domingo, 19 de julho de 2015

JESUS MEU GRANDE AMIGO


Jo 15.15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.

Int. Amizade é um sentimento de afeição capaz de unir as pessoas. Por este sentimento somos capazes de convivermos juntos... estarmos próximos... Amigos dividem, amigos somam, e, em momentos difíceis, os amigos são capazes até mesmo de sofrerem a dor um do outro.
PV 17.17 O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão.

Por isso, é correto afirmar que ter amigos é um bem inestimável, pois a vida pode ser bem mais fácil de se viver se pudermos contar com a afeição de muitas amizades. PV 27.10 Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai... Mais vale um vizinho que está perto do que um irmão que está longe

A Bíblia exalta este sentimento mais do que qualquer coisa ao destacar em Ex 33.11 o relacionamento de amizade que havia entre Deus é Moisés. E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo...
O amigo é alguém capaz de ser um fiel confidente,  sempre disposto a ouvir, mais que sabe também ser um bom conselheiro, capaz de falar exatamente aquilo que precisamos ouvir. PV 17.9 O óleo e o perfume alegram o coração; assim é o doce conselho do homem para o seu amigo.

O bom amigo é aquele que se preocupa com o bem estar do outro. Ele é capaz de viajar longas distâncias simplesmente para estar próximo... Mesmo que sua proximidade em nada possa influenciar na mudança do quadro de sofrimento ou de dor, ele não excita em ir onde o amigo estiver. Existirão horas que os amigos estarão ali pertinho apenas para ver ou ouvir... 
Jó 2.11-13 Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo esse mal que lhe havia sucedido, vieram, cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, Bildade o suíta e Zofar o naamatita; pois tinham combinado para virem condoer-se dele e consolá-lo. E, levantando de longe os olhos e não o reconhecendo, choraram em alta voz; e, rasgando cada um o seu manto, lançaram pó para o ar sobre as suas cabeças. E ficaram sentados com ele na terra sete dias e sete noites; e nenhum deles lhe dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande.

Por está e por outras razões é que a amizade é um sentimento que deve ser preservado com todas as forças e ter sua manutenção sempre perseguida . PV 17.9 O que perdoa a transgressão busca a amizade; mas o que renova a questão, afastam amigos íntimos.

O texto diz... "chamei-vos amigos..."
Jesus é  a maior expressão de amizade que o mundo pode tomar conhecimento. Não existe amigo maior do que Ele, capaz de entregar Sua vida para nossa redenção. Jo15.13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

Jesus deu prova deste sentimento de forma tão profunda que não podemos duvidar que o amor é o alimento que o impulsiona a amizade. A forma de expressarmos nossa amizade,  e correspondendo este amor fazendo exatamente aquilo que pela Palavra de Deus somos ensinados. Jó. 15.14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

Abraão entendeu isto, por isso que muito tempo depois o apóstolo Tiago pode testemunhar que ele foi chamado "amigo de Deus". Sua fé e sua conduta exemplar de obediência foram os aspectos fundamentais para que Deus o adotasse na condição de amigo. Ta 4.23 E se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus.

Finalizando, tamanha a importância deste sentimento chamado "amizade" hoje destacado no dia do amigo, um dia para olharmos em nossa volta é contabilizarmos o quanto alcançamos de amizade sincera, o quanto temos sido amigos para aqueles que demonstraram suas amizades, e o quanto perdemos por, de alguma forma termos negligenciado a oportunidade de fazer mais um amigo.

Temos amigos na escola, no trabalho, na igreja, no lugar onde moramos é nós lugares que constantemente frequentamos.
A amizade nunca deve ser desprezada...

Deus é em suma o nosso maior amigo, um amigo que não admite um relacionamento em que seus amigos se dividam-se entre santidade e profanação. Por isso hoje, pensemos nisso e descubramos o quanto nossos amigos são importantes para nós, chegando mesmo a fazerem parte diretamente da nossa história, afinal, quem seríamos nós sem a companhia de amizades sinceras.

Tg 4.4 Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

 feliz dia do amigo.....



SALA DE ESTUDOS - HERMENÊUTICA

Sala de Estudos Introdução:  Hoje é nosso primeiro dia Sala de Estudo. Iniciamos agora uma nova reunião onde teremos o privilégio de ...