos. Ap 20.1-3 Vi descer dos céus um anjo que trazia na mão a chave do Abismo e uma grande corrente. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos; lançou-o no Abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações, até que terminassem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo. O remanescente judaico, uma vez expurgado e arrependido, finalmente reconhecerá o Senhor Jesus como Messias e Redentor prometido, e, em escala nacional, o aceitarão, chorando. Is 59.20,21 "O Redentor virá a Sião, aos que em Jacó se arrependerem dos seus pecados", declara o Senhor. "Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles", diz o Senhor. "O meu Espírito que está em você e as minhas palavras que pus em sua boca não se afastarão dela, nem da boca dos seus filhos e dos descendentes deles, desde agora e para sempre", diz o Senhor. Será justamente no Armagedom que o Senhor Jesus há de se revelar a Israel como o seu Messias e libertador, destruindo as forças do anticristo, anulando todo o sistema criado por Satanás. Em seguida, Jesus instaurará o reino de Deus, na terra que terá por capital Jerusalém.

 

CONTINUA...

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...