sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A MELHOR MANEIRA DE VIVER


O HOMEM DE SUCESSO COM DEUS E SUA VIDA SOCIAL E NA IGREJA
(Qual a melhor maneira de viver?)
Ec 2:3 Procurei ainda descobrir qual a melhor maneira de viver e então resolvi me alegrar com vinho e me divertir. Pensei que talvez fosse essa a melhor coisa que uma pessoa pode fazer durante a sua curta vida aqui na terra.


Introdução: Vida social é um padrão de comportamento que envolve o indivíduo e a sociedade, caracterizado pela suas inter-relações. De modo simplificado, a vida social é o contato com amigos, o conhecimento de novas pessoas e a visão que os outros têm sobre a pessoa na sociedade, que o motiva a aprender coletivamente e perceber responsabilidades e compromissos sociais.

VIDA: O espaço de tempo que vai do nascimento à morte; existência/ Um dado período da vida/ Modo de viver.

  • A vida de todas as criaturas está na mão de Deus; é ele quem mantém todas as pessoas com vida. Jó 12:10
  • Que esperança terão os ateus quando Deus lhes tirar a vida? Jó 27:8
  • Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus Tt 2:12
I. MODOS DE VIDA.

1. OS SOLITÁRIOS OU ANTI-SOCIAIS.

É o homem viver sozinho, sem amigos, sem filhos, sem irmãos, sempre trabalhando e nunca satisfeito com a riqueza que tem. Para que é que ele trabalha tanto, deixando de aproveitar as coisas boas da vida? Isso também é ilusão, é uma triste maneira de viver. Ec 4:8

  • RESULTADO:
    Detesto a vida; não quero mais viver. Deixa-me em paz, pois a minha vida não vale nada. Jó 7:16
  • LEMBRETE:
    Mas não foi essa a maneira de viver que vocês aprenderam como seguidores de Cristo. Ef 4:20
2. OS MAUS OU INSENSATOS.

Os maus passam a vida praticando o mal... Sl 58:3
  • VIDA DE REBELDIA - Alguns foram insensatos e sofreram por causa dos seus pecados, por causa da sua vida de rebeldia; Sl 107:17
  • ESCRAVOS DAS PAIXÕES - Pois antigamente nós mesmos não tínhamos juízo e éramos rebeldes e maus. Éramos escravos das paixões e dos prazeres de todo tipo e passávamos a nossa vida no meio da malícia e da inveja. Os outros tinham ódio de nós, e nós tínhamos ódio deles. Tt 3:3
  • VIVEM NA ESCURIDÃO - Pessoas que abandonaram uma vida direita para viver na escuridão do pecado. Pv 2:13
  • Já disse isto muitas vezes e agora repito, chorando: existem muitos que, pela sua maneira de viver, se tornam inimigos da mensagem da morte de Cristo na cruz. Fp 3:18  
CONSELHO: Portanto, siga o exemplo dos bons e viva uma vida correta. Pv 2:20

1Co 15:34 Comecem de novo a viver uma vida séria e direita e parem de pecar.

3. OS ALEGRES E SOCIÁVEIS.

Todos os dias são difíceis para os que estão aflitos, mas a vida é sempre agradável para as pessoas que têm coração alegre. Pv 15:15

  • BONDADE - Quem é bondoso e direito terá uma vida longa e será tratado com respeito e justiça. Pv 21:21
  • AMIZADE - Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver. Pv 27:9 

  Ec 3:12 - ENTÃO ENTENDI QUE NESTA VIDA TUDO O QUE A PESSOA PODE FAZER É...

·         ...PROCURAR SER FELIZ E ... - Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês. E dêem sempre graças a Deus. Cl 2:7
·         ...VIVER O MELHOR QUE PUDER. Procurem viver em paz, tratem dos seus próprios assuntos e vivam do seu próprio trabalho, como já dissemos antes. 1Ts 4:11


II. PADRÃO DE COMPORTAMENTO.

Padrão: Aquilo que serve de base ou modelo.

Comportamento: Procedimento/ conduta

"A nossa vontade é fazer aquilo que tanto o Senhor como as pessoas acham certo" 2Co 8:21

1Tm 4:12 ...Seja um exemplo:

...Na maneira de falar...
Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem. Ef 4:29 
  • Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Pelo contrário, digam palavras de gratidão a Deus. Ef 5:4
  • Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos, isso não deve ser assim. Tg 3:10
...Na maneira de agir...

  • Vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus para fazer o que é direito. Rm 6:18
  • A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas espirituais para lutar na luz. Rm 13:12
  • Alguém vai dizer: "Eu posso fazer tudo o que quero." Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: "Posso fazer qualquer coisa." Mas não vou deixar que nada me escravize. 1Co 6:12
...No amor, na fé e na pureza.

  • Que o amor de vocês não seja fingido. Odeiem o mal e sigam o que é bom. Rm 12:9
  • Peço também que, por meio da fé, Cristo viva no coração de vocês. E oro para que vocês tenham raízes e alicerces no amor. Ef 3:17
  • Estejam alertas, fiquem firmes na fé, sejam corajosos, sejam fortes. 1Co 16:13
  • Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus... Gl 2:20
  • Por meio da nossa pureza, conhecimento, paciência e delicadeza, mostramos que somos servos de Deus. Por meio do Espírito Santo, temos mostrado isso pelo nosso amor verdadeiro. 2Co 6:6 
O QUE SE ESPERA COMO PADRÃO DE COMPORTAMENTO DO HOMEM DE SUCESSO COM DEUS.

