quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

E O MUNDO NÃO ACABOU


Mt 24.36 - Jesus continuou dizendo: Mas ninguém sabe nem o dia nem a hora em que tudo isso vai acontecer. Nem os anjos do céu, nem o Filho, mais umicamente o Pai.

Int. 21/12/2012. Seria apenas uma data como outra qualquer, um dia normal, uma sexta-feira como tantas os outras sextas-feiras, não fosse o fato de que, para este dia, por uma suposta profecia antiga, esperava-se, segundo alguns estudiosos, nada menos que o tão temido "fim do mundo". Porém esta não foi a primeira vez, nem mesmo será a última em que teremos que “engolir” pseudo profecias com ameaça concernente ao fim do mundo. Só nos últimos 25 anos, tivemos pelo menos três ou quatro grandes previsões:

  • A passagem do Cometa Halley. Em 1881 o astrônomo Camile Flamarion descobriu que as caudas dos cometas possuíam um gás mortal chamado "cianogênio". Desta forma, a passagem do Cometa Halley que aconteceria em 1910 virou verdadeiro motivo de pânico coletivo. Em 1988, aparece, outro “profeta”, Leland Jansem com a previsão de que este mesmo cometa seria puxado para a órbita da terra exatamente no dia 29/05/1988, causando a destruição do planeta e consequentemente o fim do mundo.
  • E por falar em cometa, em 1997, outro louco, Marshal Apllewhite, líder de uma seita denominada "Heaven's Gate", predisse que uma nave espacial viajava atrás de outro cometa, desta vez o cometa Hale-Boop. Segundo Marshal, a Nasa ocultava esta informação do grande público, e o suicídio seria a única forma de evacuar a terra para que as almas pudessem embarcar na nave e conhecer outro nível da existência humana. O líder e seus 38 seguidores, se mataram.
  • A Interpretação de um dos textos atribuídos a Nostradamus, dava conta de que o fim do mundo estava marcado para Junho de 1999. Assim “reza” a tal profecia. "O ano de 1999, sétimo mês, do céu virá um grande rei do terror"
  • O Bug de Milênio, na virada de 1999 para 2000. Esta virada seria o marco do juízo final, e a tecnologia teria relação com isso. Imaginavam que os computadores entrariam em colapso por não saber identificar a diferença entre as datas 1900 e 2000. Este erro de calculo levaria ao caos, e desencadeou teorias como apagões, e holocaustos nucleares.
Parece que existe uma certa fascinação pelo tema “fim do mundo”, pois basta uma curta olhada para a história, e vamos nos deparar com um verdadeiro celeiro de profecias apocalípticas que foram  vaticinadas por profetas das mais variadas religiões e crenças, e quase todas em referência a um suposto fim do mundo, e como era de se esperar, todos estes “profetas” falharam!

  • Em 365 O bispo de Poitiers anunciou que o mundo acabaria naquele ano.
  • Hipólito de Roma, Sexto Julio Africano e Santo Irineu de Lyon previram o fim do mundo para o ano 500.
  • São Gregório de Tours, calculou que o fim do mundo se daria entre os anos 799 a 806.
  • Depois de ter errado sua primeira previsão, Sexto Júlio Africano refez seus cálculos e cravou o fim do mundo para o ano 800. Errou de novo.
  • Jean Martins previu que o Apocalipse aconteceria no dia 05/04/1534, e que apenas a cidade de Münster na Alemanha, seria poupada.
  • Um astrólogo francês previu quatro possíveis datas para o fim do mundo: 1537, 1544, 1801 e 1814. Errou todas!
  • Martinho Lutero acreditava que o mundo acabaria no ano de 1600.
  • O fazendeiro e pastor protestante William Miller, depois de estudos, comprovou que a destruição do mundo estava prevista na Bíblia e que o mundo acabaria entre 21/03/1943 a 21/03/1944. Ele conseguiu vários seguidores. Errou, e refez as contas, remarcando para 22/10/1844. Como ele errou novamenter e o mundo não acabou e vários seguidores haviam se desfeito de seus bens, surgiu um movimento que ficou conhecido como o "Grande Desapontamento", e alguns de seus seguidores fundaram a Igreja Adventista do Sétimo Dia.
  • O Ministro Ronald Weinland, da Igreja de Deus, previu que centenas de milhões de pessoas morreriam em 2006, e começaria o pior momento da história humana. Previu ainda que no outono de 2008, os EUA deixaria de ser uma grande potência, e não existiria mais.
  • Harold Camping previu o fim do mundo e uma série de terremotos devastadores, a partir de 21/05/2011. Segundo ele, apenas 3% da população do mundo iria para o céu. Ao errar a data, ele fez nova previsão, desta vez para 21/10/2011, alegando que o que aconteceu em maio foi um "julgamento espiritual", preparando para o grande dia.
Mt 24.11 - E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. Algumas  destes muitos "profetas" escatológicos, também vaticinaram bastante a respeito do retorno de Cristo, e do seu reinado. por exemplo:

