domingo, 7 de março de 2021

2021 O ANO DA ESPERANÇA

 Sl 42.11 NTLH. Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus.

INT. 2020 foi um ano muito difícil para todos nós, foi um ano em que tivemos de aprender a viver de uma forma diferente daquilo que entendemos como normal e que vivemos durante a nossa vida. Foi um ano difícil pois perdemos pessoas que amávamos, pessoas que gostavamos de ter por perto e que de uma hora para outra simplesmente foram tiradas de nosso convívio. Foi um ano que sinceramente, para grande maioria de nós talvez tería sido melhor que ele nem tivesse existido... Mas 2020 existiu, mas finalmente acabou. Foi o ano em que fomos confrontado com um tema que nos convidava a crescer na maturidade, mas como crescer num ano em que fomos obrigados a ficar trancados dentro de casa, como crescer se todos os dias éramos confrontado porum número de vítimas fatais que todos os dias só aumentava...  levando consigo tantas pessoas que bem poderiam ainda estar com a gente...

Foi um ano de tristeza sim, tristeza, por todos aqueles que partiram... Um ano de aflição, pois simplesmente, além de ver tantos amigo, parentes e mesmo pessoas que não conheciamos sendo vencidos, ainda tínhamos que conviver com o medo de não saber quem seria o próximo da lista. Nem ao menos tínhamos qualquer promessa de possibilidade da cura.

Mas finalmente 2020 acabou, já estamos em 2021 e agora o nosso desafio talvez não seja mais o de crescer em maturidade, pois de uma forma ou de outra, em 2020 crescemos... Aprendemos a viver o “novo”, mesmo que esse “novo” não fosse exatamente onde ou como queríamos crescer...

2021 chega trazendo para nós um novo desafio... Talvez por isso tenhamos sidos confrontados a crescer... Nosso desafio agora é o de viver uma nova expectativa. O vírus não acabou, ele ainda está aí e continua infectando muitas pessoas que amamos... Por isso, o nosso primeiro grande desafio agora é o de continuar vivendo, pois o mundo não acabou... o que acabou foi o ano de 2020. Não podemos relaxar agora em relação a todos os cuidados que aprendemos. Não sabemos ainda até quando, mas a máscara, o álcool em gel e principalmente o isolamento social ainda é uma realidade que não deve ser desprezada.

2021 para nós do ministério Vale das Bênçãos é o ano da esperança... Mesmo que ainda tenhamos que conviver com momentos de tristezas e de agonia como descreve o Salmista, o nosso maior desafio agora é ter esperança...  

Segundo a winkipédia livre, o termo esperança pode ser entendido como uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal.

Na Bíblia, ao lado da Fé e do Amor, a esperança completa as três virtudes teologais do Cristianismo. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o amor. 1Co 13:13 ARC

Será esta virtude ou crença emocional chamada esperança que nos condicionará a estarmos assegurados firmemente na ajuda e na graça concedida pelo Espírito Santo de Deus.

Aristóteles, filósofo grego disse que a esperança é o “sonho do homem acordado”. Visão filósofa que talvez possa ilustrar muito bem toda nossa agonia vivida neste momento difícil que chamamos de pandemia, onde fomos pressionados a simplemente parar de sonhar.

Esperança, este ano é um convite a não desistirmos, um convite a nos colocarmos numa posição de enfrentamento aos medos e as tristezas, exatamente com descrita nas palavras do salmista. O tema Esperança nos convida a continuar sonhando, mas sonhar acordados com os olhos bem abertos, pois não é hora de desisitir, é hora de conhecer as riquezas de Deus e viver a esperança da glória do Senhor Jesus Cristo... aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; Cl 1:27 ARC

I. PORQUE ESTOU TÃO TRISTE... Estou muito abatido e encurvado e choro o dia todo. Sl 38:6 NTLH

A “primeira onda” da Covid-19, não podemos negar, foi extremamente difícil e dolorosa. Distanciamento social, quarentena, lockdowns, e o pior, milhares de pessoas infectadas e mortas. Perdemos amigos, perdemos parentes, perdemos pessoas que amávamos ou tínhamos um relacionamento de amizade, não importa, isto irremediavelmente trouxe para todos nós muita tristeza e dor.

E como se tudo isso fosse tão ruim que não pudesse piorar, ainda tivemos que conviver com o abuso de governantes e políticos corruptos que aproveitando este momento de dor e de instabilidade finaceira desviaram quantias milionárias em supostas construções de hospitais de campanha que nem sequer foram finalizados, e na compra de respiradores que nunca chegaram a seu destino final, ou que chegaram más na maioria sequer funcionavam... Enquanto eles aumentam suas fortunas, centenas, ou milhares de familias simplesmente são dilaceradas por falta de atendimento público decente. O clamor que parece querer nos sufocar se identifica com o grito do profeta Habacuque... Ó Senhor Deus, até quando clamarei pedindo ajuda, e tu não me atenderás? Até quando gritarei: “Violência!”, e tu não nos salvarás?  Por que me fazes ver tanta maldade? Por que toleras a injustiça? Estou cercado de destruição e violência; há brigas e lutas por toda parte.  Por isso, ninguém obedece à lei , e a justiça nunca vence. Os maus levam vantagem sobre os bons, e a justiça é torcida. Hc 1:2‭-‬4 NTLH

