sábado, 3 de agosto de 2019

BATISMO NAS ÁGUAS

CLASSE DE BATISMO
Lição 2
Texto Básico: Mt 3.1-6,13-17
Texto Devocional: Mc 1.16

Introdução: O batismo em águas foi uma das ordenanças que o Senhor Jesus deixou para a igreja e representa exteriormente uma experiência que acontece em nosso interior. Ele é um ato de obediência e submissão ao Senhorio de Cristo e um testemunho público de nossa fé cristã. Por ser um assunto extremamente importante para a igreja em especial para os novos convertidos, neste estudo vamos procurar conhecer a importância deste ato para nossa comunhão na igreja conforme exposição do NT e compreender a luz da Bíblia que o batismo em águas não é uma simples cerimonia facultativa, opcional, mas, uma doutrina ordenada pelo Senhor Jesus.

I. O SIGNIFICADO DO BATISMO.
A palavra “batismo” tem origem na palavra grega ”baptismo” batismo, substantivo ou ”baptizo” batizar, verbo. Foi praticado no NT por João (Mt 3.1-6), como demonstração pública de arrependimento e preparação para chegada do Reino de Deus; e praticado posteriormente pelos discípulos de Jesus (Jo 4.1-2), como uma forma de ingressar na comunidade cristã. Assim, podemos dizer que o batismo é o ato através do qual o novo convertido passa a fazer parte de uma igreja local. É também uma confissão pública de fé, e ao recebê-lo passamos a mensagem de que fomos mortos para o mundo e agora vivemos em novidade de vida na Pessoa do Senhor Jesus Rm 6:4. Por esta razão, qualquer pessoa que entrega sua vida a Jesus, precisa ser orientado por sua liderança ao batismo nas águas, pois o “crer e o ser batizado” estão intrinsecamente ligados. Entretanto o ato do batismo em si só, não nos salva. Somos salvos pela fé no Senhor Jesus, através da graça de Deus (Ef 2:8-9). O batismo é a forma de mostrarmos que cremos que o Senhor Jesus morreu em nosso lugar e que ressuscitou (At 8:36-38).

II. COMO SE PROCEDE O BATISMO.
Existem pelo menos três formas de batizar entre as igrejas cristãs
  • Imersão – Quando entramos com o corpo todo dentro da água, isto é, somos mergulhados. Esse tipo de batismo é visto como uma representação da nossa morte para o pecado e ressurreição em Cristo. Foi muito provavelmente a forma como João batizou Jesus e o método mais comum de batismo na igreja primitiva.
  • Aspersão – Aspergir, molhar superficialmente com gotas de água a pessoa. Segue o modelo da ordenação dos sacerdotes no VT, quando eram aspergidos com o sangue dos sacrifícios para a sua purificação.
  • Efusão – A água é derramada sobre a cabeça da pessoa, para mostrar que foi limpa dos seus pecados. É parecido com a aspersão.

O batismo por imersão foi o mais comum no tempo de Jesus e dos apóstolos. O termo "Batismo" como vimos vem de uma palavra grega que significa "submergir em água", "lavar-se" ou "purificar-se". A água simboliza a purificação (muitos rituais de limpeza judeus envolviam água) e uma vida nova em Jesus, livre do poder do pecado. A Igreja Batista adota o modelo do batismo por imersão, não desmerecendo contudo os demais, pois entendemos que a maneira como o batismo é feito não é o mais importante; é o coração de quem se batiza que conta. Assim como temos todos uma só fé, expressada de diferentes formas, também temos um só batismo, com o mesmo propósito (Ef 4:3-7)

III. QUEM PODE SE BATIZAR.
A única condição Bíblica que deve ser imposta para o batismo é que a pessoa creia no Senhor Jesus e se arrependa dos seus pecados (At 2:38). Significa dizer que o candidato deve ser uma pessoa que tem consciência do pecado e decidiu que quer mudar de vida, aceitando o sacrifício que o Senhor Jesus fez por ela na cruz do Calvário. A igreja Batista Nacional não batiza crianças por entender que elas ainda não possuem consciência em relação ao pecado e o batismo deve ser uma escolha pessoal feita assim que se chega a este entendimento. A Bíblia nada diz sobre o batismo de crianças. Não há nenhum referência a esta prática na Bíblia. As pessoas que foram batizadas na Bíblia sabiam o que estavam fazendo e tomaram essa decisão de forma consciente. Ninguém foi batizado sem seu consentimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...