sábado, 1 de julho de 2017

AS MÃOS QUE SALVAM


Jó 27:11  Ensinar-vos-ei acerca da mão de Deus, e não vos encobrirei o que está com o Todo-Poderoso.

Introdução. Eu tive muitas coisas que guardei em minhas mãos, e as perdi. Mas tudo o que eu guardei nas mãos de Deus, eu ainda possuo. (Martin Luther King).
Com estas palavras do Pastor Martin Luther King, vamos nos conduzir a meditação de um tema, daqueles que quase nunca paramos para pensar sobre ele. Trata-se de um tema,  que no fundo sabemos, quase não falamos dele, pois é algo que parece não pontar para uma coisa que possa ter  importância para nós. Para falar a verdade, eu mesmo, não me lembro quando, ou se alguma vez cheguei falei sobre isto. Por esta é outras razões, é que tenho concluído, graças ao comentário de meu sobrinho Fábio, que este tema quase nunca falado em nosso arraial pode nos trazer muita edificação.

De que estamos falando afinal? Estamos falando das nossas mãos. Vamos ver o que sabemos e o que conhecemos deste órgão tão importante a nossa anatomia. 

Na verdade, podemos até não falar de nossas mãos, mas, deixa eu dizer, como usamos elas! Pense comigo, o que seria de nós se não tivéssemos elas? Logo pela manhã, assim que acordássemos, simplesmente para nos levantarmos da nossa cama, seria um enorme sufoco. Deixa eu te dizer, sem elas, precisaríamos de muito treino para nos conduzirmos a um aprendizado como estivéssemos começando a viver naquele momento. Para nossas primeiras higienes diárias, como tomar um banho, escovar os dentes, lavar o rosto, pentear os cabelos, fazer a barba, tudo isso depende das nossas mãos Elas desempenham um trabalho que pode até parecer simples, mas são extremamente importantes para nós. Pense um pouco, como acionaríamos o chuveiro para  derramará água sobre o nosso corpo a água que usaremos para nos limparmos?. Como faremos para o uso do sabonete, ou shampoo, ou qualquer outro produto que auxilia o nosso banho. Tudo isto será feito com o uso das nossas mãos. após o banho teremos que nos enxugar, e aí, mais uma vez precisaremos das nossas mãos para pegar a  toalha  e nos enxugarmos. Escovar dos dentes é outra tarefa onde as mãos são essenciais. Colocar creme dental na escova, e em seguida  conduzirmos a escola a nossa boca e aos nossos dentes,  fazendo um serviço  completo. Como faremos isso? Claro com as nossas mãos!

Já pensamos em tomar o café da manhã sem utilizar as mãos? Acho que não da! Primeiro temos que partir o pão, depois, passar manteiga, colocar queijo, mortadela, presento ou seja lá o que for, tudo terá que ser feito com a ajuda das mãos. O café pode até estar pronto, mas está, com certeza na garra térmica e aí precisaremos levá-lo ao nosso copo e adoçá-lo. Isto será mais uma missão para elas, as nossas mãos. Se formos falar do quanto utilizamos este órgão, precisaremos de bastante tempo, pois as mãos, nunca se cansa de trabalhar.

Mas o que sabemos sobre as mãos, além de todas estas questões biológicas básicas? Afinal, são tão poucas são as informações que temos acerca deste que é uma das mais poderosas ferramentas da civilização. Será que conseguimos imaginar algo que vai além disso? E não não é que tem! Entre tantas coisas interessantes que vimos sobre nossas mãos, ainda tem muito mais. Podemos citar, por exemplo, que elas são base para verdadeiro um verdadeiro sistema numeral.  Querem ver? Então me respondam, Quantos algarismos existem exatamente? Se a sua resposta é dez, então deixa eu fazer outra pergunta: Quantos dedos existem nas nossas mãos? Se sua resposta também é dez, pronto, podemos afirmar com toda certeza que foram nossas mãos que definiram nosso sistema de numerais.

Mais interessante ainda é a descoberta de que muitas vezes falamos com as nossas mãos! Ouvimos até alguém dizer que “italianos falam com as mãos”, não é verdade, a verdade é que é que  todos nós, falamos. Independente de nossa origem, nossa mão possui um setor no cérebro que dizem chamar-se  “Área de Broca”. Essa área, segundo dizem, é responsável pelo processamento, composição e compreensão da fala. Ao mesmo tempo, ela também controla alguns movimentos das nossas mãos. Logo... Por isso que ao falarmos costumamos mexer com nossas mãos. Isso até mesmo qunado falarmos no celular, já perceberam isso?

