quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Escola Bíblica Lição 6 - Escatologia


ESCATOLOGIA BÍBLICA
Jovens e Adultos - 11/08/2020
Lição 6
AS PRINCIPAIS ESCOLAS TRIBULACIONAIS
TEXTO BÁSICO
1Tessalonicenses 5.1-11
1. Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não precisamos escrever. 2. pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite. 3. Quando disserem: "Paz e segurança", a destruição virá sobre eles de repente, como as dores de parto à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão. 4. Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão. 5. Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas. 6. Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios; 7. pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite. 8. Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação. 9. Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 10. Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele. 11. Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.
INTRODUÇÃO: Em relação à volta do Senhor Jesus a única unanimidade que há entre os teólogos é que ela de fato acontecerá. Nos demais aspectos, são variadas as correntes defendidas, e cada uma delas com sua teoria ou visão escatológica. Os estudiosos costumam chamar estes variados entendimentos de “escolas de interpretação”, e o que as diferenciam são as formas interpretativas no que diz respeito aos texto bíblicos ligados ao estudo propriamente dito. Este estudo visa buscar um entendimento no que diz respeito ao aspecto mais fundamental da Escatologia Bíblica que é a vinda de Jesus para a igreja. Dentre as muitas escolas vamos nos deter pelo menos em três, que bem podem ser consideradas as mais conceituadas e defendidas.
I. ESCOLA PRÉ-TRIBULACIONAL.
Para esta “Escola de Interpretação”, o arrebatamento da Igreja acontecerá antes que inicie o período que a Bíblia chama de Grande Tribulação, ou Tribulação. O Arrebatamento, neste caso, é o evento principal e inicial de uma série de eventos que acontecerão e se desenrolarão no céu e na terra. A Igreja, neste caso, não terá que passar pela Grande Tribulação tendo em vista ser um período em que Deus irá tratar especificamente com o povo judeu e as demais nações. Esta escola de interpretação é defendida e seguida por nossa convenção e por isso mesmo é a escola interpretativa que defendemos. Entre as muitas provas desta interpretação, podemos citar:
1. A promessa de que a igreja será guardada (fora) da hora da provação. Ap 3.10 Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra.
2. A mudança na ação do ministério do Espírito Santo exigi necessariamente a remoção dos crentes. 2Ts 2.6 E agora vocês sabem o que o está detendo, para que ele seja revelado no seu devido tempo.
3. A tribulação será um período de derramamento da ira de Deus, da qual a Igreja já está isenta. (Ap 6.17 Pois chegou o grande dia da ira deles; e quem poderá suportar?,
4. O arrebatamento só pode ser iminente se for pré-tribulacional. 1Ts 5.6 Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios;
O Pré-Tribulacionismo, faz uma distinção entre a Igreja e Israel. Onde a Igreja, aparece colocando um “parêntese” na história. Existe um plano especial para Israel, e por isso a Igreja deverá ser tirada antes que a ira de Deus seja derramada sobre os ímpios, e antes do tempo do tratamento de Deus com Israel. Dentro dessa linha de interpretação, durante o período de Grande Tribulação a Igreja estará no céu participando do Tribunal de Cristo e das Bodas do Cordeiro.
II. ESCOLA MESO-TRIBULACIONAL.
A segunda “Escola” que mencionamos afirma que o arrebatamento deverá ocorrer depois de transcorridos pelo menos três anos e meio do período da tribulação. Isto indica que a Igreja entrará neste período e será guardada dentro dele. Mais ou menos no meio da tribulação, o Senhor Jesus virá até as nuvens para finalmente arrebatar a igreja. Não sabem dizer exatamente quanto tempo a igreja permanecerá na tribulação, mas afirmam que ela não ficará até o final. Das provas citadas por esta escola, podemos enumerar: 
1. A última trombeta de 1Co 15.52 e a sétima trombeta de Ap 11.15  que soa na metade da tribulação, seriam a mesma trombeta. 1Co 15.52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Ap 11.15 O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve fortes vozes nos céus, que diziam: "O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.
2. A Grande Tribulação será composta apenas pelos últimos três anos e meio da última  semana da profecia de Dn 9.24-27, e a promessa de libertação da Igreja só se aplicaria a esse período. Ap 11.2 Exclua, porém, o pátio exterior; não o meça, pois ele foi dado aos gentios. Eles pisarão a cidade santa durante quarenta e dois meses.
