sábado, 21 de novembro de 2020

“O DIA DE DEUS” Novo Céu e Nova Terra

 

ESCOLA BÍBLICA DINÂMICA ESCATOLOGIA BÍBLICA

Jovens e Adultos - 22 /12/2020

Lição 22

Aluno(a) _____________________________________

 

TEXTO BÁSICO: Apocalipse 21.1-11,21-27

1. Então vi novos céus e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. 2. Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. 3. Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. 4. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". 5. Aquele que estava assentado no trono disse: "Estou fazendo novas todas as coisas!" E acrescentou: "Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança". 6. Disse-me ainda: "Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida. 7. O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. 8. Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos - o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte". 9. Um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas aproximou-se e me disse: "Venha, eu mostrarei a você a noiva, a esposa do Cordeiro". 10. Ele me levou no Espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus. 11. Ela resplandecia com a glória de Deus, e o seu brilho era como o de uma joia muito preciosa, como jaspe, clara como cristal.

21. As doze portas eram doze pérolas, cada porta feita de uma única pérola. A rua principal da cidade era de ouro puro, como vidro transparente. 22. Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo. 23. A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia. 24. As nações andarão em sua luz, e os reis da terra lhe trarão a sua glória. 25. Suas portas jamais se fecharão de dia, pois ali não haverá noite. 26. A glória e a honra das nações lhe serão trazidas. 27. Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro.

INTRODUÇÃO: O Livro de Apocalipse finalmente está chegando ao fim, uma vez consumada a purificação final da terra, quase todas as coisas descritas ao longo das páginas deste livro tiveram o seu fiel cumprimento, agora depois da derrota final de Satanás, que junto com todos aqueles que o acompanharam, são lançados no Lago que arde em fogo e enxofre, os mortos sem Cristo, foram julgados e condenados, e o Dia do Senhor chega ao fim. Inicia agora um novo dia, a redenção está completa, todas as profecias bíblicas finalmente estão terminando. Agora tem inicio o Dia Deus, um novo céu e uma nova terra, "Estou fazendo novas todas as coisas!" v.5. Este novo céu e esta nova terra não será resultado das catástrofes descritas no período da Grande Tribulação, nos toque das trombetas ou derramar das taças, nem mesmo decorrente das destruições causadas na Batalha do Armargedom. Pelo contrário, tudo agora é resultado do processo de redenção e do reinado de Cristo sobre a terra no Milênio, como vimos, um período de reconstrução de tudo o que foi destruído. Nada há na palavra “passaram” que surgira qualquer modalidade de destruição.

I. NOVO CÉU E NOVA TERRA. V. 1 Então vi novos céus e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia.

Por mil anos, o Senhor Jesus e seus santos trabalharam na tarefa da restauração de todas as coisas. Agora terminado o serviço se completa também a história da redenção humana. A Primeira coisa que precisamos observar é que a expressão “novo céu e nova terra” deve ser entendida como o universo sendo contemplado na sua inteireza, ou seja, é uma expressão bíblica para se referir a todo universo que não não foi completamente destruído, mas renovado. Será uma transformação tão profunda que refletirá uma nova criação, mas ainda assim será a continuidade do universo atual pois considerando o texto no verso 1, o termo grego utilizado para descrever o novo céu e nova terra expressa uma ideia de um “novo mundo”, e não de um “outro mundo”. Termo que também é utilizado em 2Pe 3:13 Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça. Segundo estudiosos da língua grega trata-se do grego “kainos” que significa algo novo em qualidade. Se fosse algo novo em origem, ou seja, sem qualquer base prévia, o termo grego deveria ser “neos”. Portanto, trata-se da renovação do universo, que, sem dúvida, é a doutrina bíblica mais coerente acerca do assunto. Além disso, se olharmos para tudo isto nesta visão assim proposta poderemos perceber a soberania de Deus purificando exatamente a criação que Satanás, por tantas vezes tentou destruir, removendo todos os efeitos do pecado. Quando o texto diz que o mar já não mais existe, não está dizendo que não mais haverá água na superfície da terra, o que o texto parece demonstrar é que agora, com esta renovação, a terras e águas estarão melhor divididas, não havendo mais nenhuma região estéreo ou seca.

1. A CIDADE SANTA. Ap 21.2 Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido.

Não temos uma descrição de um quadro na sua inteireza, a maior parte das profecias que encontramos no AT, dizem respeito ao Milênio. O profeta Isaías traz uma descrição no final de seu livro que parece ser uma das poucas passagens bíblicas que falam deste período subsequente ao Milênio. Encontramos aqui uma descrição coincidente com as descrições encontradas no capítulo 21 do Livro de Apocalipse. Is 60.17-22 Em vez de bronze eu trarei a você ouro, e em vez de ferro, prata. Em vez de madeira eu trarei a você bronze, e em vez de pedras, ferro. Farei da paz o seu dominador, da justiça, o seu governador. 18. Não se ouvirá mais falar de violência em sua terra, nem de ruína e destruição dentro de suas fronteiras. Os seus muros você chamará salvação, e as suas portas, louvor. 19. O sol não será mais a sua luz de dia, e você não terá mais o brilho do luar, pois o Senhor será a sua luz para sempre; o seu Deus será a sua glória. 20. O seu sol nunca se porá, e a sua lua nunca desaparecerá, porque o Senhor será a sua luz para sempre, e os seus dias de tristeza terão fim. 21. Então todo o seu povo será justo, e possuirá a terra para sempre. Ele é o renovo que plantei, obra das minhas mãos, para manifestação da minha glória. 22. O mais pequenino se tornará mil, o menor será uma nação poderosa. Eu sou o Senhor. Na descrição do profeta a glória da Cidade Santa está no fato de ser ela a cidade dos redimidos. Isaías parece sugerir que a Cidade Santa estará localizada em algum lugar acima da Jerusalém terrena. Inferimos isto pelo fato do profeta dizer que a cidade Santa servirá de luz, de forma não mais haver necessidade de astros para a iluminar a parte da terra que estará sob sua luz