  • Um mistico italiano, Joaquim de Fiore, determinou que o reinado de Cristo na terra começaria entre os anos de 1200 e 1260. Depois do erro, seus seguidores revisaram a data para 1290 e depois para 1335. Nada aconteceu!
  • Um pintor de nome Sandro Botticelli acreditava que o reinado de Cristo sobre a terra começaria em até três ano e meio depois de 1500, aproximado a 1504.
  • O anabatista Melchior Hoffman previu que apenas 144 mil seriam salvos na Segunda Vinda de Cristo que começaria em 1533 em Estrasburgo, o restante da humanidade seria queimada pelo fogo.
  • O matemático Michael Stifel calculou que o juízo final começaria as 8 horas do dia 19/10/1533
  • O piramidologista Charles Piazzi Smyth concluiu depois do estudo das pirâmides de Gizé, que Cristo voltaria entre 1892 a 1911.
  • A Igreja Católica Apostólica fundada em 1831 previu que quando seus 12 fundadores estivessem mortos, Jesus voltaria. O ultimo morreu em 1901.
  • O fundador da Colizão Cristão, Pat Robertson, informou a seus seguidores que o juízo final aconteceria até o final de 1982.
Isto sem levarmos em consideração aqueles que não se contentam em serem visto unicamente como “profetas” e se proclamam o próprio Senhor Jesus, como no caso recente de José Luis de Jesus Miranda.
Mt 24.23 - Portanto, se alguém disser para vocês: “Vejam! O Messias está aqui” ou “O Messias está ali”, não acreditem. v. 26 -  E, se disserem: “Vejam! Ele está no deserto”, não vão lá. Ou ainda: “Vejam! Ele está escondido aqui”, não acreditem.

Ele se auto se intitulou o "Jesus Cristo Homem". Apregoou aos quatro ventos através de suas emissoras de rádio, internet e televisão (Telegrácias), que em 30/06/2012, aconteceria a transformação do corpo e que 2/3 da humanidade morreria, o Vaticano seria incendiado e somente os fiéis sobreviveriam. Não preciso dizer que "o dia chegou" e mais uma vez, como em todas as outras pseudo previsões, nada aconteceu! Mt 24.5 - Porque muitos vão aparecer fingindo ser Eu e dizendo: "Eu sou o Messias!" e enganarão muitas pessoas.

O primeiro e grande sinal da vinda do Senhor Jesus, seria o aparecimento de falsos cristos, homens carnais se auto intitulando "Deus". 1Jo 2.18 - Meus filhinhos, o fim já está perto. Vocês ouviram dizer que o inimigo de Cristo vem. Pois agora, muitos inimigos de Cristo já tem aparecido, e por isso sabemos que o fim está chegando.

São tantas as pseudo previsões e tantos são os “profetas” que nos faltaria tempo e espaço para citar todos eles. Mt 7.15. Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens.

