segunda-feira, 1 de novembro de 2010

UMA VIDA DIFÍCIL PARA ASÁFE


UM DIA DIFÍCIL NA VIDA DE ASAFE

Texto: Sl 73.25 -
No céu, eu só tenho a ti. E, se tenho a ti, que mais poderia querer na terra?



Introdução: Asafe: Colecionador/ cobrador

  • Diretor de Música sacra no tempo dos reis Davi e Salomão
  • Nomeado por Davi como chefe dos levitas dirigentes da adoração (1Cr 29.30)
  • Compositor junto com o rei Davi (2Cr 29.30)
  • Autor dos Salmos: 50, 73-83
  • Profeta
I. ASAFE "COLECIONOU" SENTIMENTOS "MENORES" DO QUE AQUELES QUE DEVERIA GUARDAR.

1. INVEJA. v.3 Porém, quando vi que tudo ia bem para os orgulhosos e os maus, quase perdi a confiança em Deus porque fiquei com inveja deles.
Inveja: Sentimento de pesar pelo bem ou pela felicidade de outra pessoa, junto com o desejo de ter o que ela tem para si.

"O ódio é cruel e destruidor, mas a inveja é pior ainda." (Pv 27:4 NTLH)

  • Destrói como câncer. Pv 14.30
  • Nos torna violentos. Pv 24.1
  • Nos deixa "confusos". Tg 3.16
a) Nós não devemos...ter inveja uns dos outros. . Gl 5:26
b). Portanto, abandonem... inveja... 1Pe 2:1



2. AMARGURA. V.21 "O meu coração estava cheio de amargura..."

(dor, tristeza, aflição)

  • Só você conhece. Pv 14.10 – "Só você conhece a sua própria amargura..."
  • Nos faz desistir. Jó 10.1 – "Estou cansado de viver. Vou me desabafar e falar da amargura que tenho no coração".
  • Nos faz "adoecer". Sl 38.8 – "Sinto-me profundamente abatido e desanimado; o meu coração está aflito, e eu fico gemendo de dor."
"Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades!" (Ef 4:31)

3. REVOLTA. V.21 – "...e eu fiquei revoltado"
(zangado, indignado)

Is 1:2 "Escutem, ó céus, preste atenção, ó terra, pois o SENHOR Deus! Ele disse: "Criei filhos e cuidei deles, mas eles se revoltaram contra mim."
INDIGNAÇÃO: Sentimento de cólera ou despreza provocado por ultraje ou por uma injustiça
  • Pv 24:19 - Não se revolte por causa dos maus, nem tenha inveja deles. 
II. ASAFE "COBROU" DE SI MESMO RESULTADOS MAIORES DO QUE AQUELES QUE PODERIA ALCANÇAR.

v. 16 - Então eu me esforcei para entender essas coisas, mas isso era difícil demais para mim.
Ef 3:19 "Sim, embora seja impossível conhecê-lo perfeitamente..."


1. ELE COBROU UMA COMPREENSÃO A RESPEITO DE UM DEUS QUE É INFINITAMENTE INCOMPREENSÍVEL.
V.22 - "Eu não podia compreender, ó Deus; era como um animal, sem entendimento."

  • Dt 29.4,5,6 – "Mas até o dia de hoje o SENHOR não deixou que vocês percebessem, ouvissem ou entendessem tudo o que viram..."
  • Ec 3:11 "Deus marcou o tempo certo para cada coisa. Ele nos deu o desejo de entender as coisas que já aconteceram e as que ainda vão acontecer, porém não nos deixa compreender completamente o que ele faz."
  1. Posso compreender as suas leis - Sl 119:33 "Ó SENHOR Deus, ensina-me a entender as tuas leis, e eu sempre as seguirei."
  2. Posso louvá-lo -
    Sl 145:3 "O SENHOR Deus é grande e merece receber altos louvores. Quem pode compreender a sua grandeza?"
2. ELE COBROU DE SI UMA COMPREENSÃO A RESPEITO DE UM HOMEM QUE EMBORA FINITO NÃO CONSEGUE COMPREENDER A SI MESMO.

v.16 "Então eu me esforcei para entender essas coisas, mas isso era difícil demais para mim."

  • "Quanto ao ser humano, somente o espírito que está nele é que conhece tudo a respeito dele. E, quanto a Deus, somente o seu próprio Espírito conhece tudo a respeito dele." (1Co 2:11)
  • "Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele (Jr 17:9)
V.13 "Parece que não adiantou nada eu me conservar puro e ter as mãos limpas de pecado"


CONCLUSÃO:
"Porém, quando fui ao teu Templo, entendi..." Sl 73:17

  • Na minha fraqueza, Deus é força – v.26
  • Ele segura as minhas mãos – v. 23
  • Ele guia-me por seus conselhos – v.26
  • Ele é tudo o que eu preciso – v.26
"Mas, quanto a mim, como é bom estar perto de Deus! Faço do SENHOR Deus o meu refúgio e anuncio tudo o que ele tem feito." (Sl 73:28)



Mensagem pregada dia 01/11/2010
Igreja Metodista Wesleyana
Filial do Lote XV - Duque de Caxias - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...