segunda-feira, 12 de agosto de 2019

BÍBLIA SAGRADA, A PALAVRA DE DEUS - Parte I

CLASSE DE BATISMO - Lição 3 - 
Texto Básico: Sl 19.1-14
Texto Devocional: 2Tm 3.16,17

Introdução: Ao recebermos o Senhor Jesus como Salvador Pessoal é muito importante que estudemos a Bíblia Sagrada, pois será ela que nos revelará a vontade de DEUS e nos ensinará a viver essa vontade. Na Bíblia, DEUS se revela ao homem, e através dela o homem conhece e se aproxima de Deus. A sua autoria é DIVINA, pois mesmo que seja certa a afirmação de que homens a tenha escrito, todavia o fizeram mediante a inspiração de DEUS. O interprete da Bíblia é o Espírito Santo por isso não conseguiremos captar todo o teor do texto sagrado sem Sua ação na nossa vida. O tema central é o Senhor JESUS CRISTO, encontramos alusão a Ele em todo o texto sagrado seja de forma explicita ou através de símbolos. Agora sabendo que a Bíblia é toda essa plenitude, vamos saber por que devemos estuda-la.

I. A BÍBLIA.
A palavra Bíblia vem do grego “Biblos” que significa livro. Conhecida como “As Sagradas Escrituras”, ela contém a história da Salvação, desde a criação do mundo até as profecias da segunda vinda gloriosa do Senhor Jesus, o Filho de Deus. Assim, podemos definir a Bíblia como o livro sagrado, a Palavra de Deus escrita por diferentes autores mediante a revelação do Espírito Santo. Foi escrita ao longo de 16 séculos, por cerca de 40 autores diferentes, nas mais diferentes condições e épocas. Cada escritor manifestou seu próprio estilo e características literárias, entretanto, há na Bíblia um só plano ou projeto, que de fato mostra a existência de um só autor divino, guiando os escritores. Seu início ocorreu antes da vinda de Cristo, com as chamadas “traduções orais”, que vem a ser as histórias que uns contavam a outros. Por volta de muito tempo atrás, os chamados escribas decidiram “passar para o papel” essas histórias. Com isso, pouco a pouco, a Bíblia foi sendo formada. Ela foi terminada de ser escrita por volta do ano 100 d.C., com o Apóstolo João escrevendo o Apocalipse.

II. A BÍBLIA COMO UM LIVRO.
A Bíblia contém 66 livros. Desses 66 livros, 39 constituem o conjunto de livros que compõem o Antigo Testamento e 27 constituem o conjunto dos livros do Novo Testamento. Podemos afirmar então, que a Bíblia é dividida em duas grandes partes: Antigo e Novo Testamento. A palavra testamento significa aliança ou pacto. A divisão do texto bíblico em capítulos e versículos não vem do original. A primeira Bíblia que trouxe essa divisão foi a chamada Vulgata Latina em 1555.

1. O ANTIGO TESTAMENTO. Possui 39 livros e se divide em 4 partes: Livros da Lei, Livros Históricos, Livros Poéticos e os Livros Proféticos. Os livros proféticos se subdividem em duas partes: Profetas Maiores e Profetas Menores.
  • Pentateuco/ Lei: 5 livros. Gênesis, Êxodo, Levíticos Números e Deuteronômio. Seu conteúdo expõe a criação do mundo e as leis dadas ao povo de Israel no período de sua convivência com as demais nações.
  • História: 12 livros. Josué, Juízes, Rute, 1Samuel, 2Samuel, 1Reis, 2Reis, 1Crônicas, 2Crônicas, Esdras, Neemias, Ester. Seu conteúdo expõe a historia do povo judeu, sua formação, cativeiro e libertação.
  • Poesia: 5 livros. Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares de Salomão. Em seu conteúdo destaca-se a poesia hebraica. Sua exposição é variada e expressa princípios para a formação individual e social.
  • Profecia: Profetas maiores: 5 livros. Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel. Profeta Menores: 12 livros. Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias. O conteúdo destes livros contém relatos referentes a continuação da história do povo judeu em relação a acontecimentos distantes e a outros de cumprimento iminentes no futuro.
2. O NOVO TESTAMENTO. Possui 27 livros e também se divide em quatro partes. Biografia, Historia, Doutrinas ou Epístolas e Profecia.
  • Biografia. 4 livros. Mateus, Marcos, Lucas e João. É chamado Biografia por contar a história do Senhor Jesus aqui na terra. Seu nascimento, ministério morte e ressurreição.
  • História. 1 Livro. Atos dos Apóstolos. Conta a história da trajetória da igreja
  • Doutrinas ou Epístolas. 21 livros ou cartas, sendo 13 Paulinas, 7 universais e 1 aos hebreus. Foram escritas  com o objetivo de ensinar
  • Profecia.1 livro. Apocalipse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...