segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CLAMOR, UM GRITO DE SOCORRO!


Ap 21:4 - E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. 

CLAMOR: Grito de queixa, súplica, protesto, brado

Pedido de Socorro:

  • 1Sm 7:8 ...Não cesses de CLAMAR ao SENHOR nosso Deus por nós, para que nos livre da mão dos filisteus.
  • Mc 10:47 E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a CLAMAR, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
Choro de uma pessoa aflita:

  • Sl 28:2 Ouve a voz das minhas súplicas, quando a ti CLAMAR, quando levantar as minhas mãos para o teu santo oráculo.
Desabafo do impaciente:

  • Sl 69:3 Estou cansado de CLAMAR; a minha garganta se secou; os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus.
  • Sl 102:2 Não escondas de mim o teu rosto no dia da minha angústia, inclina para mim os teus ouvidos; no dia em que eu CLAMAR, ouve-me depressa.

QUANDO SOMOS CONDUZIDOS AO CLAMOR



1. QUANDO NOS VEMOS EM SERVIDÃO.

Escravidão\ dependência - Rm 8:15 Porque não recebestes o espírito de ESCRAVIDÃO, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
  • Estamos sujeitos a alguém\coisa. Êx - Ex 2.23 - ...os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão; 2Sm 22:7 - Estando em angústia, invoquei ao SENHOR, e a meu Deus clamei; do seu templo ouviu ele a minha voz...
  • Vida Difícil. Êx 1:14 - Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza. 
  • Espírito Angustiado. Ê x 6:9 ...mas eles não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura servidão. 
2. QUANDO PERDEMOS ALGO\ ALGUEM QUE AMAMOS.

Fp 3:8 E, na verdade, tenho também por PERDA todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a PERDA de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,
Jz 6:6 - Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR.
  • Perdemos o controle. Êx -12.30 - E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto.
  • Perdemos a pose. 1Sm 30:4 - Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que neles não houve mais FORÇAS para chorar.
  • Perdemos as forças. Sl 88:4 Estou contado com aqueles que descem ao abismo; estou como homem sem FORÇAS, 
3. QUANDO SENTIMOS DORES.

Sensação de sofrimento decorrente de lesões no corpo ou n alma \ mágoa, pesar Jó 14:22 Mas a sua carne nele tem DORES; e a sua alma nele lamenta; Jó 33:19 Também na sua cama é castigado com DORES; e com incessante contenda nos seus ossos; 
  • Amargura - 1Sm 1:10 Ela, pois, com amargura de ALMA, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.
  • Angustia - Jó 7:11 Por isso não reprimirei a minha boca; falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha ALMA.
"REFRIGÉRIO" 

  • Sl 23:3 Refrigera a minha ALMA; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. 
  • Êx 3:7 - E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. 
  • 1Sm 5.12 - E os homens que não morriam eram tão atacados com hemorróidas que o CLAMOR da cidade subia até o céu. 

4. QUANDO SENTIMOS MEDO.

Sentimento de viva inquietação ante a noção do perigo real ou imaginário/ pavor, temor Ex 14.10 - E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. 
  • Receio da enfermidade. Jó 9:28 RECEIO todas as minhas dores, porque bem sei que não me terás por inocente.
  • Receio da decepção. Gl 4:11 RECEIO de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.
  • Receio das situações. Jó 9:34 Tire ele a sua vara de cima de mim, e não me amedronte o seu TERROR.  
CONCLUSÃO:

O RESULTADO DO MEU CLAMOR

Sl 56:3 Em qualquer tempo em que eu TEMER, confiarei em ti.
Sl 27:1 O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem TEMEREI? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?


Mensagem pregada na Missão Batista em Olavo Bilac (Duque de Caxias)

Dia 24/01/2011 (Campanha: SEIS DIAS DE CLAMOR POR SEIS MESES DE VITÓRIA)


 

2 comentários:

  1. Muito bom esse estudo ! Enriqueceu-me bastante , fez-me refletir , preciso clamar mais vezes !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cristina.
      Lembre-se sempre que o nosso Deus está sempre disposto a ouvir o nosso clamor.
      Deus abençoe poderosamente!

      Excluir

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...