I. AS MÃOS HUMANAS.
Efésios 4:28  Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
Nossas mãos são capazes de realizar diversos trabalhos que não teríamos como fazer, se não as tivéssemos. Nossas mãos parecem ser um órgão bem  simples, porém não é tão simples assim. Nossas pequeninas mãos, são formadas por não menos que 27 ossos. Desses, 8 são chamados de ossos do carpo, isto porque formam um conjunto de esqueletos que se articulam em harmonia com todos os outros demais ossos das mãos. 5 deles, são chamados de ossos metacarpo. São assim chamados por serem iguais, e possuírem uma forma alongada, articulando-se ao lado dos ossos do carpo e de ossos conhecidos como falanges. Por falar nisso. ainda temos mais 14 ossos. Estes são conhecidos como falanges. Temos três falanges em cada dedo, com exceção do polegar, que só possui duas. quando uma as falanges se aproximam do metacarpo, executam uma espécie de função preênsil nas mãos. É em razão disso que somos capazes de realizar a mais delicada tarefas. 

Com nossas mãos somos capazes de realizarmos uma cirurgia cerebral, desde que tenhamos formação para isto, é claro. Tocamos instrumentos musicais dos mais variados, emitindo sons de extrema beleza. Com as mãos somos capazes de pintar quadros, paredes, carros, etc. Podemos escrever cartas, modelar granitos, e fazer um monte de coisas que nem percebemos. Coisas simples como atender o telefone, mandar uma mensagem pelo celular, ligarmos a televisão, mudar os canais ou simplesmente falarmos ao microfone. Em tudo isto, a nossa mão terá sua participação! É com as mão que acenamos para pessoas amigas dando um "tchauzinho" ou mesmo pedindo para ela nos esperar,  com as mãos fazermos coisas deliciosas na cozinha, concertarmos coisas nas oficinas, e fazermos várias bugigangas que depois de prontas nós mesmo nem sabemos para que serve. Assim é as nossas mãos. 

Este órgão é tão importante que a Bíblia não economiza espaço para falar delas. A começar por Gênesis, os textos vão se multiplicando por todos os livros até chegar no Apocalipse. Com textos que invariavelmente  dão uma noção clara da importância de nossas mãos e a Bíblia apresentam homens e mulheres realizando trabalhos dos mais diversos. São muitos os textos, e como não temos tempo nem espaço para citarmos todos eles, vamos ver apenas alguns, começando pelo AT.

  1. Mãos que realizam os mais diversos trabalhos. Gn 5:29   ...Este (Noé) nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos...
  2. Mãos que recebem as mais diversas responsabilidades. Gn 9:2 - ...e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues.
  3. Mãos que são usadas para atender os pobres. Jó 20:10  Os seus filhos procurarão agradar aos pobres, e as suas mãos restituirão os seus bens.
  4. Mãos que nos preparam e nos capacitam para a guerra. Sl 18:34  Ensina as minhas mãos para a guerra, ...
  5. Mas preguiçosas. Pv 21:25 - O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar.
  6. E se as mão se mostrarem frouxas para o trabalho. Ec 10:18 - Por muita preguiça se enfraquece o teto, e pela frouxidão das mãos a casa goteja.

E alguns textos do NT.
  1.  Mãos precisam passar por higienes pessoais. Mt 15: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.
  2. Com que consagram os obreiros. At 6.6 - E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.
  3. Mas precipitadas. ITm 5:22 - A ninguém imponhas precipitadamente as mãos..
  4. Mãos que não receberão o selo da besta. Ap 20.4 - ...E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos...

II. AS MÃOS DIVINAS.
Jó 27:11  Ensinar-vos-ei acerca da mão de Deus, e não vos encobrirei o que está com o Todo-Poderoso.
Se temos tanto a falar das nossas mãos que são apenas parte de uma criação perfeita de Deus, o que dizer das mãos de Deus que a tudo criou. Vamos então analisar alguns textos que podem nos ajudar a termos uma, mesmo que pequena, noção das poderosas mãos do Deus Grande e Poderoso que a tudo criou, inclusive as nossas mãos!

As mão de Deus são as mãos formadoras. Gn 2:7 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Quando lemos este texto qual impressão que nos fica? A impressão de que Deus tenha tomado o pó da terra e o modelado de tal forma que o mesmo tenha assumido o formato do homem, em seguida Deus soprou sobre ele o fôlego de vida. Isaías o profeta parece aceitar este argumento:  “… Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos (Is. 64:8).

