sábado, 2 de outubro de 2010

ESTUDO BÍBLICO: LIDERANÇA


A MANEIRA DO LIDER
1Pe 5.1-4 - AOS presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.

Introdução: MANEIRA: Modo particular de ser ou de agir

"De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra." (Sl 119:9 RA)
"Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais;" (1Ts 4:1 RA)

I. DEFINIÇÃO DOS TERMOS
PRESBÍTERO: Superintendente da igreja protestante. Em 1Tm 4.14 Paulo faz esta recomendação a Timóteo: "Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido... com a imposição das mãos do presbitério." Em 2Tm 1.6 o Apóstolo fala do "dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos". O "presbitério" era a corporação dos presbíteros. At 13:1-3 RA (Corporação: Associação de pessoas da mesma profissão ou outra atividade sujeitas à mesma regra e com deveres ou direitos.)
BISPO. No grego, "episkopos", donde se deriva a palavra "episcopal". Superintendente. Antes de ser aplicado este termo a um pastor da Igreja cristã, empregava-se geralmente para designar o cargo de superintendente. E assim os operários empregados pelo rei Josias, nas obras do templo, tinham os seus superintendentes (2Cr 34.12). Na parte judaica da Igreja cristã havia "anciãos" ou "presbíteros" (At 11.30; 15.2; 14.23). Os presbíteros a que se faz referência em At 20.17, são chamados, em At 20.28, "bispos" ou "superintendentes" em razão do seu cargo. Em 1Tm 3.2-7, o apóstolo Paulo particulariza as qualidades que devem revestir os que têm de desempenhar essa missão na Igreja. "Oração" e "imposição das mãos" eram funções características da sua ordenação. Os bispos desempenhavam funções que compreendiam também o múnus (função/ encargo) pastoral (1Tm 5.17). Quando a organização das igrejas cristãs nas cidades gentílicas envolvia a constituição de uma ordem distinta na superintendência pastoral, o título de "epíscopus" apresentava-se logo conveniente e familiar; e foi tão prontamente adotado pelos gregos, como tinha sido o termo "ancião" (presbítero) na igreja-mãe de Jerusalém. Por conseqüência, não há dúvida de que as palavras "ancião", "bispo" e "presbítero" eram primitivamente consideradas equivalentes.

QUAL SERÁ A MANEIRA QUE O LÍDER DEVERÁ "CUIDAR" DE SEUS LIDERADOS?
OS LÍDERES, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também LÍDER...
Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele...

LIDERAR: Ser o primeiro em...

ALIMENTAR/ CUIDAR/ GUARDAR


I. NÃO POR FORÇA/ MAS VOLUNTARIAMENTE

VOLUNTARIEDADE: Qualidade ou condição do voluntário

"cuidem bem do rebanho que Deus lhes deu e façam isso de boa vontade, como Deus quer, e não de má vontade"

1° O LIDER DEVE "APRESENTAR-SE" A LÍDERANÇA

VOLUNTÁRIO: Derivado da vontade própria

  • 2Co 12:15 - Eu de muito BOA VONTADE gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado. 
Apresentar-se aqui, não significa mostrar-se ou exibir-se. O sentido é de "ser presente/ comparecer" ou até mesmo "identificar-se." O líder, pois, deverá sempre ser alguém que se faz "presente", Ele sempre comparece ante as necessidades da Igreja em que serve.

a. Ele se "oferece" ao serviço do Senhor.

  • E, depois, Amasias, filho de Zicri, que, voluntariamente, se ofereceu ao serviço do SENHOR... (2Co 7:16)
O líder é alguém que se põe a disposição da obra. Ele apresenta-se, ele se oferece, ele entrega-se como oferta sem medo.

b. Ele gosta de "servir"

  • Se o faço de livre vontade, tenho galardão; mas, se constrangido, é, então, a responsabilidade de despenseiro que me está confiada. (1Co 9:17)
Gostar significa ter ou sentir prazer. O líder precisa ser líder porque lhe é prazeroso ser líder. Ele gosta do que faz por isso faz sem esperar receber recompensa pelo que está fazendo. (Embora, ele seja digno de "receber" pelo seu serviço)
  • Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário. (1Tm 5:18)
  • Permanecei na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; porque digno é o trabalhador do seu salário.... (Lc 10:7)
c. Ele se alegra quando está servindo

  • O povo se alegrou com tudo o que se fez voluntariamente; porque de coração íntegro deram eles liberalmente ao SENHOR; também o rei Davi se alegrou com grande júbilo. (1Cr 29:9)
Tudo o que o líder faz, ele faz ao Senhor, por isso sente profunda alegria em seu serviço. Ele está tão preocupado em agradar a Deus que não tem tempo para desagradar aos homens
  • Não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; (Ef 6:6)
  • Ef 6:7 - Servindo de BOA VONTADE como ao Senhor, e não como aos homens. 
CONCLUSÃO: Ele simplesmente "serve"

1Ts 2:8 - Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de BOA VONTADE quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos.

