TEXTO BÁSICO: Efésios 4.1-16
TEXTO DEVOCIONAL: 1Co 12.4,5
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
Introdução: Está claro tanto no AT como no NT, que Deus chama homens e mulheres para ministérios específicos no tempo e na igreja. Podemos citar Abraão, Moisés, Josué, Elias, Daniel, Jeremias, os doze apóstolos, Paulo e Timóteo; isso só para começar. Paulo menciona pelo menos cinco ministérios, chamados de dons de Cristo, os quais foram conferidos para a tarefa específica de conduzir a igreja a um estado de perfeição. Ef 4.11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Esses ministérios podemos identificá-los como: Ministério apostólico, profético, evangelístico, pastoral, e ministério de ensino. Alguns eruditos ensinam que os últimos dois podem ser considerados como um só ministério uma vez que que muitos pastores são doutos no ministério do ensino. Vamos dar uma breve olhada para cada um destes ministérios isoladamente e procurar identificá-los em alguma evidência nos ministérios de hoje em nossas igrejas atuais.
I. OS MINISTÉRIOS APRESENTADOS POR PAULO.
Numa primeira análise, vamos observar com um pouco de atenção para ministérios específicos apresentados por Paulo no texto básico da lição. Alguns ministérios relacionados talvez não encontremos na maioria das igrejas em nossos dias. Contudo, ao final vamos analisar os ministérios exercidos em nossa igreja local.
1. O MINISTÉRIO DO APÓSTOLO. E ele mesmo deu uns para apóstolos...
As maiores partes dos eruditos bíblicos estão de acordo que a palavra apóstolo tem dois empregos no NT. Primeiro, refere-se ao membro de um grupo muito distinto, consistindo dos discípulos de Cristo e Paulo. Este grupo tinha uma posição definida na ministração da doutrina na Igreja Primitiva e sua autoridade estava acima da igreja universal. Jd l7 Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, Este tipo de apóstolo já não existe hoje. A Bíblia descreve estes homens como tendo uma função ímpar na fundação da Igreja Ef 2.20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; o que os situa num grupo peculiar e limitado.
Todavia, encontramos a palavra “apóstolo” sendo usada com outro sentido no NT, como, por exemplo em Rm 16.7 Saudai a Andrônico e a Júnia, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo. e 2Co 8.23, Quanto a Tito, é meu companheiro e cooperador para convosco; quanto a nossos irmãos, são embaixadores das igrejas e glória de Cristo. Neste texto o termo é traduzido como mensageiro ou embaixador, em português o que parece referir-se a homens diferentes dos mencionados anteriormente. Trata-se de homens que foram enviados pelas igrejas locais como mensageiros do Evangelho, indo para novos campos de trabalho. O significado literal da palavra “apostolo” no grego é enviado. Certamente estes homens pioneiros, levaram o Evangelho a regiões que ainda não o tinham recebido. Contudo, hoje não é comum chamar de apóstolo os que exercem este tipo de ministério. Em nossos dias quem exerce um ministério neste sentido são chamados de “Missionários”. Algumas igrejas chamadas modernas denominadas de “apostólicas” utilizam o termo para identificar seus líderes ou fundadores.
2. O MINISTÉRIO DO PROFETA. e outros para profetas...
O verbo profetizar deve ser entendido em dois sentidos: predizer e proclamar. Havia profetas dispersos em toda a Igreja Primitiva. Uns, sua mensagem era de natureza preditiva, como Ágabo, que predizia o futuro At 11.28 E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César. Todavia, a maior parte deles tinha apenas o ministério de proclamar a mensagem profeticamente. Eles proclamavam, pelo Espírito, a vontade de Deus, no tempo presente, sem predizer o futuro. Assim, no NT ter dom de profecia não é o mesmo que exercer um ministério de profeta. De acordo com o Comentário Bíblico Pentecostal o profeta neotestamentário seria alguém dotado por Deus para receber e mediar diretamente a Palavra do Altíssimo, seu ofício consiste em proclamar e interpretar a Palavra de Deus, por vocação divina, com vistas à admoestação, exortação, ânimo, consolação e edificação da igreja. Paulo nos dá os três propósitos básicos que podem ser entendidos tanto para o dom de profecia quanto para o ministério profético em 1Co 14.3: exortação, edificação e consolação. Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação.
