domingo, 20 de fevereiro de 2011

SENTIMENTOS QUE NÃO ME SÃO MELHORES


Texto: Pv 15.16,17

MELHOR: O que é superior a tudo o mais\ O que é acertado ou sensato
SENTIMENTOS: Qualidades morais\ Disposição afetiva em relação a coisas de ordem moral ou intelectual

I. INQUIETAÇÃO. 
(Falta de sossego, excitação)

Pv 15:16 - MELHOR é o pouco com o temor do SENHOR, do que um grande tesouro onde há inquietação.
(É melhor ser pobre e temer a Deus, o SENHOR, do que ser rico e infeliz.)

1. RESULTADOS DA INQUIETAÇÃO:
Jó 14:1 - O HOMEM, nascido da mulher, é de poucos dias e farto de inquietação. 


a) DESAVENÇAS. (quebra das boas relações\ inimizades\ discórdias)
Pv 17:1 - É MELHOR um bocado seco, e com ele a tranqüilidade, do que a casa cheia de iguarias e com desavença.

  • Pv 3:30 - Não contendas com alguém sem causa, se não te fez nenhum mal.
  • Pv 6:14 - Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas.
  • Pv 18:19 - O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio. 
b) DEPRESSÃO. (abatimento moral ou físico) Estado mental caracterizado por tristeza, desespero e desestímulo quanto a qualquer atividade
Sl 38:8 - Estou fraco e mui quebrantado; tenho rugido pela inquietação do meu coração.

  • Sl 38:6 - Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando todo o dia.
  • Pv 12:25 - A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra.
  • Pv 17:22 - O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.
  • Is 21:3 - Por isso os meus lombos estão cheios de angústia; dores se apoderam de mim ...fiquei abatido quando ouvi, e desanimado vendo isso. 
c) ESTRESSE. (conjunto de reações do organismo a agressões de origens diversas, capazes de perturbar o equilíbrio interno)
Sl 22:2 - Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego.

  • AGITAÇÃO. (perturbação do espírito)
  • NERVOSISMO. (emotividade exagerada)
IRRITAÇÃO. (mau humor)

Sl 39.6,7 - Na verdade, todo homem anda numa vã aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará. Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti.

 

II. ÓDIO.

(Paixão que impele a causar ou desejar o mal de alguém, raiva, ira. Sentimento de aversão a pessoa, atitude ou coisa)

Pv 15:17 - MELHOR é a comida de hortaliça, onde há amor, do que o boi cevado, e com ele o ódio.

É melhor comer verduras na companhia de quem a gente ama do que comer a melhor carne onde existe ódio.



1. CONSEQUÊNCIAS DO ÓDIO,



a) DISCUSSÕES

Pv 15:1 - A RESPOSTA branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a IRA.

Jó 36:13 - E os hipócritas de coração amontoam para si a IRA; e amarrando-os ele, não clamam por socorro.



b) IMPRUDÊNCIAS. (Qualidade de quem não age com comedimento, buscando não evitar tudo que julga fonte de erro ou de dano.)

Pv 19:11 - A prudência do homem faz reter a sua IRA, e é glória sua o passar por cima da transgressão.



c) TOLICES (Vaidade, presunção\ Ridículo (pessoa ou coisa\ Que não faz sentido; disparatado.)

Ec 7:9 - Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a IRA repousa no íntimo dos tolos.

(abobado, abobalhado, amalucado, aparvalhado, apatetado, babaquara, basbaque, bobo, boboca, bocó, débil, estulto, idiota, imbecil, lambão, leso, lorpa, maluco, pacóvio, palerma, parvo, paspalhão, pateta, tonto)


2. MALES CAUSADOS PELO ÓDIO

  • INIMIZADE - Pv 27:3 - A pedra é pesada, e a areia é espessa; porém a IRA do insensato é mais pesada que ambas. \ Pv 15:17 - Melhor é a comida de hortaliça, onde há amor, do que o boi cevado, e com ele o ódio.
  • CONTENDAS - Pv 30:33 - Porque o mexer do leite produz manteiga, o espremer do nariz produz sangue; assim o forçar da IRA produz contenda. \ Pv 10:12 - O ódio excita contendas, mas o amor cobre todos os pecados.
  • DESTRUIÇÃO. Jó 5:2 - Porque a IRA destrói o louco; e o zelo mata o tolo. 
CONCLUSÃO:

CONSELHOS DE DEUS PARA VIVERMOS UMA VIDA MELHOR



Sl 37:8 - Deixa a IRA, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.

Ec 11:10 - Afasta, pois, a IRA do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.


 

Mensagem pregada dia 20/02/2011

Igreja Batista nacional Vale das Bênçãos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO DE ISRAEL

O ESTADO DE ISRAEL . TEXTO BÁSICO: GÊNESIS 13.6-12 6 - E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos, porque a sua fazenda era ...