terça-feira, 12 de março de 2024

 

DIÁSPORA, OS JUDEUS SE ESPALHAM PELO MUNDO

TEXTO BÁSICO: Ezequiel 22.14-22

14 - Estará firme o teu coração? Estarão fortes as tuas mãos, nos dias em que eu tratarei contigo? Eu, o SENHOR, o disse e o farei. 15 - E espalhar-te-ei entre as nações, e espalhar-te-ei pelas terras, e porei termo à tua imundícia. 16 - E tu serás profanada em ti mesma, aos olhos das nações, e saberás que eu sou o SENHOR. 17 - E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 18 - Filho do homem, a casa de Israel se tornou para mim em escória; todos eles são bronze, e estanho, e ferro, e chumbo no meio do forno; em escória de prata se tornaram. 19 - Portanto, assim diz o Senhor JEOVÁ: Pois que todos vós vos tornastes em escória, eis que eu vos ajuntarei no meio de Jerusalém. 20 - Como se ajuntam a prata, e o bronze, e o ferro, e o chumbo, e o estanho no meio do forno, para assoprar o fogo sobre eles, a fim de se fundirem, assim vos ajuntarei na minha ira e no meu furor, e ali vos deixarei, e fundirei. 21 - E congregar-vos-ei e assoprarei sobre vós o fogo do meu furor; e sereis fundidos no meio dela. 22 - Como se funde a prata no meio do forno, assim sereis fundidos no meio dela; e sabereis que eu, o SENHOR, derramei o meu furor sobre vós.

INTRODUÇÃO:

O povo hebreu foi o único povo no mundo cuja determinação divina foi a de habitar uma região específica da terra: Canaã (Israel). Gn 15.7,18 - Disse-lhe mais: Eu sou o SENHOR, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para a herdares… Naquele mesmo dia, fez o SENHOR um concerto com Abrão, dizendo: À tua semente tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates, No entanto, ao longo de 4 mil anos de história o povo judeu se consagrou como a nação mais cosmopolita do mundo se espalhando em mais de 100 países, e com exceção de Israel, sempre estando como minorias em todos esses lugares. Tantas fugas e dispersões produziram uma diversidade de grupos judaicos que foram se adequando aos costumes, idiomas e culinárias dos lugares onde viveram. Mas também contribuíram para enriquecer as culturas locais. Neste estudo, pretendemos viajar por alguns momentos nessa longa saga judaica através dos tempos e das fronteiras. Contudo, os fatos históricos são extremamente longos e muito exaustivos, e por questão de tempo e espaço vamos procurar caminhar por um contexto bastante resumido, assim não ficamos cansativos demais e não nos perdemos diante das muitas informações no que diz respeito a povos, datas etc... Portanto tenham todos um bom estudo!

I. DEFINIÇÃO DO TERMO

A wikipédia define o termo “diáspora” como o deslocamento, normalmente forçado ou incentivado, de massas populacionais originárias de uma zona determinada para várias áreas de acolhimento distintas. Em termos gerais, diáspora pode significar dispersão de qualquer nação ou etnia pelo mundo. Assim, "Diáspora judaica" é o nome dado aos diversos momentos da história em que populações judaicas foram expulsas do território que habitavam. Geralmente os historiadores falam em duas grandes diásporas, a primeira diáspora judaica e segunda diáspora judaica." A partir do exílio na Babilônia no século VI a.C. e, especialmente, depois da destruição de Jerusalém em 70 d.C.. Ez 22.15 - E espalhar-te-ei entre as nações, e espalhar-te-ei pelas terras… 

II. O INÍCIO DE TUDO.

2Rs 25.8,9 E, no quinto mês, no sétimo dia do mês (este era o ano décimo nono de Nabucodonosor, rei de Babilônia), veio Nebuzaradã, capitão da guarda, servo do rei de Babilônia, a Jerusalém. E queimou a Casa do SENHOR e a casa do rei, como também todas as casas de Jerusalém; todas as casas dos grandes igualmente queimou.


1. A PRIMEIRA DIÁSPORA.

Estamos diante de uma longa história de dispersão do povo judeu cujo inicio pode ser datado por volta do ano 587 a.C., quando o rei da babilônia Nabucodonosor invade o antigo reino de Judá, ao sul de Israel, arrasando Jerusalém e destruindo por completo o templo. Quantos aos habitantes foram, em parte, deportados para a Babilônia, na Mesopotâmia. 2Rs 25.11,12 E o mais do povo que deixaram ficar na cidade, e os rebeldes que se renderam ao rei de Babilônia, e o mais da multidão, Nebuzaradã, o capitão da guarda, levou presos. Porém dos mais pobres da terra deixou o capitão da guarda ficar alguns para vinheiros e para lavradores. Não há dúvidas de que foi um domínio imposto pela força das armas, no entanto é observável que tal domínio trouxe uma certa contribuição, pois durante este exílio o povo judeu conseguiu manter a prática regular de sua religião, reforçando rituais e custumes que os distinguia dos demais povos. Os escribas, por sua vez, investiram grande esforço no sentido de redigir as tradições orais e compilarem todos os pergaminhos vindos do templo destruído. Até mesmo o calendário judaico foi aprimorado com a astronomia babilônica. Assim, durante 70 anos, os israelitas viveram como exilados fora da terra prometida a Abraão e seus descendentes