1. HONESTIDADE. Sl 101:2 - Serei honesto em tudo o que fizer...

  • As pessoas honestas se desviam do caminho do mal; quem tem cuidado com a sua maneira de agir salva a sua vida. Pv 16:17
  • Eles mostram, pela sua maneira de agir, que têm a lei escrita no seu coração. A própria consciência deles mostra que isso é verdade... Rm 2:15
  • A honestidade torna mais fácil a vida dos bons, porém os maus causarão a sua própria desgraça. Pv 11:5 
2. VIDA COM DEUS. Fp 1:27 - Agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo com o evangelho de Cristo.

  • Hb 13:18 - pois sempre queremos fazer o que é correto.
  • "ÚTIL"
    - Rm 7:4 ...E agora pertencem a ele, que foi ressuscitado para que nós possamos viver uma vida útil no serviço de Deus.
A vida de vocês estará cheia das boas qualidades que só Jesus Cristo pode produzir, para a glória e o louvor de Deus. Fp 1:1



MOTIVAÇÕES AO HOMEM DE SUCESSO COM DEUS NA IGREJA.



1. O APRENDIZADO COLETIVO

Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem. Pv 4:13

Ato, ou processo ou efeito de aprender; aprendizagem.

Mas você tem seguido os meus ensinamentos, a minha maneira de agir e o propósito que tenho na minha vida. E tem seguido também a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, 2Tm 3:10



OS REAIS VALORES DA PALAVRA DE DEUS NA VIDA DO HSD

2Tm 3:16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para:

  • Ensinar a verdade -
    Eles nos ensinam a vivermos de maneira inteligente e a sermos corretos, justos e honestos. Pv 1:3
  • Condenar o erro - O SENHOR detesta a maneira de viver dos maus, porém ama a quem faz o que é direito. Pv 15:9
  • Corrigir as faltas - Se a nossa maneira de viver agrada a Deus, ele transforma os nossos inimigos em amigos. Pv 16:7
  • Ensinar a maneira certa de viver - Eu lhe tenho ensinado o caminho da sabedoria e a maneira certa de viver. Pv 4:11
2. A PERCEPÇÃO DAS RESPONSABILIDADES

Ato, efeito ou faculdade de perceber

Aquilo (tarefa, ação) pelo qual alguém é responsável; obrigação, dever.

Tenho pensado na minha maneira de agir e prometo seguir os teus ensinamentos. Sl 119:59

At 6:3 - ...Escolham entre vocês sete homens...

  • De confiança (boa fama) - Com eles, estamos enviando outro irmão nosso. Muitas vezes o pusemos à prova e assim sabemos que ele está sempre pronto para ajudar. E, agora que ele tem tanta confiança em vocês, está com muito mais vontade ainda de auxiliar. 2Co 8:22
  • Cheios do Espírito Santo - Porém sobre vocês Cristo tem derramado o Espírito Santo, e por isso todos vocês conhecem a verdade. 1Jo 2:20
  • De sabedoria (conhecimento) -
    Por estarem unidos com Cristo Jesus, vocês foram enriquecidos em tudo, tanto no dom de anunciar o evangelho como no dom da sabedoria espiritual. 1Co 1:5
...E nós entregaremos esse serviço a eles.

  • Digno - Portanto, por estar unido com Cristo Jesus, posso me orgulhar do serviço que faço para Deus. Rm 15:17
  • Camarada - Porque nós somos companheiros de trabalho no serviço de Deus. 1Co 3:9 
QUANTO TEMPO TEMOS?

Ó SENHOR Deus, quanto tempo ainda vou viver? Sl 39:4

  • Então, de agora em diante, vivam o resto da sua vida aqui na terra de acordo com a vontade de Deus e não se deixem dominar pelas paixões humanas. 1Pe 4:2
  • Deixe-me viver na sua casa todos os dias da minha vida... Sl 27:4
  • Deixes-me viver no teu Templo toda a minha vida... Sl 61:4 
3. O COMPROMETIMENTO SOCIAL

Eu disse: "Vou ter cuidado com a minha maneira de viver e não vou deixar que a minha língua me faça pecar. Enquanto os maus estiverem em volta de mim, não falarei nada. Sl 39:1

Atitudes boas
- Rm 12:17 - Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros.

Procedimentos corretos - Vivam de tal maneira que não prejudiquem os judeus, nem os não-judeus, nem a Igreja de Deus. 1Co 10:32

  • COM OS DE DENTRO - ...Vocês sabem de que maneira nos comportamos no meio de vocês, para o próprio bem de vocês. 1Ts 1:5
  • COM OS DE FORA - Sejam sábios na sua maneira de agir com os que não crêem e aproveitem bem o tempo que passarem com eles. Cl 4:5
  • COM TODOS
    - No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas. Rm 12:18
Procurem ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ninguém o verá. Hb 12:14

CONCLUSÃO:

MAS VOCÊ, HOMEM DE SUCESSO COM DEUS:

  • Viva uma vida correta, de dedicação a Deus, de fé, de amor, de perseverança e de respeito pelos outros. 1Tm 6:11
  • Fuja das paixões da mocidade e procure viver uma vida correta, com fé, amor e paz, junto com os que com um coração puro pedem a ajuda do Senhor. 2Tm 2:22
  • Corra a boa corrida da fé e ganhe a vida eterna. 1Tm 6:12

 

(Todos os textos Bíblicos são da Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Estudo Bíblico ministrado no dia 20/11/2010 no acampamento de Homens de Sucesso com Deus

Igreja Batista Nacional Vale das Bênçãos – Belford-Roxo

(Sítio Tyrol – Santa Cruz da Serra – Duque de Caxias)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO DE ISRAEL

O ESTADO DE ISRAEL . TEXTO BÁSICO: GÊNESIS 13.6-12 6 - E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos, porque a sua fazenda era ...