Introdução: Estamos iniciando o estudo a respeito
da terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo que a exemplo de Jesus, é
eterno e, Todo Poderoso, ou seja, Ele é Deus. O termo “Pneumatologia” vem do
grego “pneuma”, espírito e “logia”, estudo ou
tratado. Todavia, para formarmos uma
idéia mais correta desta doutrina bíblica, partiremos do sentido original da
palavra “Ruah” no hebraico e “Pneuma” no grego que
significa “Hálito”, “Vento” ou “Espírito”. O hálito,
considerado como a força vital, e o vento era, para os israelitas, forças
misteriosas, poderosas, temíveis (Êx 15.8,10; 2Sm 22.16; 1Rs 19.11; Is 11.4;
40.7; Jó 38.24). Não é de se admirar, pois, que os fenômenos misteriosos e
extraordinários, seja no homem seja na natureza, que manifestam um poder
especial, sejam atribuídos ao “hálito” ou “Espírito” de Deus. Basta uma ligeira
confrontada em algum dicionário, chave ou concordância bíblica, para constatarmos
a enorme quantidade de referencias que se encontram na Bíblia sobre o assunto,
fato que nos leva a fazer a seguinte declaração sobre o tema: A DOUTRINA DO
ESPÍRITO SANTO E ESSENCIALMENTE UMA DOUTRINA DA REVELAÇÃO. Não cabendo aqui
uma "teologia natural" do Espírito Santo que se possa contrastar com
uma "teologia revelada" dele. Aqui, mais do que sobre qualquer outro
tema teológico, a Bíblia tem a palavra. Como bem disse Hammond: "É
necessário ajustar estreitamente às Escrituras todo pensamento e discussão
relacionados com as pessoas da Trindade". No entanto, vale lembrar que o Espírito de Deus
no AT raríssimas vezes é chamado Espírito Santo. Diversas vezes, porém, o é na
tradução grega dos Setenta (LXX), nos livros gregos e nos apócrifos do AT, e
muitas vezes nas traduções aramaicas, na literatura rabínica e no NT. Deus é essencialmente santo de sorte que “Espírito Santo”
significa propriamente “Espírito divino” e o enchi do Espírito de
Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência em todo artifício, Êx 31:3 RC. Esta
expressão foi provavelmente substituindo termos mais antigos como o “Espírito
de Iavé”, ou “Espírito de Eloim”, porquanto os judeus posteriores evitavam cada
vez mais pronunciar os nomes de Deus.
I. O ESPÍRITO SANTO, SUA INFLUÊNCIA E
PERSONALIDADE.
Ter personalidade implica na qualidade
ou fato de ser uma pessoa. Quanto ao Espírito
Santo, isto é um fato descrito na Bíblia, tanto quanto a personalidade do Pai e do Filho. As igrejas
primitivas o conheciam como uma pessoa Divina, que poderia ser seguida (At
13:2), e com quem poderiam ter comunhão
(2Co 13:13; 1Jo 5:7). As distinções trinitárianas, no entanto, não estão
reveladas claramente no AT e nem sempre denota uma pessoa, e mesmo nos casos em
que a idéia da pessoa está claramente presente, nem sempre indicará a terceira
pessoa da Trindade Santa. Às vezes o termo é empregado de forma figurada para
denotar o “sopro” de Deus.
·
“Pela
palavra do SENHOR foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito
da sua boca.” (Sl 33:6 RC)
Em alguns casos, o termo é
simplesmente um sinônimo de “Deus”
·
Aonde
posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença?
Sl 139:7.
É muito comum usar o termo para
designar a força da vida, o princípio que faz viver as criaturas, e isso de
maneira única, peculiar a Deus. O espírito que permanece nas criaturas e do
qual a sua própria existência depende, provém de Deus e as liga a Deus.
·
Mas
acontece que dentro das pessoas há um espírito, há um sopro do Todo-Poderoso
que dá sabedoria. Jó 32:8.
(Cf também Jó 33.4;
34.14,15; Sl 104.29; Is 42.5).
Deus é chamado “Deus” ou “Pai” dos
espíritos de toda carne”, Mas eles se prostraram
sobre os seus rostos, e disseram: Ó Deus, Deus dos espíritos de toda carne,
pecará um só homem, e indignar-te-ás tu tanto contra toda esta congregação? Nm 16:22 RC. Em alguns
casos fica evidente que o Espírito de Deus não é um simples poder, mas uma
pessoa. Já a primeira passagem em que o Espírito é mencionado, A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um
mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima
da água. Gn 1:2. chama
a atenção para esta função de comunicar vida, e este fato é particularizado com
relação à criação do homem, Gn 2.7.
1. ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO
TESTAMENTO.
Extraordinárias demonstrações de
poder, proezas, força e audácia, são atribuídas ao Espírito de Deus ao longo de
todo o AT. Por exemplo, os juízes que Deus levantava para a libertação de Israel,
eram homens, consideravelmente capacitados corajosos e possuidores de uma força
extraordinária, mas o verdadeiro segredo das suas realizações estava, não
neles, mas no poder sobrenatural que lhes sobrevinha.
