segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Escola Bíblica Lição 12 - Escatologia

ESCOLA BÍBLICA DINÂMICA
ESCATOLOGIA BÍBLICA
Jovens e Adultos - 22/09/2020
Lição 12
“O DIA DO SENHOR”
AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL
Parte III

Aluno(a) __________________________________________

TEXTO BÁSICO: Dn 9.20-27
20. Enquanto eu estava falando e orando, confessando o meu pecado e o pecado de Israel, meu povo, e trazendo o meu pedido ao Senhor, o meu Deus, em favor do seu santo monte 
21. enquanto eu ainda estava em oração, Gabriel, o homem que eu tinha visto na visão anterior, veio voando rapidamente para onde eu estava, à hora do sacrifício da tarde.
22. Ele me instruiu e me disse: "Daniel, agora vim para dar a você percepção e entendimento.
23. Assim que você começou a orar, houve uma resposta, que eu trouxe a você porque você é muito amado. Por isso, preste atenção à mensagem para entender a visão:
24. "Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade a fim de acabar com a transgressão, dar fim ao pecado, expiar as culpas, trazer justiça eterna, cumprir a visão e a profecia, e ungir o santíssimo.
25. "Saiba e entenda que, a partir da promulgação do decreto que manda restaurar e reconstruir Jerusalém até que o Ungido, o príncipe, venha, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas. Ela será reconstruída com ruas e muros, mas em tempos difíceis.
26. Depois das sessenta e duas semanas, o Ungido será morto, e já não haverá lugar para ele. A cidade e o Lugar Santo serão destruídos pelo povo do governante que virá. O fim virá como uma inundação: guerras continuarão até o fim, e desolações foram decretadas.
27. Com muitos ele fará uma aliança que durará uma semana. No meio da semana ele dará fim ao sacrifício e à oferta. E numa ala do templo será colocado o sacrilégio terrível, até que chegue sobre ele o fim que lhe está decretado".

INTRODUÇÃO: As Setenta Semanas de Daniel, como vimos tratam de um tempo de provações e sofrimentos pelos quais Israel terá de passar antes que o seu libertador apareça, para que, como diz o final do verso 24, os pecados de Israel tenham fim, e para trazer a justiça eterna. Dn.9:24 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e ungir o Santo dos santos. Como vimos na lição passada estas "Semanas" não se referem à Igreja, mas ao povo de Israel propriamente dito. "Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo”. O povo de Daniel são os Judeus. e sobre a tua santa cidade. A cidade, refere-se a Jerusalém. 

I. ENTENDENDO AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL
Dn.11:31.E sairão a ele uns braços, que profanarão o santuário e a fortaleza, e tirarão o contínuo sacrifício, estabelecendo a abominação desoladora. 

Como vimos até aqui, sessenta e nove semanas se cumpriram fielmente, faltando apenas uma semana para que toda a profecia finalmente possa ter seu cumprimento realizado. Vimos que esta última semana é futura, pois o Senhor Jesus chegou a fazer menção de uma fato descrito na profecia que em seu tempo ainda aguardava o seu cumprimento. Mt.24.15 Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo (quem lê, que entendam. Assim, parece claro, como vimos, que seis coisas precisam ter lugar, e é necessário que Cristo venha e que Israel seja restaurado e convertido. Dn.9:25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as ruas e as tranqueiras se reedificarão, mas em tempos angustiosos.

"Desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém". A indicação do tempo em que começaria a primeira Semana seria uma ordem ou decreto, que como vimos foi entregue a Neemias para sua execução no ano 445 aC. Do tempo que vai da reconstrução de Jerusalém pelos repatriados até a morte e ascensão do Messias totalizaria 69 semanas de anos, ou seja, 483 anos. "Até o Messias, sete semanas e sessenta e duas semanas".  A profecia entregue a Daniel vai descrevendo fatos que se desenrolaria nos tempos de cumprimento das setenta semanas, e para entendermos precisamos ir observando o texto pouco a pouco. Dn.9:26 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas assolações.

"Sessenta e duas semanas". A isso acrescentem-se mais as 7 semanas do Dn.9:25, como que perfaz 69 semanas até a morte e ascensão de Jesus.
"Será tirado o Messias". Ou morto o Ungido (ARA). Is.53:8 Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes e pela transgressão do meu povo foi ele atingido.
"E não será mais". E já não estará ARA. Mt .23:39 Porque eu vos digo que, desde agora, me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor!
"e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário". Jerusalém foi destruída no ano 70 dC. O povo que a destruiu foi o romano. Logo, de acordo com as palavras deste versículo, é de área do antigo Império Romano que deve proceder o futuro Anticristo. Essa área incluía a Grécia, que era parte do dito império, bem como os demais territórios situados em todo o contorno do mar Mediterrâneo.
"O seu fim". O fim da cidade, Jerusalém e seu santuário, O templo. Isso fala de sua destruição no ano 70 dC.
"Será como num diluvio". Isto é, será irresistível e esmagador, assim como foi quando Tito, o General, arrasou a cidade e o povo, com suas tropas.