3. O MINISTÉRIO DO EVANGELISTA. e outros para evangelistas...
O termo evangelista vem da palavra evangelho, que significa boas-novas. Entende-se como evangelista alguém que proclame as boas novas da redenção para os perdidos. Além de seu uso em Ef 4, o termo é também aplicado a Filipe em At 21.8 ...e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. E a Timóteo, como uma exortação: “... faze o trabalho de um evangelista...” 2 Tm 4.5. Dos dois exemplos bíblicos citados acima, podemos concluir que a diferença entre evangelista e apóstolo é que, o trabalho do primeiro, seria o de simplificar o Evangelho e persuadindo os homens à conversão, dando sequência a um trabalho Já iniciado pelos apóstolos com os que tinham conhecimento do Evangelho. At 8.40. E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia. Observemos que Filipe ministra em Cesaréia e Samaria, onde o Evangelho já fora introduzido pelos apóstolos de Cristo. Por sua vez, Timóteo exerceu um ministério evangelístico em Éfeso, onde Paulo já havia implantado uma igreja. Ao contrário disso, o apóstolo vai a novos campos onde o Evangelho ainda não é conhecido. Observemos a descrição que o Apóstolo Paulo faz de seu ministério, em Rm 15.20: “esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio.” Evangelista, portanto, é a pessoa que proclama o Evangelho aos que não o aceitaram ainda, com o fim de levar as boas novas a eles. O evangelista é um porta-voz de Deus, em outras palavras, um anunciador de Cristo. Não há nenhuma mensagem mais importante para se pregar, pois o Evangelho é “o poder de Deus para a salvação” Rm 1:16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.
4. O MINISTÉRIO DO PASTOR. e outros para pastores...
Talvez dos ministérios vistos até aqui, seja o “pastoral” seja o mais difícil de ser exercido por se tratar de um ministério cuja a responsabilidade seja a de cuidar do rebanho de Deus e alimentar as ovelhas do Senhor Jo 21.16 Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Este ministério está relacionado diretamente com o cuidado e com do ensino. Ao contrário dos outros ministérios, o ministério pastoral é mais abrangente, pois o pastor cuida de uma ampla faixa de atividades ministeriais. Os pastores são aqueles que dirigem a congregação local e cuidam das suas necessidades espirituais.Também são chamados de “anciãos” At 20.17 De Mileto, mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja. Presbíteros, Tt 1.5 Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei. o que implica seu vasto campo de ação. Além da específica chamada divina, o pastor deve preencher outras qualificações enunciadas em 1Tm 3.1-7 e Tt 1.5-9.
5. O MINISTÉRIO DO MESTRE. e doutores...
Rm 12.7 se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
O Ministério de Ensino na Bíblia é uma área de atuação que visa educar e formar espiritualmente os membros da igreja. Hoje em dia este ministério muitas vezes é tido em pouca consideração, eis uma das razões porque as igrejas em geral revelam grande carência de ensino. É preciso notar que o ensino da Palavra foi um dos principais ministérios que Jesus exerceu aqui na terra. Como Cristo instruiu seus discípulos em Mt 28:19-20: Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.
Paulo frequentemente admoestou Timóteo a ocupar-se neste ministério da doutrina e aplicar-se a prática da Palavra. 1Co 4.17 - Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda parte ensino em cada igreja. O Ministério de Ensino é vital para a saúde e o crescimento da igreja, pois proporciona aos membros a oportunidade de aprofundar seu conhecimento das Escrituras e aumentar sua fé. Como disse o apóstolo Paulo em Ef 4:12, o Ministério de Ensino serve “para equipar os santos para a obra do ministério, para edificar o corpo de Cristo.” Em resumo, devemos saber que o ministério de ensino deve funcionar devidamente entrosados em mútua cooperação e complementação. Na igreja apostólica houve ocasiões em que os apóstolos ocuparam-se do ensino e, os pastores, da evangelização. Os que, no princípio, foram separados para servir às mesas, como Estevão e Filipe, também receberam ministérios como o profético e o evangelístico. 1Jo 2.27 - E a unção que vós recebestes dele fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.