Agora, já se vão quase um ano desde que tudo começou, e ainda temos de viver o que chamam de um segunda onda, pior e talvez até mais contagiosa que a primeira, mesmo com todo avanço da ciência. A situação é verdadeiramente desacalentadora... De fato, a riqueza engana, e as pessoas orgulhosas nunca têm sossego. A sua ganância não tem fim. Elas nunca estão satisfeitas: como o mundo dos mortos, sempre querem mais. Hc 2:5 NTLH

O sentimento capaz de descrever este momento talvez seja mesmo o de tristeza, este sentimento que escraviza a nossa alma e nos coloca num estado de profunda dor. Mês após mês só tenho tido desilusões, e as minhas noites têm sido cheias de aflição. Jó 7:3

Mas neste ponto em que aparece este sentimento ruim, capaz dennos colocar tão para baixo precisamos ter um olhar de esperança, um olhar de esperança pela vacina que finalmente está chegando graças ao árduo trabalho de inúmeros pesquisadores, cientistas, médicos e infectologistas do mundo inteiro. Um olhar de esperança para conseguirmos superar essa fase dificíl. Crer que haverá um amanhã é necessário e fundamental... Na minha aflição, eu clamei ao Senhor ; ele me respondeu e me livrou da angústia. Sl 118:5

Crer que somos seres frágeis, é verdadeiro, todavia, seres frágeis, mas resilientes, que são capazes de prender com os erros, e crescer...

O melhor a fazer não é desistir de viver e ficar voluntariamente esperando pela morte, o melhor a fazer é nos manter confiante, mesmo estando cercados por grupos de pessoas que se acham espertas demais para esperar o tempo dela... Como vemos no caso das vacinas...

O melhor a fazer em 2021 é estar na casa de Deus, mesmo que, por hora, ainda cercados por todo tipo de proteção como mascaras, álcool em gel, ou coisas do gênero que pelo menos nos possibilitem manter uma posição de resguardo e nós permite, mesmo que agora, num menor número, mas na casa de Deus, o louvando é agradecendo... Isto é esperança. Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no Senhor , exultarei no Deus da minha salvação. Hc 3:17‭-‬18 ARC

II. PORQUE ESTOU TÃO AFLITO. Mês após mês só tenho tido desilusões, e as minhas noites têm sido cheias de aflição. Jó 7:3

Se na primeira preposição identificamos o estado de agonia vivido em razão dos días maus que invariavelmente tivemos que enfrentar, nesta segunda não diferente, podemos verbalizar agora a falta de direção é de socorro diante das poucas expectativas de livramento. Os dias pareciam, por sua natureza, que iam se esvaindo diante de nós e ao mesmo tempo levando consigo todas as expectativas de tempo melhores. Nada, absolutamente nada parecia conseguir explicar a sensação de vazio e de insegurança em nós produzida pelo aumento da dor e das perdas. Nosso estado, tal como o de Jó, era de aflição... as minhas noites têm sido cheias de aflição. 

A aflição é um sentimento persistente de dor física ou moral. Diferente da tristeza, a aflição nos impossibilita de reagir. A aflição é algo como uma entrega involuntária movida pela sensação de não haver uma saída... “O meu coração está agitado e não descansa; só tenho vivido dias de aflição. Jó 30:27

A aflição nos coloca em estado de ansiedade, agonia e angústia. Quando estamos aflitos parece que não encontramos refugio capaz de nos satisfazer. Nas horas de aflição eu oro ao Senhor; durante a noite, levanto as mãos em oração, porém não encontro consolo. Sl 77:2 NTLH

A aflição nos causa um sentimento de solidão... Ó Senhor Deus, por que ficas aí tão longe? Por que te escondes em tempos de aflição? Sl 10:1 NTLH

Sentimentos de fraqueza... ...as nossas mãos ficaram moles; a aflição tomou conta de nós, como as dores de uma mulher no parto. Jr 6:24 NTLH

Nos sentimos desafiados... E em 2021 nosso desafio se chama “esperança”... Exatamente como nas palavras do salmista: Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus.

III. EU POREI MINHA ESPERANÇA EM DEUS. E agora, Senhor, o que posso esperar? A minha esperança está em ti. Sl 39:7 NTLH

Ficar triste diante de tudo que falamos é realmente inevitável. Enfrentarmos alguns momentos de agonia talvez ainda seja uma possibilidade que vamos conviver por algum tempo, mas o nosso desafio agora é COLOCAR NOSSA ESPERANÇA EM DEUS. Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva. 1Pe 1:3 NTL

O que pode fazer agora toda diferença não é o simples fato de termos esperança, mas o fato de depositarmos toda a nossa esperança na pessoa certa. Portanto, há duas coisas que não podem ser mudadas, e a respeito delas Deus não pode mentir. E assim nós, que encontramos segurança nele, nos sentimos muito encorajados a nos manter firmes na esperança que nos foi dada. Essa esperança mantém segura e firme a nossa vida, assim como a âncora mantém seguro o barco. Ela passa pela cortina do templo do céu e entra no Lugar Santíssimo celestial. Hb 6:18‭-‬19 NTLH

Colocarmos nossa esperança em Deus e continuarmos confiando inteiramente Nele... Em 2020 confiamos em Deus, agora em 2021 nosso desafio vai ser o de confiar ainda mais. Se me chamarem no dia da aflição, eu os livrarei, e vocês me louvarão.” Sl 50:15 NTLH

A hora agora é de concentrarmos todas as nossas expectativas na Pessoa de Deus, prestar a Ele o melhor do nosso culto e entender que Ele continua sendo o nosso Salvador e o nosso Deus. Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; aguentem com paciência os sofrimentos e orem sempre. Rm 12:12 NTLH




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...