II. A ÚLTIMA SEMANA.
Dn.9:27 E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.

"E até o fim haverá guerra". Chegamos finalmente a um tempo indefinido entre as Semanas 69 e 70 pois o que acontece a partir daqui não mais é contado como parte delas como está bem claro mediante o exame dos versículos 26 e 27. Tal tempo não determinado: "Até o fim", passa de 2.000 anos. É nesse tempo que a Igreja vem sendo constituída, edificada, e preparada para ser Arrebatada da Terra para o céu. Os eventos desse tempo não concernem a "Teu povo e tua santa cidade" porque o tempo chamado "Até o fim", situado entre a 69 e a 70 semana não é contado quanto a Israel pelo fato de Israel durante esse tempo estar fora de sua terra, o que ocorreu após o ano 70 dC. Até 1948. Mas o certo é que há ainda muitos milhões de Judeus fora da Palestina. "Desolações são determinadas". Os tempos do fim serão caracterizados por guerras e suas misérias. Algumas coisas terão lugar durante a última "Semana", que serão na verdade os sete anos de ascendência do Anticristo. O marco inicial será o Anticristo fazendo uma aliança de peso, com os judeus, por sete anos. Notemos as palavras da profecia "Fará firme aliança". Esta aliança ele, o Anticristo deverá quebrar no meio da semana, isto é, decorridos três anos e meio. Será a partir desta quebra de aliança que A Grande Tribulação terá inicio sobre Israel. "Sobre a asa das abominações virá o assolador". O Anticristo dominará "Até que a destruição....se derrame sobre ele". Quando Israel estiver cercado pelos exércitos do Anticristo, o Senhor Jesus aparecerá para destruir o Anticristo e suas hostes, livrando assim Israel da destruição total quando toda esperança de salvação estiver perdida..."Até que a destruição que está determinada, se derrame sobre ele". Isso ocorrerá na Batalha do Armagedom... Estudo que faremos em algumas lições mais a frente.

III. DETALHES SOBRE O ASSOLADOR DESCRITO POR DANIEL.
Dn.9:27" E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.

Quando na profecia de Daniel ele cita um "Ele". que fará um concerto, na verdade trata-se do Anticristo que neste tempo já estará em plena atividade na terra. Daniel diz que "Fará firme aliança". Tal concerto pode ser entendido como algo como uma falsificação do divino concerto prometido por Deus em Jr.31.31 Eis aí vêm dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Ao dizer que este concerto é feito "Com muitos". na verdade ele está fazendo uma referencia ao povo de Israel, já reunido em sua terra. Agora finalmente temos o tempo: "Por uma semana". Esta e a última das Setenta Semanas proféticas , que terá lugar na terra, após o Arrebatamento da Igreja, mais exatamente no ato do concerto do Anticristo com os judeus. A duração desta uma semana como vimos e de sete anos. Assim a tribulação terá um tempo de duração de mais de sete anos, já que a ultima semana só começa a ser contada a partir deste pacto. "Na metade da Semana". Isto é, após três anos e meio o Anticristo "Fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares" Quebrando assim o pacto que havia firmado com os judeus. Este momento dos últimos três anos e meio ocorre a Grande Tribulação propriamente dita, de que falou Jesus em (Mt.24). Disso também se ocupa o livro de Apocalipse, nos capítulos 11 ao 18. Isso parece demonstrar que o templo de Jerusalém estará neste tempo  reconstruído. Disso falou o Senhor Jesus em Mt.24:15b Está no lugar santo". Assunto também abordado por Paulo em Ver também 2Ts.2:3-4 Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.

1. O ANTICRISTO.
"Sobre a asa das abominações virá o assolador"; 
Embora o termo “abominações seja uma expressão muito difícil de ser entendida, podemos entender o termo como usado na Bíblia para significar ídolos. Comparando-se as passagens de Dn.11:31; 12:11 e Mt.24:15, percebemos que se trata de algo como um ídolo sendo colocado no lugar Santo do templo, que possivelmente estará então reconstruido. Outras passagens que também indicam a reconstrução do templo são: 
2Ts.2:4 ...a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.
Ap.11:1,2 Foi-me dado um caniço semelhante a uma vara, e também me foi dito: Dispõe-te e mede o santuário de Deus, o seu altar e os que naquele adoram; mas deixa de parte o átrio exterior do santuário e não o meças, porque foi ele dado aos gentios; estes, por quarenta e dois meses, calcarão aos pés a cidade santa.
No caso da frase “virá o assolador” temos uma referência direta ao Anticristo, e a sequência "Até que a destruição, que está determinada se derrame sobre ele". Refere-se à derrota total e completa do Anticristo e seus exércitos confederados, ao descer Jesus em Glória sobre o Monte Das Oliveiras, conforme está registrado em (Zac.14:1-5; Mt.24:30; Atos.1:11; Ap.19:11-16). Sim a última semana culminará com a vinda de Jesus em gloria com todos os seus santos para socorrer Israel, destruir a Besta e seus exércitos, e julgar as nações. Virá em seguida o Milênio, que será uma preparação do mundo por mil anos, sob o governo de Cristo, seguindo-se o juízo Final ou do Grande Trono Branco, e o perfeito Estado Eterno, conforme 1Co.15:24 E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...