segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O SEGREDO DA VIDA


Sl 118. 17. Não morrerei, mas viverei e contarei as obras do Senhor.

Int. A vida, do latim "vita"  o que é a vida? O conceito é muito amplo e admite diversas definições podendo referir-se:
  • Ao processo em curso do qual os seres vivos são uma parte.
  • Espaço de tempo entre a concepção e a morte de um organismo.
  • A condição de uma entidade que nasceu e ainda não morreu.
  • Aquilo que faz com que um ser vivo, esteja vivo.
  •  Metafisicamente, a vida é um processo contínuo de relacionamento.

Por mais simples que possa parecer, ainda é muito difícil para a ciência definir a vida com clareza. Muitos biólogos tentam defini-la como um fenômeno que anima a matéria.
 Confúcio falou da vida,  dizendo que os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois gastam o dinheiro para recuperar a saúde. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. Vivem como se nunca fossem morrer, e morrem como se não tivesse vivido...
 Gonzaguinha , ainda em vida, expressou-se numa canção que indagava: "E a vida,  a vida o que é?  diga lá meu irmão. Ela é a batida de um coração, ela é uma doce ilusão..."
 Em meio a tantas indagações e dúvidas, surge a pergunta: E a Bíblia, o que ela ensina a respeito da vida?

I. A VIDA É UM PRESENTE DE DEUS, QUE ME FOI DADA, OU SOPRADA PELO PRÓPRIO DEUS.
A primeira grande informação bíblica a respeito da vida, em relação ao homem, é que ela é um presente de Deus, pois foi soprada diretamente por Deus, e o pelo sopro divino, homem passou a viver. 
  • Gn 2.7. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego de vida; e o homem tornou-se alma vivente.

Jó consegue expressar esta verdade com bastante clareza. Ele de maneira bastante enfática, afirma a grande verdade concernente a vida: Ele é dádiva de Deus. 
  •  Jó 33.4. O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo Poderoso me dá a vida. 
Portanto a nossa vida está nas mãos de Deus, e a nossa existência está no sopro divino. 
  • Jó 12.10. Em suas mãos está a vida de todo ser vivente, e o espírito de todo gênero humano


Deus é detentor de todo poder sobre a vida humana
Uma vez que foi Deus quem soprou em nós o dom da vida, isto quer dizer que Ele é aquele que detém em si, todo o poder sobre ela. 
  • 1Sm 2.6. O Senhor  é o que tira a vida e a dá, faz descer ao seol, e faz subir dali. 
Deus, somente Ele tem o poder sobre a vida e a morte. Nascemos, vivemos e morremos, tudo de forma a “obedecer” a uma regra da vida que foi estabelecida pelo próprio Deus, e de cuja regra nenhum dos homens conseguem escapar. Cada um de nós, que estamos vivos, um dia vamos morrer, e a morte, é a cessação da vida, ela é o oposto a toda e qualquer definição que tenhamos tentado dar a vida. 
  • 2Sm 14.14. Porque certamente morreremos, e seremos como água derramada na terra, que não se pode juntar mais...

II. A VIDA É UM PRESENTE DE DEUS, POR ISSO DEVEMOS VIVER A VIDA
INTENSAMENTE.
Não sabemos quanto tempo iremos viver. O salmista fala em 70 anos: 
  • Sl 90.10. A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns pela sua robustez chega a oitenta, a medida deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos.

Setenta anos, não é o máximo que eu posso viver, setenta anos é apenas o mínimo. Eu não preciso me contentar em viver setenta anos, eu posso viver bem mais que isso! Jó fala da vida como um sopro. 
  • Jó 7.7. Lembra-te que a minha vida é um sopro... 

Este sopro, no entanto, pode durar bem mais que setenta anos, pois para mim, estou convencido de que setenta anos é muito pouco.
  • Abraão, viveu 175 anos. Gn 25.7
  • Sara, mulher de Abraão, viveu  127 anos.  Gn 23.1
  • Ismael, filho de Abraão, viveu 137 anos. Gn 25.17

Porque só eu tenho que viver 70 anos? Eu posso e quero viver bem mais que isso. O título de pessoa mais velha do mundo, é atribuído a francesa  Jeanne Calment (122 anos).  A pessoa viva mais velha do mundo é atualmente a americana Besser Cooper, com atualmente 116 anos. Em Cuba vivem atualmente  1.551 pessoas com mais de 100 anos. A mais velha, é uma mulher com 126 anos. Segundo estimativas, um quarto de todas as crianças nascidas hoje na Grã Bretanha, deverá ultrapassar os 100 anos de idade. Segundo projeções, o número de pessoas com mais de 100 anos de idade aumentará 15 vezes  até 2050 passando de 145 mil em 1999 para 2,2 bilhões em 2050.   No Brasil os centenários eram de 13,8 mil em 1991. Segundo dados do último censo de 2010, hoje são cerca de 30 mil pessoas.

Porque me contentar com 70, se as estimativas me dizem que posso até passar dos 100? Jacó, com  130 anos, considerava ter vivido pouco. Gn 47.9. No total, ele viveu 147 anos. Gn 47.28.

