segunda-feira, 8 de setembro de 2025

A MORDOMIA DO TEMPO

 

TEXTO BÁSICO: Ec 3.1-8

¹ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. ² Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; ³ Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

INTRODUÇÃO. Falar de tempo é bem mais do que simplesmente falar de minutos dias ou horas. Como bem dizia o locutor da Rádio Relógio: “O tempo é um milagre que não se repete”. Para muitos, o tempo é dinheiro, mas na verdade, tempo é muito mais precioso do que o dinheiro. No grego temos duas palavras traduzidas por “tempo” χρoνoς (chrónos) e καιρóς (kairos); Enquanto o primeiro se refere ao tempo cronológico ou sequencial, isto é, o tempo que se mede. O segundo se refere a um tempo oportuno, um momento de decisão crucial. Na Bíblia, o termo “kairos” muitas vezes está relacionado com o conceito de Deus agindo no momento certo, trazendo cumprimento as suas promessas. É um lembrete para confiarmos no tempo de Deus e estarmos atento aos sinais do tempo. Já o termochrónos” é usada na teologia para descrever a forma quantitativa do tempo dos homens. Assim, falarmos de tempo no contexto da mordomia cristã, é falar sobre nossa responsabilidade de administrar o tempo de forma sábia e eficaz, reconhecendo o tempo como um dom divino que deve ser usado para para a a glória de Deus.

I. A NOSSA VIDA É UM TEMPO PASSAGEIRO. Para tudo há um TEMPO designado, e para cada propósito debaixo do céu há um momento apropriado. Ec 3:1 (Strong)
No texto de Eclesiastes a palavra hebraica para tempo é זְמָן (zeman) e indica algo como um tempo definido ou designado, que segundo a tradição bíblica é visto como algo de extrema importância, sendo marcado por Deus de acordo com seus planos e propósitos. Este conceito de tempo זְמָן (zeman) designado” está diretamente ligado a ideia da soberania divina, onde cada “momento” é planejado e tem um propósito específico dentro da vontade de Deus. Assim, negligenciarmos o nosso tempo, pode ser, desculpe o trocadilho, uma grande perda de tempo que provavelmente não recuperamos mais. Uma vez que nossa vida, é regida diretamente pelo uso que fazemos do nosso tempo, podemos então entender a nossa vida no conceito do que chamamos de “passagem do tempo”, onde temos princípio e fim. 1Cr 29.15 ...nossos dias יוּם (yion) sobre a terra são como uma sombra, e não temos permanência (Strong). O mesmo é dito em relação a duração do tempo como algo como a brevidade ou durabilidade. Sl 39,4 O Senhor me fez conhecer o meu fim e qual é a soma dos meus dias… Resumindo, como bem nos diz Tiago, nosso tempo é apenas um “vapor”. Tg 4.14 ...Afinal, o que é a vida? É apenas uma névoa que aparece por um instante e logo se dissipa

II. CONSIDERAÇÕES PARA O BOM USO DO TEMPO.
Há um tempo determinado para cada coisa - Ec 3.1 Considerando o que a Bíblia diz em relação ao tempo e entendendo o escritor Tiago, em sua colocação da brevidade do mesmo. Tg 4.14ª Vocês não sabem o que ocorrerá amanhã… Devemos, também considerar que, como “despenseiros” de Deus, precisamos ter cuidado em relação ao tempo que temos e do nosso condicionamento as coisas de Deus. Aí entra a mordomia cristã em relação ao tempo. Se o mordomo se define por alguém encarregado de administrar os bens que pertencem ao seu senhor, então, a mordomia do tempo refere-se a maneira como nós devemos administrar e utilizar o nosso tempo, considerando-o como um dom precioso que deve ser usado de maneira sábia e responsável. Sl 90.12 ensina-nos a contar os nossos dias (יוֹם), para que alcancemos um coração sábio.
=
1. COMO FAZEMOS ISSO?
a. Investindo nosso tempo no Reino priorizando as coisas de Deus. Mt 6.19,20 – Não acumuleis para vós tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde os ladrões escavam e roubam. Mas ajuntem para vocês tesouros no céu…

b. Entregando Deus cada uma das nossas expectativas, e vivendo na total dependência de Dele. v.25 Por isso eu digo a vocês: Não fiquem ansiosos pela vida... (Lc 12.16-21) 

b. Dedicando nossa vida a Deus de forma a fazer do nosso tempo o tempo de Deus . Ec 12.1 Lembre-se do seu criador nos dias da sua juventude, antes que chegue os dias ruins...

c. Entendendo que o tempo de estar com Deus é “agora”. Is 55.6 Busquem ao Senhor enquanto é possível encontrá-lo… Em Hb 4.7 o termo “hoje” é σημερoν (semeron) que indica um tempo de decisão ou um chamamento de compromisso no tempo presente.

d. Planejando bem o tempo a fim de estarmos prontos para o nosso encontro com Deus. Mt 25.13 – Portanto, mantenham-se alertas, pois vocês não sabem o dia nem a hora em que o Filho do Homem retornará. (Ler 12.1-13) Como despenseiros de Deus devemos saber usar o nosso tempo no sentido de que todo o nosso trabalho seja realizado de forma pontual e equilibrada. Não o gastando com coisas fúteis, inúteis e não essenciais ao reino.

CONCLUSÃO:
O tempo, como bem vimos, é algo precioso que deve ser usado com sabedoria, pois uma vez passado, não temos como recuperar jamais. Em razão disso, somos convidados a que façamos como o maior investimento o Reino de Deus, por se tratar de um investimento que permanece para a eternidade. ( Mt 6.19,21).

TEXTO DEVOCIONAL: Ef 5:15,16
¹⁵ Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
¹⁶ Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUATRO AMIGOS E TRÊS PROVAS DE AMIZADE

  Mc 2.4 E, não podendo aproximar-se de Jesus, por causa da multidão, removeram o telhado no ponto correspondente ao lugar onde Jesus se en...