"Imitando o seu Mestre"

  • Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou. (Jo 6:38)
II. NEM POR "TORPE GANÂNCIA", MAS DE ÂNIMO PRONTO
PRONTIDÃO: Qualidade de pronto/ preparado, apto

"Não façam o seu trabalho para ganhar dinheiro, mas com o verdadeiro desejo de servir."'
O dinheiro ao longo da história tem sido um grande vilão do ser humano. Desejado a qualquer custo, por ele o homem é capaz até mesmo de tirar a vida do seu semelhante. Por causa dele lares, casamentos e até mesmo ministérios inteiros tem sido destruídos. Porém em si mesmo o dinheiro não é o mal, o mal é o amor desenfreado que muitos sentem por ele. (Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. 1Tm 6:10). Afinal de contas é com ele que conseguimos pagar os bens e os confortos desta vida. O festim faz-se para rir, o vinho alegra a vida, e o dinheiro atende a tudo. (Ec10: 19). O mau uso e/ou desejo de obter cada vez mais e a qualquer preço o dinheiro é que tem sido a desgraça para muitos.

1. O LÍDER E SUAS CARACTERÍSTICAS
1Tm 3:3 - Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de TORPE ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; 
A Bíblia é aponta o fato de que o líder precisa trazer em si algumas características que são importantes ao bom desempenho de seu ministério, seja ele qual for. (Características estas que tem sido bem estudadas e lembradas neste curso). Assim, tanto a "bispos" (líderes) quanto a "diáconos" (líderes), o apóstolo Paulo frisou a curiosa importância de não ser "COBIÇOSO DE TORPE GANÂNCIA" (1Tm 3:8 - Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância/ Tt 1:7 - Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de TORPE ganância).
Mas o que vem a ser "Cobiçoso de torpe ganância?"
  • Torpe: repugnante, nojento, desonesto
  • Ganância: Sede ou ambição de ganho
Unido as palavras, chegamos à seguinte conclusão: Ser cobiçoso de torpe ganância seria possuir um repugnante, nojento e desonesto desejo ou ambição de ganho ilícito. Isto é, um ganho desonesto e nojento. Será possível que um líder possa ser alguém assim? Biblicamente veremos que isto é uma infeliz verdade:
  • Is 56:11 - E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua GANÂNCIA, cada um por sua parte.
É de se estranhar existir tais líderes, pois as características que estudamos ao líder são opostamente ligadas a atitudes como estas. Vejamos:

1° CARACTERÍSTICA: "... sejam honestos..."
O que entendemos por honestidade? Integridade, probidade, honradez.
  • Ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor. (1Pe 3:2)
  • Pois o que nos preocupa é procedermos honestamente, não só perante o Senhor, como também diante dos homens. (2Co 8:21)
Honestidade é uma qualidade diretamente ligada à justiça. Assim uma pessoa honesta é uma pessoa de reputação ilibada e inatacável. "Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja." (Rm 13:13 RC)

 
CARACTERÍSTICA:"... não de língua dobre...
Tt 1:11 - Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por TORPE ganância. 
Sendo o líder alguém que está diretamente ligado ao ensino religioso, "É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível... apto para ensinar; 1Tm 3:2 RA" provavelmente, também será alguém que conseguirá influenciar seus liderados, e/ou aqueles que o ouvem. Muitas vezes, infelizmente, alguns usam desta sua "capacidade no falar" para transtornar o Reino de Deus, confundindo o povo com "supostas promessas" e assim tiram a "lã da ovelha" (isto para não dizer: Roubam seu dinheiro!).
Na NTLH, o texto é visto desta forma: "devem ser homens de palavra e sérios" Sendo "sérios" a tradução para "honestos" e "de palavras" a tradução para "não de língua dobre". Fazendo-nos entender que o líder não pode ser alguém que usa "subterfúgios" mentirosos para tirar proveito disso. Resumindo, O líder não é alguém que vive da mentira, nem alguém que mente para sobreviver, pelo contrário, o líder é sempre alguém que prima pela verdade, mesmo que pela verdade ele possa correr o risco de perder a sua posição de liderança.
Ef 4:25 Por isso, deixando a mentira, fale cada um à verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.
"Mas fora da cidade estão os que cometem pecados nojentos, os feiticeiros, os imorais e os assassinos, os que adoram ídolos e os que gostam de mentir por palavras e ações." (Ap 22:15 NTLH)