2. SUA LOCALIZAÇÃO. V.2 Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus...

João começa este capítulo fazendo uma deslumbrante descrição daquilo que lhe é agora permitido contemplar. Ele fala da cidade Santa, chamando-a de “Nova Jerusalém” descendo do céu, da parte de Deus. V. 10 Ele me levou no Espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus. 

Percebemos, como visto atrás, que sua localização não será terrena, o texto parece indicar que ela ficará bem próximo da terra, contudo, não fará parte dela, pois é dito que as nações, isto é, aqueles que estarão na terra, andarão sob a luz da Nova Jerusalém, indicando assim que ela estará localizada a cima das nações. A terra será a morada dos redimidos, pessoas inteiramente renovadas, viverão eternamente sob a bênção da Nova Jerusalém. Ap 22. 2 no meio da rua principal da cidade. De cada lado do rio estava a árvore da vida, que frutifica doze vezes por ano, uma por mês. As folhas da árvore servem para a cura das nações.

3. SUAS DIMENSÕES. Ap 21.16,17 A cidade era quadrangular, de comprimento e largura iguais. Ele mediu a cidade com a vara; tinha dois mil e duzentos quilômetros de comprimento; a largura e a altura eram iguais ao comprimento. Ele mediu o muro, e deu sessenta e cinco metros de espessura, segundo a medida humana que o anjo estava usando.

A dimensão da Cidade Santa será de aproximadamente 2.200 km de comprimento em cada lado (doze mil estádios), isto somando daria algo como cerca de cinco milhões de quilômetros quadrados, pois indica tanto o comprimento quanto na altura e na largura, o que chega a atingir cerca de 12 bilhões de quilômetros cúbicos. A João é dito que a cidade terá doze portas e em cada uma delas escrito o nome de uma das doze tribos de Israel, havendo três portas ao norte, três ao sul e três ao ocidente. A cidade não precisará do sol e nem da lua ou qualquer outra luz artificial, pois ela será luminosa por si só, a glória do Senhor será a sua luz. Não haverá templos nesta cidade, pois é dito que o Senhor será seu templo e portanto não precisará de formas especiais, períodos ou lugares próprios para adoração. Suas muralhas não serão muito altas, tendo pouco mais de 64 metros de espessura (144 côvados). Seus portões são construídos diretamente nas muralhas sendo guardado, cada um deles por um anjo. Cada portão recebe o nome de uma das tribos de Israel. As muralhas são construídas sobre doze alicerces cujos nomes são dos doze apóstolos, representando assim os santos do NT.

4. SEUS HABITANTES. Ap 21.27 Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro.

A Nova Jerusalém será a morada dos seguidores de Jesus, chamados de a noiva de Cristo, por isso é chamada de “a noiva, a esposa do Cordeiro”. Ap 21.9,10 ..."Venha, eu mostrarei a você a noiva, a esposa do Cordeiro". Ele me levou no Espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus. Nessa descrição, a João é dito que ele veria a “A esposa do Cordeiro”, mas o que lhe é apresentado é a Cidade Santa, ou seja, já que a noiva representa os cristãos que com Jesus estarão no céu, então podemos entender que ao dizer a João que lhe mostraria a noiva, e lhe mostra a cidade, é porque a cidade seria de fato o lugar onde a “noiva” estaria habitando. A Bíblia compara o relacionamento entre Jesus os cristãos com o de um marido e sua esposa. 2Co 11.2  ...Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura. Além disso, nas pedras de alicerce da Nova Jerusalém estão escritos “os nomes dos 12 apóstolos do Cordeiro”. Ap 21.14 O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. Esse detalhe ajuda a confirmar a identidade da Nova Jerusalém, já que os cristãos que são chamados para viver no céu são “edificados sobre o alicerce dos apóstolos e dos profetas”. Ef 2.20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular. Desta forma, a Nova Jerusalém, também chamada de “a cidade santa”, é composta por aqueles que se juntam a Jesus no céu para ‘reinar sobre a terra’. Ap 5.9,19 Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra.

1. AS PESSOAS NA TERRA. Ap 21.24 As nações andarão em sua luz, e os reis da terra lhe trarão a sua glória.

Os redimidos viverão para sempre com o Senhor em adoração e comunhão íntima, não precisarão de uma cortina para separá-los de Sua presença santa, porque eles serão perfeitos assim como Deus é perfeito. Acima de tudo, será a presença pessoal de Deus que definirá a nova terra como o céu Ap 21.3 Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Os remidos se reunirão para sempre com seu Redentor! A Nova Jerusalém é descrita como tendo “Um rio de água da vida” que sustenta “árvores da vida” que são “para a cura das nações”. Ap 22.1,2. O que permitirá que as pessoas tenham uma vida eterna e perfeita, exatamente conforme a vontade de Deus desde o início. Rm 8.21 de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus.

 

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...