domingo, 28 de março de 2021

LIÇÃO 6 NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Parte I

TEXTO BÁSICO: 2Tm1.3-13

3. Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você, noite e dia, em minhas orações. 4. Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa. 5. Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Loide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você. 6. Por essa razão, torno a lembrá-lo de que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos. 7. Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. 8. Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os meus sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus, 9. que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Essa graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, 10. sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho. 11. Desse evangelho fui constituído pregador, apóstolo e mestre. 12. Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o que lhe confiei até aquele dia. 13. Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus, o modelo da sã doutrina que você ouviu de mim.

Introdução: A partir desta lição começamos a caminhar em direção a um entendimento mais aprofundado no que diz respeito a fé que professamos e a crença sob a qual sustentamos todo o corpo doutrinário de nossa igreja. Estamos nos referindo a nossa “credenda”, aquilo em que devemos crer, e nossa “agenda”, aquilo que devemos fazer. De uma forma mais suscinta, podemos dizer que se trata da nossa Regra de Fé e prática, neste caso, a “Declaração de fé das Igrejas Batistas da Convenção Batista Nacional”, que, segundo o nosso Manual, foi votada na sua Primeira Assembléia. A Comissão de Reforma do Manual Básico optou por manter totalmente o texto adotado na 1ª edição, uma vez que se trata de parte integrante da Confissão de Fé dos Batistas do Sul dos Estados Unidos. Não pretendemos nestas lições iniciais esgotar nenhum dos temas doutrinários, mas apenas enumerá-los para que sejam apresentados individualmente em lições posteriores.

Para uma melhor conceitualização e entendimento, o credenda mostra aquilo em que devemos crer, nossa regra de fé. Significa, portanto, crer em Deus e no Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, Sua graça e justificação, e nossa adoção pelo Pai por meio do Filho através do selo do Espírito Santo, que se dá no momento que nosso coração é regenerado por Deus e confessamos com nossa boca o senhorio de Jesus. Por outro lado, o ”agenda representa aquilo que devemos fazer, isto é, nossa regra de prática. Buscar a paz com todos, tomar a armadura da fé, levar o evangelho a toda criatura, obedecer às autoridades e julga-las pela Palavra de Deus, sermos submissos uns aos outros, exercitar os dons espirituais que Deus nos concede, vivendo de modo decente, “como quem vive de dia”, pondo à morte o pecado e as suas armas através da obediência de fé para a qual fomos chamados.

 Esta distinção pode ser facilmente percebida em Romanos e Efésios:

  • Credenda: Romanos nos caps. 1-11. Efésios nos caps. 1-3
  • Agenda: Romanos nos caps. 12-16. Efésios nos caps. 4-6.

 DECLARAÇÃO DE FÉ DAS IGREJAS BATISTAS DA CONVENÇÃO BATISTA NACIONAL VOTADA NA SUA 1º ASSEMBLÉIA.

I. DAS ESCRITURAS2Tm 3.16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,

 Conforme posto no artigo I da DDCBB (Declaração de Fé da Convenção Batista Brasileira), a Bíblia É a Palavra de Deus; Sua plena e definitiva revelação aos homens. Escrita por homens inspirados por Deus, é inerrante e infalível nos originais em quaisquer de seus 66 livros componentes, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'". Mt 4.4. A Bíblia não é só um livro, é um conjunto de 66 livros escritos por cerca de 40 autores que viveram em épocas e contextos históricos diferentes. E as parte como o todo harmonizam de forma perfeita. Assim, a explicação para tudo isso, que foi escrita por homens plenamente inspirado pelo Espirito santo de Deus. 2Pe 1.21 pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.

  • Cremos que a Bíblia Sagrada foi escrita por homens divinamente inspirados; que é um tesouro perfeito de instrução celestial, tendo Deus por seu verdadeiro autor; que tem por objetivo a salvação dos homens; que o seu conteúdo é a verdade sem qualquer mescla de erro; que revela os princípios pelos quais Deus nos julgará e por isso é, e continuará sendo, até ao fim do mundo, o verdadeiro centro da união cristã e padrão supremo pelo qual toda a conduta, credos e opiniões dos homens devem ser julgados Rm 1.16 Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. 