III. NÃO COMO TENDO DOMÍNIO/ MAS SERVINDO DE EXEMPLO.

EXEMPLARIDADE: Que serve ou pode servir como exemplo

"Não procurem dominar os que foram entregues aos cuidados de vocês, mas sejam um exemplo para o rebanho."
RESULTADO: Receberão a coroa gloriosa, que nunca perde o seu brilho.

"... quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória."

Dominar significa exercer autoridade, poder, influência ou domínio. Quase todas estas definições são características importantes ao líder:
1. Ele é alguém que deverá no desempenho da sua função "exercer autoridade" cumprindo assim obrigações ou deveres inerentes a seu cargo, função ou tarefa.
  • Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz. (Mt 8:9 RA)
  • Portanto, escrevo estas coisas, estando ausente, para que, estando presente, não venha a usar de rigor segundo a autoridade que o Senhor me conferiu para edificação e não para destruir. (2Co 13:10 RA)
  • Dize estas coisas; exorta e repreende também com toda a autoridade. Ninguém te despreze. (Tt 2:15 RA)
2. Ele é alguém que deverá "influenciar" positivamente os seus liderados, exercendo certa capacidade ou poder de interferir no comportamento ou no desenvolvimento dos mesmos, tornando-os por esta influência pessoas melhores intelectual e moralmente.
  • Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós. (Fp 3:17 RA)
  • Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, (1Ts 1:6 RA)
3. Ele nunca deverá pensar que pelo fato de possuir um "cargo" que lhe confere autoridade sobre outras pessoas, que ele é o "dono" ou "senhor" delas.
"Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo." (Fp 2:3 RA)

A tarefa do líder enche-se de brilho na medida em que ele entende que está liderando pessoas que pela maneira que estão sendo lideradas, tornar-se-ão pessoas cada vez melhores pela observância do modo digno em que estão sendo lideradas. Queremos dizer com isto que o líder deverá ser:
 
1° EXEMPLO DE LIDERANÇA.
  • Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. (Jo 13:15)
2° EXEMPLO PARA A LIDERANÇA.
  • Meus irmãos é para instruir vocês que eu tenho aplicado essas lições a mim mesmo e a Apolo. Usei nós dois como um exemplo, para que vocês aprendam o que quer dizer o ditado: "Obedeça ao que está escrito." Ninguém deve se orgulhar de uma pessoa e desprezar outra. 1Co 4:6 NTLH
3° EXEMPLO COMO LIDERANÇA.
  • Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, 1Pe 2:21 
4° EXEMPLO NA LIDERANÇA.
  • Meus irmãos continuem a ser meus imitadores. E olhem com atenção também os que vivem de acordo com o exemplo que temos dado a vocês. Fp 3:17 NTLH
5° SEMPRE UM EXEMPLO.
É claro que temos o direito de receber sustento; mas não temos pedido nada a fim de que vocês seguissem o nosso exemplo. (2Ts 3:9 NTLH)
  • Portanto, eu peço que sigam o meu exemplo. (1Co 4:16 NTLH)
  • Sigam o meu exemplo como eu sigo o exemplo de Cristo. (1Co 11:1 NTLH)
CONCLUSÃO FINAL.

E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.
Ao líder não cabe expectativa maior senão a de saber que está trabalhando para uma causa nobre, a causa de Deus. Por isso mesmo ele sabe que será recompensado pelo próprio Senhor em tudo que fizer por esta causa. "Cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo". (Cl 3:24 RA). Assim ele serve a igreja de Cristo como um bom serviçal, porque como diz o texto, é ao "Senhor" que ele está servindo.


ESTUDO MINISTRADO NO TEMPLO DA IGREJA BATISTA NACIONAL VALE DAS BENÇÃOS
CURSO DE LIDERANÇA – 25/09/2010

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  DIÁSPORA, OS JUDEUS SE ESPALHAM PELO MUNDO TEXTO BÁSICO: Ezequiel 22.14-22 14 - Estará firme o teu coração? Estarão fortes as tuas mãos, n...