Mt 24:15 E
Jesus continuou: — Vocês verão no Lugar Santo “o grande terror”, de que falou o
profeta Daniel. (Que o leitor entenda o que isso quer dizer!)
Se ficamos apenas no verso 15 de Mateus 24, não preciso dizer que jamais
cumpriremos o que foi proposto pelo autor, "entendimento". (Que o leitor
entenda o que isso quer dizer!). Algumas verdades bíblicas jamais
serão plenamente compreendidas a não ser
através de um sistemático estudo por parte do leitor interessado. At 8:30-31 nos mostra que maneira mais fácil de alcançar entendimento é
recebendo instrução de pessoas capacitadas e de confiança que saibam expor a verdade em forma de ensinamento. Nada
substitui um bom professor. Filipe correu para perto da carruagem e ouviu o funcionário
lendo o livro do profeta Isaías. Aí perguntou: O senhor entende o que está
lendo? Como posso entender se ninguém me
explica? respondeu o funcionário. Então convidou Filipe para subir e sentar-se
com ele na carruagem. Como vou "entender"? Pergunta o entusiasta leitor em sua
carruagem. Isto indica que a simples leitura nem sempre é suficiente para
trazer "entendimento" Se porém dizemos que simplesmente ler, nem
sempre é suficiente, como procurar, ou onde procurar conhecimento?
I. ONDE
PROCURAR ENTENDIMENTO.
Um texto como este de Mateus 24, por exemplo, sempre foi e sempre será
motivo de muitas dúvidas. Se quisermos realmente entendê-lo, não será de braços
cruzados, é preciso sair em busca de respostas. A verdade que nos tranquiliza em casos como este, é que a resposta está
ao nosso alcance, bem pertinho de nós. Onde?
1. NA PRÓPRIA
BÍBLIA.
2Tm
3.16. Toda
Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para
corrigir, para instruir em justiça.
A Bíblia é o primeiro lugar onde devemos procurar respostas. Mais é preciso
gastarmos um tempinho extra com Ela. Paulo usa vários termos enfáticos sobre a
importância de buscar adquirir entendimento com a leitura. 1Tm 4.13,15 até que eu vá,
aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino... Ocupa-te destas coisas,
dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos. Ocupar-se, significa literalmente gastar tempo lendo, estudando,
meditando, investigando... Quando o assunto é adquirir entendimento, não dá para fazer economia. Tempo
nunca temos sobrando. O corre corre do dia nos força a não dispormos tempo para
um estudo aplicado da Palavra. Ec 3.1 Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo
propósito debaixo do céu. É preciso "Dedicação" e dedicação tem a ver com interesse.
Diz-se que uma pessoa é "dedicada" quando percebe-se nesta pessoa um
auto grau de "interesse". Tem muita gente boa que até deseja
conhecimento mais, fica só nisso, é preciso mais do que simplesmente
"querer". É preciso agir. Dedicação é sacrificar coisas e vontades
para realização do objetivo. Abrir mão de coisas como passeios, descanso, afazeres podem ser sinal que está havendo
"interesse" em aprender. Rm 7. 18,19 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita
bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está.
Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.
2. EM FONTES
CONFIÁVEIS.
Sl 119. 5,6. Oxalá sejam os meus caminhos dirigidos de maneira que eu
observe os teus estatutos! Então não ficarei confundido, atentando para todos
os teus mandamentos.
Em matéria de aprendizagem é assim mesmo, se soubermos o caminho correto
não haverá dificuldades, chegaremos a um entendimento. Mas, se procurarmos em local errado, corremos o risco de sermos enganado. Por
isso, a pergunta do atento leitor de Candece parece que ilustra de forma a nos
fazer compreender a necessidade da ilustre figura do professor."Como posso entender
se ninguém me explica?" A função do escritor bíblico, em algumas ocasiões era apenas o de
registrar fatos ocorridos, estes registros podem apresentar algumas dificuldades
ao entendimento. Porque
a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte
de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. 2Pe 1:21. Se tivermos um professor confiável, que tenha domínio da matéria, ótimo,
meio caminho andado. Porém, como nem sempre teremos a nossa disposição a figura
de um bom professor, é aconselhável adquirirmos alguns materiais necessários ao estudo da Bíblia.
