quarta-feira, 11 de novembro de 2020

“O DIA DO SENHOR” - O JULGAMENTO DO GRANDE TRONO BRANCO

 

ESCOLA BÍBLICA DINÂMICA  - ESCATOLOGIA BÍBLICA

Jovens e Adultos -15 /12/2020

Lição 21

Texto Básico: Apocalipse 20.11-15

11. Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles. 12. Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros. 13. O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito. 14. Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.  15. Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo.

 Introdução: Após a última rebelião de Satanás e sua derrota final imediatamente se segue sobre os não salvos, o Julgamento do Grande Trono Branco. Esta é a chamada ressurreição para a morte. A primeira ressurreição, mesmo que em etapas, se deu com os salvos no arrebatamento e na Vinda de Jesus em Glória. Portanto, a referência agora é do julgamento daqueles que não foram salvos, e estão no hades aguardando este momento. Assim, contrário do que muitos pensam, O Julgamento do Grande Trono Branco descrito no livro do Apocalipse, não será o lugar onde salvos e perdidos serão julgados, grande engano, pois o que a Bíblia descreve é que todos quantos comparecerem diante do Grande Trono Branco já estão condenados, perdidos para todo o sempre. 

I. A DESCRIÇÃO DO TRONO DE JULGAMENTO.

A descrição que temos deste tribunal é de um trono que envolve a gloriosa e majestosa autoridade divina. Este é o trono do Rei dos reis e Senhor dos senhores, o trono onde o sim, é sim absoluto e final. E cada não é não, também absoluto e final. Um julgamento para além do qual não há qualquer possibilidade de recurso, apelo, ou muito menos de "segunda chance".

1. SEU TAMANHO, GRANDE 20:11: E vi um grande trono branco ...
O trono é descrito como “um grande trono...” Isto parece indicar a grandeza e importância do julgamento que diante dele se dará. Fala ainda da onipotência e grandeza daquele que nele estará assentado, ao mesmo tempo em que fala do quão pequenos são aqueles que diante dele terão de comparecer. O pecador, que invariavelmente em sua vida pensou de si como importante e digno de graça, será plenamente consciente de sua insignificância e inutilidade de sua vaidade quando comparecer diante deste Grande Trono.

2. SUA COR, BRANCO. 20:11 “E vi um grande trono branco, ...”
A descrição que temos é de um Trono “grande” e “branco”. Na Bíblia o branco sempre fala em santidade e retidão e portanto, podemos entender que a cor do trono refere-se a dignidade da Pessoa que nele estará assentado, indicando tratar-se do trono onde o próprio Deus se assentará julgará todos os pecados dos homens. Um fato a ser observado é que nesta descrição, diferente de Ap 4, não há nenhuma referência a um arco íris circuncidando o trono. Isto parece indicar que não haverá neste julgamento nenhuma graça, misericórdia ou pacto de esperança. “Quem parará diante do seu furor, e quem persistirá diante do ardor da sua ira? A sua cólera se derramou como um fogo, e as rochas foram por ele derrubadas.” Na 1:6

II. O QUE ESTAVA ASSENTADO SOBRE ELE.  20:11 E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles

O ocupante deste trono, pela sua grandeza, pode ser facilmente identificado. será definitivamente ninguém menos que o Senhor Jesus Cristo, a quem o Pai concedeu todo o direito de julgamento Jo 5:22 “E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo;”. Diante Dele comparecerão todos aqueles que o desprezaram e contra Ele se rebelaram. E, uma vez diante Dele, terão de dar conta de todos os seus pecados e atos de rebeldia.

1. QUEM SERÁ JULGADO NESTE TRIBUNAL. 20:12-13-12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus...

Estes que comparecerão perante este tribunal são aqueles que não foram salvos, e portanto estão no Hades, em plena consciência aguardando este momento. Eles serão julgados pelas obras que praticaram e por terem resistidos ao perdão divino na Pessoa do Senhor Jesus. Os seus nomes não estão escritos no livro da vida, porque recusaram receber ao Senhor Jesus como Salvador Pessoal. 20:15 “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” Não há exceções aqui mencionadas, todos os que não foram salvos durante esta vida, terão de comparecer ao Julgamento do Grande Trono Branco e ali, serão condenados ao sofrimento eterno no Lago que arde em Fogo e Enxofre. Independentemente da posição que alguém tenha ocupado aqui na terra, quer um rei ou um dos mais humildes súditos de um reino, quer desprezado ou aclamado, todos, exatamente todos os que morrem sem Cristo terão de comparecer diante de Deus neste julgamento. Os homens hoje dão supremo valor a posição, prestígio e fama neste mundo, mas essas coisas nada significarão diante de Deus naquele grande dia. Haverá alguns que, como bem disse o Senhor Jesus, "ganharam o mundo inteiro", mas, infelizmente perderam suas almas. Absolutamente ninguém escapará. O mar é provavelmente aqui mencionado serve para mostrar que todos os mortos não salvos serão levantados para serem julgados, mesmo aqueles que morreram mas não tiveram um local de sepultura na terra. “E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.”.

2. O LIVRO DA VIDA.
e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
Livros são abertos neste julgamento, e o escritor bíblico parece dar destaque a abertura do Livro da vida, talvez por ser ele o livro onde estão registrados os nomes das pessoas de todos os séculos que foram salvas em Cristo, de acordo com sua fé no Filho de Deus. É dito que a base do julgamento se dá pelas coisas que estão escritas nestes livros, e o que parece é que neles são mantido registros de todas as obras do homem. Lc. 8:17 Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz. 

CONCLUSÃO. 20:14-15 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E todo aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

 

Bibliografia.

http://solascriptura-tt.org/Sermoes/E9C-JulgamentoGrandeTronoBranco-DCloud.htm

https://www.bibliaon.com/apocalipse_4/20

https://estudobiblico.org/o-julgamento-do-grande-trono-branco/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...