domingo, 11 de setembro de 2011

PROTEGENDO A NOSSA MENTE CONTRA AS INVESTIDAS DO INIMIGO

Passagem Bíblica:
(Filipenses 4:4-8 NTLH)
Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!  Sejam amáveis com todos. O Senhor virá logo.  Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.  E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.  Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente. 

Introdução:  A mente humana, sem dúvida alguma, é a parte mais importante da alma. Pois trata-se da sede onde se formam todos os pensamentos e funciona como uma espécie de “arquivo” onde ficam armazenados pensamentos, raciocínios, juízos e lembranças. É na mente que funciona o comando central do ser humano, pois ela possui a faculdade da memória, da inteligência, da consciência, da razão e dos raciocínios. Todas as decisões são formadas e decididas na mente, por esta razão, é a mente o alvo favorito do nosso inimigo. A batalha espiritual que ocorre na mente humana gera confusão, perturbação, questionamentos e preocupações exageradas com uma carga pesada de muito medo, depressão e ansiedade. “Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem.” (Gl5:17). A busca frenética e enlouquecedora pelo dinheiro, o desemprego, a insegurança, a doença. a violência, as greves e a competição implacável para se conseguir algo são alguns fatores que atingem em cheio a mente humana. Como se não bastasse tudo isto, a mente humana sofre o bombardeio do diabo, querendo contaminar o crente com pensamentos negativos. Por este motivo, a mente deve ser cuidada, protegida e sempre limpa, firmada em Deus. Ela permanecer calma, serena, descansada. aberta e sensível à voz e ao toque do Senhor. Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus.  Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra.” (Cl 3:1-2 NTLH)

A BATALHA ESPÍRITUAL E O CONTROLE DA MENTE
A nossa mente é a parte mais importante da alma, pois nela são formados os pensamentos. As nossas emoções e as nossas vontades, obedecem ao seu comando. Na batalha deflagrada no campo da mente, é imperativo buscarmos  o poder de Deus e os recursos espirituais na Palavra, bem como na oração, a fim de que não se percamos o controle, ou o domínio da mesma. Se a nossa mente está desgovernada ou sem controle, todo o nosso corpo também ficará sem rumo e descontrolado. Assim, precisamos buscar ter um maior controle de nossa mente para não sermos enganados por satanás, o nosso adversário. “Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar.” (1Pe 5:8). Podemos colocar em prática um exercício simples mais que pode trazer um bom resultado:

1. SELECIONAR UM POUCO MELHOR O QUE IREMOS VER.
Dizem que os olhos são as janelas da alma, pois são eles que captam imagens que em seguida são enviadas à mente. A condição da mente determinará que tipo de pensamento será formado, de acordo com as imagens captadas. Se a nossa mente já for negativa, viciada, cativa das paixões carnais, prisioneira de hábitos prejudiciais à vida espiritual, física e mental, pouco adiantará os olhos contemplarem imagens positivas. Qualquer imagem virtuosa, edificante e frutífera poderá sofrer alguma distorção proveniente de uma mente derrotada. “Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz.  Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão. Assim, se a luz que está em você virar escuridão, como será terrível essa escuridão!”. Porém,  se a nossa mente está renovada ou transformada pelo Espírito Santo teremos plena capacidade de renunciar todas as ofertas mundanas e elevaremos o nosso pensamento  para as coisas celestiais. Por este motivo, deverá ser a nossa decisão diária, evitar colocar coisas más diante de nossos olhos. Nosso desafio diário, será libertar a nossa mente do domínio da carne. Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus.  Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra.” (Cl 3:1-2).

2. PROCURAR MANTER A  MENTE EM TOTAL HARMONIA COM A PALAVRA DE DEUS
Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso.” (Js 1:8 )
A nossa mente precisa ser renovada diariamente através do estudo sistemático das Escrituras. Essa é uma batalha que precisa ser constante e não pode parar. Um único dia sem a meditação da Palavra de Deus poderá deixar a mente vulnerável aos ataques do inimigo. A ação da Palavra do Senhor será como um escudo, uma blindagem espiritual nos pensamentos. A mente renovada está preparada para rechaçar todas as insinuações contrárias à boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Pelo fato da mente ser ameaçada e da facilidade de se contaminar e entrar em conformidade com o mundo, somos advertidos a buscar uma completa mudança da mente. “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” (Rm 12:2 ). Se tivermos a mente renovada pelo Espírito seremos capazes de renunciar as ofertas do mundo e seremos conduzidos a pensar nas coisas celestiais para nossa própria edificação. Desta forma permitimos ao Espírito Santo que Ele flua naturalmente como rio de águas vivas. Por isso o Senhor Jesus disse à mulher samaritana que a mesma necessitava conhecer da água que somente ele dá, em João 4.14. “mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna.”  Nossa luta, também, tanto no campo coletivo, quando no campo individual, é buscar levar cativo todo pensamento à obediência de Cristo e, para tanto, devemos nos lembrar da orientação paulina constante em 2Co 10.3-5. “É claro que somos humanos, mas não lutamos por motivos humanos.  As armas que usamos na nossa luta não são do mundo; são armas poderosas de Deus, capazes de destruir fortalezas. E assim destruímos idéias falsas  e também todo orgulho humano que não deixa que as pessoas conheçam a Deus. Dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo.” 