Mais o que será que leva tanta gente a dar acredito a profecias absurdas tais como a de que o mundo acabaria em Dezembro 2012? E se não acreditam nisso, porque razão algumas redes de televisão fizeram uso tão exagerado deste tema, a ponto de gastarem varias horas de suas programações, massificando o assunto? A resposta está numa suposta profecia atribuída a uma antiga civilização conhecida como "MAIAS" Segundo dizem, este povo teria se desenvolvido numa região que hoje é a América Central, antes da chegada dos espanhóis ao continente americano. Distantes de outras culturas, os maias teriam  desenvolvido uma forma própria de enxergar o mundo, especialmente no que diz respeito a forma deles contarem o tempo. Eles teriam desenvolvido um calendário que tinha como base a contagem do ano em 260 dias, divididos em 13 ciclos de 20 dias. Havia também, neste calendário ciclos maiores, e um destes ciclos teria cerca de 5.125 anos. Como um destes ciclos, era de uma data correspondente ao dia 11 de agosto de 3.114 A.C., a soma do fim deste ciclo estaria marcado exatamente para o dia 21 de Dezembro de 2012. De posse deste "conhecimento" em relação ao fim deste ciclo maia, começou-se a espalhar um boato de que o mundo chegaria ao fim exatamente nesta data, precisamente em 21/12/2012. De acordo com um site da NASA, estes boatos começaram suas previsões apocalípticas, graças a ligação da crença de uma suposta rota de colisão entre um planeta de nome Nibiru com o planeta terra, que na verdade estava prevista para 2003, mais, com o fim do calendário maia, a catastrofe passou a ser esperada para esta nova data.

Para entendermos um pouquinho melhor, vejamos o que diz o Wikipédia sobre o assunto: O fenômeno 2012 compreende um conjunto de crença escatológica segundo as quais eventos cataclísmicos transformadores acontecerão em 21 de Dezembro de 2012. Esta data é considerada como último dia de um ciclo de 5.125 anos do calendário de contagem longa mesoamericano. Vários alinhamentos astronômicos e formulas matemáticas tem sido colocadas como pertencentes a esta data, apesar de nenhuma delas ter sido aceita por estudiosos importantes.

Com relação a data, o site afirma existir pelo menos duas interpretações distintas:

  • A interpretação de que esta data marque o inicio de uma NOVA ERA diz que a terra e seus habitantes podem sofrer uma transformação espiritual, ou física positiva, e que 2012 seria o inicio de um novo tempo.

  • Outros sugerem que 2012 marcaria o fim do mundo ou uma catástrofe similar. Cenários sugeridos para o fim do mundo incluem a chegada do próximo ano solar máximo, ou a colisão da terra com um objeto como um buraco negro, um asteroide próximo ou um planeta chamado "Nibiru".  (Wikipédia, fenômenos 2012)
Na verdade todas estas interpretações proféticas encontraram uma terra fértil na imaginação, curiosidade e religiosidade do povo diante daquilo que consideravam desconhecido. Isto é muito comum, os discípulos indagaram a Jesus em relação a este mesmo tema, o fim do mundo. Mt 24.3 - Jesus estava sentado no Monte das Oliveiras. Então seus discípulos chegaram perto dele e lhe perguntaram em particular. Conte para nós quando é que isso vai acontecer. Que sinal haverá para mostrar que chegou o tempo de o Senhor voltar e tudo acabar?

Segundo o site Wikipédia, profissionais especializados na cultura maia, afirmam que as previsões de morte da raça humana, ou de fim do mundo, não são encontradas em nenhum dos clássicos desta civilização, e a ideia de que o calendário de contagem longa termina em 2012, deturpa a cultura e a história maia. Astrônomos e cientistas também rejeitaram as teorias e classificaram-na de "pseudociência", afirmando que elas são conflitantes com simples observações astronômicas. E nós a igreja, como temos nos posicionado com o aparecimento e divulgações de tantas profecias em relação ai fim do mundo como a de 2012? Ficamos aflitos, ficamos perturbados, ou simplesmente não damos nenhum crédito a elas?