·
Bíblias
de estudo, NTLH)
·
Enciclopédias
bíblicas.
·
Dicionários
bíblicos.
·
Dicionários
da Língua Portuguesa.
·
Um
caderno (ou tablet) para anotações é indispensável.
Muita persistência e sede pela palavra também são extremamente necessários.
Sl 42.1 Como a corça anseia pelas correntes das águas, assim a minha
alma anseia por ti, ó Deus!
II. CAMINHOS
NECESSÁRIOS AO CONHECIMENTO.
2Co 8.11. agora,
pois, levai a termo a obra, para que, assim como houve a prontidão no querer,
haja também o cumprir segundo o que tendes.
Vejamos por quais caminhos poderemos trilhar na busca do entendimento
sem correr o perigo de sermos surpreendidos no meio da nossa caminhada.
1. TEM QUE SER
UM CAMINHO SEGURO.
1Tm 4. 16. Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque,
fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
Quando o assunto é a Palavra de Deus, todo cuidado é pouco. Se não
percorrermos por caminhos seguros corremos o risco de receber ensinos
"distorcidos". É preciso muito cuidado com as pessoas e com as
instituições que vão nos ensinar. Obviamente, todas as instituições de ensino são tendenciosas. O Seivab,
por exemplo, que tem a proposta de ser "interdenominacional" é
tendenciosamente um seminário batista. Pois pertence a nossa igreja, que é
batista, todos professores são batistas, logo todo ensino seguirá a um roteiro
tendencialmente batista. É preciso, portanto conhecer a "denominação" que está por trás
da a instituição de ensino que escolhemos para estudar. Se pertence a uma igreja
"ortodoxa", correta doutrinariamente ou a uma seita ou igreja
contraditória. Todo cuidado é pouco. Alguns ensinos que são ministrados por supostas "instituições de
ensino" podem ser verdadeiras armadilhas. Existe muita "porcaria"
sendo servida como se fosse boa comida. Muita mentira como se fosse verdade. Rm
1:25 NTLH Eles
trocam a verdade sobre Deus pela mentira e adoram e servem as coisas que Deus
criou, em vez de adorarem e servirem o próprio Criador, que deve ser louvado
para sempre. Amém!
Por isso...
2. TEM QUE SER
UM CAMINHO CONFIÁVEL.
2Tm 3. 14. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo
de quem o tens aprendido.
As pessoas responsáveis pelo ensino na igreja, precisam ser pessoas
ilibadas, dignas de confiança e que possuam conhecimento sistemático das
Escrituras. Se não for assim, também corremos sérios riscos com as heresias e
os ensinos distorcidos da Palavra. "...sabendo de quem o tens aprendido" É bom "conhecermos" quem sobe no nosso púlpito para pregar e
ensinar a igreja. Não é porque alguém fala bonito, sabe fazer uso das palavras,
se se veste de maneira impecável, que tem o direito de ocupar este lugar. O púlpito da igreja é o lugar de onde deve fluir a Palavra da verdade.
Não podemos e nem devemos tolerar que "mentirosos" e enganadores
assumam esta tribuna. Tt 1:1 Eu, Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, escrevo
esta carta. Eu fui escolhido e mandado para ajudar a tornar mais forte a fé que
o povo de Deus tem e para fazer com que eles conheçam a verdade ensinada pela
nossa religião. Precisamos conhecer um pouco da história, do testemunho de vida com
Deus, vida em família. Conhecer a bandeira denominacional e se possível a sua
confissão de fé. Assim evitamos termos prejuízos no ensino. Tt 1:7-9 NTLH Pois aquele que tem
a responsabilidade do trabalho de Deus... deve ser um homem que não possa ser
culpado de nada. Não deve ser orgulhoso, nem ter mau gênio, não deve ser
chegado ao vinho, nem violento, nem ganancioso... deve amar o bem. Deve ser
prudente, justo, dedicado a Deus e disciplinado. Deve se manter firme na
mensagem que merece confiança e que está de acordo com a doutrina. Assim ele
poderá animar os outros com o verdadeiro ensinamento e também mostrar o erro
dos que são contra esse ensinamento.
