domingo, 3 de outubro de 2010

UMA FAMÍLIA QUE FAZ DIFERENÇA




VIVENDO NUMA FAMÍLIA
QUE FAZ A DIFERENÇA
Texto: 1Cr 4.9,10 - Houve um homem chamado Jabes, que foi a pessoa mais respeitada da sua família. A sua mãe pôs nele o nome de Jabes porque ela havia sofrido muito durante o parto. Mas Jabes orou assim ao Deus de Israel: Ó Deus, abençoa-me e dá-me muitas terras. Fica comigo e livra-me de qualquer coisa que possa me causar dor.E Deus atendeu a sua oração.
Introdução: Jabez: que causou dor
  • Ml 3.18 - Então...vereis a diferença entre ...entre o que serve a Deus, e o que não o serve.
  • 2Co 4.8,9 - Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
I. MUITAS VEZES FICAMOS AFLITOS, MAS NÃO DERROTADOS
(ATRUIBULADO/ ANGUSTIADO)
É muito natural que em algum momento da vida apareçam as aflições. Quando nos casamos prometemos fidelidade "até que a morte nos separe", portanto, não é de se esperar que a vida a dois seja sempre um "mar de rosas" No entanto muitos casais não suportam os primeiros embates e logo buscam como solução para seus problemas a separação. O dia mau sempre chega, mas será exatamente aí que precisaremos nos mostrar diferentes dos demais que não tem Deus. O casal crente em Jesus não poder ser comparado a uma tropa vencida em fuga ou desordem.
  • Aflito: Que revela grande apreensão ou perturbação
  • Derrota: Fuga ou desordem de tropas vencidas
1. TEMPOS DIFÍCEIS - Sl 27.5
2. DIAS DA AFLIÇÃO - JÓ 30.16,27
  • Desemprego - Sl 70. 5; 86.1 "aflito e necessitado"
  • Dívidas - Jó 36.15 "opressão"
  • Enfermidades. Sl 88.15 "preste tenho estado a morrer"
  • Filhos rebeldes. Sl 25.16 "solitário e aflito"
3. ATITUDES A SEREM TOMADAS.
  1. Oração - Tg 5.13
  2. Apego a Palavra - Sl 119.50
  3. Confiança em Deus - Sl 119.92; 143
  • Hc 3.17,18 - Porque ainda que...
  • Na 1.7 - O SENHOR é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia...
II. MUITAS VEZES FICAMOS EM DÚVIDA, MAS NUNCA FICAMOS DESESPERADOS.
(PERPLEXO/ DESESPERADO)
Nas horas difíceis da provação somos de certa forma "treinados" a confiar no Senhor. Aprendemos a vida inteira que o Senhor nos socorrerá na hora da aflição. Mas aí, o dia mal chega, e no dia mal, esquecemos de tudo aquilo que aprendemos a respeito da fé. Nesta hora bate aquela dúvida, certa hesitação e um medo do futuro
  • Dúvida: Incerteza, hesitação, suspeita
  • Perplexidade: espanto, pasmo
  • Desespero: Falta ou perda da esperança "deixar de esperar"
Ec 2.20 - Então eu me volvi e entreguei o meu coração ao desespero...
1. Duvidar:
a) Não se Ele pode, mas se Ele quer
  • Mt 8.2 - ...um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.
b) Não do poder de Deus, mas da nossa força
Lm 3.18 -... Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no SENHOR.

O QUE FAZER DIANTE DESTAS CIRCUNSTÂNCIAS ADVERSAS:
  1. Orar - Rm 12.12 -... sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
  2. Esperar - Lm 3.26 - Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR. 
  3. Confiar - Jó 14.7 - Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos
  • Fp 1.20 -... com toda a confiança, Cristo...
  • Rm 5.2 - Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes...
III. TEMOS MUITOS INIMIGOS, MAS NUNCA NOS FALTAM AMIGOS
PERSEGUIDO/ DESAMPARADO
Sempre estamos rodeados de amigos, isto nos induz uma confiança de que se em algum momento precisarmos, por certo eles estarão por ali. Mas e se eles não estiverem quando precisarmos? Como podemos saber quem são verdadeiramente os amigos?
Inimigo: Quem lhe deseja o mal
  • Rm 8.35 - Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição...
  • Jó 6.14 - Ao que está aflito devia o amigo mostrar compaixão...
  1. Zombadores - Jó 16.20 - Os meus amigos são os que zombam de mim...
  2. Insensíveis - Sl 38.11 - Os meus amigos... estão ao longe da minha chaga...
  3. Traidores - Sl 41.9 - Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava...
POREM TAMBÉM NESTAS HORAS APARECE:
  • O irmão - Pv 17.17 - Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.
  • O amigo - Pv 27.10 ...melhor é o vizinho perto do que o irmão longe./ Jó 42.10 - E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos...
IV. AS VEZES SOMOS GRAVEMENE FERIDOS, MAS NÃO SOMOS DESTRUÍDOS
ABATIDO/ DESTRUÍDO
Diante de todas de tantas situações adversas, é natural que em algum momento da nossa caminhada sejamos feridos a ponto de não conseguirmos forças para prosseguir. A sensação de que chegamos ao final de nossa caminhada é um sentimento normal, e a conseqüência disto será o desânimo e a vontade de parar. Esta situação chega a causar em nós:
  • Abatimento/ perda do apetite - Sl 102.4 - O meu coração está ferido e seco como a erva, por isso me esqueço de comer o meu pão.
  • Tristeza/ baixo alta-estima - Sl 109.22 - Pois estou aflito e necessitado, e o meu coração está ferido dentro de mim. 
CONCLUSÃO:

Nesta hora precisamos aprender com o irmão Jó, que no momento de maior dificuldade recebe uma palavra desencorajadora de sua mulher, Mas responde de uma forma encorajadora!
Jó 2.9 - Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.
Jó 19.25 - Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  DIÁSPORA, OS JUDEUS SE ESPALHAM PELO MUNDO TEXTO BÁSICO: Ezequiel 22.14-22 14 - Estará firme o teu coração? Estarão fortes as tuas mãos, n...