segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Escola Bíblica Lição 10 - Escatologia

ESCOLA BÍBLICA DINÂMICA
ESCATOLOGIA BÍBLICA
Jovens e Adultos - 08/09/2020
Lição 10
“O DIA DO SENHOR”
AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL
Parte I

Aluno(a) __________________________________________

TEXTO BÁSICO: Dn 9.20-27

20Enquanto eu estava falando e orando, confessando o meu pecado e o pecado de Israel, meu povo, e trazendo o meu pedido ao Senhor, o meu Deus, em favor do seu santo monte 
21. enquanto eu ainda estava em oração, Gabriel, o homem que eu tinha visto na visão anterior, veio voando rapidamente para onde eu estava, à hora do sacrifício da tarde.
22. Ele me instruiu e me disse: "Daniel, agora vim para dar a você percepção e entendimento.
23. Assim que você começou a orar, houve uma resposta, que eu trouxe a você porque você é muito amado. Por isso, preste atenção à mensagem para entender a visão:
24. "Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade a fim de acabar com a transgressão, dar fim ao pecado, expiar as culpas, trazer justiça eterna, cumprir a visão e a profecia, e ungir o santíssimo.
25. "Saiba e entenda que, a partir da promulgação do decreto que manda restaurar e reconstruir Jerusalém até que o Ungido, o príncipe, venha, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas. Ela será reconstruída com ruas e muros, mas em tempos difíceis.
26. Depois das sessenta e duas semanas, o Ungido será morto, e já não haverá lugar para ele. A cidade e o Lugar Santo serão destruídos pelo povo do governante que virá. O fim virá como uma inundação: guerras continuarão até o fim, e desolações foram decretadas.
27. Com muitos ele fará uma aliança que durará uma semana. No meio da semana ele dará fim ao sacrifício e à oferta. E numa ala do templo será colocado o sacrilégio terrível, até que chegue sobre ele o fim que lhe está decretado".

INTRODUÇÃO: 
As Setenta Semanas de Daniel é uma profecias extremamente importante no que diz respeito ao estudo da escatologia bíblica. Se não conseguirmos entender a profecia das SETENTA SEMANAS, corremos o risco de não entendermos o Sermão profético descrito em Mateus 24, e pior, não compreenderemos corretamente o livro de Apocalipse, uma vez que esta profecia abrange esses dois. Basta uma olhada atenta e veremos que quase todo o livro de Apocalipse e uma aplicação da profecia preditiva das Setenta Semanas de Daniel. Nesta profecia Deus revela ao seu servo o futuro da nação de Israel, Incluindo em seu contexto, revelações que dizem respeito ao período final da Igreja aqui na Terra, como um parêntesis na história. Podemos dizer que Deus deu a Daniel um quadro geral dos eventos futuros relacionados com Israel; e deu a João, no Apocalipse, os eventos relacionados a igreja. A diferença entre às ambos os livros, é que Daniel escreveu seu livro para os leitores judeus enquanto João, escreveu para a Igreja. Prova disso é que existem bem poucas citações no Apocalipse em relação aos judeus.

Deus é o único que pode discorrer sobre o futuro. Ninguém além de Dele poderia fazer tal apresentação, pois somente Ele tem conhecimento e controle do passado, do presente e do futuro das nações em geral. Muitos fatos preditivo da profecia, já se cumpriram e assim o estudo desta profecia torna-se mais edificante e até mais empolgante se considerarmos que estamos agora vivendo no " TEMPO DO FIM " de que falou o profeta Daniel em Dn.8:17-19; Dn.10:14; Dn.12:4.

I. O CONTEXTO HISTÓRICO DA PROFECIA.
Dn.9:1,2 No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da nação dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus, no ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falou o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de acabar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos.

Lemos no verso 1 No ano primeiro de Dario... Somos levados ao entendimento de que o relato da profecia tem lugar após Dn.5:31 e Dario, o medo, apoderou-se do reino, com a idade de sessenta e dois anos. Este Dário identificado por "Dário o Medo". Foi quem sucedeu no governo da Babilônia, ao rei Belssazar. Neste tempo, tinha ele 62 anos. Foi ele quem escolheu Daniel para ser um dos três presidentes que foram colocados a frente dos 120 Sátrapas. Foi ele também que, depois do fascinante livramento de Daniel da cova dos leões, publicou um decreto exigindo reverência ao Deus de Daniel em todos os seus domínios. Neste tempo, estava chegando o final dos Setenta anos de Cativeiro do povo judeu.

No verso 2 eu, Daniel, entendi pelos livros...”. Daniel possivelmente tinha acesso, ou mesmo possuía uma biblioteca, cujos livros ele estudava com frequência, e entre esses livros estavam os "rolos" do profeta Jeremias, que Daniel menciona chamando-o de "as profecias de Jeremias". O texto lido a que Daniel faz referência na nossa tradução encontra-se em Jr.25:11-12 E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto, e estas nações servirão ao rei da Babilônia setenta anos. Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei da Babilônia, e esta nação, diz o SENHOR, castigando a sua iniquidade, e a da terra dos caldeus; farei deles um deserto perpétuo. Esse rei de que fala a profecia já fora castigado. Então Daniel chegou a conclusão que já estava próximo o tempo para terminarem as "Assolações de Jerusalém", a qual continuava destruída. Jr. 29:10 Porque assim diz o SENHOR: Certamente que, passados setenta anos na Babilônia, vos visitarei e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando-vos a trazer a este lugar.