3. A ressurreição das duas testemunhas retrata o arrebatamento da Igreja, e sua ressurreição ocorre na metade da tribulação. (Ap 11.3,11,12 Mas, depois dos três dias e meio, entrou neles um sopro de vida da parte de Deus, e eles ficaram em pé, e um grande terror tomou conta daqueles que os viram. Então eles ouviram uma forte voz dos céus, que lhes disse: "Subam para cá". E eles subiram para os céus numa nuvem, enquanto os seus inimigos olhavam.
Esse sistema tem muita similaridade com o Pré-Tribulacionismo, porém se difere na ideia de que o arrebatamento ocorrerá quando os três anos e meio de paz terminarem. Existem, nesta visão, os que que defendem que a grande tribulação não terá necessariamente sete anos de duração. A principal defesa do Meso-Tribulacionismo é uma cronologia dada em 2Ts 2.3, onde o Anticristo parece ser revelado antes do arrebatamento da Igreja. Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição.
III. ESCOLA PÓS-TRIBULACIONAL.
Para a terceira “Escola” o arrebatamento deverá acontecer ao final da Grande Tribulação. O arrebatamento e a segunda vinda de Cristo, neste caso, seriam um único evento, e que ocorrerá após o período de grande tribulação e será separado por um pequeno intervalo de tempo. Segundo esta escola, a igreja permanecerá na terra durante todo o período da tribulação. Para defender esta tese, afirmam que:
1. O arrebatamento e a segunda vinda são descritos pelas mesmas palavras.
2. Preservação da ira significa proteção sobrenatural para os crentes durante a tribulação, não libertação por ausência (assim como Israel permaneceu no Egito durante as pragas, mas protegido de seus efeitos).
3. Há santos na terra durante a tribulação. Mt 24.22 Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados.
Alem destas três principais escolas tribulacionais ainda podemos citar o Arrebatamento parcial Segundo esta escola somente os crentes considerados dignos serão arrebatados antes de a ira de Deus ser derramada sobre a terra; os que não tiverem sido fiéis permanecerão na terra durante a tribulação. Contudo esta escola não chega a ser muito considerada. Provas citadas: Versículos como Hebreus 9.28, que exigem vigilância e preparo. assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.
IV. O QUE CREMOS.
De acordo com tudo que observamos nestas três escolas tribulacionais, separamos alguns argumentos que favorecem a Escola Pré-Tribulacional, que é a escola que entendemos ser a mais coerente e que e seguida pela nossa denominação. Dentre tais argumento podemos citar:
1. O CONTRASTE ENTRE AS DUAS FASES DA VINDA DE JESUS.
O arrebatamento demonstra que a Igreja será levada ao encontro de Jesus nos ares. 1Ts. 4.17 Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares... A primeira fase é exclusiva para a Igreja. Na segunda fase, a Volta em Glória, o Senhor Jesus virá desta vez com a Igreja e estabelecerá o Seu Reino Messiânico. Mt. 24. 30 "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória”.
2. O INTERVALO ENTRE AS DUAS FASES.
É necessário que haja um período significante de tempo entre o arrebatamento e a segunda vinda de Jesus pelo menos por dois motivos:
a) Os arrebatados compareça diante do Tribunal de Cristo para serem recompensados. 2Co5. 10 Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.
b) Os mátires visto por João em Apocalipse 7.13,14 sejam perseguidos e mortos pelo anticristo. Então um dos anciãos me perguntou: "Quem são estes que estão vestidos de branco e de onde vieram?" Respondi: Senhor, tu o sabes. E ele disse: "Estes são os que vieram da grande tribulação, que lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.
3. O FATO DA IMINÊNCIA NA PRIMEIRA FASE.
Ser iminente significa que não é obrigatório que ocorra determinados fatos antes deste evento, isto é, Jesus pode voltar a qualquer momento sem que haja uma série precisa de acontecimentos antes disso.
4. A NATUREZA DA TRIBULAÇÃO.
A Grande Tribulação é primeiramente um tempo para restauração de Israel, período chamado de Dia do Senhor, Angústia de Jacó, dia da ira de Deus. Lc 21.23 Como serão terríveis aqueles dias para as grávidas e para as que estiverem amamentando! Haverá grande aflição na terra e ira contra este povo.
5. A NATUREZA DA IGREJA.
A Igreja é um mistério Ef 3: 3-4), judeus e gentios se unem em um só corpo. Ela tem promessa de libertação do tempo da ira de Deus durante a Tribulação, nenhum cristão permanecerá na terra durante a tribulação. 1Ts 5.9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...