3. CONCLUSÃO.-
Tt 1:11 NTLH É preciso fazer com que eles parem de falar, pois estão
atrapalhando famílias inteiras por ensinarem o que não devem, com a intenção
vergonhosa de ganhar dinheiro.
Desde que nossa proposta seja sair em busca de uma correta
interpretação, então que seja uma busca feita de forma cuidadosa. Sabendo exatamente o que estamos buscando pois infelizmente
encontraremos muitos interessados em desviar-nos do nosso caminho. Tt 1.10. Porque há muitos insubordinados,
faladores vãos,e enganadores, especialmente os da circuncisão. Existe sim um grupo de "interessados" em que não encontremos
as respostas corretas. Para eles é bem mais "vantajoso" que fiquemos
continuemos desconhecendo as verdades da Bíblia. A Bíblia chama tais pessoas de
"hereges" ou "faccioso". Tt 3.10,11 Ao homem faccioso, depois da primeira e segunda
admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido, e vive pecando, e
já por si mesmo está condenado. Conhecimento não é um "monstro de sete cabeças", é
simplesmente entendimento que pode ser adquirido. "sabendo primeiramente isto: que
nenhuma profecia da Escritura é de
particular interpretação. 2Pe 1:20. A Bíblia inteira é a Palavra de Deus. "homens da parte de Deus falaram movidos
pelo Espírito Santo". Se seguirmos estes caminhos, dificilmente
nos perderemos ou seremos surpreendidos por algum ensinamento ruim.
APÊNDICE.
III. O TEXTO E
SUAS RESPOSTAS.
No texto de Mateus, temos algumas perguntas já respondidas, visto que no
contexto, logo no primeiro verso, o escritor nos faz a revelação. "Ora, Jesus, tendo saído do templo,
ia-se retirando..." Mt 24:1. Jesus é, sem dúvida é o autor deste discurso, pois no verso 25, isto nos
é confirmado. "E
Jesus continuou: — Vocês verão no Lugar Santo..."
1. DE
"QUE" JESUS ESTA FALANDO.
"...Vocês verão no Lugar Santo “o grande
terror”, de que falou o profeta Daniel..."
Desde que sabemos que é Jesus quem está falando. E como é suave para nós
ouvir a voz do nosso Mestre. (Mesmo que escrita). Precisamos descobrir, e este será o nosso segundo passo, de
"quem" ou de "que"
Jesus está falando. Esta não parece uma missão tão fácil. Talvez precisemos
orar como o salmista: Sl 119. 18. Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua
lei. Para este caso, temos algumas pistas que pode ser relevantes:
a) Ele cita uma passagem bíblica profética.
b) Ele destaca um "lugar" importante.
c) Ele nos dá o nome do profeta: "Daniel"
d) Ele faz menção ao aparecimento de uma figura politicamente importante.
Se localizarmos nos escritos do profeta Daniel o texto que Jesus está
fazendo menção poderemos encontrar as primeiras respostas que buscamos.Em Dn 9 encontramos o que parece ser o texto mencionado por Jesus. No
verso 24, destacamos: Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a
tua santa cidade... O que conseguimos verificar é que o texto do verso 24 destaca, um
período de tempo que necessita de maiores investigações. Precisamos identificar
o seu "tempo". "Setenta
Semanas"
Destaca ainda uma "povo"
e uma "cidade" que precisaremos descobrir suas verdadeiras
identificações. Por fim, o profeta menciona fatos que devem ser de grande envergadura no desenrolar dos acontecimentos.
... para fazer
cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e
trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.
2. DE "QUEM" ELE ESTÁ FALANDO.
O profeta menciona tanto a cidade quanto o santuário, e ambos podem ser
entendidos como "lugar santo" "...destruirá a cidade e o santuário..." Se o "lugar santo" e "santa cidade" se referem ao
mesmo lugar, então o Senhor Jesus está falando de algo que deveria acontecer para
a cidade de Jerusalém. Resta saber a quem Jesus se refere chamando de "grande terror".