1. A ORAÇÃO DE DANIEL (DN 3.1-9)
V.3. Eu, pois, dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinzas.

Daniel, se mantinha fiel a Deus sendo por isso um homem de Oração e Jejum. Certamente temos aí a razão por que sempre permaneceu firme, mesmo vivendo e trabalhando no palácio, sem se corromper. Uma coisa tocante em relação a oração de Daniel é o fato dele confessar os pecados da sua nação como se fossem os seus. Dessa forma ele se identificava como pertencente a este povo e chega mesmo a identificar os judeus como seu povo. Dn 9.5 pecamos, e cometemos iniquidade, e procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos;

2. A RESPOSTA A ORAÇÃO (Dn.9:20-23)
Dn 9:21 estando eu, digo, ainda falando na oração, do varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente e tocou-me à hora do sacrifício da tarde.

Daniel não chegou concluir a sua Oração, a resposta divina veio antes mesmo que ele a terminasse, e Deus mobilizou um dos anjos mais proeminentes para lhe trazer a resposta, Gabriel. Dn.9:21,22,23 Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da tarde. Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, agora saí para fazer-te entender o sentido. No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a palavra, e entende a visão.

II. AS SETENTA SEMANAS.
Dn.9:24 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.

Findaram-se os 70 anos e não ocorria o repatriamento dos judeus. 
Dn.9:2 No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, com preendi pelas Escrituras, conforme a palavra do Senhor dada ao profeta Jeremias, que a desola ção de Jerusalém iria durar setenta anos.
Jr. 25:11-12 Toda esta terra se tornará uma ruína desolada, e essas nações estarão sujeitas ao rei da Babilônia durante setenta anos. "Quando se completarem os setenta anos, castigarei o rei da Babilônia e a sua nação, a terra dos babilônios, por causa de suas iniquidades", declara o Senhor, 'e a deixarei arrasada para sempre.
Jr 29.10 Assim diz o Senhor: 'Quando se completarem os setenta anos da Babilônia, eu cumprirei a minha promessa em favor de vocês, de trazê-los de volta para este lugar.

O cativeiro tratava-se de disciplina de Israel por quebra deliberada dos preceitos divinos descritos em Lv .25:3-5; 26:14,33-35. O cativeiro de Judá foi, em grande parte, fruto da desobediência dos Judeus quanto às palavras do Senhor, acima exaradas. Vemos na passagem de Levíticos que Deus determinou a observância de uma ano Sabático, ou de Descanso, quando a terra deveria descansar. Isso devia ser observado cada 7 anos. Ora, durante os quase 500 anos que vão da monarquia de Israel ao seu cativeiro, eles não cumpriram o preceito do Senhor. Resultado: Deus mesmo fez a terra repousar, mantendo seus maus "Inquilinos" fora por 70 anos. 70 anos é o total de anos Sabáticos ocorridos no espaço de 490 anos. 2Cr.36.20,21 E os que escaparam da espada levou para a Babilônia; e fizeram-se servos dele e de seus filhos, até ao tempo do reino da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da desolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.

As Setenta Semanas da profecia em Dn.9:24-27 devem ser entendidas como Semanas de anos; não de dias, e isso para os judeus era algo bastante comum. O original não diz "SEMANA", e sim "SETES " (Setenta Setes). Quando se trata de semana de dias, como em Dn.10.2,3 Naquela ocasião eu, Daniel, passei três semanas chorando. Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei; e não usei nenhuma essência aromática, até se passarem as três semanas. Neste caso, no texto original é acrescentado, em hebraico, a palavra para dias: "YAMIN"
"Semana de anos". Lv.25:8; Nm.14:34; Ez.4:7
Aplicação prática de uma "Semana de anos" Gn.29:20-27

Seis eventos preditos na profecia em relação a Israel ainda não se cumpriram. E, por ocasião da última das Setenta Semanas, a Bíblia diz: "E ele fará firme aliança com muitos por uma Semana". É algo impensável  um pacto entre nações por uma Semana de dias, quando somente o protocolo e as celebrações muitas vezes tomam mais de uma Semana. A autenticidade desta profecia Dn.9.24-27 foi atestada por Jesus, em Mt.24.15 Assim, quando vocês virem 'o sacrilégio terrível', do qual falou o profeta Daniel, no Lugar Santo - quem lê, entenda. O Senhor Jesus mostra, de maneira clara que a última das Setenta Semanas era ainda futura, uma vez que o fato ali citado por Ele ainda não havia ocorrido.

CONTINUA...

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