·
Ele
foi guiado pelo Espírito de Deus, o SENHOR, e se tornou o líder de Israel.
Otoniel foi para a guerra, e o SENHOR fez com que ele vencesse o rei da
Mesopotâmia. Jz 3:10.
Foi o Espírito de Deus quem os
capacitou a acionarem a libertação do povo. O Espírito Santo se apoderou de
Sansão, e este de forma heróica dilacerou um leão, abateu trinta homens, arrebentou
as cordas com que está amarrado, e ainda, matou mil homens com a queixada de um
jumento (Jz 13.25; 14.6,19; 15.14,15). O Espírito Santo vem sobre Otoniel,
Gideão, Jefté ou Saul, estes tornam-se capazes de feitos espetaculares e de
vitórias inesperadas (Jz 3.10; 6.34; 11.29; 1Sm 11.6). Sob o influência do
Espírito Santo, Balaão pronunciou o seu oráculo (Nm 24.2) e entram em êxtase os
profetas, os anciãos, os enviados de Saul e até o próprio Saul (1Sm 10.5-13;
19.20-24; 1Rs 22.10-12; Nm 11.25). Nestes e em semelhantes fenômenos, que
transcendem as forças humanas ou se afastam da conduta natural do homem, os
israelitas viam uma atividade do Espírito Santo (Ez 3.10-15; 8.3; 11.1,24;
37.1; 1Cr 12.18; 2Cr 15.1; 20.14; Jl 3:1). Mas houve também casos em que o
Espírito Santo não operou como força que se manifestava em fenômenos transitórios,
e sim como poder permanente, conferido por Deus a pessoas em vista de um
determinado ofício:
·
O Espírito foi posto, e repousou, sobre os setenta que
foram nomeados para assistir Moisés no trabalho de governar e julgar o povo de
Israel, Nm 11.17, 25, 26. Estes também receberam temporariamente o Espírito de
profecia, como atestado da sua vocação.
·
Josué foi escolhido como sucessor de Moisés, Disse o SENHOR a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o
Espírito, e impõe-lhe as mãos; Nm 27:18 RA
·
Quando Saul e Davi foram ungidos reis, o Espírito do
Senhor veio sobre eles para qualificá-los para a sua importante missão, 1Sm
10.6,10; 16.13,14.
·
Repousa sobre o rei messiânico e os seus colaboradores
(Is 11.2; 28.6), sobre o servo de Iavé (Is 42.1) e sobre o profeta que deve
anunciar ao povo a boa nova (Is 61.1).
Há também claro reconhecimento da
operação do Espírito Santo na esfera intelectual. Eliú declara isto: Na verdade, há um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz
sábio. Jó 32:8 RA. O
discernimento intelectual, ou a capacidade de compreender os problemas da vida,
atribui-se a uma influência iluminadora do Espírito Santo. O aprimoramento da
habilidade artística também é atribuída ao Espírito do Senhor:
·
Falarás
também a todos os que são sábios de coração, a quem eu tenha enchido do
espírito de sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo, para que me
administre o ofício sacerdotal. Êx 28:3 RC.
Certos homens, caracterizados pelos
revestimentos de dotes especiais, foram qualificados para a obra mais fina que
devia ser realizada quanto à construção do tabernáculo e aos adornos das vestes
sacerdotais.
·
E
deste o teu bom espírito, para os ensinar; e o teu maná não retiraste da sua
boca; e água lhes deste na sua sede. Ne 9:20 RC.
É interessante que os escritos mais
antigos, com exceção de alguns textos proféticos (Is 4.3; 11.2-5; 28.6) cuja
origem pré-exílica é posta em dúvida por muitos críticos, não atribuem ao
Espírito Santo efeitos morais, mas unicamente psíquico. Via-se, porém, nestes
efeitos psíquicos, uma intenção de ordem moral, pois era assim que o Deus de
Israel cumpria poderosamente as promessas da aliança, capacitando os seus
representantes, por uma intervenção transitória ou por um dom permanente, para
salvar ou para guiar o povo. (Cf também: Jz 6.34; 11.20; 13.25; 14.6, 19; 15.14).
2. O ESPÍRITO SANTO E SUA AÇÃO NO AT.
O
fato de que no Pentecostes o Espírito
Santo desceu sobre a igreja em Jerusalém, inaugurando o que alguns denominam "a dispensação
do Espírito
Santo", de certa
forma obscureceu o
fato de que o
mesmo já
estava presente e atuante entre
os homens no AT
·
E
Estevão terminou, dizendo: Como vocês são teimosos! Como são duros de coração e
surdos para ouvir a mensagem de Deus! Vocês sempre têm rejeitado o Espírito
Santo, como os seus antepassados rejeitaram. At
7:51 .
O Espírito Santo é considerado como um poder procedente de
Deus, que leva
adiante a historia da salvação.