I. A FORÇA DO ENGANO. Mt 24.4
"Tomem cuidado para que ninguém engane vocês".
Porque não devemos temer estas profecias apocalípticas que na maioria, são vaticinadas por pessoas que, as vezes, gozam de certo crédito no nosso meio? A resposta é: Conhecimento Básico da Bíblia. Não é preciso ser doutor em teologia, nem mesmo possuir grandes formações acadêmicas para saber que “isto não será assim” 1Ts 2..3 - Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim... O Senhor Jesus nos quer fazer entender que a primeira grande preocupação nossa, precisa ser no sentido de não permitirmos que de alguma forma venhamos ser contaminados pela força do engano. Mt 24.24 - Então muitos falsos profetas aparecerão e enganarão muita gente. A quem a Bíblia atribui esta força do engano? Ap 12.9 - E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. A primeira referência que encontramos da palavra engano na Bíblia encontra-se em Gn 3.13, onde a mulher, confessa ter sido "enganada" pela serpente. Perguntou o Senhor Deus a mulher: Que isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e comi. Daniel, em se livro, faz menção da maneira como o inimigo age no sentido de manter as pessoas presas em seu engano.  Dn 8.25 -  Pela sua sutileza, fará prosperar o engano na sua mão... O Apostolo Paulo justifica seu temor quanto a força desta ação diabólica, chamada "engano" capaz até mesmo de transtornar a igreja corrompendo sua simplicidade e demovendo-a de sua verdadeira fé. 1Co 11.3 - Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo, Pedro ao falar da vinda do Senhor Jesus, fala do cuidado que sempre devemos ter com certos "ensinadores" que ele chama de “ignorantes” e “fracos na fé” que torcem a verdade: 2Pe 3.17- Vós portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que pelo engano dos homens perversos, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza. Jesus começa nos dá descrição detalhada de fatos de deveriam sinalizar, não o fim do mundo, mas a sua volta para buscar a igreja e conduzi-la para si.

2 Ts 2.1,2 - Agora irmãos, a respeito da vinda de Jesus Cristo, o nosso Senhor, e do nosso encontro com Ele, pedimos a vocês o seguinte: Não se perturbem facilmente, nem fique assustados se alguém afirmar que o dia do Senhor já chegou... O tempo ou dia deste acontecimento é um segredo que pertence somente a Deus. Ele não o revelou a ninguém, mais deixou alguns sinais que por sua complexidade, determinariam a proximidade deste dia, isto é, pela observação atenta destes acontecimentos, teríamos uma clara indicação se ele estaria longe ou perto. Mc 13.7 - E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim.

Mt 24.36-39 - Jesus continuou, dizendo: –Mas ninguém sabe nem o dia nem a hora em que tudo isso vai acontecer, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai. A vinda do Filho do Homem será como aquilo que aconteceu no tempo de Noé. Pois, antes do dilúvio, o povo comia e bebia, e os homens e as mulheres casavam, até o dia em que Noé entrou na barca. Porém não sabiam o que estava acontecendo, até que veio o dilúvio e levou todos. Assim também será a vinda do Filho do Homem.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O mundo condensa-se no desvanescimento de todos os princípios morais pertinentes ao padrão mais básico na constituição da existência humana. Concomitantemente, a subversão dos valores celestiais no convívio cristão, imputado-nos pela abundantissíma Graça Divina. A falha da manisfestação da prole Divina frusta a expectação do contigente que compreende toda a criação, devido ao "coma induzido espiritual" pela operação da conveniência religiosa, promovendo oportunidade a uma possível "eutanasia" por parte de satanás, não fosse a intervenção do Criador Altíssimo Eterno em ter, misericordiosamente, aplacado a Sua ira pelo sacrifício vicário de Cristo, impecílio para uma destruição precose.

    ResponderExcluir

AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL SEGUNDA PARTE

  Texto Básico: Dn 9.25,26,27 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, s...