Após o exílio, 50 anos depois, em 538 a.C o imperador persa Ciro conquistou a Babilônia e se tornou a pessoa mais poderosa do mundo. Ele permitiu a volta dos judeus a Jerusalém e a reconstrução do templo, contudo muitos judeus preferiram ficar na Babilônia, que permaneceu como um centro da cultura judaica por 1,5 mil anos. No entanto, eles não eram mais um país independente, eram agora uma província do Império Persa. Isso continuou por 200 anos, até que Alexandre, o Grande, conquistou o Império Persa e fez dos israelitas uma província do Império Grego por mais 200 anos. Finalmente surgem os romanos e derrotaram os impérios gregos se tornando a potência mundial dominante. Os judeus tornaram-se então uma província neste Império, ficando sob seus domínios.


2. A SEGUNDA DIÁSPORA.

Dt 28.63,64 E será que, assim como o SENHOR se deleitava em vós, em fazer-vos bem e multiplicar-vos, assim o SENHOR se deleitará em destruir-vos e consumir-vos; e desarraigados sereis da terra, a qual passas a possuir. E o SENHOR vos espalhará entre todos os povos, desde uma extremidade da terra até à outra extremidade da terra; e ali servirás a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; servirás à madeira e à pedra.


Desde a época dos babilônios, os judeus não eram independentes. Uma sucessão de outros impérios os governou. Entretanto, duas rebeliões dos judeus contra o domínio romano (em 66-70 e 133-135 d.C.) tiveram resultados desastrosos. Ao debelar a primeira revolta, o general Tito, mais tarde imperador, arrasou o Templo de Jerusalém, do qual restou apenas o Muro das Lamentações. E o imperador Adriano, ao sufocar a segunda, intensificou a diáspora e proibiu os judeus de viver em Jerusalém. A partir de então, os israelitas espalharam-se pelo Império Romano; alguns grupos migraram para a Mesopotâmia e outros pontos do Oriente Médio, fora do poder de Roma. A partir de então, a Palestina passou a ser habitada por populações helenísticas romanizadas; e, em 395, quando da divisão do Império Romano, a Palestina tornou-se uma província do Império Romano do Oriente (ou Império Bizantino). Com a vastidão do Império Romano, os judeus acabaram se espalhando pelo mundo inteiro.


Foi assim que o povo judeu viveu por quase 2.000 anos, disperso em terras estrangeiras e nunca totalmente aceito. Nessas diferentes nações, eles sofreram regularmente grandes perseguições. Essa perseguição aos judeus foi particularmente verdadeira na Europa, na Espanha, na Europa Ocidental, na Rússia, os judeus viviam muitas vezes em situações perigosas nesses reinos. Os judeus emigraram para a Índia e Kaifeng, na China, para escapar dessas perseguições. 


a) OS SEFARDINS. O processo migratório dos hebreus na África foi na região norte, onde existiam comunidades tribais muçulmanas chamadas de berberes e mouros. Os refugiados mantiveram aproximação cultural com os mouros, que eram mais pacíficos e estavam em expansão na Espanha. Em razão desse contato – mouros e hebreus – os hebreus passaram a ser chamados de “sefardins”. Essa segmentação de hebreus sefardins ainda desenvolveram um idioma próprio, o ladino, que mescla vocábulos do hebraico e do espanhol medieval.

2b) OS ASHKENAZI. Os hebreus que migraram para o leste da Europa, especificamente na região entre a Alemanha e a França, nas proximidades do vale do rio Reno, passaram a ser chamados de ashkenazi. Os hebreus ashkenazi eram economicamente ligados à atividade artesanal, à fabricação de vinho e ao comércio. 

EPÍLOGO.

"A principal consequência da diáspora judaica é que os judeus se tornaram um povo sem Estado durante por quase dois milênios, ou seja, sem ter um território com o próprio governo e demais instituições. Outra consequência da diáspora judaica foi a constante perseguição sofrida pelos judeus. Os judeus foram perseguidos durante toda a Idade Média, principalmente em momentos de epidemias, períodos de fome e crise econômica. Eles eram acusados de serem os responsáveis pela morte de Jesus, uma vez que teriam escolhido libertar Barrabás, permitindo que Jesus fosse crucificado. Além disso, foram realizados muitos massacres de judeus em diversos países, os chamados pogroms. Para muitos historiadores, o Holocausto foi o maior pogrom da história."

As perseguições contra os judeus atingiram o auge quando Hitler, através da Alemanha nazista, tentou exterminar todos os judeus que viviam na Europa. Seis milhões de judeus perderam a vida no que hoje conhecemos como o Holocausto . Hitler quase conseguiu, mas foi derrotado e um remanescente dos judeus sobreviveu. Mas isto poderá ser assunto na próxima lição, não percam…



bibliografia:

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/hebreus3.htm#:~:text=Di%C3%A1spora%20judaica%20%C3%A9%20o%20nome,passaram%20ao%20longo%20da%20hist%C3%B3ria.&text=Ou%C3%A7a%20o%20texto%20abaixo!,passaram%20ao%20longo%20da%20hist%C3%B3ria.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1spora_judaica

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/diaspora-judaica


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