II. OS MINISTÉRIOS NA IGREJA LOCAL.
Ef 4.16 - do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
Falar de “igreja local” em nosso caso específico, significa falarmos objetivamente de Igreja Batista Nacional Vale das Bênçãos, principalmente aqui em Bacaxá. É importante fazermos esta abordagem porque ao falarmos de “Ministérios” na igreja precisamos levar em conta que podemos estar falando também de “cargos ministeriai” ou “eclesiásticos” e neste caso, isto pode variar muito de denominação para denominação. Hoje em dia, cada igreja parece ter formado sua própria visão no que diz respeito a constituição de seu corpo ministerial. Em se tratando de “Igreja Batista Nacional” a primeira coisa que devemos observar é o que diz o MANUAL BATISTA NACIONAL uma vez que nele estão reunidos todos os parâmetros doutrinários e organizacionais de nossa denominação. Especificamente no manual, apenas dois ministérios ou cargos eclesiásticos estão indicados, são eles: Pastores e Diáconos. Demais cargos que possam ser apresentados podem ser denominados de “cargos locais”, sem qualquer relação convencional.
Liderança da igreja local. Entendemos que a igreja local exerce suas funções na esfera de culto, governo, doutrina, e missão integral através de liderança reconhecida, sob a coordenação do pastor titular. Os ministros são pessoas genuinamente vocacionados por Deus para O servirem, de acordo com o que estabelece as Sagradas Escrituras e as deliberações da Ordem de Ministros Batistas Nacionais. A igreja pode funcionar numa estrutura baseada em departamentos, procurando envolver toda a membresia, nos propósitos da igreja; A igreja pode, também, funcionar a partir da perspectiva de ministérios, orientados por um planejamento estratégico, objetivando o cumprimento da missão integral e o atendimento das necessidades detectadas; (MBN pg 31)
1. PASTORES. HB 13.7 - Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.
No nosso caso, somos uma “missão”, isto é, somos uma igreja filiada a uma “Matriz”. e nesse caso temos um Pastor Presidente, Pastores dirigentes: 1º dirigente e 2º Dirigente. Temos ainda pastor auxiliar, e um pastor jubilado. O apóstolo Pedro exorta os pastores/presbíteros a pastorear, ou seja, a cuidar do povo de Deus:1Pe 5.2 Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.
2. DIACONOS. At 6.3 - Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
Os diáconos e as diaconisas, são escolhidos e experimentados, sendo eleitos ou consagrados pela igreja, a fim de desenvolverem tarefas relacionadas à responsabilidade social, e para desempenharem outros serviços de caráter eventual ou não, conforme decisão da igreja local, em atendimento às demandas surgidas, e à solicitação de seu pastor, e são considerados seus auxiliares diretos. (MBN pg 31). A eleição de diáconos e diaconisas é um ato da igreja local, cabendo a esta determinar a quantidade de oficiais e o período para o exercício da função, podendo submetê-los a um período probatório. O diaconato pode ser entendido como uma função com prazo determinado ou enquanto bem servir. Deve-se observar que, quando um diácono se transfere de igreja,automaticamente está abrindo mão de sua função na igreja de origem, devendo ser recebido apenas como membro. A igreja é responsável pelo exame do testemunho, do conhecimento doutrinário e da aptidão para o diaconato. A celebração ou não de um culto solene é facultativa. (MBN pg 39).
3. EVANGELISTAS. 2Tm 4.5 - Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
Como vimos, somente pastores e diáconos são cargos ou funções ministeriais reconhecidos pela CBN (Convenção Batista Nacional). No caso dos evangelistas, estamos falando de um cargo local, isto é, não convencionado, são consagrados ou reconhecidos ministerialmente pelos pastores locais para exercerem a função na igreja onde servem, e se por ventura se desligarem da igreja não são necessariamente apresentados a uma outra igreja ou denominação pelo cargo que exercem na igreja em que foram consagrados. (em alguns casos ao ser recebido algum irmão vindo de outra denominação com o cargo, por exemplo de Prebítero, eles são recebidos e posteriormente consagrados a evangelista ou pastor). Os evangelistas podem exercer funções liderança, ensino, pregação da Palavra, tudo segundo orientação pastoral.
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