3. PROCURAR DISSIPAR A MENTIRA BUSCANDO UM MELHOR FORTALECIMENTO A MENTE
Se desejamos fortalecer nossos pensamentos devemos possuir pelo menos duas atitudes, bíblicas, de fundamental importância, que são: o Louvor e a Adoração. Quando louvamos abrimos as portas para que nossos pensamentos estejam relacionados com o céu com as coisas celestiais. Quando louvamos a ansiedade, as dúvidas e as incertezas desaparecem, deixando a mente tranqüila, os pensamentos ordenados no lugar que agrada ao Senhor,e , para tanto, devemos ter o louvor, continuamente, na nossa boca, conforme Sl 34.1. “Eu sempre darei graças a Deus, o SENHOR; o seu louvor estará nos meus lábios o dia inteiro.” Quando estamos com a mente concentrada na Adoração, ao Senhor, recebemos força espiritual, controle e equilíbrio mental. Adorar ao Senhor com a mente significa vitória. Devemos Adorar ao Senhor na Beleza da sua Santidade. “Curvem-se diante do Santo Deus quando ele aparecer; trema diante dele toda a terra.” Sl 96.9  A imaginação é um atributo maravilhoso da mente humana. A imaginação é livre para dar lugar a pensamentos bons ou maus. Contudo, é preciso frear a imaginação quando percebemos que os limites e padrões estabelecidos pelo Senhor Deus estão sendo ultrapassados. A mente é dotada de razão e, por meio da mesma, julgamos e analisamos tudo o que pensamos. Por isso, é mister a oração do salmista em Sl 139.23,24. “Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos.  Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno.” O Senhor Deus nos deu uma mente que nos concede o poder de raciocinar, pensar, imaginar, deduzir, criar e, até, fazer escolhas. Como salvos em Cristo, então, devemos procurar ocupar a nossa mente com aquilo que agrada ao Senhor buscando tirar de nossa mente toda mentira e todo pensamento nocivo. Esta atitude vitoriosa significa estar ligado com Deus, procurando pensar, sentir e fazer a vontade divina. “Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos?” Mas nós pensamos como Cristo pensa.” (1Co 2:16). Para tanto, é mister resguardemos a nossa mente com o “capacete da Salvação”  de Efésios 6 para que o inimigo não encontre ocasião de usá-la. Devemos nos lembrar, sempre, que Deus reprova a mentira uma vez que o ato de mentir é próprio daquele que não conhece ao Senhor Jesus. Quem vive mentindo ou alimentando a mentira, vive o contexto de João 8.44, pois a mentira é a linguagem do nosso inimigo. 

CONCLUSÃO:
Existem atualmente milhares de falsos ensinadores procurando nos enganar com palavras bonitas para convencer-nos com suas falsas doutrinas. Mas se buscarmos a unção divina para a nossa mente, com certeza não nos contaminaremos. Será através da unção que conseguiremos ter a nossa mente purificada e, dessa forma, compreenderemos o que é verdadeiro e o que é falso “Mas sobre vocês Cristo tem derramado o seu Espírito. Enquanto o seu Espírito estiver em vocês, não é preciso que ninguém os ensine. Pois o Espírito ensina a respeito de tudo, e os seus ensinamentos não são falsos, mas verdadeiros. Portanto, obedeçam aos ensinamentos do Espírito e continuem unidos com Cristo.” (1Jo 2:27). A unção começa pela cabeça, e o óleo derramado unge todo o corpo. Quando recebemos a unção do Espírito Santo que, da mesma forma, unge todo o ser. “Porém sobre vocês Cristo tem derramado o Espírito Santo, e por isso todos vocês conhecem a verdade.” (1Jo 2:20)

Estudo Ministrado na EBD
Ig Batista Nacional Vale das Bençãos
11/09/2011

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Mário Souza.
      Fico grato em saber que o Mural da Bíblia vem sendo um instrumento de disciplina espiritual.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado Jonilson.
      Temos sempre a expectativa de postar mensagens que tragam edificação para os irmãos.
      Continue no Mural da Bíblia, ainda temos muito de Deus para compartilharmos.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigado Antonio Carlos.
      A finalidade do Mural da Bíblia será sempre o de trazer postagens que edifiquem vidas.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigado Amigo.
      É muito bom saber que temos leitores abençoados e que pensam também como nós.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  5. Estudo bem explicativo e de fácil compreensão. Entendi sem nenhuma dificuldade. Continuem firmes em Cristo Jesus!

    ResponderExcluir

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...