No AT ele se chama:
·
Espírito de Jeová.
·
Espírito de Deus.
·
Espírito de Sabedoria.
O
Espírito Santo é
Deus, mas, ao mesmo tempo, de certa maneira, o VT acaba por distinguí-lo de Deus, não no sentido
de ensinar a doutrina da Triunidade ou da
Trindade, porque, como já notamos, só encontramos, no VT,
a doutrina da
Unidade de Deus, e nunca
o da Trindade. Como
exemplo citamos Gn 1.2, onde encontramos estas palavras: “...e o Espírito Deus se movia sobre a face das águas". ou ainda Gn
6.3 com estas palavras: “Então
disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele lambem é carne: porém
os seus dias serão cento e vinte anos”. No livro dos Salmos temos uma
passagem que revela, certa distinção
entre Deus e o Espírito
Santo. “Não me lances fora da
tua presença, e não retires de mim o teu Espírito
voluntário” (Sl 51.11).
3. AÇÃO SOBRENATURAL DO ESPÍRITO SANTO
NO HOMEM.
Diversos poderes foram conferidos a
homens pela ação sobrenatural do Espírito Santo, como bem observamos nos casos
de Sansão e Jéfte juízes de Israel. Estas ações geralmente eram de caráter
temporário, isto é, o Espírito Santo vinha sobre o indivíduo e de forma sobrenatural,
capacitava-o para a ação que se fazia necessária, depois, se retirava dele.
·
“Então o Espírito do
Senhor veio sobre Jefté, e atravessou ele por Gileade e Manassés: porque
passou até Mizpá de Gileade, e de Mizpá de Gileade passou até aos filhos de
Amom” Jz
11.29.
·
“Então o Espírito do
Senhor se apossou dele tão possantemente que o fendeu de alto a baixo, como
quem fende um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua
mãe deu a saber o que o filho tinha feito” Jz 14.6.
Esta ação de capacitação especial e
poderosa por parte do Espírito de Deus, não era oferecida aos homens em geral,
mas a certos homens, que geralmente eram incumbidos de uma missão ou chamada
especial de Deus, necessitando desta capacitação sobrenatural de sabedoria ou
força para o bom desempenho de sua tarefa.
·
Eis que tenho chamado por
nome a Bezaleei, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do
Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência em todo o
artifício, para inventar invenções, e obrar em ouro, em prata e em cobre, e em
lavramento de pedras para engastar, e em artifício de madeira, para obrar em
todo lavor Ex
31.2-5
Podemos ver também claramente o
Espírito de Deus operando nos profetas como Espírito de revelação. Sendo, neste
caso. o Espírito Santo o órgão que, por intermédio dos profetas, transmitia
continuamente as ordens de Deus a seu povo (Zc 7.12; Ne 9.30). Assim, um
profeta podia facilmente ser identificado como “homem do Espírito”
Chegaram os dias da visitação, chegaram os dias da
retribuição; Israel o saberá; o profeta é um insensato, o homem de espírito é
um louco; por causa da abundância da tua iniqüidade, também avultará o ódio.” Os 9:7 RC.
·
Davi: O Espírito do Senhor fala por meu intermédio, e
a sua palavra está na minha língua 2Sm 23.2.
·
Neemias: No entanto os aturaste por muitos
anos, e testemunhaste contra eles pelo teu Espírito, por intermédio dos teus
profetas; porém eles não deram ouvidos Ne 9.30.
·
Ezequiel: E estendeu a forma de uma mão, e me tomou pêlos cabelos da minha
cabeça; e o Espírito me levantou entre a terra e o céu, e me trouxe a Jerusalém em visões de
Deus, até a entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte,
onde estava o assento da imagem dos ciúmes, que provoca ciúmes Ez 8.3.
·
Zacarias: Sim, fizeram os seus corações duros como
diamante, para que não ouvissem a lei nem as palavras que o Senhor dos
Exércitos enviara pelo seu Espírito mediante os profetas que nos precederam.
Zc 7.12
Cf. também 1Rs 22.24; 1Pe 1.11; 2Pe
1.21.
Do estudo destas passagens vimos
claramente, que a atuação do Espírito Santo no VT não era para todos em geral,
senão para alguns poucos escolhidos. E interessante notar também que os
resultados da sua presença eram visíveis, isto e, manifestavam-se em
entusiasmo, arrebatamento, transporte, etc. O Espírito Santo trabalhou
muito ativamente desde o inicio da criação. Ao principio, a sua ação era sempre
limitada a esta ou aquela pessoa, a esta ou aquela localidade; porem, a medida que
nos vamos aproximando do NT, o raio de ação do Espírito Santo se vai estendendo
cada vez mais. A considerar, pela marcha dos acontecimentos no VT, e de se esperar
que a atividade do Espírito Santo no NT seja de uma intensidade mais febril.
SEIVAB - Seminário Evangélico Interdenominacional Vale das Bençãos
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