quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Escola Bíblica Lição 7 - Escatologia


ESCATOLOGIA BÍBLICA
Jovens e Adultos - 18/08/2020
Lição 7 
"O DIA DE CRSITO"
O ARREBATAMENTO DA IGREJA
TEXTO BÁSICO
1Tessalonissenses 4. 13-18
13. Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. 14.Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram. 15.Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem. 16.Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. 17.Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. 18.Consolem-se uns aos outros com essas palavras.
Introdução: O Dia de Cristo é o dia em que se cumpre a maior de todas as promessas feitas ao longo das páginas das Escrituras Sagradas. Estamos falando da volta do Senhor Jesus para buscar a sua igreja, que é o primeiro de dois dois eventos em que acontecerá a Volta do Senhor Jesus. Neste primeiro evento, chamado de Arrebatamento, Jesus vem secretamente e somente a igreja tomará conhecimento deste fato. As demais pessoas apenas saberão, porque num momento único no mundo inteiro uma quantidade inumerável de pessoa desaparecerão num abrir e fechar de olhos, repentinamente, sem deixar qualquer rastro de seus paradeiro. No arrebatamento Jesus vem até as nuvens do céu e os salvos irão ao encontro dele, tanto os que já tiverem mortos neste tempo, pois serão ressuscitado, como bem vimos em lições anteriores, quanto os vivos, que serão arrebatados. E isso veremos nesta lição que começamos a estudar agora.

I. SINOPSE DA DOUTRINA DA VINDA DE JESUS.
Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. V.17
A vinda do Senhor Jesus é um mistério que só será bem compreendido quando ocorrer. Será um evento inicial profético de uma série, que abrangerá a Igreja, Israel e as nações em geral. Se dará em duas fases bem distintas uma da outra. Na primeira fase, Jesus virá para os seus (Jo 14.3), é a fase que conhecemos como “Arrebatamento da Igreja” (1Ts 4.17). na segunda fase, Jesus virá com os seus (Zc 14.5; 1Ts 3.13). Será sua revelação pessoal, ou sua “Vinda em Glória”. A primeira fase se dará nos ares, a segunda será sua manifestação pública. No arrebatamento Jesus não vem a terra, ao solo. O mundo não tomará conhecimento do fato, a não ser depois, quando notar a ausência, a falta, o desaparecimento de milhões de cristãos em todo o mundo. Será um acontecimento secreto, reservado para os que são dEle.
Na segunda fase, todos os olhos o verão e todas as tribos da terra se lamentarão (Mt 24.30). Entre o arrebatamento e a revelação de Jesus decorrerá um período que deverá durar pelo menos sete anos. Muitos fatos surpreendentes estarão acontecendo na terra. No arrebatamento Jesus virá secretamente para a Igreja, na revelação, Ele vem publicamente para Israel e as demais nações. Considerando as distintas manifestações de Jesus na sua primeira e segunda vinda, podemos dizer que:
ü Em Belém, Jesus veio como o Messias Salvador do mundo.
ü Nos ares, Jesus virá como o Noivo para a sua Igreja.
ü No Monte das Oliveiras, Jesus virá como Juiz e Rei para julgar as nações.
Assim, podemos afirmar que a vinda de Jesus está relacionada com três grupos de povos em que Deus divide a raça humana (1Co 10.32). Os povos da terra considerados sob o ponto de vista humano estão divididos nos mais diversos grupos étnicos. Porém, considerando-a sob o ponto de vista divino, temos três segmentos:
ü IGREJA. Jesus virá como seu noivo, a fim de levá-la para si, para a glória celestial (Jo 14.3). Isto inclui todos os santos de todos os tempos.
ü JUDEUS. Jesus virá como Messias e Libertador, após prová-los e expurgá-los mediante a Grande Tribulação (Mt 23.29; Rm 11.26)
ü GENTIOS. Isto é, as nações em geral, Jesus virá como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, e Juiz, para julgá-las, e, após isso, reinar sobre elas com vara de ferro e com justiça. (Sl 2.6-10; 96.13)
A Bíblia é rica em evidências que afirmam a veracidade da doutrina da volta do Senhor Jesus.