III. COMO VIVER A VIDA.
A vida é para ser vivida. Não podemos passar toda a nossa existência reclamando de tudo e brigando contra tudo. A vida ela passa, como disso Jó, ela é um sopro, e não importa se este sopro vai durar 70 ou 100 anos, o que importa é que durante o tempo da minha vida, eu preciso “viver”

1. A VIDA PODE SER DURA
Não esperamos que a vida seja sempre fácil. Deveras, devemos mesmo estar preparados para enfrentar uma vida difícil em certos momentos de nossa existência. 
  • Ex 1.14.  Assim lhes amarguravam a vida com pesados serviços em barro e em tijolos e com toda a sorte de trabalho no campo, em fim com todo serviço, em que os faziam servir com dureza.

O fato de termos de enfrentar etapas difíceis, não quer dizer que nossa vida será sempre difícil. Vai chegar um momento em que todas as dificuldades serão vencidas, e poderemos desfrutar de momentos deliciosos. Não precisaremos ficar durante todo o tempo de nossa existência, nos lamentando e deixando de viver. 
  • Sl 31.10. Pois a minha vida está gasta de tristezas, e os meus anos de suspiro...

 2. MUITAS VEZES ELA É DESPREZADA POR NÓS.
Devido as dificuldades que temos de enfrentar durante a nossa existência, temos uma tendência natural em desprezarmos a nossa vida. Olhamos somente para os momentos maus, e nos esquecemos que já tivemos, em algum tempo, momentos bons, e estes momentos bons, novamente chegarão para nós. 
  • Jó 10.1. Tendo tédio a minha vida, darei livre curso a minha queixa, falarei na amargura da minha alma.

3. FICAMOS ABORRECIDOS COM ELA.
Precisamos trabalhar, precisamos nos manter, precisamos cuidar de coisas que as vezes nos causam aborrecimento. Nos cansamos, desanimamos, ficamos exaustos, e como resultado deste esgotamento, ficamos as vezes aborrecidos com a vida. Achamos que a vida está sendo por demais trabalhosa e não temos coragem de encarar a vida, preferindo que ela passe depressa e assim sejamos livres de tão grandes problemas. 
  • Ec 2.17. Porque aborreci a vida, porque a  obra que se faz debaixo do sol me era penosa...

4. QUANDO FAZEMOS ALGUMA BESTEIRA, CHEGAMOS A DESEJAR A MORTE.
Depois de algum descuido, após algum deslize, ou por causas de uma grande perda, muitas vezes desejamos morrer! Achamos que a morte pode ser a saída para o problema que estamos enfrentando. 
  • Jn 4.3. Agora Senhor me tira a vida, pois melhor me é morrer do que viver.. 

MAIS NA MAIORIA DAS VEZES O QUE DESEJAMOS MESMO É VIVER 
  • Sl 21.4. Vida te pediu, e lhe deste longura de dias para sempre eternamente...

Pedimos a morte, mais desejamos a vida. Pensamos em morrer, mais o que queremos mesmo é viver, livres de todos os problemas.

IV.  ACIMA DE QUALQUER COISA, AVIDA É SEMPRE UMA DÁDIVA DIVINA E  DEVE SER VIVIDA INTENSAMENTE
Deus nos deu a vida, Deus nos deu o poder de viver e existir, então porque devemos passar todo o nosso tempo nos queixando e deixando de viver? Temos mesmo é que aproveitar a vida: 
  • Ec  8.15. Exalto pois a alegria, porquanto o homem nenhuma coisa tem debaixo do sol, que comer,  beber e alegrar-se, porque isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da sua vida que Deus lhe dá debaixo do sol.

Não precisamos de álcool ou drogas para viver ou nos alegrarmos, temos vida, este presente de Deus, o que temos que fazer, é simplesmente viver. Amar e ser amado. Compartilhar bons momentos com as pessoas que amamos e com pessoas com as quais nos relacionamos. 
  • Ec 9.9. Goza a vida com a mulher que amas todos os dias da tua vida...


EPÍLOGO.
PORÉM O MAIOR BEM QUE SE PODEMOS TER NA VIDA?
  • Mc  8.35. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á.

Não terá nenhum proveito viver 100 anos ou mais, se no final da minha vida, eu nunca tiver tido um encontro com aquele que é o maior bem que o ser humano pode alcançar enquanto viver:

O MAIOR BEM DA VIDA ESTÁ NA PESSOA DO SENHOR JESUS.
  •  Jo 6.48. Ele é o Pão da vida
  •   Jo 5.40. Ele é o doador da vida

A vida só tem sentido nesta vida, se vivida de tal forma que vivamos a vida com a certeza de ainda após a morte, em Jesus, nos teremos vida.
  • 1Jo 2.25.  E esta é a promessa que  Ele nos fez, a vida eterna.
  • Gl 2.20. Já estou crucificado com Cristo...
  • 1Tm 4.8. Pois o exercício corporal para  pouco se aproveita...visto que tem promessa da vida presente e da que há de vir
  • Ap 3.5. Ao que vencer...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...