domingo, 12 de junho de 2011

ONDE ME COLOCAREI EM DIAS DE TEMPOS DIFÍCEIS?


Texto: Sl 27.5 - Em tempos difíceis, ele me esconderá no seu abrigo. Ele me guardará no seu Templo e me colocará em segurança no alto de uma rocha

Introdução: O que podemos entender por "tempos difíceis"?
TEMPOS: A sucessão dos anos, dias, horas, etc., que envolve a noção de presente, passado e futuro/ Momento ou ocasião apropriada para que uma coisa se realize
DIFÍCIL. Árduo, custoso, trabalhoso, penoso, embaraçoso, intricado, insociável, intratável, pouco provável.
  • Ef 6:13 - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no DIA MAU e, havendo feito tudo, ficar firmes.
  • Is 33:2 - SENHOR, tem misericórdia de nós, por ti temos esperado; sê tu o nosso braço cada manhã, como também a nossa salvação no tempo da TRIBULAÇÃO.
  • 2Cr 15:5 - E naqueles TEMPOS não havia paz, nem para o que saía, nem para o que entrava, mas muitas perturbações sobre todos os habitantes daquelas terras.
  • Sl 10:1 - POR que estás ao longe, SENHOR? Por que te escondes nos TEMPOS de angústia? 
I. ME ESCONDEREI NO ABRIGO DE DEUS.
...me esconderá no seu pavilhão... Sl 57:1 - TEM misericórdia de mim, ó Deus,...porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me ABRIGO, até que passem as calamidades.
Esconder: Por em lugar oculto, ocultar. Sl 55.12 - nem era um adversário que me tratava com desprezo, pois eu poderia me esconder dele.
ABRIGO: Proteção, amparo, acolhida, lugar em que se abriga
1. UM LUGAR SOMENTE SEU E DE DEUS. Sl 31:20 - Tu os esconderás, no secreto da tua presença, dos desaforos dos homens; encobri-los-ás em um pavilhão, da contenda das línguas.
2. UM LUGAR SEGURO E TRANQUILO. Sl 91:1 - Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
3. UM LUGAR ONDE EU POSSO FICAR QUANTO TEMPO EU QUIZER. Sl 4:8 - Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.

II. SEREI GUARDADO NO SEU TEMPLO.
...no oculto do seu tabernáculo me esconderá... Is 4:6 - E haverá um tabernáculo para sombra contra o calor do dia; e para refúgio e esconderiio contra a tempestade e a chuva.
1. UM LUGAR ONDE POSSO ADORAR. Sl 27:6 - Também agora a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão em redor de mim; por isso oferecerei sacrifício de júbilo no seu TABERNÁCULO; cantarei, sim, cantarei louvores ao SENHOR. Sl 132:7 - Entraremos nos seus tabernáculos; prostrar-nos-emos ante o escabelo de seus pés.
2. UM LUGAR ONDE EU POSSO INTERAGIR. Ez 37:27 - E o meu TABERNÁCULO estará com eles, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Ap 21:3 - E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o TABERNÁCULO de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
3. UM LUGAR DE ONDE EU POSSO CLAMAR E ESPERAR A RESPOSTA. Sl 18:6 - Na angústia invoquei ao SENHOR, e clamei ao meu Deus; desde o seu TEMPLO ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.

III. FICAREI EM SEGURANÇA NO ALTO DE UMA ROCHA.
...pôr-me-á sobre uma rocha. Is 32:2 - E será aquele homem como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta.
1. UM LUGAR ONDE EU POSSO ME SENTIR SEGURO. Sl 40:2 - Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma ROCHA, firmou os meus passos. 
2. UM LUGAR ONDE EU ME SINTA AMPARADO. Sl 61:2 - Desde o fim da terra clamarei a ti, quando o meu coração estiver desmaiado; leva-me para a ROCHA que é mais alta do que eu.
3. UM LUGAR EU ME SINTA SACIADO. Is 33:16 - Este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas.

CONCLUSÃO: Este lugar existe, e está mais próximo nós do que imaginamos. Ele se chama "Jesus" Alguém a quem podemos recorrer quando precisamos de:
  • JUSTIÇA. Dt 32:4 - Ele é a ROCHA, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.
  • CERTEZA. 2Sm 22:47 - Vive o SENHOR, e bendito seja o meu rochedo; e exaltado seja Deus, a ROCHA da minha salvação,
  • DIREÇÃO. Sl 31:3 - Porque tu és a minha ROCHA e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.
  • AMPARO. Sl 71:3 - Sê tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente. Deste um mandamento que me salva, pois tu és a minha ROCHA e a minha fortaleza. 
1Sm 2:2 - Não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e ROCHA nenhuma há como o nosso Deus.

Mensagem pregada dia 12/06/2011 - Sede Batista Nacional vale das Bençãos
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS 70 SEMANAS DE DANIEL

  AS 70 SEMANAS DE DANIEL  (primeira parte) Texto Básico: D a n iel  9.24-27 Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tu...