segunda-feira, 8 de setembro de 2025

A MORDOMIA DO CORPO

TEXTO BÁSICO: 1Co 6.19,20

Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo, que está em vocês, que vocês receberam de Deus, e que vocês não pertencem a si mesmos?

Porque vocês foram comprados por um preço. Agora, pois, glorifiquem a

Deus no corpo de vocês.

 

Introdução: A mordomia do corpo é um assunto fundamental no que diz respeito a foma como servimos ao Senhor nosso Deus. Somos advertidos biblicamente da importância e do cuidado que devemos ter com o corpo entendendo que não somos donos de nós mesmos, e precisamos, como mordomos, prestar contas a Deus colocando nosso corpo a serviço Dele. Ao falarmos do tema mordomia cristã, especificamente na mordomia do corpo, e natural percebemos que de certa forma, o nosso corpo acaba sendo um pouco negligenciado. Damos enfase a dons, a talentos, a conhecimento e, principalmente, aos bens materiais, mas, infelizmente se tratando do corpo, pouco fazemos nos esquecendo  que diante de Deus também temos o dever de cuidar do nosso bem estar e da saúde do nosso corpo. Isso, sem falar da redenção, assunto que trataremos mais adiante, quando o nosso corpo corruptível será “transformado” dando lugar a incorrupção. Nosso Corpo será redimido pelo Senhor Jesus Cristo, e em razão disso devemos também servir a Deus de forma completa, Espírito, alma, cuidando adequadamente de nosso corpo. 1Ts 5.23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. O corpo, conforme somos orientados na Bíblia, é uma maravilha criada por Deus, e, neste estudo veremos que deve ser objeto de muito zelo e cuidado, tanto no seu aspecto material, quanto no espiritual, e isso por razões muito relevantes.

 

I. RAZÕES DA MORDOMIA DO CORPO.                                                                             Sl 139.14,15 Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.

Nosso corpo foi criado por Deus. No hebraico de Gn 1.1 somos informados que Deus criou os céus e a terra do nada, בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהם (Bereshit bará Elohin). “no princípio criou Deus”. Nós não somos resultado de um processo evolutivo ou fruto do acaso. Gn 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... Fomos criados por Deus, a sua imagem צֶלֶם (tselem) e semelhança דְּמוּת (demuwth) refletindo Sua natureza divina em nossas qualidades e atributos. Constituídos com duas partes imateriais (espírito e alma) e uma material (corpo), para ambas formarem uma total unidade. Às vezes enfatizamos bastante a importância da nossa alma e do nosso espírito e desprezamos a nossa parte material, o nosso corpo. Assim, acabamos repetindo o erro de um antigo pensamento grego dualista, especialmente no gnosticismo e em algumas interpretações do platonismo de que o espiritual é bom e o material é ruim. Porém, Deus nos criou como uma unidade perfeita, para que tanto no aspecto espiritual quanto material, possamos refletir a glória d’Ele. Fp 1.20 Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.

O corpo, no grego σωμα (soma) é uma obra realmente admirável de Deus, sendo formado por trilhões de células. Tamanha sua complexidade, o número exato é desconhecido pela ciência. Alguns estudiosos da área falam em números que vão desde dez trilhões até quase cem trilhões de células. Marshall W. Nirenberg, Nobel de Fisiologia de 1968, falava de algo em torno de sessenta trilhões de células. Incrivelmente no núcleo de cada célula há cerca de dois metros de fita DNA que reúne todos os nossos dados genéticos. As características de cada tecido do nosso corpo, a estrutura de sua composição óssea, a arquitetura cerebral, as ramificações nervosas, o funcionamento de cada órgão; todas essas coisas servem como testemunho vivo da glória de Deus. Sl 139.16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. (leia o Salmo 139 completo).

  • II. O CUIDADO COM O CORPO. Pv 11.17 “O homem bondoso faz bem a si mesmo, mas o cruel prejudica o próprio corpo. É correto enfatizarmos que o nosso corpo não deve estar a serviço do pecado, e não deve mesmo! Mas é também correto dizer que não devemos negligenciar o cuidado diário com seu bem estar e com a saúde. Principalmente no caso dos homens que dificilmente respeitam os limites do corpo e quase sempre estão desatentos aos sintomas que geralmente indicam alguma incorreção no mesmo. Sem dúvida tais preocupações devem fazer parte da correta mordomia do corpo e neste caso, deve entrar o cuidado que envolve uma série de práticas e hábitos que promovem o bem estar físico e mental. Isso inclui: Alimentação equilibrada com uma dieta balanceada e rica em nutrientes, evitando excessos de açúcar e gorduras saturadas. Exercício físico com atividades regular como caminhada, corrida, natação ou outras atividades capazes de manter nossa saúde cardiovascular, fortalecer os músculos e melhorar inclusive o nosso humor. Sono de qualidade, com duração de 7 a 8 horas por noite permitindo a recuperação do corpo e da mente. A higiene pessoal em dia, como o banho diário, lavar as mãos frequentemente, escovar os dentes e cuidar da pele com produtos adequados. Por último e não menos importante vem o que chamamos de gerenciamento do estresse encontrando maneiras saudáveis como praticar técnicas de relaxamento e meditação. Beber água suficiente ao longo do dia para manter o corpo hidratado também é uma coisa muito saudável.

Na verdade vivemos como se odiasse o nosso próprio corpo. O cuidado com o corpo é tão importante que na Bíblia ele é utilizado como figura do cuidado de Cristo com sua Igreja. Ef 5:29 Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;

III. A REDENÇÃO DO CORPO.                                                                                          1Co 15:51-53 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.

O estudo da mordomia do corpo é importante porque o corpo é alvo do plano de salvação concebido por Deus na eternidade. Não temos como falar de redenção da alma e do espírito excluindo suas implicações quanto ao nosso corpo. Cristo não redimiu apenas a nossa parte espiritual, mas também a nossa parte material. Isso significa que sem a redenção do corpo, a obra da salvação não está completa. A grande consumação de toda história da redenção ocorrerá no dia da volta de nosso Senhor Jesus Cristo, quando nossos corpos serão glorificados. 1Co15.9 Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Os efeitos do pecado serão definitivamente removidos e nossos corpos glorificados serão semelhantes ao corpo do Cristo ressurreto Fp 3:20,21. Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. Será dessa forma que s crentes viveremos toda a eternidade ao lado do Senhor no novo céu e nova terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUATRO AMIGOS E TRÊS PROVAS DE AMIZADE

  Mc 2.4 E, não podendo aproximar-se de Jesus, por causa da multidão, removeram o telhado no ponto correspondente ao lugar onde Jesus se en...