ü Ele mesmo afirmou que viria – JO 14.3; Ap 22.20.
ü Os anjos afirmaram que Ele virá – At 1.10,11.
ü Os escritores da Bíblia também por diversas vezes afirmaram – Jó 19.25; Dn 7.13,14.
ü Os sinais confirmam sua vinda – Mt 16.3; 24.3
O Arrebatamento da Igreja marca o inicio do chamado “dia de Cristo”. Este dia está diretamente relacionado com a Igreja e vai do arrebatamento até a sua Vinda em Glória. (1Co 1.8; Fp 1.6; 2Co 1.14; 2Tm 4.8). Segundo as Escrituras, Jesus virá para:
ü Levar a Igreja para si – Jo 14.3.
ü Consumar a salvação – Rm 13.11.
ü Glorificar os seus – Rm 8.17.
ü Recompensar a todos – Mt 16.27.
ü Reconhecer publicamente – 1Co 4.5
ü Prender Satanás – Ap 20.1,2
ü Ser glorificado por nós – 2Ts 1.10
II. FATOS DO ARREBATAMENTO DA IGREJA.
1Co 1.8 - o qual também vos confirmará até o fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.
O Arrebatamento da Igreja, como o próprio nome indica, é um evento que deverá acontecer em cumprimento das promessas feitas pelo Senhor Jesus que disse que voltaria e a levaria para estar com Ele (Jo 14). Os salvos serão os únicos a tomarem parte neste evento que está diretamente relacionados a eles. (ou melhor dizendo: A nós). No ato do Arrebatamento acontecerão algumas coisas que o mundo não tomará conhecimento, são fatos que atingirão diretamente o mundo espiritual.
1. O QUE OCORRERÁ NOS CÉUS. 1Ts 4.13-17;
Primeiro, ouvir-se-á o BRADO DE JESUS, a VOZ DO ARCANJO e o som da TROMBETA DE DEUS. Em seguida, os mortos em Cristo ressuscitarão. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Neste momento Jesus trará consigo os fiéis que estavam com Ele, (espírito e alma) os quais se unirão a seus corpos, já ressurretos e glorificados. Em seguida os fieis vivos na ocasião, serão transformados, glorificados e arrebatados. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Juntos, os mortos ressuscitados e os vivos transformados se encontrarão com Jesus nos ares e seguirão com Ele para o céu. Somente os fiéis, mortos e vivos, ouvirão os sonidos divinos da chamada vindos do céu e serão arrebatados pelo poder de Deus ao encontro do Senhor nos ares. 1Ts 3.13 - para vos confirmar os corações, de sorte que sejam irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.
2. O QUE OCORRERÁ NOS ARES.
Como já foi demonstrado, no arrebatamento, Jesus virá somente até as nuvens, ...seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares... seus pés, desta vez, não tocarão o solo, como acontecerá na sua Vinda em Glória. Portanto nos ares ocorrerá o encontro de Jesus com a sua Igreja. Todos aqueles que forem arrebatados junto com todos os ressuscitados, se encontrarão nas nuvens do céu, e conforme as escrituras, “... estarão para sempre com o Senhor”
3. O QUE ACONTECERÁ NA TERRA.
1Co 15.51,52 - Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Na terra dar-se-á a ressurreição dos mortos justos, bem como a transformação e desaparecimento dos vivos (justos). Todos os mortos que morreram em Cristo ou na promessa de Cristo, deste o tempo de Adão, até aos nossos dias neste momento, ressuscitarão. A terra não conseguirá mais manter presa a ela os corpos dos salvos, que neste momento serão devolvidos aos seus legítimos donos. É o que a Bíblia chama acertadamente de “REDENÇÃO DO CORPO” Rm 8.23. 23 e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Quanto aos que estiverem vivos, seus corpos também serão transformados de corruptível em incorruptível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...