(2Tm 3.16, 17; 2Pe 1:21; 2Sm 23.2; At 1.16; 3.21; Jo 10.35; Rm 3.1, 2; Lc 16.29-31; SI 119.111; 2Tm 3.15; 1Pe 1.10, 12; At 11.14; Rm 1.16; Mc 16.16; Jo 5.38, 39; Pv 30.5, 6; Jo 17.17; Ap 22.18,19; Rm 3.4; Rm 2.12; Jo 12.47,48; 1Co. 4.3,4; Lc 10.10-16; 12.47,48; Fl 3.16; Ef 4.3-6; Fl 2.1, 2; 1Co 1.10; 1Pe 4.11; 1Jo 4.1; Is 8.20; 1Ts 5.21; 1Co 13.5; At 17.11; 1Jo 4.6; Jd 1.3; Ef 3.17; SI 119.59,60; Fl 1.9-11).

II. DO VERDADEIRO DEUSJo 4.24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

 Se queremos definir Deus, então podemos dizer que Deus é Espírito Pessoal, inteligente, perfeito em Santidade, Justiça, Verdade e Amor. Eterno, Infinito e Imutável. Tg 1.17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes. Deus é Onipotente, Onisciente, e Onipresente, Criador e Senhor Supremo dos céus e da terra, indizivelmente glorioso e digno de toda honra, confiança e amor. Rm 1.120 Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; Podemos ainda dizer que em Deus há três pessoas distintas, o Deus Pai, o Deus Filho e o Deus Espírito Santo, iguais em todas as perfeições divinas e que executam ofícios distintos mas harmônicos pessoas distintas mas sem divisão em sua essência na grande obra da Redenção. São três Pessoas em um só Deus. Deus Pai é o Criador, Sustentador, Redentor, Juiz e Senhor da história e do universo, que governa pelo Seu poder, dispondo de todas as coisas, de acordo com o Seu eterno propósito e graça. 2Co 13.13 “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês”.

  • Cremos que há um e somente um Deus vivo e verdadeiro, Espírito infinito e inteligente, cujo nome é Jeová, Criador e Senhor Supremo dos céus e da terra, indizivelmente glorioso em santidade e digno de toda honra, confiança e amor; que na Unidade Divina há três pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, iguais em todas as perfeições divinas e que executam ofícios distintos mas harmônicos na grande obra da Redenção.

(Jo 4.24; SI 147.5; SI 83.18; Hb 3.4; Rm 1.20; Jr 10.10; Êx 15.11; Is 6.3; 1Pe 1.15, 16; Ap 4.6-8; Mc 12.30; Ap 4.11; Mt 10.37; Jr 12.2; Mt 28.19; Jo 15.26; 1Co 12.4-6; 1Jo 10.30; Jo 5.17; 14.23; 17.5,10; At 5.3,4; 1Co 2.10,11; Fl 2.5, 6; Ef 2.18; 1Co 13.13; Ap 1.4,5).

 JESUS. Cl 1.15-17 Ele é a imagem do Deus invisível,o primogênito sobre toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.

Jesus Cristo, é um em essência com o Pai, é o eterno Filho de Deus. Nele, por Ele e para Ele foram criadas todas as coisas; Na plenitude dos tempos, Ele se fez carne, na pessoa real e histórica de Jesus Cristo, gerada pelo Espírito Santo e nascido da Virgem Maria, sendo, em Sua pessoa, verdadeiro Deus e verdadeiro homem; Jesus é a imagem expressa do Deus Pai, a revelação suprema de Deus ao homem; Ele honrou e cumpriu plenamente a lei divina e revelou e obedeceu toda a vontade de Deus; Identificou-se perfeitamente com os homens, sofrendo o castigo e expiando a culpa de nossos pecados, conquanto Ele mesmo não tivesse pecado; Para salvar-nos do pecado, morreu na cruz, foi sepultado e ao terceiro dia ressurgiu dentre os mortos e, depois de aparecer muitas vezes a seus discípulos, ascendeu aos céus, onde, à destra do Pai, exerce o Seu eterno sumo sacerdócio. Jesus Cristo é o único Mediador entre Deus e os homens e o Único e Suficiente Salvador e Senhor; Pelo seu Espírito ele está presente e habita no coração de cada crente e na Igreja; Ele voltará visivelmente a este mundo em grande poder e glória, para julgar os homens e consumar sua obra redentora. Mc 10.10,11 Assim que saiu da água, Jesus viu o céu se abrindo e o Espírito descendo como pomba sobre ele. Então veio dos céus uma voz: "Tu és o meu Filho amado; de ti me agrado".