Os textos bíblicos vão surgindo nas folhas das Escrituras sempre nos revelando a Pessoa de Deus e nos mostrando cada um dos aspectos de Sua criação. “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos (Sl. 19:1). 
  1. Mãos na qual depositamos toda a nossa confiança. Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, Senhor Deus da verdade. Sl 31:5
  2. Mãos que nos exalta. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.
  3. 1Pe 5:6. Mão abençoadoras. Levanta-te, Senhor. Ó Deus, levanta a tua mão; não te esqueças dos humildes. Sl 10:12
  4. Mãos poderosas. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Hb 10:31

Resumindo, só podemos dizer como Moisés no livro ee DeuteronômioSenhor DEUS! já começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua forte mão; pois, que Deus há nos céus e na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, e segundo os teus grandes feitos? Dt 3:24

III. AS MÃO SALVADORAS DO SENHOR JESUS.
Mc 5:23  E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva.
Temos que terminar esta prédica, mas não podemos terminá-la olharmos, mesmo que de forma rápida e resumida, para as mãos benditas do nosso Senhor Jesus Cristo. Ele que durante seu ministério terreno, um ministério que durou alguma coisa entre três anos a três anos e meio, foi capaz de demonstrar como ninguém o poder abençoador através da imposição de suas mãos. Jesus em um breve momento da história, foi capaz de olhar com compaixão para um homem doente, um homem que as pessoas religiosas ou não, sequer pensavam na possibilidade de se aproximarem dele. Mas nosso Mestre, não apenas olhou para ele, Jesus derrubando todas as barreiras possíveis e impossíveis, estendeu as suas mãos e o recebeu.  Um homem que uma nação inteira por medo, havia desprezado. é recebido por Jesus que lhe oferece suas mãos salvadoras. Mc 1.41  E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo. Encontramos Jesus agora estendendo estas mesmas mãos e trazendo de volta a vida a uma menininha, tão pequeina. Mt 9.25 E, logo que o povo foi posto fora, entrou Jesus, e pegou-lhe na mão, e a menina levantou-se. Jesus também estendeu suas mãos para dar vistas aos cegos. Mc 8.25 Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e o fez olhar para cima: e ele ficou restaurado

Jesus que nunca se cansou de faze o bem, todos os dias as pessoas vinham a Ele para serem curadas, e Ele estendia suas mãos sobre elas.
Lc 40.40E, ao pôr do sol, todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e, pondo as mãos sobre cada um deles, os curava.
Quando chegou a casa de seu amigo Pedro e encontrou sua sogra ardendo em febre, Jesus a tomou pelas mãos e ela foi curada.
Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão, e levantou-a; e imediatamente a febre a deixou, e servia-os. Mc 1:31

As pessoas, com inveja de nosso Mestre armaram contra Ele um sistema corrupto para o prenderem e assim terminarem com sua história.
  1. Jesus é entregue nas mãos de soldados romanos. E lançaram-lhe as mãos, e o prendera Mc 14:46 Ora, achando-se eles na Galiléia, disse-lhes Jesus: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens; Mt 17:22.
  2. Jesus foi amarrado e conduzido a diversos julgamentos, E Anás mandou-o, maniatado, ao sumo sacerdote Caifás. João 18:24.
  3. O que a cena seguinte vai nosmostrar será os homens usando suas mão para fazerem ao mestre todo tipo de maldade. Então cuspiram-lhe no rosto e lhe davam punhadas, e outros o esbofeteavam.Mt 26:67Como o esbofeteavam? Claro usando as suas mãos.
  4. Jesus é entregue a Pilatos, que, percebendo que a situação lhe fugia das mãos, desculpem pelo trocadilho, lavou  as suas mãos!  Mt 27.24 Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso.
  5. Daí pra frente, o que vamos ver são várias mãos sendo utilizadas para trazer sofrimento ao nosso Mestre.
  6. Lhe fazem uma cora de espinho, algo parecido a um capacete, e após colocarem sobre sua baça de forma rude, bateram com bastões até que os espinhos adentrassem em seu crânio e o sangue escorreu em sua cabeça.
  7. Os soldados romanos também não deixaram por menos, o acorrentaram a uma mastro e lhe surraram de forma violenta deixando suas costas rasgadas e completamente  ensanguentadas. quantas mãos que juntas trouxeram tão grande sofrimento para aquele que apenas queria nos trazer vida.
  8. Obrigaram nosso Mestre a carregar até o lugar da crucificação um pesado madeiro sobre seus ombros. E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota. Jo 19.17.
  9. Ao chegar ao lugar chamado Gólgota, o deitaram sobre a cruz, e com pregos enormes cravaram suas mãos, pregando-as no madeiro. Jesus apenas se virava a cada pancada que o soldado romano aplicava sobre o prego. 

A morte não teve poder de contê-lo. Três dias após sua crucificação, Jesus ressuscita com todo poder e toda autoridade. 

Lc 24.37-40 - E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés.

Benditas as mãos daquele que se entregou, mesmo sabendo de todo sofrimento que lhe seria imposto. Benditas as mão daquele que suportou todo tipo de sofrimentos sem nada ter feito para merecê-los. Benditas as mãos que seguraram aquele pesado tronco de madeira sobre os ombros daquele que tinha sofrido toda especie de sofrimento capazes, ou incapazes ao homem. Benditas as mãos que recebeu aqueles pregos enormes e não desistiu de nós um só momento na sua crucificação. Lc 24.46,47 -   E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...