Aqui temos, no verso 26: "...o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade
e o santuário..." Os termos "abominação" e "assolador" são vistos
ambos no verso 27. "...e sobre a asa das abominações virá o assolador; e
até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o
assolador" falam de um estado
em que alguém ou alguma coisa é causa
destruição de um lugar. Paulo fala sobre este mesmo acontecimento e sobre a mesma suposta pessoa
causadora de todo o mal em 2Ts 2.3 Ninguém de modo algum
vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja
revelado o homem do pecado, o filho da perdição. Paulo identifica como "homem do pecado e mais a frente apresenta características e origem. "esse iníquo cuja
vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de
mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não
receberam o amor da verdade para serem salvos" 2Ts 2.9,10
3. DE "QUANDO" ELE ESTÁ FALANDO.
"Setenta semanas estão decretadas
sobre o teu povo, e sobre a tua santa
cidade... destruirá a cidade e o santuário... sobre
a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada..."
As resposta vão ficando cada vez mais complexas cada vez que nos
aprofundamos buscando um correto entendimento. O Senhor Jesus fala de um tempo em que alguma coisa muito ruim, pelas
mãos de alguém, também ruim, estaria assolando a cidade de Jerusalém. Identificamos a pessoa e o
"lugar" sobre as quais e através de quem tais coisa deveriam
acontecer ou teria acontecido. Precisamos agora saber Senhor Jesus falou de algo que aconteceu
(passado). Estava acontecendo (presente). Ou algo que ainda iria acontecer (futuro).
A primeira pista que temos são às próprias palavras do mensageiro:
"...Setenta
semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade...".
A resposta deve estar no
significado da expressão "setenta semanas". Neste caso precisaremos fazer uso de alguma ajuda extrabíblica que pode
ser consultar um dicionário bíblico. O que descobri até aqui foi o seguinte: As Semanas da profecia em foco
(Dn.9:24-27) não são Semanas de de dias, são semanas de anos. Eis o porque disso:
- No original o profeta não diz " SEMANA Ele diz: "SETES " (Setenta Setes).
- A palavra hebraica traduzida por semana é "SHABUA". Quando se trata de semana de dias, como em Dn 10.2 "Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras", a palavra para dias é "YAMIN "
- Para nós pode soar estranho mais na Bíblica a expressão "Semana de anos" era alguma coisa bem natural. Também contarás sete sábados de anos, sete vezes sete anos; de maneira que os dias dos sete sábados de anos serão quarenta e nove anos. Lv 25.8
- Aplicação prática de uma "Semana de anos" pode ser vista no caso Em que Jacó negócio com seu tio Labão o casamento com Raquel. Assim serviu Jacó sete anos por causa de Raquel; e estes lhe pareciam como poucos dias, pelo muito que a amava. Gn 29:20
Seis eventos preditos, a respeito de Israel, em (Dn.9:24), ainda não se
cumpriram. No verso 27, por ocasião da última das Setenta Semanas, a Bíblia diz: "E ele fará
firme aliança com muitos por uma Semana". Se esta aliança fala de um pacto entre nações, seria fora da realidade
pensar em um pacto entre nações por uma Semana de dias, quando somente o
protocolo e as celebrações muitas vezes tomam mais de uma Semana. Jesus mostra que a última das Setenta Semanas é ainda futura, uma vez
que o fato ali citado ainda não ocorreu depois que Ele proferiu aquelas
palavras.
CONCLUSÃO:
Nosso objetivo hoje não é o de dar um estudo de escatologia bíblica.
Nosso objetivo é simplesmente incentivar os irmãos a não se contentarem com o
inexplicável. A Bíblia é um livro para ser lido, ouvido e entendido. "Bem-aventurado
aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e
guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.' Ap
1:3
Mensagem pregada na Missão Vale das Bençãos em Saquarema, Bacaxá.
em 27/07/2014
Muito bom! De verdade
ResponderExcluirMuito Obrigado amigo.
ExcluirVamos sempre procurar postar textos que tragam verdades
do Evangelho.
Gostei muito deste texto... Sou de Rio Claro - SP
ResponderExcluirAchei a explicaçao e a intenção muito sóbrias e objetivas
Deus abençoe vc, sua familia e seu ministério
Obrigado Catuzzo, textos como estes serão sempre prioridades neste blog.
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