III. DO ESPÍRITO SANTOAt 1.8 Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra".

O Espírito Santo é Deus, um em essência com o Deus Pai e com o Deus Filho, Ele é a pessoa divina que inspirou homens santos da antiguidade para escreverem as Escrituras e Capacitou homens para compreenderem a verdade. O Espírito Santo exalta a Cristo, convence o homem do pecado e os atrai a Salvação efetuando a regeneração. Cultiva o caráter cristão, conforta os crentes e concede os dons espirituais pelos quais eles servem a Deus através de Sua Igreja. Sela o salvo para o dia da redenção final. A presença dEle no cristão é a segurança de Deus para trazer o salvo à plenitude da estatura de Cristo. Ele ilumina e reveste de poder (Batismo no Espírito Santo) o crente e a Igreja para a adoração, evangelismo e serviço. Sl 51.11 Não me expulses da tua presença nem tires de mim o teu Santo Espírito. No dia de Pentecostes, em cumprimento final da profecia e das promessas quanto à descida do Espírito Santo, Ele se manifestou de maneira singular, quando os primeiros discípulos foram batizados no Espírito, passando a fazer parte do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Suas outras manifestações, constantes no livro Atos dos Apóstolos, confirmam a evidência de universalidade do dom do Espírito Santo a todos os que creem em Cristo; Sua plenitude e seu fruto na vida do crente constituem condições para uma vida cristã vitoriosa e testemunhante. Ef 4.30 Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.

  • Cremos que o Espírito Santo é o Espírito de Deus. Ele inspirou homens santos da antiguidade para escrever as Escrituras. Capacita homens através de iluminação a compreender a verdade. Exalta a Cristo. Convence do pecado, da justiça e do juízo. Atrai homens ao Salvador e efetua regeneração. Cultiva o caráter cristão, conforta os crentes e concede os dons 22 espirituais pelos quais eles servem a Deus através de Sua Igreja. Sela o salvo para o dia da redenção final. A presença dEle no cristão é a segurança de Deus para trazer o salvo à plenitude da estatura de Cristo. Ele ilumina e reveste de poder (Batismo no Espírito Santo) o crente e a Igreja para a adoração, evangelismo e serviço 

 (Gn 1.2; Jz 14.6; Jo 26.13; SI 51.11; 139.7; Is 61.1-3; Jl 2.28-32; Mt 1.18; 3.16; 4.1; 12.28-32; 28.19; Mc 1.10,12; Lc 1.35; 4.1,18, 19; 11.13; 12.2; 24.49; Jo 4:24; 14.16, 17,26; 16.7-14; At 1.8; 2.1-4, 38; 4.31; 5.3; 6.3; 7.55; 8.17, 39; 10.44; 13:2; 15.28; 16.6; 19.1-6; Rm 8.9-11; 14.16, 26, 27; I Co 2.10-14; 3.16; 12.3- 11; Gl 4.6; Ef 1.13,14; 4.30; 5.18; 1Ts 5.19; 1Tm 3.16; 4.1; 2Tm 1.14; 3.16; Hb 9.8, 14; 2Pe 1.21; 1Jo 4.13; 5.6, 7; Ap 1.10; 22.17).

Bibliografia:

Manual Básico Batista Nacional

Credenda et agenda: a balança do ser e fazer » Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara (ipjardimguanabara.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...